Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ UM PRINCIPEZINHO CHAMADO PEDRINHO QUE CHEGOU ÁS TERRAS BRASILEIRAS QUANDO AINDA ERA PEQUENINO.
PEDRINHO ERA UM MENINO BRINCALHÃO, LEVADO E VALENTE. O PRINCIPEZINHO DEIXAVA O REI DOM JOÃO DE CABELOS EM PÉ, POIS, TAMBÉM ERA DESOBEDIENTE E TEIMOSO COMO A MAIORIA DAS CRIANÇAS DA SUA IDADE, MAS AO MESMO TEMPO ERA MUITO CARINHOSO COM A SUA FAMÍLIA.
APESAR DE PEDRINHO SER FILHO DE UM REI, ELE GOSTAVA DE BRINCAR COM AS CRIANÇAS QUE PERTENCIAM A CLASSE MAIS POBRE DA COLÔNIA DO BRASIL. ELE AMAVA CORRER ATRÁS DOS PORQUINHOS NO CHIQUEIRO E DAS GALINHAS FAZENDO COM QUE ELE CHEGASSE AO PALÁCIO TODO SUJO DE LAMA OU DE TERRA PARA O DESESPERO DE DONA CARLOTA, SUA MÃE.
O PRINCIPEZINHO TAMBÉM SE DIVERTIA MUITO COM OS SUSTOS QUE DAVA NO IRMÃO MIGUELZINHO.
ELE VIVIA COLOCANDO SAPOS, COBRAS E LAGARTOS NA CAMA DE MIGUELZINHO QUE BERRAVA AOS GRITOS TREMENDO DE MEDO ESPERANDO QUE ALGUÉM VIESSE PARA SALVÁ-LOS DAQUELES BICHOSOS FEIOSOS.
MAS COMO TUDO NA VIDA NÃO DURAVA PARA SEMPRE, LOGO O PRINIPEZINHO SE TORNOU UM HOMEM COM MUITOS RESPONSABILIDADES E DEVERES, POIS, SEUS PAIS TIVERAM QUE VOLTAR PARA PORTUGAL E PEDRINHO SE TORNOU O IMPERADOR DO BRASIL.
NESSA ÉPOCA, PEDRINHO JÁ ESTAVA CASADO COM A IMPERATRIZ LEOPOLDINA QUE TAMBÉM AMAVA MUITO O BRASIL.
MAS A POPULAÇÃO BRASILEIRA COMEÇOU A FICAR DESCONTENTE COM AS ORDENS QUE VINHA DO REINO DE PORTUGAL E ISSO COMEÇOU A REVOLTAR AS PESSOAS QUE COMEÇARAM A CLAMAR POR UM BRASIL LIVRE DO DOMÍNIO PORTUGUÊS.
ENTÃO, PEDRINHO, O IMPERADOR PATRIOTA E JUSTO SAIU EM VIAGEM PELO BRASIL PARA ACALMAR A POPULAÇÃO REVOLTADA.
QUANDO O IMPERADOR ESTAVA A CAMINHO DA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO, ELE RECEBEU UMA CARTA DA IMPERATRIZ LEOPOLDINA PARA QUE ELE PROCLAMASSE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL IMEDIATAMENTE SENÃO AS TROPAS PORTUGUESAS INVADIRIAM O BRASIL E ELE SERIA OBRIGADO A DEIXAR O BRASIL E RETORNAR PARA PORTUGAL.
NESSE MOMENTO PEDRINHO QUE ESTAVA MONTADO EM SEU CAVALINHO BRANCO PAROU E SE LEMBROU DE QUE HÁ TEMPOS ATRÁS O POVO HAVIA PEDIDO PARA QUE FICASSE NO BRASIL E O DEFENDESSE COM UNHAS E DENTES DOS ATAQUES INIMIGOS.
ENTÃO, O IMPERADOR FICOU AINDA MAIS FURIOSO COM A SUA PÁTRIA NATAL E RASGOU A CARTA EM MIL PEDAÇOS E QUANDO SE PREPARAVA PARA CORTAR DEFINITIVAMENTE OS LAÇOS QUE UNIA O BRASIL A PORTUGAL ALGO INESPERADO ACONTECEU ANTES QUE ELE GRITASSE A FAMOSA FRASE INDEPENDÊNCIA OU MORTE!
A SUA COROA HAVIA SUMIDO DE SUA CABEÇA INEXPLICAVELMENTE NO MOMENTO EM QUE O SEU CAVALINHO SE IMPINAVA PARA TRÁS.
DOM PEDRINHO FOI ATINGIDO FORTEMENTE NA CABEÇA POR UM COCO QUE HAVIA DESPENCADO DE UM COQUEIRO QUE ESTAVA ÁS MARGEM DO RIACHO IPIRANGA ONDE ELE MAIS TARDE PROCLAMARIA O BRASIL INDEPENDENTE.
AQUELA COROA BRILHANTE ERA MUITO IMPORTANTE PARA O IMPERADOR E SEM ELA, PEDRINHO NÃO ERA NINGUÉM, POIS, A PRECIOSA COROA FOI UM MIMO DADO PELA QUERIDA AVÓ, A RAINHA MARIA I NO DIA EM QUE ELE NASCEU.
DEPOIS DO SUMIÇO DA COROA, DOM PEDRINHO ORDENOU QUE TODOS OS SOLDADOS QUE O ACOMPANHAVAM NA VIAGEM SAÍSSEM A PROCURA DELA.
ENTÃO COMEÇOU UMA DESPERADA CAÇA A PROCURA DA VALIOSA COROA IMPERIAL, POIS, PEDRINHO ESTAVA ANCIOSO E AFLITO Á ESPERA DO RESGATE DELA QUE ATÉ LHE DEU UM PIRIPAQUE NA BARRIGA.
OS SOLDADOS PROCURARAM A COROA DO IMPERADOR ÁS MARGENS DO RIACHO DO IPIRANHA DURANTE TODA A MANHÃ DAQUELE DIA ENSOLARADO DO DIA SETE DE SETEMBRO DE MIL OITOCENTOS E VINTE E DOIS. 
OS SOLDADOS PROCURARAM AQUELA COROA ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA E NÃO A ENCONTRAM.
A ESSA ALTURA DA MANHÃ DOM PEDRINHO JÁ ESTAVA COM OS NERVOS Á FLOR DA PELE.
OS SOLDADOS JÁ ESTAVAM ENCERRANDO A CAÇA DA COROA DO IMPERADOR QUANDO DE REPENTE ESCUTAVAM UM SOM ENSURDECEDOR AO PÉ DE SEUS OUVIDOS.
- U U Á Á Á Á Á Á!
 O SOM VINHA DO ALTO DE UM COQUEIRO IMPERIAL FAZENDO COM QUE O IMPERADOR OLHASSE PARA O ALTO E AVISTASSE UM MACACO- PREGO COM A SUA COROA IMPERIAL NA CABEÇA.
IMEDIATAMENTE DOM PEDRINHO SOLTOU UMA SONORA GARGALHADA E GRITANDO, DISSE:
- MACACOS ME MORDAM, ORA, POIS, É ISSO MESMO!
ENTÃO, ELE COLOCOU O MACAQUINHO PREGO NO OMBRO E EM SEGUIDA LEVANTANTOU A SUA ESPADA PARA O CÉU, GRITANDO HEROICAMENTE:
- INDEPENDÊNCIA OU MORTE!  BRAVA GENTE BRASILEIRA, JÁ RAIOU A LIBERDADE NO HORIZONTE DA NAÇÃO QUE TANTO AMAMOS, ENTÃO OU FICAR A NOSSA PÁTRIA LIVRE OU MORRER PELO BRASIL!


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 18/09/2021
Alterado em 14/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos