Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM BANDO DE FOCAS PARTIU DA GROELÂNDIA EM DIREÇÃO A ILHA DA CASCATA NAS ILHAS FAROÉ. 
ASSIM QUE AS FOCAS CHEGARAM Á ILHA DA CASCATA LOGO A DOMINARAM E FIZERAM DELA A SUA MORADA. 
 A LÍDER DAS FOCAS ERA A JOVEM MAIS BELA DENTRE TODAS. KÓPAKONAN ERA O SEU NOME. 
ELA ERA SÁBIA E CORAJOSA, ENTÃO LOGO CONQUISTOU A ADMIRAÇÃO E O RESPEITO DAS COMPANHEIRAS DO BANDO. 
ELAS CHEGARAM NADANDO EM DIREÇÃO Á COSTA DA ILHA. 
ESSAS FOCAS ERAM MISTERIOSAS E ENIGMÁTICAS, POIS, GUARDAVAM UM SEGREDO QUE DESPERTAVA A CURIOSIDADE DOS MORADORES DESSA PEQUENA ILHA. 
NA DÉCIMA TERCEIRA NOITE DO ANO, KÓPAKONAN E SUAS COMPANHEIRAS SAÍAM   DO MAR EM DIREÇÃO A PRAIA. 
JÁ NA BEIRA DA PRAIA, ELAS SE DEITAVAM SOBRE AS ROCHAS E COMEÇAVAM A CANTAR E DANÇAR ATÉ A LUA ILUMINAR COMPLETAMENTE O CÉU DA ILHA DA CASCATA. 
JÁ COM A LUA CHEIA BRILHANDO PODEROSAMENTE NO CÉU, COMEÇAVA UMA METAMORFOSE NA QUAL KÓPAKONAN E SUAS COMPANHEIRAS TIRAVAM AS PELES E SE TRANSFORMAVAM EM BELÍSSIMAS MULHERES. 
A BELEZA SEM IGUAL DAQUELAS MULHERES FICOU AINDA MAIS REALÇADA COM O PODEROSO BRILHO DA LUA CHEIA ILUMINANDO OS SEUS DELICADOS ROSTOS. 
ELAS CONTINUAVAM CANTANDO E DANÇANDO ANIMADAMENTE. ELAS ESTAVAM TÃO DISTRAÍDAS QUE NEM PERCEBERAM QUE HAVIA UM RAPAZ ESCONDIDO E QUE ESTAVA OBSERVANDO ATENTAMENTE A DANÇA RITMADA E O CANTO AFINADÍSSIMO DE KÓPAKONAN E SUAS COMPANHEIRAS. 
ESSE RAPAZ ERA O FILHO DE UM RICO FAZENDEIRO QUE MORAVA NA ILHA. SEU NOME ERA VALENTIM. 
ASSIM QUE OS OLHOS DE VALENTIM SE ENCONTRARAM COM OS OLHOS DE KÓPAKONAN, ELE NÃO ACREDITAVA QUE POR BAIXO DA PELE DE FOCA HAVIA UMA LINDA MULHER. 
ENTÃO ELE FICOU ACOMPANHANDO A DANÇA DAS MULHERES E PRESENCIOU O FIM DA DANÇA TERMINOU QUANDO A LUA CHEIA SE RETIROU DO CÉU PARA DAR LUGAR AO SOL.  
ASSIM VALENTIM VIU QUE AQUELAS MULHERES VESTINDO AS SUAS PELES DE FOCA NOVAMENTE. 
ENTÃO ANTES QUE KÓPAKONAN VESTISSE A SUA PELE E  SE TRANSFORMASSE EM FOCA NOVAMENTE, ELE SAIU DE TRÁS DA ROCHA EM QUE ESTAVA ESCONDIDO E ROUBOU A PELE DA MULHER PARA QUE ELA NÃO PUDESSE MAIS SE TRANSFORMAR EM UMA FOCA. 
KÓPAKONAN FICOU MUITO CHATEADA QUANDO PERCEBEU QUE A SUA PELE HAVIA DESAPARECIDO,  
ELA NÃO CONSEGUIU RECUPERAR A SUA PELE, MAS PODIA SENTIR O CHEIRO DELA, POIS, HAVIA SE ESPALHADO EM TODOS OS CANTOS DA ILHA. 
KÓPAKONAN VIU COM TRISTEZA AS SUAS COMPANHEIRAS VOLTANDO AO MAR, POIS,   ELA SABIA DESSE DIA EM DIANTE NÃO VOLTARIA MAIS A VIVER COMO UMA FOCA. 
ASSIM VALENTIM QUE ESTAVA APAIXONADO PELA MULHER-FOCA VENDO QUE A MULHER-FOCA ESTAVA MUITO CHATEADA POR NÃO PODER VOLTAR AO MAR JUNTO COM AS SUAS COMPANHEIRAS SE CASOU COM ELA. 
VALEMTIM TEVE MUITOS FILHOS E FILHAS COM A BELA KÓPAKONAN, MAS COM MEDO QUE ELA RECUPERASSE A SUA PELE DE FOCA E O ABANDONASSE VOLTANDO AO MAR, MANTINHA A PELE DELA TRANCADA EM UM BAÚ ONDE SÓ ELE TINHA A CHAVE, A QUAL MANTINHA O TEMPO TODO EM UMA CORRENTE PRESA AO PESCOÇO. 
PORÉM NO ANO EM QUE COMPLETARAM AS BODAS DE OURO, VALENTIM QUE HAVIA PESCADO DURANTE TODO O DIA, ADORMECEU E DORMIU PROFUNDAMENTE. 
ASSIM QUE O GALO CANTOU DANDO BOAS- VINDAS AO NOVO DIA QUE ESTAVA NASCENDO, VALENTIM PERCEBEU QUE A CHAVE DO BAÚ QUE GUARDAVA O SEGREDO DA ESPOSA NÃO ESTAVA PENDURADA NO SEU PESCOÇO E QUE ELA HAVIA SE TRANSFORMADO EM FOCA NOVAMENTE E VOLTADO PARA JUNTO DAS COMPANHEIRAS NO MAR QUE PERTENCIA A ILHA DAS MULHERES-FOCAS.
 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 12/11/2021
Alterado em 14/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos