Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ UMA MOCINHA CHAMADA ESTER. ELA ERA JUDIA. QUANDO SEUS PAIS MORRERAM, UM HOMEM BOM CHAMADO MORDEQUEU VENDO O SOFRIMENTO DA MENINA, A LEVOU PARA SUA CASA E PASSOU A CRIÁ-LA COMO SE ELA FOSSE SUA FILHA.
O TEMPO PASSOU E ESTER SE TORNOU UMA MOCINHA MUITO BELA.
CERTO DIA QUANDO O EXÉRCITO PERSA INVADIU ISRAEL, ESTHER E MORDEQUEU FORAM LEVADOS PARA LÁ.
ENTÃO, ELES PASSARAM A MORAR NUMA CIDADE CHAMADA SUSÃ E COMO TODOS OS HEBREUS QUE LÁ ESTAVAM, ERAM DESPREZADOS E ZOMBADOS PORQUE ACREDITAVAM APENAS EM UM ÚNICO DEUS, O DEUS TODO PODEROSO E SALVADOR.
NESSA ÉPOCA, GOVERNAVA A PÉRSIA UM REI CHAMADO ASSUERO.
ELE ERA CASADO COM VASTI, UMA MULHER QUE NÃO LHE OBEDECIA, ENTÃO ASSUERO CANSADO DAS MALCRIAÇÕES DE SUA ESPOSA, A EXPULSA DO PALÁCIO.
MAS, COM O PASSAR DOS ANOS, O REI COMEÇOU A SE SENTIR MUITO SOLITÁRIO E INQUIETO, ENTÃO MANDOU QUE TODAS AS MOÇAS MAIS BONITAS DO REINO VIESSEM A SUA PRESENÇA. PARA QUE ELE PUDESSE ESCOLHER UMA NOVA RAINHA.
SÓ QUE POR OBRA DE DEUS, ESTER QUE ERA UMA MOCINHA MUITO BONITA, FOI CONFUNDIDA COMO SENDO UMA MOÇA PERSA E OS GUARDAS REAIS A LEVARAM AO PALÁCIO JUNTAMENTE COM AS OUTRAS MOÇAS QUE ERAM PERSAS.
ENTÃO, ESTER CHEGANDO LÁ, LOGO CAIU NAS GRAÇAS DO REI POR CAUSA DA SUA FASCINANTE BELEZA. O REI ASSUERO ASSIM QUE A VIU FICOU ENCANTADO E FEZ DELA A SUA RAINHA, MAS, ELE NÃO SABIA QUE ELA ERA UMA MOÇA JUDIA E MUITO MENOS QUE DEUS A HAVIA ESCOLHIDO COMO RAINHA DA PÉRSIA PARA DAR LIVRAMENTO AO POVO HEBREU.
MAS, O REI TINHA UM AMIGO CHAMADO HAMÃ QUE VIVIA ENCHENDO A CABEÇA DO REI CONTRA O POVO DA RAINHA ESTHER.  ELE FALOU TÃO MAU DOS HEBREUS PARA O REI QUE INFLUENCIADO POR SUAS PALAVRAS MALDOSAS FEZ UMA LEI EM QUE TODOS OS HEBREUS DEVERIAM SER MORTOS. MAS, ESTHER QUE ERA UMA RAINHA UNGIDA POR DEUS, LOGO FICOU SABENDO DAS MALDADES DE HAMÃ PARA COM SEU POVO E USANDO DE SUA SABEDORIA FOI AO ENCONTRO DO REI MESMO CORRENDO O RISCO DE PERDER A SUA VIDA, POIS, NA LEI DA PÉRSIA, O REI NÃO VOLTAVA ATRÁS EM SEUS ATOS E QUEM O DESOBEDECESSE , ERA PUNIDO COM A MORTE. MAS, COMO A BELA MOCINHA DE SUSÃ, ERA UMA MULHER GUEREIRA E CORAJOSA E CONTANDO COM A BENÇÃO DO GRANDE EU SOU, O DEUS DE PROMESSAS, CHEGOU AOS PÉS DO REI ASSUERO COM O OLHAR FIRME E VESTIDA COM SUA MELHOR ROUPA QUE O REI AO VÊ-LA SE AGRADOU A VER SUA RAINHA TÃO MAJESTOSA QUE IMEDIATAMENTE ESTENDEU O CETRO REAL PARA ELA SIMBOLIZANDO QUE ELA NÃO SERIA MORTA SE CHEGASSE PERTO DELE.
- MEU AMADO REI! EU VENHO A SUA NOBRE PRESENÇA PARA CONVIDAR VOSSA MAJESTADE E SEU MINISTRO HAMÃ PARA UM BANQUETE QUE EU VOU PREPARAR EM SUA HOMENAGEM.
O REI QUE AMADA A RAINHA DE SUSÃ DE TODO O CORAÇÃO RECEBEU O CONVITE COM MUITA ALEGRIA, JÁ SEU FIEL MINISTRO CONCORDOU, MAS FICOU MUITO DESCONFIADO, POIS, ESTHER NÃO O VIA COM BONS OLHOS, MESMO ASSIM HAMÃ SAIU MUITO ALEGRE DAQUELE BANQUETE, MAS QUANDO ELE SAIU DO BANQUELE ENCONTROU MORDEQUEU E FICOU MUITO ZANGADO PORQUE ELE NÃO SE CURVOU DIANTE DA PRESENÇA DELE.
ENTÃO, HAMÃ JUROU QUE IRIA FAZER COM QUE MORDEQUEU SE CURVASSE DIANTE DEVE PERANTE TODOS OS CONVIDADOS, MAS MORDEQUEU NÃO SE DOBROU, POIS, ELE ADORAVA A DEUS E A MAIS NINGUÉM.
ENTÃO, HAMÃ PEDIU AO REI QUE MORDEQUEU PAGASSE PELA.
MAS, NAQUELA NOITE, O REI TEVE INSÔNIA E PEDIU PARA VER O LIVRO DE REGISTRO DE TUDO O QUE ACONTECIA NO PALÁCIO E FICOU SABENDO QUE HAMÃ HAVIA PLANEJADO MATÁ-LO E QUE HAVIA SIDO MORDEQUEUI QUE TINHA FEITO A DENÚNCIA.
NISSO, HAMÃ ENTRA E PEDE AO REI O ENFORCAMENTO DE MORDEQUEU.
E O REI FURIOSO RESPONDE:
- QUEM VAI PARA A FORÇA É VOCÊ, SERVO INFIEL!
HAMÃ QUE ESTAVA COM FOGO NOS OLHOS E COM MUITO ÓDIO NO CORAÇÃO DISSE:
- REI TOLO, VOCÊ SE CASOU COM UMA MULHER JUDIA E ELA IRÁ LEVÁ-LO A RUÍNA.
 O REI ASSUERO NÃO LHE DEU OUVIDOS E APENAS DISSE:
- MINHA RAINHA É MAIS DIGNA DO QUE VOCÊ, HOMEM DE CORAÇÃO PERVERSO E AINDA NA PRESENÇA DO REI, VIU A RAINHA ESTER ENTRAR TRIUNFANTE NA SALA DO TRONO E SENTAR- SE AO LADO DO REI E OUVIR DA BOCA DO REI QUE A PARTIR DAQUELE DIA, ELE HAVIA DECRETADO QUE QUANDO OS JUDEUS FOSSEM ATACADOS TAMBÉM PODERIAM SE DEFENDER.
- MINHA AMADA RAINHA! GRAÇAS A VOCÊ E O HOMEM QUE LHE CRIOU COMO SUA FILHA, EU AINDA ESTOU VIVO, POIS, DE HOJE EM DIANTE, EU FAÇO DE MORDEQUEU QUE SALVOU A MINHA VIDA, O HOMEM MAIS PODEROSO DO REI DEPOIS DE MIM E DE VOCÊ E FAÇO TAMBÉM DE SEU POVO, UMA NAÇÃO LIBERTA.
ASSIM, ESTER, UMA MOCINHA SIMPLES DE SUSÃ, SE TORNOU A RAINHA MAIS PODEROSA DE TODA A PÉRSIA.
DEPOIS DA MORTE DO REI ASSUERO, ESTER GOVERNOU POR MUITOS ANOS A PÉRSIA JUNTO DE MORDEQUEU, SEU FIEL ESCUDEIRO. COM SABEDORIA E JUSTIÇA E CONTINUOU SENDO FIEL A DEUS E COM FÉ CUMPRIU A SUA MISSÃO COM MUITA FÉ NAQUELE QUE A USOU PARA MUDAR POR COMPLETO O DESTINO DA NAÇÃO HEBREIA EVITANDO ASSIM O SEU DESAPARECIMENTO DA FACE DA TERRA.
 
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 20/11/2019
Alterado em 28/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos