Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ NA NOITE EM QUE O MENINO JESUS NASCEU, UMA MENINA CHAMADA MIRELLA E UM MENINO CHAMADO LUCIANO ESTAVAM SENTADOS NA VARANDA  DA SUA CASA PERTO DA LAREIRA COMO FOGO ACESSO PARA AQUECÊ-LOS DO FRIO.  O VENTO LÁ FORA SOPRAVA A NEVE E GEMIA ASSUSTADORAMENTE NA CHAMINÉ. MAS COM TODO O ESTARDALHAÇO QUE O VENTO FAZIA OS IRMÃOSZINHOS CONTINUAVAM AQUECIDOS PELO FOGO QUE ARDIA COM MUITO BRILHO NA LAREIRA.
ASSIM, MIRELLA OLHOU PARA O IRMÃO LUCIANO E COM OS SEUS OLHINHOS BRILHANDO DE FELICIDADE, DISSE:
- AH, COMO FICO FELIZ SÓ DE PODER ESTA AQUECIDA DENTRO DE CASA NESSA NOITE DE NATAL FRIA E CONGELANTE E ENQUANTO ELA FALAVA COM O IRMÃO, ABRIA AS MÃOS SOBRE O CALOR DAS CHAMAS.
DE REPENTE ELA E LUCIANO ESCUTARAM UMA BATIDA FORTE NA PORTA. ENTÃO MESMO ASSUSTADOS, POIS ESTAVAM SOZINHOS EM CASA, DECIDIRAM ABRIR A PORTA E ENTÃO APARECERAM TRÊS HOMENS DE IDADE AVANÇADA QUE ESTAVAM ATOLADOS NA NEVE, COM BARBAS BRANCAS COMO A PRÓPRIA NEVE A LHE CAÍREM ATÉ O CHÃO, DE TÃO COMPRIDAS QUE ESTAVAM; OS OLHOS DELES BRILHAVAM CORDIALMENTE SOB A LUZ DO FOGO DA LAREIRA.
ESSES HOMENS ERAM MENSAGEIROS ESPECIAIS PORQUE LEVAVA NOS BRAÇOS UMA PORÇÃO DE OBJETOS MUITO VALIOSOS COMO JÓIAS, ÓLEOS PERFUMADOS E UNGUENTOS.
  UM DOS HOMENS DEU UM PASSO A FRENTE E DISSE:
- NÓS VIEMOS A ESTA CASA PARA PASSAR A NOITE PORQUE NOS INFORMARAM QUE NELA HAVIA DUAS CRIANÇAS QUE SE TORNARAM SALZINHO DA TERRA, POIS, TRANSFORMARAM A VIDA DE MUITAS OUTRAS CRIANÇAS FALANDO DE DEUS E SEU INFINITO AMOR PELA HUMANIDADE.
- SIM! NÓS AMAMOS A DEUS LEVAMOS A SUA PALAVRA ONDE QUER QUE A PLANTINHA DE NOSSOS PÉS PISE.
DEPOIS DE OUVIR AS CRIANÇAS FALAREM, O HOMEM IDOSO CONTINUOU A FALAR:
- EU E MEUS AMIGOS ESTAMOS VINDO DE MUITO LONGE, CRIANÇAS, E PARAMOS PARA DIZER A VOCÊS QUE UM MENINO MUITO ESPECIAL NASCEU EM BELÉM. ELE VEIO PARA REINAR SOBRE O MUNDO, E PARA ENSINAR AS PESSOAS MAIS AMÁVEIS E VERDADEIRAS.
ENTÃO, NÓS ESTAMOS LEVANDO PRESENTES PARA ELE. QUE TAL CRIANÇAS IREM CONOSCO VISITÁ-LO?
MAS MIRELLA E LUCIANO APESAR DE SE TORNAREM SALZINHO DA TERRA, AINDA ERAM PECADORES E VENDO A NEVE CAINDO COM TANTA FORÇA LÁ FORA, FRAQUEJARAM E PREFERIRAM FICAR E CURTIR O QUARTO ACONCHEGANTE E SE AQUECER COM O FOGO ESTALANDO NA LAREIRA.
_É MUITO TARDE PARA EU E MEU IRMÃO IRMOS, MEUS SENHORES. O TEMPO ESTÁ FRIO, FRIO DE MAIS – FALOU MIRELLA.
ENTÃO MIRELLA E LUCIANO SE DESPEDIRAM DOS TRÊS VELHINHOS E FECHANDO A PORTA.
ASSIM OS TRÊS VELHINHOS PARTIRAM PARA BELÉM SEM A PRESENÇA DAS CRIANÇAS.
ALGUNS MINUTOS DEPOIS, AO S SENTAR NA CADEIRA DE BALANÇO PERTO DO FOGO, MIRELLA COMEÇOU A PENSAR NO MENINO JESUS, POIS, ELA AMAVA TODAS AS CRIANÇAS.
E ARREPENDIDA DE TER RECUSADO O CONVITE DOS TRÊS VELHINHOS PARA IR VISITAR O MENINO JESUS, ELA DISSE PARA O IRMÃO:
AMANHÃ VOU PROCURAR POR ELE; AMANHÃ QUANDO O DIA ESTIVER CLARO, EU VOU LEVAR PARA ELE ALGUNS BRINQUEDOS.
E LUCIANO DISSE:
- EU TAMBÉM QUERO IR VISITÁ-LO.
ASSIM QUE O DIA CLAREOU, MIRELLA E LUCIANO VESTIRAM SEUS CASACOS COMPRIDOS E PEGARAM SEUS CAJADOS E ENCHERAM UM CESTO COM UMA PORÇÃO DESSAS COISAS BONITAS QUE OS BEBÊS GOSTAM, BOLAS DOURADAS, BRINQUEDOS DE MADEIRA, FIOS E TEIAS DE PRATA E PARTIRAM À PROCURA DO MENINO JESUS.
MAS MIRELLA ESQUECERA-SE DE PERGUNTAR O CAMINHO AOS TRÊS ANCIÃOS, E ELES JÁ DEVIAM TER ANDADO TANTO DURANTE A NOITE QUE ELA E LUCIANO NÃO PODERIAM ALCANÇÁ-LOS. ELES CAMINHAVAMDE UM LADO PARA OUTRO E A TODAS AS PESSOAS QUE ENCONTRAVAM REPETIAM A PERGUNTA:
- EU E MEU IRMÃO ESTAMOS PROCURANDO O MENINO JESUS ONDE É QUE ELE SE ENCONTRA? EU E MEU IRMÃO TEMOS PRESENTES PARA ENTREGÁ-LOS PARA ELE.
MAS NINGUÉM SABIA DIZER A ELA O CAMINHO POR ONDE DEVERIA IR, E TODOS LHE DIZIAM:
 É PARA LÁ, MENINA. É BEM PARA LÁ!
E ASSIM MIRELLA E LUCIANO PARTIRAM SEM MESMO SABER EM QUE DIREÇÃO ESTAVAM INDO.  PASSARAM ANOS E MAIS ANOS SEM JAMAIS ENCONTRAR A MANJEDOURA EM QUE SE ENCONTRAVA O MENINO JESUS.
OS MORADORES DO VILAREJO ONDE MORAM MIRELLA E LUCIANO DIZEM QUE ELES AINDA ESTÃO VIAJANDO A PROCURA DO MENINO JESUS. QUANDO COMEÇA A NOITE DE NATAL E AS CRIANÇAS JÁ ESTÃO CAINDO DE SONO, MIRELLA E SEU LUCIANO ANDA PISANDO BEM DE LEVE PELOS CAMPOS GELADOS E PELAS CIDADES ABANDONADAS,
EMBRULHADOS EM SEUS CASACOS COMPRIDOS COM A CESTA NOS BRAÇOS. COM OS CAJADOS, ELES VÃO BATENDO NAS PORTAS, ENTRAM E LEVANTAM O LAMPIÃO PARA VER BEM OS ROSTOS DOS MENINOS:
-SERÁ QUE ELE SE ENCONTRA AQUI? PERGUNTA MIRELLA.
LUCIANO FAZ OUTRA PERGUNTA:
ESTARÁ POR AQUI O MENINO JESUS?
ENTÃO ELES TRISTONHOS RETOMAM O CAMINHO REPETINDO:
É BEM MAIS PARA O NORTE OU BEM MAIS PARA O SUL!
MAS ANTES DE SEGUIR VIAGEM, MIRELLA E LUCIANO RETIRA DO CESTO UM BRINQUEDO E O DEIXA ALI, PERTO DO TRAVESSEIRO, COMO PRESENTE DE NATAL.
É EM NOME D'ELE – ELES FALAM COM O CORAÇÃO INUNDADO PELA ESPERANÇA DE UM DIA PODER ENCONTRÁ-LO NÃO MAIS COMO UM MENINO, MAS COMO O REI DOS REIS, O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO.  
E ASSIM TODOS OS ANOS MIRELLA E LUCIANO SAI VIAJANDO PELO MUNDO LEVANDO OS ENSINAMENTOS DE CRISTO JESUS TEMPERANDO A VIDA DE UMA MULTIDÃO DE CRIANÇAS COM O SABOROSO SALZINHO DA TERRA FAZENDO COM QUE TAMBÉM BRILHE A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS, PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E LOUVEM O VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”.
-
 
 
 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 04/12/2020
Alterado em 08/02/2024
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos