Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ UM JOVEM QUE NÃO SE INTERESSAVA PELOS ESTUDOS.
DIMAS ERA O SEU NOME. ELE SÓ QUERIA JOGAR BOLA COM OS SEUS AMIGOS NA PRACINHA DO BAIRRO ONDE MORAVA FAZENDO COM QUE DEIXASSE DE FAZER AS LIÇÕES QUE A PROFESSORA ENSINAVA.
ASSIM O SEU DESEMPENHO ESCOLAR COMEÇOU A CAIR DE RENDIMENTO.
OS SEUS PAIS JÁ NÃO SABIAM MAIS O QUE FAZER PARA CONVENCÊ-LO A SE APLICAR MAIS AOS SEUS ESTUDOS E COMO JÁ NÃO BATASSE O SEU DESINTERESSE PELOS ESTUDOS, O SEU COMPORTAMENTO IA DE MAL A PIOR DEVIDO AS MÁS COMPANHIAS.
O SONHO DOS PAIS DE DIMAS ERA VÊ-LO FORMADO E BEM SUCEDIDO NA VIDA.
ENTÃO NUMA TENTATIVA DESESPERADA O SEU PAI QUE ERA UM PAI BONDOSO E CARINHO LHE FEZ UMA PROMESSA.
- SE VOCÊ MELHORAR O SEU COMPORTAMENTO E O SEU RENDIMENTO NOS ESTUDOS, EU VOU LHE DAR UM PLAYSTATION DE PRESENTE.
OS OLHOS DE DIMAS BRILHARAM DE FELICIDADE NAQUELA NOITE.
DIMAS DEIXOU PARA TRÁS OS JOGOS DE FUTEBOL NA PRACINHA COM AS MÁS COMPANHIAS E SE ENTREGOU DE CABEÇA AOS ESTUDOS E PASSOU A SER MAIS EDUCADO COM AS PESSOAS.
O JOVEM DIMAS HAVIA MUDADO DA ÁGUA PARA O VINHO, POIS, NEM PARECIA AQUELE ADOLESCENTE REBELDE E PREGUIÇOSO DE OUTROS TEMPOS.
ELE PASSOU A ESTUDAR COMO NUNCA HAVIA ESTUDADO ANTES, O PLAYSTATION FUNCIONOU PERFEITAMENTE PARA QUE DIMAS CORRESSE ATRÁS DO TEMPO QUE HAVIA PERDIDO.
O PAI ESTAVA FELIZ E PREOCUPADO AO MESMO TEMPO, POIS, SABIA QUE A MUDANÇA NO COMPORTAMENTO DO FILHO ERA MOTIVADA PELA PROMESSA QUE ELE HAVIA FEITO AO FILHO DE LHE DAR UM PLAYSTATION SE ELE SE ESFORÇASSE NOS ESTUDOS, POIS, ELE TINHA A CERTEZA QUE ESSA MUDANÇA NÃO VINHA DE DENTRO DO CORAÇÃO DELE, POIS. ERA SIMPLESMENTE INTERESSE DE DIMAS.
ASSIM O JOVEM CONQUISTOU EXCELENTES NOTAS E FOI PROMOVIDO AO ANO SEGUINTE.
ASSIM O PAI ORGULHOSO DO ESFORÇO QUE SEU AMADO FILHO HAVIA FEITO PARA MUDAR O SEU COMPORTAMENTO, LOGO ORGANIZOU UMA GRANDE FESTA E CONVIDOU FAMILIARES E AMIGOS PARA COMEMORAR A MUDANÇA NA VIDA DE SEU FILHO E LHE ENTREGAR O PLAYSTATION QUE TINHA PROMETIDO A ELE.
ENTÃO O PAI DE DIMAS RODEADO DOS FAMILIARES E DOS AMIGOS PEDIU A PALAVRA E FEZ UM DISCURSO EMOCIONANTE.
DIMAS ESTAVA AO SEU LADO E TINHA A CERTEZA ABSOLUTA QUE O PAI LHE DARIA FINALMENTE O PLAYSTATION TÃO SONHADO.
ASSIM O PAI COM OS OLHOS MAREJADOS DE LÁGRIMAS, ELOGIOU O RESULTADO OBTIDO PELO FILHO NOS ESTUDOS E EM SEGUIDA ENTREGOU-LHE UMA CAIXA DE PRESENTE.
TODOS OS CONVIDADOS FICARAM ANSIOSOS AGUARDANDO A ABERTURA DA CAIXA DE PRESENTE.
ASSIM O JOVEM CRENDO QUE O PLAYSTATION ESTAVA DENTRO DAQUELA CAIXA FOI ABRINDO LENTAMENTE, POIS, ELE ESTAVA VISIVELMENTE EMOCIONADO.
MAS PARA A SURPRESA DE DIMAS, DENTRO DA CAIXA NÃO HAVIA UM PLAYSTATION E SIM UMA BÍBLIA SAGRADA.
DIMAS FICOU DECEPCIONADO E TRISTE, MAS NÃO DISSE NADA AO PAI, SIMPLESMENTE SE CALOU.
COM O PASSAR DOS DIAS, DIMAS SE AFASTOU DO PAI E O SILÊNCIO REINOU NAQUELE LAR.
PAI E FILHO NUNCA MAIS CONVERSARAM.  DIMAS VIA O PAI COMO UM TRAIDOR E SEU MAIOR DESEJO ERA FUGIR DE CASA.
ELE TANTO FEZ QUE CONSEGUIU IR EMBORA DA CASA DOS PAIS.  DEPOIS QUE HAVIA ABANDONADO OS PAIS, RARAMENTE MANDAVA NOTÍCIAS SOBRE A SUA VIDA.
O TEMPO SE PASSOU, DIMAS CASOU, FORMOU UMA FAMÍLIA E ESQUECEU-SE DOS SEUS PAIS.
O PAI TENTOU POR DIVERSAS VEZES SE ENTENDER COM O FILHO, MAS TODAS AS TENTATIVAS FRACASSARAM.
MUITOS ANOS SE PASSARAM E O PAI DE DIMAS FOI FICANDO CADA VEZ MAIS TRISTE COM A BARREIRA QUE SEPARAVA ELE E O FILHO AMADO.
NÃO SUPORTANDO A DOR QUE A SAUDADE DO FILHO LHE CAUSAVA AO CORAÇÃO, PERDEU A VIDA.
O TEMPO PASSOU E O FILHO ARREPENDIDO FOI VISITAR A SUA MÃE.
ASSIM QUE ELE CHEGOU, A MÃO LHE ENTREGOU A BÍBLIA SAGRADA QUE HAVIA SIDO O ÚLTIMO PRESENTE DO PAI E QUE ELE TANTO HAVIA DESPREZADO.
QUANDO DIMAS JÁ ESTAVA EM CASA, SENTIU UMA PROFUNDA DOR POR LEMBRAR-SE DOS GRANDES MOMENTOS VIVIDOS AO LADO DO PAI QUE NUNCA MAIS O PERDOOU POR CAUSA DE NÃO TER CUMPRIDO A PROMESSA E LHE DAR UMA BÍBLIA SAGRADA NO LUGAR DO PLAYSTATION.
ENTÃO DIMAS FICOU OLHANDO A BÍBLIA SAGRADA, DEPOIS DE ENXUGAR AS LÁGRIMAS QUE TEIMAVAM EM ROLAR PELO ROSTO, LEVANTOU-SE DO SOFÁ PARA COLOCÁ-LA NA ESTANTE.
ASSIM AO COLOCÁ-LA NA ESTANTE, DIMAS NOTOU QUE UM ENVELOPE QUE ESTAVA DENTRO DELA HAVIA CAÍDO NO CHÃO.
ENTÃO ELE RECOLHEU O ENVELOPE DO CHÃO E AO ABRÍ-LO PARA A SUA SURPRESA, LÁ ESTAVA OS SEIS MIL E OITOCENTOS REAIS PARA ELE COMPRAR O TÃO SONHADO PLAYSTATION E UMA CARTA QUE COM A SEGUINTE MENSAGEM.
“MEU AMADO FILHO, EU SEI O QUANTO VOCÊ DESEJA UM PLAYSTATION E AQUI ESTÁ O DINHEIRO PARA QUE VOCÊ POSSA COMPRÁ-LO, PORÉM, QUIS LHE DAR UM PRESENTE QUE VOCÊ VAI DESFRUTAR DURANTE TODA A SUA VIDA, A BÍBLIA SAGRADA, POIS, NELE CONHECERÁ O AMOR DE DEUS E A FAZER O BOM COMBATE, NÃO ESPERANDO SER RECOMPENSADO, MAS POR GRATIDÃO AO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.”
ASSIM DIMAS SE AJOELHOU E OLHANDO PARA O CÉU ILUMINADO PELO BRILHO DA LUA, PEDIU PARA QUE DEUS LHE PERDOASSE E LOGO EM SEGUIDA, O FILHO CAIU EM UM PROFUNDO CHORO DE ARREPENDIMENTO.
DEPOIS QUE O HOMENZINHO TORTO SE ARREPENDEU DA SUA SOBERBA, DO SOFRIMENTO QUE CAUSOU AO PAI, ENCONTROU A BÍBLIA E DEU UMA NOVA DIREÇÃO A SUA VIDA.
 
 
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 22/11/2021
Alterado em 14/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos