Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ UM PAPAI COELHO E UMA MAMÃE COELHA. ELES TINHAM SETE FILHOS. ELES ERAM DANTE, PASCOALINO, TITO, RABANETE, ALGODÃO, FELPUDO E MILO.
PAPAI COELHO JÁ ESTAVA PARA SE APOSENTAR DO CARGO OFICIAL DE COELHO DA PÁSCOA QUE DURANTE MUITOS ANOS EXERCEU BRILHANTEMENTE.
ELE ESTAVA MUITO PREOCUPADOE PENSATIVO. ELE PASSAVA MUITAS HORAS PENSANDO NUM CANDIDATO IDEAL PARA SUBSTITUÍ-LO NESSA TAREFA TÃO IMPORTANTE DE ALEGRAR A VIDA DE TODAS AS CRIANÇAS AO REDOR DO MUNDO NA CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA COM A ENTREGA DOS DELICIOSOS OVOS COLORIDOS E ACHOCOLATADOS.
ENTÃO DECIDIU TESTAR OS SEUS SETE COELHINHOS PARA SABER QUAL DELES PODERIA SUBSTITUÍ-LO COM A MESMA DEDICAÇÃO QUE ELE SEMPRE DEMONSTROU EM TODOS ESSES ANOS EM QUE HAVIA SIDO O COELHINHO OFICIAL DA PÁSCOA.
ENTÃO, PAPAI COELHO PEDIU QUE A MAMÃE COELHO FOSSE BUSCAR UMA CESTA COM SETE OVOS E ASSIM CADA UM DOS FILHOS ESCOLHEU UM OVO DE ACORDO COM A SUA PREFERÊNCIA.
DANTE QUE ERA O MAIS VELHO DOS IRMÃOS FOI LOGO PEGANDO O OVO DOURADO E SAIU CORRENDO PELOS CAMPOS, SUBIU E DESCEU MORROS E ASSIM CHEGOU RAPIDAMENTE A FLORESTA E COM UM GRANDE SALTO TETOU CHEGAR AO PORTÃO QUE DAVA ACESSO PARA A CIDADE.
MAS DANTE ESTAVA COM MUITA PRESSA PARA LOGO TERMINAR A SUA TAREFA E ASSIM NÃO MEDIU BEM O SALTO E CAIU, QUEBRANDO O OVO.
ENTÃO, O PAPAI COELHO CHEGOU A CONCLUSÃO QUE O DANTE COM CERTEZA NÃO ERA O VERDADEIRO COELHINHO DA PÁSCOA.
EM SEGUIDA TITO FOI CHAMADO PARA QUE REALIZASSE A SUA TAREFA. ASSIM TITO ESCOLHEU O OVO PRATEADO E SE PÔS A CAMINHO DA FLORESTA E LÁ ENCONTROU UMA RAPOSA QUE ASSIM QUE VIU O OVO PRATEADO QUE TITO CARREGAVA NA CESTA LOGO DESEJOU COMER O OVO. ENTÃO, PERGUNTOU AO COELHO SE ELE PODERIA LHE DAR O OVO DE PRESENTE.
TITO NÃO QUERIA DAR O OVO PRATEADO PARA A RAPOSA PORQUE SENTIA QUE ELA NÃO MERECIA GANHAR O OVO, POIS, ELA FAZIA MUITAS MALDADES DURANTE O ANO.
A RAPOSA VENDO QUE O COELHO NÃO ESTAVA DISPOSTO A PRESENTEÁ-LA COM O DELICIOSO OVO FOI LOGO OFERECENDO A TITO UMA MOEDA DE OURO EM TROCA DO OVO E COM ESSA DESCULPA A ESPERTA RAPOSA LEVOU O COELHO ATÉ A SUA TOCA.
ENTÃO JÁ NA SUA TOCA A VELHA RAPOSA ROUBOU O OVO DO COELHO E O ESCONDEU E AINDA ESCANCAROU O SEU FOCINHO COMO SE FOSSE DEVORAR O COELHO.
ELE FICOU ASSUSTADO E IMEDIATAMENTE FUGIU DA TOCA DA RAPOSA DEIXANDO O OVO PRATEADO COM ELA.
ENTÃO NOVAMENTE O PAPAI COELHO PERCEBEU QUE SEU FILHO TITO TAMBÉM NÃO ERA O VERDADEIRO COELHINHO DA PÁSCOA.
ASSIM O PAPAI COELHO CHAMOU SEU TERCEIRO FILHO PARA QUE REALIZASSE A SUA TAREFA.
ALGODÃO ESCOLHEU O OVO VERMELHO E PARTIU PARA CUMPRIR A SUA MISSÃO.
QUANDO ELE ENTROU NA FLORESTA ENCONTROU UM VELHO AMIGO E PENSOU:
“AINDA TENHO TEMPO VOU BRINCAR DE LUTA COM ESTE COELHO”
ASSIM OS DOIS COELHINHOS LUTARAM ATÉ FICAREM COM A LÍNGUA DE FORA E QUANDO O ALGODÃO LEMBROU-SE DO OVO VERMELHO, ESTE ESTAVA QUEBRADO E AMASSADO.
PAPAI COELHO MAIS UMA VEZ CHEGOU A CONCLUSÃO QUE ALGODÃO COM CERTEZA NÃO ERA O VERDADEIRO COELHINHO DA PÁSCOA.
ENTÃO, RAPIDAMENTE CHAMOU O SEU QUARTO FIILHO PARA QUE CUMPRISSE A SUA TAREFA.
RABANETE ESCOLHEU O OVO VERDE E PARTIU A CAMINHO DA FLORESTA E QUANDO CHEGOU LÁ UMA GRALHA QUE ESTAVA NA COPA DE UMA ÁRVORE, GRITOU:
-OLHA A RAPOSA! OLHA A RAPOSA!
ENTÃO, RABANETE ASSUSTADO FOI LOGO PROCURANDO UM LUGAR SEGURO PARA ESCONDER O OVO.
ENTÃO A GRALHA COM O DESEJO DE PEGAR O OVO, DISSE:
 -EU ESCONDO O OVO PARA VOCÊ.
O COELHINHO INOCENTEMENTE DEU O OVO PARA A GRALHA.
MINUTOS DEPOIS, PERCEBENDO QUE NÃO TINHA NENHUMA RAPOSA POR PERTO, RABANETE PEDIU O OVO DE VOLTA, MAS A GRALHA LADRONA DISSE QUE UM GAVIÃO HAVIA INVADIDO O SEU NINHO E LEVADO TODOS OS SEUS OVOS INCLUINDO O OVO VERDE.
OUTRA VEZ PAPAI COELHO PERCEBEU QUE RABANETE NÃO ERA O VERDADEIRO COELHINHO DA PÁSCOA FICANDO DECEPCIONADO.
MAS APESAR DE ESTAR CABISBAIXO E MUITO PREOCUPADO DEVIDO AO FRACO DESEMPENHO DE SEUS FILHOS ATÉ O MOMENTO NA REALIZAÇÃO DAS TAREFAS PARA SUBSTITUÍ-LO NO CARGO DE COELHINHO DA PÁSCOA OFICIAL ELE AINDA TINHA A ESPERANÇA DE ENCONTRAR O VERDADEIRO COELHO DA PÁSCOA ENTRE OS SEUS FILHOS.
ENTÃO, ELE CHAMOU O FELPUDO, SEU QUINTO FILHO PARA QUE REALIZASSE A TAREFA.
FELPUDO ESCOLHEU O OVO CINZA E SEM PERDER TEMPO PARTIR RUMO A FLORESTA E CHEGANDO LÁ AVISTOU UM RIACHO.
DEPOIS DE ATRAVESSAR UMA PONTE, FELPUDO VIU SUA IMAGEM REFLETINDO NA ÁGUA E FICOU ENCANTADO DE VER A SUA IMAGEM REFLETIDA NA ÁGUA QUE NÃO CONSEGUIU CONTINUAR O CAMINHO.
DE TANTO SE MIRAR NO ESPELHO D’ÁGUA ESQUECEU O SEU OVO CINZA E ESTE CAIU PARTINDO-SE EM UMA PEDRA.
PARA O DESESPERO DO PAPAI COELHO, FELPUDO TAMBÉM NÃO TINHA DOM PARA SER O VERDADEIRO COELHINHO DA PÁSCOA.
ENTÃO ELE CONVOCOU MILO, SEU SEXTO FILHO PARA QUE ESCOLHESSE O SEU OVO E REALIZASSE A SUA TAREFA.
MILO ESCOLHEU O OVO MARROM E PARTIU PARA A FLORESTA PARA CUMPRIR A TAREFA.
MAIS A FRENTE ENCONTROU UM ESQUILO E ESTE QUERIA MUITO PROVAR O OVO MARROM, MAS MILO DISSE:
- ESSE OVO É DAS CRIANÇAS DO JARDIM DA INFÂNCIA. EU VOU FICAR DEVENDO UM OVO PARA VOCÊ, MAS ESSE NÃO POSSO LHE DAR.
ENTÃO, O ESPERTO ESQUILO FICOU INSISTINDO ATÉ MILO CEDER E LHE ENTREGAR O OVO.
 O OVO ESTAVA TÃO GOSTOSO QUE O COELHINHO NÃO RESISTIU E OS DOIS LAMBERAM O OVO ATÉ ACABAR O CHOCOLATE
O PAPAI COELHO AO SABER DA PERALTICE DE MILO, MAIS UMA VEZ CHEGOU A CONCLUSÃO QUE MILO TAMBÉM NÃO ERA O VERDADEIRO COELHINHO DA PÁSCOA.
MAS AINDA HAVIA UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL E COMO A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE, O ESPERANÇOSO PAPAI COELHO CHAMOU O SEU FILHO MAIS NOVO PARA QUE REALIZASSE A TAREFA.
ENTÃO, PASCOALINO ESCOLHEU O OVO AZUL E PARTIU ALEGREMENTE CANTANDO UMA CONHECIDA CANÇÃO QUE SEU PAI COSTUMAVA CANTAR NA FESTA DA PÁSCOA.
- COELHINHO DA PÁSCOA QUE TRAZES PRA MIM
UM OVO, DOIS OVOS, TRÊS OVOS ASSIM
UM OVO, DOIS OVOS, TRÊS OVOS ASSIM
COELHINHO DA PÁSCOA QUE COR ELES TÊM…

ASSIM, PASCOALINO CORREU PELOS CAMPOS, PELOS MORROS, E PELA FLORESTA.
NO MEIO DO CAMINHO ENCONTROU A MESMA RAPOSA QUE HAVIA AMEAÇADO COMER SEU TITO.
MAS, PASCOALINO NEM LIGOU PARA ELA E CONTINUOU O SEU CAMINHO PARA TERMINAR A SUA IMPORTANTE TAREFA COM SUCESSO. ALI ELE ENCONTROU TAMBÉM O COELHO QUE QUERIA BRINCAR DE LUTA, MAS O RESPONSÁVEL PASCOALINO NÃO ACEITOU ATÉ CHEGAR NA ÁRVORE EM QUE SE ENCONTRAVA A GRALHA LADRONA. 
LOGO ELA GRITOU:
 - LÁ VEM A RAPOSA!
MAS PASCOALINO NEM DEU OUVIDOS AOS SEUS GRITOS, POIS, JÁ SABIA QUE ERA O MESMO GOLPE QUE ELA HAVIA APLICADO EM SEU IRMÃO RABANETE.
JÁ QUASE NO FIM DO CAMINHO ENCONTROU O ESQUILO QUE MAIS UMA VEZ TENTOU FAZER PASCOALINO CEDER E LHE ENTREGAR O OVO COMO HAVIA FEITO COM SEU IRMÃO MILO.
PASCOALINO PEGOU FONE DE OUVIDO E DEIXOU O ESQUILO FALANDO SOZINHO E CONTINUOU SUA CAMINHADA.
AO CHEGAR AO RIACHO NÃO PAROU PARA FICAR ADMIRANDO A SUA IMAGEM REFLETIDA NO ESPELHO D’ÁGUA COMO HAVIA FEITO O SEU IRMÃO FELPUDO.
ASSIM PASCOALINO ESTAVA A UM PASSO DE COMPLETAR A SUA TAREFA DE ENTREGAR O OVO QUE SERIA DAS CRIANÇAS DO JARDIM DA INFÂNCIA E SE TORNAR O COELHINHO DA PÁSCOA OFICIALMENTE NO LUGAR DO PAPAI COELHO.
CHEGANDO AO PORTÃO DO JARDIM DE INFÂNCIA, TOMOU A MEDIDA DO SALTO A DAR, SALTOU E CHEGOU AO OUTRO LADO DO MURO SEM QUEBRAR O OVO FAZENDO A ALEGRIA DA CRIANÇADA NO DOMINGO DE PÁSCOA.
ENTÃO O PAPAI COELHO ABRIU UM LARGO SORRISO E DISSE:
- EU DECLARO QUE A PARTIR DE HOJE MEU FILHO PASCOALINO É OFICIALMENTE O NOVO COELHINHO DA PÁSCOA.
ASSIM PASCOALINO FEZ A ALEGRIA DAS CRIANÇAS AO REDOR DO MUNDO NO DOMINGO DE PÁSCOA DURANTE MUITOS ANOS COMO HAVIA FEITO SEU PAPAI COELHO.
 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 14/05/2021
Alterado em 13/02/2024
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos