Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ UMA INDIAZINHA CHAMADA NAIÁ AO VER A LUA QUE BRILHAVA NO CÉU APAIXONOU-SE POR ELA.
A LUA DESCIA A TERRA TODAS AS NOITES A PROCURA DE ALGUÉM QUE FOSSE PURA E TRANSPARENTE IGUALZINHA A ELA.
MAS, ELA SEMPRE VOLTAVA AO CÉU COMPLETAMENTE DESAPONTADA, POIS TODAS AS INDIAZINHAS QUE ELA ENCONTRAVA PELO CAMINHO ERAM MÁS E SÓ PENSAVAM EM SEUS PRÓPRIOS INTERESSES.
JACI, A LUA QUERIA ENCONTRAR UMA INDIAZINHA QUE TIVESSE UM CORAÇÃOZINHO PURO PARA TRANSFORMÁ-LA EM UMA ESTRELA PARA QUE ASSIM PUDESSE FICAR AO SEU LADO PARA SEMPRE.
NAIA, A INDIAZINHA COMPARTILHAVA DO MESMO DESEJO DE JACI, A LUA, POIS, SEMPRE SONHAVA QUE UM DIA IRIA SE TRANSFORMAR EM UMA ESTRELA E FICAR AO LADO DA LUA PARA SEMPRE.
ASSIM, A INDIAZINHA CHEIA DE SONHOS NA CABEÇA SAÍA TODAS AS NOITES CAMINHANDO PELA FLORESTA PARA ADMIRAR A BELEZA DA LUZ DA LUA AGUARDANDO O MOMENTO EM QUE A LUA IRIA DESCER AO HORIZONTE E ASSIM APROVEITAR ESSE MOMENTO PARA SAIR CORREMDO E TENTAR ALCANÇÁ-LA.
O DESEJO DA INDIAZINHA EM ALCANÇAR JACI, A LUA A DEIXAVA AO MESMO TEMPO ANSIOSA E ANGUSTIADA, POIS, CADA VEZ MAIS ELA VIA A SUA JUVENTUDE INDO EMBORA RAPIDAMENTE E CONCLUIA QUE NENHUM INDIOZINHO DE SUA TRIBO IRIA PEDÍ-LA EM CASAMENTOE ISSO FAZIA COM QUE O SEU DESEJO DE SE TRANSFORMAR EM UMA ESTRELA SE CONSUMASSE CADA DIA MAIS.
ENTÃO, NAIÁ, A INDIAZINHA REPETIA ESSA BUSCA DESESPERADAMENTE POR JACI, A LUA ATÉ QUE EM UMA NOITE, A INDIAZINDIA VÊ O REPLEXO DA LUA NAS AGUAS DO LAGO DO IGARAPÉ.
NAIÁ, A INDIAZINHA FICA ENCANTADA COM A LUZ DE JACI, A LUA ILUMINANDO TODA A SUA FACE FAZENDO COM QUE ELA DÊ ASAS AO SEU TÃO SONHADO DESEJO DE ALCANÇAR JACI NO CÉU.
ENTÃO, A INDIAZINHA DECIDE IR AO ENCONTRO DA LUA E SEM ARREPENDIMENTO ELA MERGULHA NO LAGO NA ESPERANÇA DE TOCAR NA FACE DA LUA E ASSIM ELA INESPERADAMENTE SE AFOGA NAS ÁGUAS DO LAGO DO IGARAPÉ.
NESSE MOMENTO, JACI, A LUA ENTRA EM DESESPERO E A SUA LUZ MOMENTANEAMENTE SE APAGA FAZENDO COM QUE O LAGO DO IGARAPÉ FICASSE NA MAIS COMPLETA ESCURIDÃO.
JACI, A LUA ESTAVA SE SENTINDO CULPADA PELO DESAPARECIMENTO DE NAIÁ, A INDIAZINHA NAS ÁGUAS DO LAGO QUE ELA CAPRICHOSAMENTE ILUMINAVA COM A SUA LUZ ESPLENDOROSA.
ENTÃO, A SENSÍVEL LUA COMEÇA A SE DERRAMAR EM LÁGRIMAS PELA PERDA DAINDIAZINHA QUE POSSUÍA O CORAÇÃOZINHO MAIS PURO DE TODA A REGIÃO DO LAGO DO IGARAPÉ.
DEPOIS DE TANTO CHORAR E DE LAMENTAR O DESAPARECIMENTO DE NAIÁ, A INDIAZINHA EM PLENA JUVENTUDE, JACI, A LUA SECA AS SUAS LÁGRIMAS E SENSIBILIZADA COM O ESFORÇO DA JOVEM MENINA MOÇA PARA TOCÁ-LA E FICAR AO SEU LADO PARA SEMPRE, JACI, A LUA A TRANSFORMA NA GRANDE ESTRELA DE TODOS OS LAGOS DA REGIÃO DO IGARAPÉ.
ASSIM DAQUELE DIA EM DIANTE, NAIÁ SE TORNA UMA GRANDE E LINDA FLOR E A LUA VOLTAR A ILUMINAR O LAGO DO IGARAPÉ REBATIZANDO NAIÁ, A INDIAZINHA QUE PASSA A CHAMAR VITÓRIA- RÉGIA, A QUE REINA NOS LAGOS, POIS, ELA SÓ ABRE SUAS PÉTALAS SOB A LUZ DO LUAR DE JACI, A LUA, ENFEITANDO E ILUMINANDO TODOS OS LAGOS DA REGIÃO DA IGARAPÉ COM A SUA FASCINANTE E MAJESTOSA BELEZA.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 30/10/2020
Alterado em 08/02/2024
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos