Contos doTio-Avô
"Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele".
Textos
ERA UMA VEZ UMA ILHA MISTERIOSA E ESQUECIDA QUE FOI INUNDADA COMPLETAMENTE PELAS AGITADAS ÁGUAS DOS MARES DO CARIBE.
ESSA ILHA ERA CHAMADA DE A GRUTA DA CAVEIRA E DIZ A LENDA QUE A ILHA FOI HABITADA DURANTE MUITOS ANOS POR UM BANDO DE PIRATAS E QUE O PIRATA MAIS FAMOSO DE TODOS OS TEMPOS, O CAPITÃO BARBA NEGRA ENTERROU UM BAÚ CHEIO DE MOEDAS DE OURO E JÓIAS DENTRO DESSA GRUTA.
A HISTÓRIA DOS PIRATAS NA ILHA DA GRUTA COMEÇOU NO ANO DE 1671. QUANDO UMA FROTA DE NAVIOS PIRATAS CHEGOU À ILHA DA CAVEIRA E FIZERAM DELA A SUA MORADA.
ESSES PIRATAS ATRAVESSARAM OS SETE MARES A PROCURA DO LENDÁRIO TESOURO DO CAPITÃO NEGRA,
ELES FORAM NAVEGANDO E ENFRENTANDO MUITOS PERIGOS NESSA VIAGEM PELOS SETE MARES E EM TODAS AS CIDADES EM QUE FORAM ATRACANDO, ELES IAM PERGUNTANDO PARA OS SEUS MORADORES SOBRE O LENDÁRIO TESOURO QUE BARBA NEGRA HAVIA MUITO BEM ESCONDIDO EM ALGUMA ILHA PRÓXIMA DA REGIÃO ONDE SE ENCONTRAVAM E NA MEDIDA EM QUE ELES LHES PASSAVAM INFORMAÇÕES IMPORTANTÍSSIMAS, OS PIRATAS IAM DESENHANDO UM MAPA PARA SABER O LUGAR EXATO QUE ESTAVA ENTERRADO O GRANDE TESOURO DO TEMIDO CAPITÃO BARBA NEGRA.
ENTÃO, QUANDO O MAPA FICOU PRONTO, A ESQUADRA DOS PIRATAS QUE FORMADA POR DEZ HOMENS E CINCO MULHERES, EMBARCARAM NOVA MENTE NO NAVIO E CONTINUARAM A VIAGEM CHEIA DE PERIGOS E ARMADILHAS QUE SE ENCONTRAVAM NO FUNDO DO MISTERIOSO E AGITADO MAR DO CARIBE.
FERNÃO ERA O CAPITÃO DA ESQUADRA DOS PIRATAS. ELE COMANDAVA TODO O GRUPO COM MÃOS DE FERRO, POIS, A VIDA EM ALTO MAR NÃO ERA FÁCIL, A COMIDA ERA CONTROLADA PARA DURAR POR MUITOS DIAS PORQUE ESSA VIAGEM ATÉ A GRUTA DA CAVEIRA ERA LONGA E CANSATIVA.
CADA UM DOS PIRATAS TINHA UMA TAREFA PARA CUMPRIR DENTRO DO NAVIO.
JAMES ERA O QUE CUIDAVA DA LIMPEZA DO NAVIO.  ELE ESCOVAVA O CONVÉS COM A ÁGUA RETIRADA DO MAR. COSTURAVA OS PANOS PARA COBRIR AS VELAS, SERVIA AS REFEIÇÕES PARA A TRIPULAÇÃO E LAVAVA A LOUÇA
KLAUS ERA O PIRATA QUE LANÇAVA OS CABOS DAS VELAS, ESCALAVA OS PERIGOS POSTOS DE VIGIA NO ALTO DOS MASTROS E TAMBÉM REMAVA OS BOTES QUANDO ERA NECESSÁRIO.
PABLO ERA O PIRATA QUE IMPEDIA QUE UM NAVIO INIMIGO INVADISSE O NAVIO COMANDADO PELO CAPITÃO FERNÃO, PERMANECENDO NO ALTO DO MASTRO E FICAVA BALANÇANDO O TEMPO TODO, AVISTANDO AS POSSÍVEIS INVASÕES DE NAVIOS INIMIGOS.
JADE ERA UMA GRANDE PIRATA, POIS, COMANDAVA O CANHÃO E ATACAVA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA QUE OS PIRATAS INIMIGOS NÃO TIVESSE A CHANCE DE FINALIZAR O ATAQUE E COMPLETAR A INVASÃO.
RUBI ERA A PIRATA QUE CONTROLAVA O DIA-A DIA DO NAVIO. POIS, ELA MANTINHA A DISCIPLINA E A ORGANIZAÇÃO DOS PIRATAS FICANDO SEMPRE ALERTA AOS CUIDADOS NECESSÁRIOS NUMA VIAGEM EM ALTO MAR.
MÃO DE GANCHO ERA O PIRATA QUE ASSUMIRIA O CONTROLE DO NAVIO SE ACONTECESSE ALGO COM O CAPITÃO FERNÃO, ALÉM DISSO, ELE DISTRIBUÍA OS TESOUROS CONQUISTADOS NAS BATALHAS COM OS INIMIGOS ENTRE OS PIRATAS DA ESQUADRA E CONTROLAVA AS JÓIAS QUE SOMENTE O CAPITÃO FERNÃO TINHA DIREITO SOBRE ELAS.
DEPOIS DE UMA LONGA VIAGEM, OS PIRATAS AVISTARAM A MISTERIOSA E ESQUECIDA ILHA DA GRUTA DA CAVEIRA.
FINALMENTE, O CAPITÃO FERNÃO E SEUS PIRATAS ESTAVA A UM PASSO DE DESCOBRIR ONDE O TEMIDO PIRATA HAVIA ESCONDIDO O SEU LENDÁRIO TESOURO QUE FICOU CONHECIDO COMO O GRANDE SEGREDO DOS SETE MARES. FERNÃO ESTAVA A ALGUNS METROS DE SE TORNAR UMA LENDA ASSIM COMO FOI O TEMIDO CAPITÃO BARBA NEGRA.
FERNÃO DESCEU DO NAVIO E PISOU NA ILHA DA GRUTA DA CAVEIRA CARREGANDO A BANDEIRA PIRATA E A FICOU A POUCOS METROS DA ENTRADA DA GRUTA.
ANTES QUE ELE E OS SEUS PIRATAS COMEÇASSEM A CAÇA AO TESOURO NA ILHA DA GRUTA, ELE CRIOU UM CÓDIGO PIRATA, UMA LISTA DE REGRAS QUE A TRIPULAÇÃO DE UM NAVIO PIRATA USAVA COMO LEI. O CÓDIGO AJUDAVA A MANTER A DISCIPLINA E GARANTIA UMA DISTRIBUIÇÃO MAIS JUSTA DOS LUCROS ENTRE OS SEUS COMANDADOS.
ASSIM, FERNÃO E SEUS PIRATAS ENTRARAM NA GRUTA E FORAM SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO MAPA DO TESOURO E COMO NUM GRANDE QUEBRA- CABEÇA DE MUITAS PEÇAS FOI TENTANDO ENCAIXAR AS PEÇAS QUE O LEVARIA A DESCOBERTA DO LENDÁRIO TESOURO MUITO BEM ESCONDIDO PELO TEMIDO BARBA NEGRA.
A GRUTA DA CAVEIRA ERA UMA ESCURA E CHEIA DE MORCEGOS. POUCOS FORAM OS PIRATAS QUE SE ATREVERAM A ENTRAR NELA, POIS, OS QUE ENTRARAM NUNCA MAIS FORAM VISTOS, MAS, O CAPITÃO FERNÃO NÃO SE IMPORTAVA COM ESSAS LENDAS DOS SETE MARES CRIADAS SOMENTE PARA QUE OS PIRATAS DESISTISSEM DE PROCURAR POR ESSE TESOURO TÃO SONHADO POR QUALQUER PIRATA.
EM CERTO MOMENTO DA CAMINHADA NA ILHA  DA GRUTA DA CAVEIRA OS PIRATAS ENCONTRARAM UMAS PEGADAS GIGANTESCAS E POR ALGUNS INSTANTES SENTIRAM ARREPIOS E CALAFRIOS, POIS, COMEÇARAM A SENTIR QUE ENFRENTARIAM MUITOS PERIGOS PELA FRENTE FAZENDO COM QUE ELES PUDESSEM FICAR PRESOS NAQUELA GRUTA PARA SEMPRE.
LOGO EM SEGUIDA ENCONTRARAM UM ESQUELETO QUE COMEÇOU A FALAR COM ELES.
- COMO SE ATREVE A ENTRAR NA MINHA GRUTA! EU SOU O GRANDE CAPITÃO BARBA NEGRA!
O GRUPO DE PIRATAS SE AFASTOU IMEDIATAMENTE DEPOIS QUE A CAVEIRA VESTINDO TRAJE DE PIRATA CORREU ATRÁS DELE E LOGO APÓS DO CORRE- CORRE APARECEU UM ENORME DRAGÃO SOLTANDO FOGO PELAS NARINAS.
FERNÃO COMEÇOU A BALANÇAR A CABEÇA PARA SE DESVIAR DAS CHAMAS DE FOGO DISPARADAS PELO DRAGÃO FAZENDO COM QUE A ARARA QUE ESTAVA NO OMBRO DELE FICASSE TOTALMENTE DEPENADA.
ENTÃO O VALENTE CAPITÃO EMPUNHOU A SUA ESPADA E PARTIU NA DIREÇÃO DA CAVEIRA QUE DIZIA SER O FANTASMA DO PIRATA BARBA NEGRA E QUANDO TOCOU O FIO DA SUA ESPADA SOBRE A CAVEIRA, A CABEÇA DELA CAIU NO CHÃO PROVOCANDO UM GRANDE ESTRONDO DENTRO DA GRUTA E O SOLO COMEÇOU A SE MOVER FAZENDO COM QUE ABRISSE UMA PASSAGEM SECRETA.
IMEDIATAMENTE FERNÃO COMEÇOU A DESCER AS ESCADAS DA PASSAGEM SECRETA, MAS, FOI ALCANÇADO PELO DRAGÃO QUE ESTAVA ENFURECIDO E QUANDO TUDO PARECIA PERDIDO PARA O CAPITÃO FERNÃO, OUTRO ESTRONDO ARREMESSOU O DRAGÃO PARA FORA DA PASSAGEM SECRETA QUE RAPIDAMENTE SE FECHOU.
ENTÃO, O CAPITÃO FERNÃO ORDENOU QUE TODOS OS PIRATAS COMEÇASSEM A CAVAR A TERRA.
OS PIRATAS QUE CARREGAVAM UMA PÁ E UMA LANTERNA NAS MÃOS OBEDECENDO A ORDEM DO CAPITÃO FERNÃO CAVARAM A TERRA ATÉ QUE ENCONTRARAM UM BAÚ TODO ENFERRUJADO PELAS MARCAS DO TEMPO.
ASSIM QUE O BAÚ FOI RETIRADO PARA FORA DO LUGAR ONDE ESTAVA ENTERRADO, TODOS OS PIRATAS SE REUNIRAM EM VOLTA DELE E COMEÇARAM A COMEMORAÇÃO PELA CONQUISTA DO LENDÁRIO TESOURO DO VELHO CAPITÃO BARBA NEGRA. MAS NO MOMENTO EM QUE ABRIRAM O BAÚ, ENCONTRARAM SÓ UMA MENSAGEM EMPOEIRADA INFORMANDO AOS PIRATAS AVENTUREIROS QUE O LENDÁRIO TESOURO TÃO BEM GUARDADO PELO CAPITÃO BARBA NEGRA NUNCA EXISTIU.
DEPOIS DE LEREM A MENSAGEM OS PIRATAS FICARAM DECEPCIONADOS, POIS, HAVIAM ATRAVESSADO OS SETES MARES ENFRENTANDO PERIGOS E TEMPESTADES.
ENTÃO, QUANDO ELES ENTENDERAM QUE O VERDADEIRO TESOURO NÃO ERA GUARDAR MOEDAS DE OURO E NEM JÓIAS PRECIOSAS QUE COM O PASSAR DO TEMPO FICARIAM ENFERRUJADAS E ASSIM PERDERIAM O SEU VALOR E SIM O QUE TEMOS DE BOM DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO PARA ENTREGAR AO PRÓXIMO PARA QUE POSSAMOS ALCANÇAR UM DIA A PERFEIÇÃO E A ETERNIDADE, JÁ ERA TARDE DEMAIS, POIS, A ENTRADA DA GRUTA HAVIA SE FECHADO COM O SEGUNDO ESTRONDO E ELES NUNCA MAIS FORAM VISTOS, COMO NOS ALERTA A LENDA DOS SETE MARES.
 
 
 
 

 
Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 30/04/2020
Alterado em 11/05/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Copyright © 2017-2020. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos reservados a Saulo Piva Romero  
 
*As ilustrações que dão mais brilho aos contos do site são meramente ilustrativas e sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC