Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE ROMEU DECIDIU CRIAR UMA HORTA NA ESCOLA EM QUE TRABALHA. 
ELE É  UM PROFESSOR APAIXONADO PELA NATUREZA. ELE PROCURA ENSINAR AOS SEUS ALUNOS OS BENEFÍCIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL.
ASSIM COM A CRIAÇÃO DA SUA HORTA COMUNITÁRIA, ELE FICOU MUITO FELIZ PORQUE AGORA TINHA UM ESPAÇO NOS ARREDORES DA ESCOLA PARA CULTIVAR LEGUMES E FRUTAS COM A AJUDA DE UMA EQUIPE DE ALUNOS DEDICADOS AO PROJETO DA HORTA ESCOLAR.
TUDO CORRIA MUITO BEM ATÉ QUE UM INTRUSO RESOLVEU SE INFILTRAR NA HORTA DO ROMEU.
A SUA HORTA ESTAVA CRESCENDO DE VENTO EM POPA. AS FRUTAS E OS VEGETAIS PLANTADOS ESTAVAM CADA DIA MAIS BONITOS, MAS COM A INVASÃO INESPERADA DO SARUÊ COMILÃO, A HORTA COMEÇOU A TER MUITOS PROBLEMAS, POIS, O VILÃO COMEÇOU A DEVORAR TODAS AS FRUTAS E LEGUMES QUE VIA PELA FRENTE FAZENDO COM QUE ROMEU FICASSE COM OS CABELOS EM PÉ, POIS ELE HAVIA TRABALHADO ARDUAMENTE PARA QUE A SUA HUMILDE HORTA PRODUZISSE MUITOS ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
TUDO QUE ROMEU E OS ALUNOS PLANTAVAM TERMINAVAM NA PANÇA DO FEIOSO SARUÊ.
ENTÃO ROMEU JIUNTO COM OS SEUS ALUNOS RESOLVEU POR EM PRÁTICA UM PLANO PARA ACABAR COM A FESTA QUE O VELHO SARUÊ FAZIA TODOS OS DIAS NA SUA HORTA COMUNITÁRIA.
ROMEU ESTAVA DISPOSTA A CAPTURAR O INTROMETIDO SARUÊ PARA DEVOLVÊ-LO DE VOLTAS A MATA QUE É O SEU LAR DOCE LAR.
ASSIM ELE FOI   FEZ UMA ARMAÇÃO PROTETORA FEITA COM PEDAÇOS DE MADEIRA E A CAMUFLOU PARA QUE O SARUÊ COMILÃO FOSSE PEGO DE SURPRESA.
ENTÃO COM A ARUPUCA PREPARADA, ROMEU E OS ALUNOS FICARAM ESCONDIDOS EM SILÊNCIO ABSOLUTO ATRÁS DE UMA ÁRVORE.
QUANDO O SARUÊ CHEGOU, FOI LOGO CORRENDO NA DIREÇÃO DOS DELICIOSOS MORANGOS, ELE ESTAVA FAMINTO E ISSO FAZIA COM QUE ELE FICASSSE ALUCINADO E COMEÇASSE A LAMBER OS SEUS BEIÇOS DE TANTO APETITE QUE SENTIA POR ESTAR A UM PASSO DE COLOCAR OS SEUS AFIADOS DENTES NOS MORANGOS DELICIOSOS.
ASSIM QUANDO ELE SE APROXIMOU DOS DELICIOSOS MORANGOS CULTIVADOS CARINHOSAMENTE CULTIVADOS PELO PROFESSOR ROMEU, SEUS PLANOS FORAM POR ÁGUA ABAIXO, POIS, ROMEU PUXOU A CORDINHO QUE MANTINHA A ARUPUCA ABERTA E ELA SE FECHOU IMEDIATAMENTE.
ENTÃO, O INTRUSO DEVORADOR DE HORTAS, ASSUMINDO O SEU FRACASSO FICOPU DE CABEÇA BAIXA E AS LÁGRIMAS ESCORRIAM PELO SEU ROSTO MIUDINHO.
NESSE MOMENTO ROMEU E OS ALUNOS SAÍRAM DO ESCONDERIJO E PERCEBERAM LOGO O ABATIMENTO NO ROSTO DO POBRE SARUÊ.
ENTÃO ROMEU DISSE:
- NÃO SE LAMENTE, POIS, EU FIZ ISSO PARA O SEU BEM, POIS, AQUI NÃO É O SEU LUGAR E SIM NAS MATAS E FLORESTAS.  NÃO VOU LHE FAZER MAL, APENAS VOU DEVOLVER VOCÊ PARA O LUGAR ONDE NASCEU.
ASSIM DEPOIS DE OUVIR AS PALAVRAS DO PROFESSOR ROMEU, O SARUÊ DESANIMADO DISSE:
- EU SEI QUE SOU CHARMOSO, MAS O QUE EU SOFRO NÃO É BRINCADEIRA, DERAM-ME TODA ESSA BELEZA, MAS TAMBÉM NÃO TENHO SOSSEGO EM MINHA VIDA.
- EU NÃO TINHA A INTENÇÃO DE ESTRAGAR A SUA HORTA, POIS, SÓ QUERIA CAÇAR ALGUNS ALIMENTOS PARA O SUSTENTO DOS MEUS FILHOTES.
ENTÃO, ROMEU COM PENA DO BICHINHO, O RETIROU DA ARUPUCA E LHE ENTREGOU UMA BACIA COM MUITOS ÇLEGUMES E FRUTAS FRESQUINHAS.
ENTÃO, O SARUÊ COMILÃO AGRADECEU A GENEROSIDADE DE ROMEU E PARTIU MUITO FELIZ CARREGANDO A PESADA BACIA COM AS FUTAS E OS LEGUMES CULTIVADOS POR ROMEU.
DEPOIS QUE ROMEU PRATICOU ESSA BOA AÇÃO COM O SARUÊ, ELE NUNCA MAIS INVADIU A HORTA DO ROMEU, POIS, APRENDEU QUE PEDIR É UM ATO DE HUMILDADE. ELE PERCEBEU QUE HAVIA CONQUISTADO UM AMIGO PARA O RESTO DA VIDA.
O VELHO SARUÊ REGRESSOU AO SEU LAR DOCE LAR COM AS FRUTAS E LEGUMES DA HORTA DO BONDOSO ROMEU FAZENDO A ALEGRIA DOS SARUEZINHOS QUE FINALMENTE SE FARTARAM COM AS FRUTAS E LEGUMES DOADOS POR ROMEU SACIANDO A GRANDE FOME QUE ESTAVAM SENTINDO DESDE O DIA EM QUE O PAPAI SARUÊ PARTIU EM BUSCA DE ALIMENTOS PARA QUE ELES NÃO MORRESSEM DE FOME.
E O ALEGRE ROMEU VIU SUA HUMILDE HORTA CRESCER AINDA MAIS VIÇOSA QUE ANTES DA BOA AÇÃO FEITA AO SARUÊ COMILÃO E SE LEMBRANDO DAS PERIPÉCIAS QUE ELE HAVIA FEITO NA SUA HORTA, DEU UMA SONORA GARGALHADA E DISSE:
- NEM TUDO ESTÁ PERDIDO, HÁ SEMPRE UMA SOLUÇÃO PARA CADA CASO.
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 25/11/2021
Alterado em 15/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos