Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM CAVALO –MARINHO MUITO AMBICIOSO RESOLVEU ABANDONAR A VIDA TRANQUILA QUE VIVIA NA COLÔNIA DOS CAVALOS-MARINHOS EM BUSCA DA FORTUNA E DA FAMA.
VENTANIA COMO ERA CHAMADO DESDE PEQUENO PELOS MORADORES DA COLÔNIA ESTAVA A PROCURA DE NOVOS MARES QUE O LIVRASSEM DA ROTINA DIÁRIA QUE ESTAVA ACOSTUMADO A VIVENCIAR.
MAS PARA QUE ISSO ACONTECESSE, VENTANIA TERIA QUE CONVENCER A SUA ESPOSA QUE ERA MUITO MANDONA E CIUMENTA.
SE FOSSE A OUTRA ÉPOCA, A ESPOSA ATÉ DEIXARIA SEU MARIDO PARTIR PARA REALIZAR O SEU TÃO DESEJADO SONHO DE ENRIQUECER E CONQUISTAR A FAMA ATRAVÉS DA FORTURA QUE CONQUISTARIA NAS SUAS ANDANÇAS PELOS MARES AO REDOR DO MUNDO.
MAS COMO ERA O MÊS DO ACASALAMENTO DOS CAVALOS – MARINHOS NÃO QUE A CONVENCESSE DE DEIXÁ-LO PARTIR DA COLÔNIA PARA TENTAR UMA ARRISCADA AVENTURA COMO ESTA.
POIS, MAGALI ESTAVA PRESTES A DEPOSITAR SEUS OVOS NO INTERIOR DO CORPO DE VENTANIA NUMA BOLSA INCUBADORA QUE SÓ O CAVALO-MARINHO MACHO POSSUI, POIS, ELE É A ÚNICO ANIMAL QUE GERA OS FILHOS NO LUGAR DA FÊMEA EM TODO O REINO ANIMAL.
SENDO AASIM A SUA
 ”GRAVIDEZ“ INESPERADA MAIS UMA VEZ INTERROMPEU SEU SONHO DE FAZER FORTUNA NOUTROS MARES, POIS, SUA BOLSA INCUBADORA COMEÇOU A FICAR PESADA E CAUSAVA- LHE UM DESAGRADÁVEL DESCONFORTO QUE O DEIXAVA MUITO LENTO PARA GALOPAR.
MAS ASSIM QUE SE PASSARAM AS DUAS SEMANAS DE GESTAÇÃO E SEUS FILHOTES NASCERAM E ELE SE LIVROU DO PESO QUE CARREGAVA NA SUA BOLSA, ELE NÃO PENSOU DUAS VEZES E PARTIU RUMO A CONQUISTA DO SEU GRANDE SONHO NA VIDA QUE ERA ACUMULAR UMA GRANDE FORTUNA.
NEM O NASCIMENTO DOS SEUS FILHOTES FOI CAPAZ DE SEGURÁ-LO NAQUELA COLÔNIA ONDE HAVIA NASCIDO E NEM MESMO A SUA ESPOSA QUE ERA DE FATO QUEM MANDAVA EM CASA O FEZ MUDAR DE IDEIA. ASSIM ELE DEIXOU A ESPOSA FALANDO SOZINHA E PARTIU PARA MARES QUE ANTES NUNCA HAVIA NAVEGADO PARA CONQUISTAR A TÃO SONHADA FAMA E FORTUNA.
ANTES DA SUA PARTIDA, O AMBICIOSO VENTANIA JUNTOU TODAS AS SUAS ECONOMIAS QUE NA VERDADE ERAM SETE MOEDAS.
DEPOIS DE MUITAS HORAS GALOPANDO POR MARES DESCONHECIDOS E PERIGOGOS, VENTANIA QUE ERA AO MESMO TEMPO ERA AMBICIOSO E INGÊNUO TAMBÉM LOGO ENCONTROU PELO CAMINHO UMA ENGUIA QUE LHE DISSE:
- EI AMIGO! AONDE VOCÊ VAI?
ESTOU INDO PROCURAR A MINHA FORTUNA, RESPONDEU VENTANIA ORGULHOSAMENTE.
- VOCÊ ESTÁ COM MUITA SORTE, DISSE A ENGUIA.
- POR QUATRO MOEDAS PODE ADQUIRIR ESSAS VELOZES NADADEIRAS, E ASSIM SERÁ CAPAZ DE CHEGAR LÁ MAIS RÁPIDO!
- ISSO SERIA ÓTIMO, DISSE O INGÊNUO VENTANIA.
ASSIM ELE PAGOU AS VELOZES NADADEIRAS COM UMA MOEDA, FICANDO COM APENAS MAIS SEIS.
ENTÃO ELE PARTIU DESLIZANDO COM AS NADADEIRAS FAZENDO COM QUE ELE GALOPASSE DUAS VEZES MAIS RÁPIDO PARA ALCANÇAR A SUA FORTUNA TÃO ESPERADA.
MAS NOVAMENTE NO MEIO DO CAMINHO O CAVALO- MARINHO UMA ESPONJA QUE DISSE:
- EI AMIGO! AONDE VOCÊ VAI COM TANTA PRESSA?
 – ESTOU INDO PROCURAR MINHA FORTUNA, RESPONDEU O CAVALO MARINHO.
- ENTÃO VOCÊ ESTÁ COM MUITA SORTE! POIS, EU TENHO AQUI COMIGO UMA TÁBUA DE PROPULSÃO A JATO, PARA QUE POSSA VIAJAR MUITO MAIS RÁPIDO.
ENTÃO NOVAMENTE OS OLHOS DE VENTANIA BRILHARAM COM A PROPOSTA DA ESPONJA E PELO PREÇO DE TRÊS MOEDAS FOI ZUNINDO PELOS MARES COM UMA VELOCIDADE CINCO VEZES MAIOR.
MAS COM ESSAS COMPRAS INESPERADAS FORAM –SE EMBORA quatro MOEDAS DAS SETE QUE ELE POSSUÍA.
VENTANIA CONTINUOU SEGUINDO A SUA LONGA JORNADA PELOS MARES DO OCEÂNO PACÍFICO NA BUSCA DA SUA FORTUNA.
 MAS NOVAMENTE QUANDO ESTAVA CHEGANDO AO FINAL DE SUAS AVENTURAS E FINALMENTE CONQUISTAR A TÃO DESEJADA FORTUNA, VENTANIA DEU DE CARA COM UM TUBARÃO QUE DISSE:
- - EI AMIGO! AONDE VOCÊ VAI COM TANTA PRESSA? PARECE QUE VOCÊ VAI SALVAR O SEU PAI DA FORCA!
ENTÃO MAIS UMA VEZ, O AMBICIOSO E INGÊNUO CAVALO- MARINHO, DISSE:
- ESTOU INDO PROCURAR A MINHA FORTUNA.
ENTÃO O ESPERTO TUBARÃO, DISSE:
- VOCÊ ESTÁ COM SORTE. É SÓ VOCÊ PEGAR ESTE ATALHO E APONTANDO PARA A SUA PRÓPRIA BOCA, DISSE:
- VOCÊ ENTRANDO POR ESSE ATALHO VAI ECONOMIZAR TEMPO E ENCONTRAR A SUA FORTUNA MAIS RAPIDAMENTE.
- ESSA PASSAGEM SECRETA É DE GRAÇA, NÃO HÁ COBRANÇA DE PEDÁGIO PARA PODER ENTRAR.
- OBA! É MELHOR ASSIM, POIS SÓ ME RESTARAM TRÊS DAS SETE MOEDAS QUE EU TROUXE PARA ESSA JORNADA, DISSE O INGÊNUO CAVALINHO MARINHO.
ASSIM ZUNINDO O MAIS RÁPIDO QUE PÔDE GALOPOU EM DIREÇÃO A BOCA DO MALVADO TUBARÃO SENDO SUGADO RAPIDAMENTE PARA O SEU ESTÔMADO FAZENDO COM QUE NUNCA MAIS SE OUVISSE FALAR DELE, POIS SUA AMBIÇÃO NA BUSCA POR CONQUISTAR FORTUNA E FAMA DE MÃO BEIJADA FEZ QUE ELE SE TRANSFORMASSE EM COMIDA DE TUBARÃO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 27/05/2021
Alterado em 13/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos