Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM MARTELO FOI ELEITO PRESIDENTE DAS FERRRAMENTAS QUE TRABALHAVAM EM UMA VELHA CARPINTARIA QUE FICAVA NO CORAÇÃO DA FLORESTA RECANTO DO SOL.
PORÉM, PASSSADOS ALGUNS MESES SOB O SEU COMANDO, AS FERRAMENTAS COMEÇARAM A PERCEBER QUE O MARTELO JÁ NÃO ERA MAIS O MESMO, POIS, O PODER FEZ COM QUE ELE SE TORNASSE CADA VEZ MAIS ORGULHOSO E SE TRANSFORMASSE NUMA PEDRA NOS SAPATOS DE TODAS ELAS QUE TRABALHAVAM NAQUELA CARPINTARIA.
ENTÃO, AS FERRAMENTAS INSATISFEITAS SE REVOLTARAM CONTRA O MARTELO E EXIGIRAM QUE ELE RENUNCIASSE DO CARGO QUE ESTAVA OCUPANDO ATUALMENTE.
UMA COMISSÃO COM ALGUMAS DAS FERRAMENTAS FOI FORMADA COM O OBJETIVO DE IR FALAR COM O CARPINTEIRO PARA QUE ELE EXPULSASSE O ORGULHOSO MARTELO DA SUA CARPINTARIA PARA SEMPRE.
PORÉM. O CARPINTEIRO NÃO PODERIA EXPULSÁ-LO DO CARGO QUE OCUPAVA E DA CARPINTARIA IMEDIATAMENTE, POIS, DE ACORDO COM OS ESTATUTOS DA CAR PINTARIA, O MARTELO TINHA O DIREITO DE SE DEFENDER DAS ACUSAÇÕES FEITAS PELAS FERRAMENTAS QUE ALI TRABALHAVAM.
ENTÃO FOI MARCADA UMA REUNIÃO PARA QUE O MARTELO JUNTAMENTE COM AS FERRAMENTAS ACERTASSEM TODAS AS SUAS DIFERENÇAS.
AS FERRAMENTAS QUERIAM QUE O MATELO RENUNCIASSE IMEDIATAMENTE, MAS, ELE NÃO ESTAVA DISPOSTO A DEIXAR DE EXERCER A SUA LIDERANÇA SOBRE AS DEMAIS FERRAMENTAS DAQUELA CARPINTARIA.
ENTÃO, O ORGULHOSO MARTELO COM A SUA BOA LÁBIA FEZ A CABEÇA DE UM PARAFUSO PARA QUE ELE TESTEMUNHASSE A SEU FAVOR PERANTE O CARPINTEIRO E O CONVENCESSE A DEIXÁ- LO CONTINUAR SENDO O CHEFE DAS FERRAMENTAS QUE TRABALHAVAM NA SUA CARPINTARIA.
O ARROGANTE MARTELO MARTELOU TANTO A CABEÇA DO PARAFUSO QUE ELE FOI FICANDO CONFUSO DAS IDEIAS FAZENDO COM QUE ELE APOIASSE O MARTELO E HORAS DEPOIS APOIASSE AS FERRAMENTAS.
O PARAFUSO CONFUSO NÃO QUERIA TORCER A PORCA NEM PARA UM LADO E NEM PARA O OUTRO, POIS, ELE QUERIA FICAR BEM COM TODAS AS FERRAMENTAS INCLUINDO O MARTELO TAMBÉM.
ENTÃO O CARPINTEIRO PERGUNTOU AO ALICATE:
- QUAL É O MOTIVO QUE LEVARAM AS NOBRES FERRAMENTAS A QUERER QUE O MARTELO RENUNCIE AO CARGO PARA O QUAL FOI O ESCOLHIDO E TAMBÉM QUE EU O EXPULSE PARA SEMPRE DA MINHA HUMILDE CARPINTARIA?
ENTÃO, O ALICATE DISSE:
-ELE FAZ MUITO BARULHO E VIRA E MEXE ESTÁ GOLPEANDO UMA DE NOSSAS COLEGAS FERRAMENTAS, POIS, VEJA A SITUAÇÃO DESSE NOBRE PARAFUSO QUE DE TANTO LEVAR GOLPES NA SUA CABEÇA, FICOU ACHATADO, FROUXO E MENTALMENTE CONFUSO.
O CARPINTEIRO DEPOIS DE OUVIR A PALAVRA DE ACUSAÇÃO FEITA PELO ALICATE CONTRA O MARTELO FEZ UMA BREVE PAUSA E EM SEGUIDA CHAMOU O PRÓPRIO PARA QUE SE DEFEDESSE DAS ACUSAÇÕES FEITAS PELO ALICATE REPRESENTANDO AS FERRAMENTAS.
- SENHOR CARPINTEIRO, EU CONFESSO QUE FAZIA MUITO BARULHO E QUE TAMBÉM PASSAVA TODO O TEMPO GOLPEANDO AS MINHAS COLEGAS FERRAMENTAS. PORTANTO ASSUMO A MINHA CULPA, MAS PEÇO QUE TAMBÉM EXPULSE O PARAFUSO DESSA CARPINTARIA, POIS, ELE VIVE DANDO MUITAS VOLTAS PARA CONSEGUIR ALGO QUE DESEJA.
DIANTE DA ACUSAÇÃO DO MARTELO, O PARAFUSO QUE JÁ SE ENCONTRAVA FROUXO, CONFUSO DAS IDEIAS E COM A CABEÇA ACHATADA, ENLOUQUECEU DE UMA VEZ POR TODAS PEDINDO TAMBÉM QUE A LIXA FOSSE EXPULSA, DIZENDO QUE ELA ERA MUITO ÁSPERA NO TRATAMENTO COM AS DEMAIS FERRAMENTAS.
A LIXA, POR SUA VEZ, FICOU MAGOADA COM O PARAFUSO, MAS COMPREENDEU QUE A SITUAÇÃO DO PARAFUSO NÃO TINHA MAIS SOLUÇÃO, POIS, A SUA CABEÇA NÃO COORDENAVA MAIS OS SEUS PENSAMENTOS, MAS CONFESSOU TAMBÉM QUE MATRATAVA E HUMILHAVA AS DEMAIS FERRAMENTAS. CONTUDO EXIGIU TAMBÉM A EXPULSÃO DA TRENA, POIS, ELA SEMPRE MEDIA AS SUAS COLEGAS DE TRABRALHO SEGUNDO A SUA MEDIDA, COMO SE ELA FOSSE A ÚNICA FERRAMENTA PERFEITA.
ENTÃO O CAPINTEIRO ENCERROU A REUNIÃO DE ACERTO DE CONTAS QUE MAIS PARECIA COM UM JULGAMENTO JUNTANDO TODOS OS MATERIAS E INICIANDO O SEU TRABALHO.
O CARPINTEIRO ANALISOU O CASO DO MATELO, DA LIXA, DA TRENO E NÃO POUPOU NEM O CASO DO PARAFUSO FROUXO, ACHATADO E CONFUSO DAS IDEIAS,
 ASSIM TRABALHANDO COM TODAS AS FERRAMENTAS AO MESMO AO MESMO TEMPO O CARPINTEIRO TRANSFORMOU UM PEDAÇO DE MADEIRA RÚSTICA NUMA ELEGANTÍSSIMA MESA.
ENTÃO O CARPINTEIRO ESPEROU QUE O SILÊNCIO TOMASSE CONTA DA CARPINTARIA NOVAMENTE E FINALMENTE SE PRONUNCIOU PARA COMENICAR A SUA DECISÃO A TODAS AS FERRAMENTAS QUE TRABAHAVAM NO RECINTO.
 
- SENHORAS FERRAMENTAS, EU COMO DONO DESSA CARPINTARIA, LEVANDO EM CONTA AS RECLAMAÇÕES, PERCEBI QUE AS FERRAMENTAS QUE AQUI TRABALHAM POSSUEM MILHÕES DE DEFEITOS, MAS, EU PROCURO ENXERGAR AS QUALIDADES QUE CADA UMA POSSUI, ASSIM NÃO TEMOS TEMPO PARA PENSAR EM NOSSAS FRAQUEZAS E SIM PARA EXALTAR OS NOSSOS DONS QUE DEUS EM SUA INFINITA SABEDORIA NOS DEU.
ASSIM EU ENTENDI QUE MARTELO ERA FORTE, O PARAFUSO UNIA E DAVA FORÇA, A LIXA ERA ESPECIAL PARA LIMAR E AFINAR ASPEREZAS E A TRENA ERA PRECISA E EXATA. ENTÃO TODAS AS FERRAMENTAS SENTIRAM-SE COMO UMA EQUIPE CAPAZ DE PRODUZIR MÓVEIS DE QUALIDADE E COM OS SEUS CORAÇÕES CONTAGIADOS PELA FELICIDADE DE TRABALHAREM JUNTAS PELO CRESCIMENTO DA VELHA CARPINTARIA, ELAS SE SENTIRAM ICAPAZES DE PRODUZIREM MÓVEIS DE ALTA QUALIDADE E FINALMENTE ENTENDERAM QUE UMA EQUIPE QUE UNIDA TRABALHA, UNIDA PERMANECE.
ENTÃO, AS FERRAMENTAS TROCARAM ABRAÇOS FRATERNOS E FIZERAM AS PAZES FAZENDO COM QUE A HARMONIA VOLTASSE A REINAR NA CARPINTARIA, O ÚNICO QUE NÃO RECUROU MAIS O JUÍZO FOI O PARAFUSO, POIS, CONTINUAVA FROUXO, ESPANADO E CONFUSO DAS IDEIAS, POIS, JÁ HAVIA PERDIDO A ADERÊNCIA FICANDO COMPLETAMENTE GASTO, IMPEDINDO QUE A CHAVE DE FENDA O ENCAIXASSE EM QUALQUER BURAQUINHO, MAS, COM O APOIO DE TODAS AS SUAS COLEGAS, ELE CONTROLAVA A SUA MALUQUEZ MISTURANDO-A COM OS RAROS MOMENTOS DE LUCIDEZ QUE AINDA LHE SOBRARAM DENTRO DA SUA CABEÇA ACHATADA PELOS FORTES GOLPES DADOS PELO MARTELO.
 
 
 
                                       

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 28/10/2021
Alterado em 14/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos