Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE MEU VOVÔ COMPROU UMA FAZENDINHA COM MUITOS ANIMALZINHOS.
ASSIM EU COMECEI A PASSAR AS MINHAS FÉRIAS ESCOLARES NA FAZENDINHA DO MEU VOVÔ.
EU ME CHAMO SORAIA E AMO PASSAR AS MINHAS FÉRIAS NA COMPANHIA DO MEU VOVÔ JOSÉ.
O VOVÔ É ALEGRE E MUITO ENGRAÇADO. ELE ACORDA MUITO CEDO PARA TIRAR LEITE DA VAQUINHA MIMOSA, DEPOIS VAI A PADARIA DO SEU MANÉ PARA COMPRAR PAEZINHOS QUE SAEM BEM QUENTINHOS DO FORNO E LOGO EM SEGUIDA VOLTA PARA A FAZENDINHA E PREPARA UM DELICIOSO CAFÉ ENQUANTO ESPERA EU ACORDAR PARA TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ COMIGO.
LOGO DEPOIS DO CAFÉ DA MANHÃ, VOVÔ JOSÉ E EU VAMOS ALIMENTAR OS ANIMAIS.
EU SÓ VEJO O VOVÔ PERDER O BOM HUMOR QUANDO AS SUAS CABRAS CABRIOLA E CABREÚVA DECIDE FAZER PERALTICES, POIS, AS DUAS SÃO MUITO CIUMENTAS E PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO VOVÔ COMEÇAM A DESTRUIR TODAS AS PLANTAÇOES DE LEGUMES E HORTALIÇAS QUE ELE PLANTOU COM MUITO AMOR E CARINHO.
ELAS COMEM TUDO O QUE VEEM NA FRENTE, POIS, O APETITE DAS DUAS É INSACIÁVEL. ELAS QUEREM COMER AS HORTALIÇAS, LEGUMES E FRUTAS, AO MESMO TEMPO PORQUE NÃO SE DÃO AO TRABALHO DE MASTIGÁ- LOS JÁ QUE ENGOLEM TODOS OS ALIMENTOS DE UMA SÓ VEZ DEIXANDO O MEU AVÔ AINDA MAIS ABORRECIDO.
AS CABRAS CABRIOLA E CABREÚVA COM AS SUAS BIRRAS E PERALTICES FAZIAM COM QUE O VOVÔ FICASSE CADA VEZ MAIS MALUQUINHO, POIS, ELES COMEÇARAM A INVEJAR E A COBIÇAR A COMIDA DOS OUTROS ANIMALZINHOS QUE VIVIAM NA FAZENDINHA DO RIACHO DOCE, PRINCIPALMENTE A REFEIÇÃO DA VAQUINHA MIMOSA, POIS, AS DUAS ACREDITAVAM QUE A VAQUINHA TINHA A MELHOR COMIDA DENTRE TODOS OS ANIMALZINHOS QUE VIVIAM NA FAZENDINHA DO MEU AVÔ.
EU FICAVA OBSERVANDO O PÉSSIMO COMPORTAMENTO DAS DUAS CABRAS E QUANDO O VOVÔ SAÍA DO CELEIRO PARA PEGAR ÁGUA NO POÇO, EU FAZENDO USO DO MEU DOM DE FALAR COM OS ANIMALZINHOS, ENTRAVA NO CELEIRO PARA CONVERSAR E ENTENDER PORQUE ELAS ABORRECIAM TANTO O VOVÔ QUE SEMPRE TRATAVA AS DUAS COM MUITO AMOR E CARINHO.
ENTÃO CABRIOLA E CABREÚVA COMEÇAVA A BERREGAR EM ALTO E BOM SOM PARA A PEQUENA SORAIA.
- BÉÉÉÉ!  A NOSSA VIDA É UM TORMENTO SEM FIM, POIS, SEU VOVÔ SÓ TEM OLHOS PARA A VAQUINHA MIMOSA, ELA SÓ COME DO BOM E DO MELHOR, NÓS NÃO ENTEDEMOS PORQUE O SEU AVÔ GOSTA MAIS DA VAQUINHA MIMOSA JÁ QUE NOSSO LEITE É MAIS FORTE DO QUE O LEITE DELA.
ENTÃO SORAIA VENDO O DESÂNIMO ESTAMPADO NO ROSTO DAS CABRAS, DISSE:
-VOCÊS ESTÃO VENDO CHIFRE NA CABEÇA DE CAVALO, POIS, O VOVÔ AMA TODOS OS ANIMALZINHOS QUE VIVEM NA FAZENDINHA DO RIACHO DOCE.
- PROTESTO! DISSE CABRIOLA, A CABRA MAIS VELHA!  O SEU AVÔ SEMPRE FAZ TODAS AS VONTADES DA VAQUINHA.
ENTÃO SORAIA PEDIU A PALAVRA NOVAMENTE E DISSE:
- ISSO NÃO É VERDADE! VOCÊS É QUE ESTÃO COLOCANDO CARAMINHOLAS NA CABEÇA.  VOCÊS ESTÃO SENDO REBELDES E DESOBEDIENTES, POIS TODOS OS DIAS, AS DUAS ESTRAGAM TODAS AS PLANTAÇÕES DE LUGUMES, HORTALIÇAS E FRUTAS QUE MEU AVÔ CULTIVA COM MUITA DEDICAÇÃO E AMOR. VOCÊS DEVEM MUDAR DE ATITUDE PARA PODER ENXERGAR O AMOR QUE ELE SENTE PELAS DUAS.
DEPOIS DE COVERSAR SERIAMENTE COM AS DUAS CABRAS TEIMOSAS E BIRRENTAS, SORAIA FOI ALMOÇAR COM O SEU AVOZINHO QUERIDO.
A MENINA VENDO O ABATIMENTO DO VOVÔ FOI LOGO PERGUNTANDO:
- O QUE HOUVE VOVÔ FOFINHO? VOCÊ ESTAVA COM O ROSTO ILUMINADO DE TANTA FELICIDADE.
ENTÃO DEPOIS DE TANTO PENSAR O VOVÔ DISSE:
- EU VOU VENDER AS MINHAS CABRAS, POIS, SINTO QUE ELAS NÃO SÃO FELIZES NESSA FAZENDA. ELAS VIVEM APRONTANDO DAS SUAS, POIS FAZ PIRRAÇAS O TEMPO TODO SÓ PARA ME ABORRECER.
ENTÃO SORAIA DANDO UM LONGO ABRAÇO NO AVÔ, DISSE:
- NÃO VENDA AS CABRAS VOVÒ! ELAS ESTRAGAM AS SUAS PLANTAÇÕES PORQUE ELAS ACHAM QUE O SENHOR GOSTA MAIS DA VAQUINHA. ELAS SENTEM MUITA INVEJA DA MIMOSA, ASSIM ELAS FAZEM DE TUDO PARA CHAMAR A SUA ATENÇÃO.
ENTÃO O MEU AVÔ PENSOU MELHOR E DECIDIU TRATAR AS SUAS CABRAS COM MAIS AMOR E CARINHO.
NA MANHÃ SEGUINTE DPOIS DO CAFÉ MATINAL EU E VOVÔ FOMOS TRATAR DOS ANIMAIS, QUANDO CHEGOU A VEZ DE ALIMENTAR AS CABRAS CABRIOLA E CABREÚVA, MEU AVÔ DEU PARA AS CABRAS LEVADAS DA BRECA, UM SUPER MEGA BANQUETE RECHEADO DE FOLHAS DE AMOREIRA, FEIJÃO GANDU E MUITO MILHO.
ENTÃO AS CABRAS SE APROXIMARAM DO VOVÔ E COMEÇARAM A ROÇAR A SUA LONGA BARBA BRANCA E SOLTARAM UM LONGO BÉÉÉ  RETRIBUINDO TODO O AMOR E CARINHO DO VOVÔ PARA COM ELAS E PROMETERAM QUE NÃOFARIAM PERALTICES PELA FAZENDINHA.
EU MAIS UMA VEZ OBSERVAVA TUDO O QUE SE PASSAVA NO ENCONTRO DO VOVÔ COM AS CABRAS.  A RELAÇÃO DO VOVÔ COM AS CABRAS FOI FICANDO CADA VEZ MAIS FORTE.
VOVÔ HAVIA RECUPERADO O BOM HUMOR DE SEMPRE E AS CABRAS FINAMENTE ENTENDERAM QUE NO CORAÇÃO DE MEU AVÔ HÁ MUITO AMOR E CARINHO PARA TODOS OS ANIMALZINHOS QUE CONVIVEM COM ELE DIARIAMENTE NAQUELA HUMILDE FAZENDINHA,
ASSIM AS CABRAS DEIXARAM PARA TRÁS O CIÚME QUE SENTIAM DA VAQUINHA MIMOSA E PARA A ALEGRIA DO MEU QUERIDO VOVÔ NUNCA MAIS ESTRAGARAM AS BELÍSSIMAS HORTALIÇAS, LEGUMINOSAS E FRUTAS CULTIVADAS COM AMOR, CARINHO PELO MEU AVÔ.
 DEPOIS QUE AS CABRAS SUPERARAM O CIÚME E O RESSENTIMENTO QUE TINHAM PELO VOVÕ POR ACHAREM QUE ELE GOSTAVA MAIS DA VAQUINHA, ELAS PASSARAM A SE MISTURAR COM OS OUTROS ANIMALZINHOS  NO CELEIRO.
ENTÃO VOVÔ E EU COMEÇAMOS A TER UMA NOVA MISSÃO ATÉ O FINAL DAS MINHAS FÉRIAS.  TODAS AS MANHÃS, EU, VOVÔ E AS CABRAS SUBÍAMOS NAS MONTANHAS ROCHASAS PRÓXIMAS AO BELÍSSIMO RIACHO DOCE PARA QUE AS CABRAS PUDESSEM SENTIR O TAMANHO DO AMOR QUE O VOVÔ SENTIA POR ELAS.
ELE TINHA A MISSÃO DE PASTOREAR AS SUAS CABRAS LEVADAS DA BRECA TODOS OS DIAS COM A COM A BENÇÃO DO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.
 CABRIOLA E CABREÚVA SE SENTIAM CADA DIA MAIS AMADAS PELO VOVÔ E PARA RETRIBUIR TODO O AMOR QUE ELE SENTIA POR ELAS, AS LEVADAS DA BRECA ENTOAVAM UM LONGO E CARINHOSO BÉÉÉÉ QUE ECOAVA FORTEMENTE POR TODA A MONTANHA DO VALE DO RIO DOCE.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 








 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 02/08/2021
Alterado em 13/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos