Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE HOMENS E MULHERES ABANDONARAM A CIDADE ONDE MORAVAM E SE AVENTURARAM A CAMINHAR PELO DESERTO ATÉ ENCONTRAREM UM VALE QUE FICAVA ENTRE O RIO TIGRE E EUFRATES,
ENTÃO AS FAMÍLIAS VINDAS DO ORIENTE DECIDIRAM QUE NESSE BELÍSSIMO VALE IRIAM MORAR.
PORÉM A SOBERBA E A GANÂNCIA DESSES HOMENS E MULHERES FEZ COM QUE MUITOS PECADOS.
ELES COMEÇARAM A PENSAR QUE PODERIAM SER MAIORES QUE DEUS.
MAS PARA QUE PUDESSEM SUPERAR E SEREM MELHORES QUE DEUS, ELES TERIAM QUE ALÇANÇAR O CÉU.
ASSIM UM HOMEM QUE ERA BISNETO DE NOÉ, CHAMADO NINRODE TEVE A IDEIA DE CONSTRUIR UMA TORRE QUE PUDESSE ALÇANÇAR O CÉU.
ELE QUERIA QUE O SEU NOME FICASSE FAMOSO EM TODA A REGIÃO DO RIO TIGRE E EUFRATES PARA SEMPRE.
NINRODE LIDEROU OS HOMENS PARA QUE ESSA TORRE FICASSE PRONTA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
ELE ERA UM EXCELENTE CAÇADOR, MAS TAMBÉM ERA MALVADO, POIS, CAÇAVA E MATAVA TANTO ANIMAIS COMO PESSOAS.
SUA SOBERBA ERA TÃO GRANDE QUE ELE SE ACHAVA UM REI DIANTE DOS DEMAIS HOMENS DO VALE ONDE VIVIAM.
MAS, DEUS QUE ESTAVA OBSERVANDO A SOBERBA DE NINRODE DECIDIU QUE ERA CHEGADA A HORA DE POR UM FIM NA SOBERBA DO BISNETO DE NOÉ, POIS, O JOVEM JÁ HAVIA PASSADO DOS LIMITES.
NA ÉPOCA DE NINRODE, TODOS FALAVAM A MESMA LÍNGUA. TODOS SE ENTENDIAM PERFEITAMENTE.
OS HOMENS QUE ESTAVAM CONSTRUINDO A TORRE TENTARAM CONVENCER NINRODE A DESISTIR DA CONSTRUÇÃO DA TORRE, POIS, TEMIAM QUE A IRA DE DEUS PUDESSE CAIR NAS COSTAS DELES.
MAS, NINRODE NÃO DEU OUVIDO AOS SEUS AJUDANTES QUE AOS SEUS OLHOS JÁ ERAM CONSIDERADOS OS SEUS ESCRAVOS.
ELE NÃO SE DEU POR VENCIDO E ORDENOU QUE A CONSTRUÇÃO DA LUXUOSA TORRE PROSSEGUISSE, POIS, SE ELES DESOBEDECESSEM A SUA ORDEM, ELES IRIAM PERDER AS SUAS VIDAS NA PONTA DA SUA FLECHA.
ELE QUERIA QUE A TORRE QUE OS LEVARIA AO CÉU MARCASSE O NOME DA SUA CIDADE POR MUITOS SÉCULOS.
A CONSTRUÇÃO DA TORRE JÁ ESTAVA MUITO ADIANTADA E A SOBERBA DE NINRODE ESTAVA SE AGIGANTANDO A CADA DIA QUE SE PASSAVA.
ENTÃO, DEUS NÃO CONTENTE COM O PÉSSIMO COMPORTAMENTO DE NINRODE ENVIOU ANJOS NOS SONHOS DO MALVADO CAÇADOR PARA QUE ELE DESISTISSE DO PROJETO DA LUXUOSA TORRE QUE ALCANÇARIA O CÉU.
NA VISÃO QUE OS ANJOS DO SENHOR LHE MOSTRARAM, A TORRE DESABAVA CAUSANDO PÂNICO E MUITAS MORTES, PORÉM A TEIMOSIA DO JOVEM CAÇADOR EM TER O SEU LEMBRADO PARA SEMPRE POR MUITAS GERAÇÕES FEZ COM QUE ELE SEGUISSE COM A IDEIA DE FINALIZAR A CONSTRUÇÃO DA TORRE PARA QUE PUDESSE ALCANÇAR O CÉU E SE TORNAR TÃO PODEROSO QUANTO DEUS.
ENTÃO, DEUS VENDO QUE ELE IGNOROU A SUA ORDEM PARA QUE PARASSE COM A CONSTRUÇÃO DA GIGANTESCA TORRE DECIDIU DESCER DO CÉU PARA VER A CIDADE E A TORRE QUE ESTAVAM CONSTRUINDO.
 DEUS NÃO GOSTOU DO QUE VIU E FICOU ENTRISTECIDO NOVAMENTE COM A SOBERBA DOS HOMENS EM DESOBEDECER A SUA ORDEM ASSIM COMO TINHA FICADO NO TEMPO EM QUE ENVIOU O DILÚVIO NA TERRA.
ENTÃO DEUS FEZ O DIA ESCURECER E ENVIOU RAIOS E TROVOADAS FAZENDO COM QUE A LUXUOSA TORRE FOSSE ATINGIDA PELOS RAIOS E DESMORONASSE.
O SOL SE RETIROU E O DIA SE TRANSFORMOU EM NOITE FAZENDO COM QUE OS HOMENS, AS MULHERES E AS CRIANÇAS FICASSEM PARALISADOS E EMUDECIDOS.
DEPOIS QUE A CIDADE DE NINRODE FICOU EM SILÊNCIO ABSOLUTO POR ALGUNS MINUTOS, O SOL VOLTOU A BRILHAR E AS PESSOAS VOLTARAM A SE MEXEREM NOVAMENTE.
MAS OS HOMENS, AS MULHERES E AS CRIANÇAS JÁ NÃO SE ENTENDIAM MAIS, POIS, JÁ NÃO FALAVAM MAIS A MESMA LÍNGUA.
DEUS HAVIA FEITO COM QUE OS HOMENS SOBERBOS FALASSEM DIVERSAS LÍNGUAS DIFERENTES.
ENQUANTO A LUXUOSA TORRE SE DESPEDAÇAVA SE TRANSFORMANDO NUMA NUVEM DE POEIRA, NINRODE E SEUS HOMENS BRIGAVAM UNS COM OS OUTROS DEVIDO A CONFUSÃO CAUSADA PELA NÃO COMPREENSÃO DO QUE ELES ESTAVAM FALANDO.
DEUS HAVIA CONFUNDIDO A LÍNGUA DE TODOS NAQUELA CIDADE POR TEREM DESOBEDECIDO A SUA PALAVRA.
DESSE DIA EM DIANTE, A CIDADE DE NINRODE PASSOU A SE CHAMAR BABEL QUE SIGNIFICA CONFUSÃO.
ALGUNS DOS HOMENS COM MEDO QUE DEUS FIZESSE COM QUE A CIDADE DE BABEL FOSSE BANIDA DA FACE DA TERRA PARA SEMPRE POR CAUSA DA SOBERBA DE NINRODE EM QUERER ALÇANÇAR O CÉU ATRAVÉS DAQUELA GIGANTESCA TORRE E SER TÃO PODEROSO QUANTO DEUS, PARTIU DE BABEL E FORAM VIVER AO LADO DE PESSOAS QUE FALAVAM A MESMA LÍNGUA.
 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 29/10/2021
Alterado em 14/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos