Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE A TRIBO DOS GUERREIROS CARIJÓS ESTAVA EM GUERRA COM A TRIBO DOS GUERREIROS GUARANIS.
NA TRIBO DOS GUERREIROS CARIJÓS HAVIA UMA LINDA PRINCESA CHAMADA TEINIAGUÁ.
TEINIAGUÁ ERA UMA ÍNDIA MUITO BELA E NÃO DEMOROU MUITO PARA QUE A SUA BELEZA CHAMASSE A ATENÇÃO DOS GUERREIROS GUARANIS QUE ESTAVAM A UM PASSO DE GANHAR A GUERRA CONTRA OS GUERREIROS CARIJÓS.
ENTÃO ANHANGÁ QUE ERA O PAJÉ DA TRIBO DOS CARIJÓS, PERCEBENDO QUE OS GUERREIROS INIMIGOS ESTAVAM TENTANDO CAPTURAR A PRINCESA TEINIAGUÁ, FICOU PREOCUPADO E DECIDIU QUE PRECISAVA FAZER ALGO PARA QUE ELES NÃO A RECONHECESSEM FAZENDO COM QUE ELA NÃO FOSSE CAPTURADA E APRISIONADA.
ASSIM ANHANGÁ PASSOU MUITOS DIAS PENSANDO NO QUE FAZER PARA PROTEGER A PRINCESA DA SUA TRIBO DAS GARRAS INIMIGAS.
ENTÃO DEPOIS DE VÁRIOS DIAS QUEBRANDO A CABEÇA, O SÁBIO PAJÉ TEVE A IDEIA DE TRANSFORMAR A SUA LINDA PRINCESINHA EM UMA FEIOSA LAGARTIXA CABEÇUDA.
A INDIAZINHA FICOU TRISTE QUANDO O PAJÉ DEU-LHE A TERRÍVEL NOTÍCIA DA SUA TRANSFORMAÇÃO EM LAGARTIXA, MAS ENTENDEU QUE ISSO ERA PARA GARANTIR A SUA LIBERDADE, POIS, OS GUARANIS PRATICAMENTE JÁ HAVIA GARANTIDO A VITÓRIA DERROTANDO A SUA TRIBO.
ANHANGÁ DISSE A ELA QUE OS GUERREIROS GUARANIS QUERIAM QUE ELA SE TORNASSE A ESPOSA DO CAQUIQUE DA TRIBO DELES.
ENTÃO A PRINCESA ACEITOU O SEU DESTINO E NA PRIMEIRA NOITE DE LUA CHEIA DO MÊS DE MAIO, TEINIAGUÁ TRANSFORMOU-SE EM UMA LAGARTIXA CABEÇUDA E BRANQUELA.
DEPOIS DA TRANSFORMAÇÃO DE TEINIAGUÁ EM UMA LAGARTIXA CABEÇUDA E BRANQUELA, MUITAS LUAS SE PASSARAM. OS GUERREIROS GUARANIS TOMARAM A TRIBO DOS GUERREIROS CARIJÓS FAZENDO COM QUE ELES SE TORNASSEM SEUS ESCRAVOS,
MAS PARA A DECEPÇÃO DOS GUARANIS, A BELÍSSIMA PRINCESINHA NUNCA MAIS FOI VISTA NAQUELAS MATAS ONDE FICAVAM AS DUAS TRIBOS.
MAS UM DIA UM CAÇADOR QUE CAÇAVA NAS MATAS DAQUELA REGIÃO DOS PAMPAS ONDE SE LOCALIZAVA A TRIBO QUE HAVIA SIDO UNIFICADA, CANSADO PELO CALOR QUE FAZIA FOI ATÉ UMA LAGOA PARA REFRESCAR-SE, MAS AO SE APROXIMAR DA LOGOA PERCEBEU QUE ELA ESTAVA FERVENDO E NO,
ASSIM A LAGARTIXA CABEÇUDA NÃO LARGOU MAIS DO OMBRO DO CAÇADOR QUE SE ASSUSTOU IMEDIATAMENTE, PORÉM QUANDO ELE PERCEBEU QUE ERA APENAS UMA LAGARTIXA REPOUSANDO EM SEU OMBRO, ABRIU UM SORRISO E ACALMOU-SE, ASSIM CONTINUOU A SUA CAMINHADA ATÉ CHEGAR A SUA CABANA QUE ESTAVA ARMADA NO CORAÇÃO DA MATA ONDE VIVIAM OS GUARANIS COM SEUS ESCRAVOS CARIJÓS.
QUANDO O CAÇADOR CHEGOU A CABANA, A PRIMEIRA ATITUDE QUE TEVE FOI COLOCAR A FEIOSA E CABEÇUDA LAGARTIXA EM UM VELHO CHIFRE DE BOI TALHADO EM FORMA DE COPO.
DEPOIS ELE SENTOU-SE PERTO DE UMA FOGUEIRA PARA SE AQUECER DO FRIO QUE FAZIA NA MATA DURANTE A NOITE.
ASSIM COM O PASSAR DAS HORAS, ELE ADORMECEU E DORMIU PROFUNDAMENTE ATÉ SER DESPERTADO POR UM ESTRONDO MUITO FORTE.
LOGO EM SEGUIDA A MATA COMEÇOU A PEGAR FOGO E O CAÇADOR LEMBROU-SE QUE HAVIA APRISIONADO A LAGARTIXA CABEÇUDA DENTRO DO CHIFRE EM FORMA DE COPO,
ENTÃO ELE CORREU PARA PEGAR O CHIFRE QUE ESTAVA PENDURADO EM SEU CAVALO, MAS PARA A SUA SURPRESA COMO NUM PASSE DE MÁGICA AO ABRIR A TAMPA PARA LIBERTAR A LAGARTIXA FEIOSA E CABEÇUDA, ELA SE TRANSFORMA EM UMA BELÍSSIMA MULHER.
QUANDO O CAÇADOR VIU A BELA TEINIAGUÁ FICOU FASCINADO COM A BELEZA DA INDIAZINHA TANTO QUE PEDIU A MÃO DELA EM CASAMENTO E ELA ACEITOU, POIS, ELA TAMBÉM FICOU FASCINADA POR ELA.
ASSIM O CAÇADOR E A ÍNDIA SE CASARAM E LOGO A NOTÍCIA DO CASAMENTO CAIU NOS OUVIDOS DO CAQUIQUE GUARANI QUE IMEDIATAMENTE ORDENOU QUE SEUS GUERREIROS FOSSEM ATRÁS DO CAÇADOR E DE TEINIAGUÁ E OS PRENDESSSEM.
ENTÃO DEPOIS DE VÁRIAS LUAS O CAÇADOR E A BELA TEINIAGUÁ FORAM PRESOS E LEVADOS PARA QUE O CACIQUE FIZESSE O JULGAMENTO DOS DOIS. APLICANDO NA FORMA DA LEI, UMA SENTENÇA DIFERENTE PARA OS DOIS.
ASSIM O CAÇADOR FOI CONDENADO, MAS NO DIA DA APLICAÇÃO DA SENTENÇA, TEINIAGUÁ TENTOU SALVÁ-LO FAZENDO A DANÇA DA CHUVA PARA DISTRAIR A ATENÇÃO DO CACIQUE.
O CACIQUE FASCINADO COM A BELEZA DA ÍNDIAZINHA NEM PERCEBEU QUE O CAÇADOR HAVIA FUGIDO DA ALDEIA GUARANI ENQUANTO ELA DANÇAVA.
NESSE MOMENTO HOUVE MAIS UM ESTRONDO NA MATA FAZENDO COM QUE APARECESSEM NUVENS DE FOGO E FUMAÇA E MINUTOS DEPOIS TODA A TRIBO GUARANI AFUNDOU E OS SEUS GUERREIROS DESAPARECERAM PARA SEMPRE.
O CAÇADOR E A ÍNDIA TIVERAM OUTRO DESTINO.  ELES FORAM PARAR NUM LUGAR CHAMADO CAVERNA DO JARAU E LÁ FICARAM CONFINADOS SÃOS E SALVOS ATÉ QUE A PRIMEIRA NOITE DE LUA CHEIA DO MÊS DE JUNHO CHEGASSE E TUPÃ DESCESSE DO CÉU PARA LIBERTÁ-LOS DA SOMBRIA E ESCURA CAVERNA DO JARAU.
NA NOITE DE LUA CHEIA, TUPÃ DESCEU DO CÉU E LIBERTOU O JOVEM CAÇADOR E A BELA INDIAZINHA QUE FINALMENTE PUDERAM VIVER AQUELE AMOR FASCINANTE QUE OS UNIU PARA SEMPRE AINDA NO TEMPO EM QUE TEINIAGUÁ, A PRINCESINHA CARIJÓ HAVIA SIDO TRANSFORMADA EM UMA FEIOSA LAGARTIXA CABEÇUDA.
 
           
 
 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 15/07/2021
Alterado em 13/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos