Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM PATO BOM DE BICO DECIDIU ENCONTRAR UMA COMPANHEIRA PARA FORMAR UMA LINDA FAMÍLIA.
XERXES ERA MUITO ORGULHOSO, POIS, ERA METIDO E SE ACHAVA UM SABICHÃO. ELE NUNCA DAVA O BRAÇO A TORCER, POIS, SÓ O QUE ELE FALAVA ERA O CORRETO.
ELE ERA UM PAPUDO, POIS, SEMPRE QUERIA SER MAIS DO QUE APARENTAVA SER.
QUANDO ELE ABRIA O BICO SEMPRE INVENTAVA HISTÓRIAS NAS QUAIS ELE SEMPRE SE COLACAVA NUMA POSICÃO MAIOR QUE A SUA, POIS, VIVIA FALANDO AOS QUATRO VENTOS QUE HAVIA NASCIDO EM BERÇO DE OURO, MAS NA VERDADE ERA UM PATINHO QUE MORAVA NUM LAGOA DE UM HUMILDE SÍTIO.
XERXES ERA UMA PATO SELVAGEM QUE QUERIA TER UMA VIDA CONFORTÁVEL SEM TER QUE FAZER O MÍNIMO ESFORÇO.  ELE SÓ QUERIA SOMBRA E ÁGUA FRESCA.
ELE SE FAZIA PASSAR POR UM PATO DOMÉSTICO, POIS, ASSIM ABANDONOU A PATAQUADA DA QUAL FAZIA PARTE E FOI ENCOSTAR AS PATAS NO SITIOZINHO DO SEU EDGAR.
O VELHINHO EDGAR GOSTAVA MUITO DELE.  ENTÃO O PATO BOM DE BICO SE FAZIA DE COITADINHO PARA CONSEGUIR TUDO O QUE DESEJAVA. ELE HAVIA SE TORNADO UM PATO MIMADO, POIS, TINHA TUDO DO BOM E DO MELHOR.
CERTO DIA O VELHINHO EDGAR VIAJOU PARA A CIDADE, POIS, PRETENDIA VENDER NA FEIRA OS SEUS LEGUMES E FRUTAS QUE CULTIVAVA NO SÍTIO E DECIDIU LEVAR O PATO BOM DE BICO COM ELE.
 CHEGANDO LÁ O PATO SABICHÃO FOI DAR UM PASSEIO PELA FEIRA E COMO ELE ERA DISTRAÍDO E AFOBADO ACABOU PISANDO NUMA CANECA QUE ESTAVA CAÍDA NO CHÃOE ACABOU TORCENDO A PATA.
 ENTÃO O PATO TEVE QUE SER MEDICADO PELO VETERINÁRIO QUE FICAVA DE PANTÃO NA FEIRA PARA TRATAR DOS ANIMAIS FERIDOS.
ASSIM QUANDO O PATO ESTAVA NA FILA DE ESPERA PARA SER ATENDIDO, CONHECCEU UMA BELÍSSIMA PATA QUE FEZ O SEU CORAÇÃO BATER NUM RITMO MAIS ACELERADO, POIS, O CUPIDO HAVIA ACERTADO UMA FLECHADA DIRETAMENTE NO SEU PEITO.
 A BELA PATA TAMBÉM SE APAIXONOU ASSIM QUE PÔS OS SEUS Y NO PATO CONTADOR DE HISTÓRIAS. 
ENTÃO O PATO APRESENTOU A BELÍSSIMA PATA AO VELHINHO EDGAR E LHE PEDIU PERMISSÃO PARA PODER LEVÁ-LA PARA MORAR NO SÍTIO.
ASSIM O BOM VELHINHO CONCORDOU EM LEVÁ-LA PARA VIVER NA LAGOA EM QUE XERQUES VIVIA.
PASSADOS ALGUNS MESES XERXES E PATY SE CASARAM.  O CASAMENTO MUDOU COMPLETAMENTE A VIDA DO PATO BOM DE BICO, POIS, LOGO NO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO ELE SE TORNOU PAPAI. DE DOIS LINDOS PATINHOS CHAMADOS DUQUE E DUQUESA.
APESAR DE TER SE TORNADO UM PATO MAIS RESPONSÁVEL DEPOIS DO CASAMENTO E DO NASCIMENTO DOS FILHOS, ELE AINDA CONTINUAVA A SER UM PATO MUITO PAPUDO E CHEIO DE MANIAS, POIS QUERIA EDUCAR OS FILHOS COMO SE ELES FOSSEM ÁGUIAS, POIS PARA O PAPAI PAPUDO OS PATOS PODIAM FAZER MUITAS COISAS, MAS NÃO COM A EFICIÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DAS SÁBIAS E PODEROSAS ÁGUIAS.
SEGUNDO ELE A IMPONÊNCIA, O OLHAR PENETRANTE, A FORÇA, A CORAGEM E TUDO MAIS QUE VINHA DAS ÁGUIAS DEVERIA SER INCORPORADOS AOS SEUS PATINHOS.
ENTÃO O PAPAI PUDO DECIDIU INSCREVER OS SEUS PATINHOS NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE ÁGUIAS, MAS COM MEDO DE QUE DUQUE E DUQUESA NÃO FOSSEM ACEITOS POR SEREM PATOS, XERXES FOI ATÉ A CIDADE E COMPROU DUAS FANTASIAS DE ÁGUIAS E ASSIM CONSEGUIU INSCREVER OS SEUS PATINHOS NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE ÁGUIAS.
O PROGRESSO DOS PATINHOS DUQUE E DUQUESA FOI UM SUCESSO, POIS EMAPENAS TRÊS ANOS DE CURSO, ELES JÁ AGIAM COMO ÁGUIAS POSSUINDO OLHARES PENETRANTES, FORÇAS, CORAGEM E TUDO MAIS QUE UMA VERDADEIRA ÁGUIA POSSUÍA.
ESSAS EXCELENTES HABILIDADES DOS FILHOS DERAM O PATO PAPUDO AINDA MAIS ORGULHOSO.
MAS QUANDO DUQUE E DUQUESA VOLTARAM PARA A LOGOA DO SÍTIO DO VELHINHO EDGAR, PASSARAM A SEREM REJEITOS PELOS OUTROS PATOS QUE CAÇOAVAM DELES DIA E NOITE.
ELES FORAM REJEITADOS, POIS, AGORA, POSSUÍAM CONHECIMENTO ACIMA DO NORMAL PARA UM PATO SELVAGEM E APESAR DE AGIREM COMO ÁGUIAS, PATOS JAMAIS SERÃO ÁGUIAS.
ASSIM DUQUE E DUQUESA DECIDIRAM ABANDONAR A LAGOA ONDE NASCERAM POR SE SENTIREM DOIS PATINHOS FEIOS PERANTE A SOCIEDADE DOS PATOS E FORAM VIVER COMO ÁGUIAS PARA A TRISTEZA DO PAPAI PAPUDO QUE PAGOU CARO POR QUERER QUE OS SEUS FILHOS FOSSEM O QUE NÃO ERAM.
 ENTÃO O PAPAI PAPUDO TOMADO PELA CULPA E A INQUIETAÇÃO DEPOIS QUE DUQUE E DUQUESA SAÍRAM DE CASA POR SE SENTIREM PATINHOS FEIOS, PRECISOU DE MUITAS SESSÕES DE TERAPIA PARA SUPORTAR A FALTA DOS SEUS PATINHOS QUE AGORA VOAVAM COMO AUTÊNTICAS CORUJAS SABICHONAS, IMPONENTES E PODEROSAS.
 
 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 28/07/2021
Alterado em 13/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos