Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HÁ MUITO TEMPO ATRÁS NA TRIBO SATERÉ-MAWE HAVIA UM CASAL QUE NÃO PODIA TER FILHOS.  JUREMA E ARAPONGA ERA UM CASAL MUITO JOVEM, FELIZ E MUITO QUERIDA PELA SUA TRIBO.
PORÉM, A FELICIDADE DO CASAL ERA ABALADA PELA TRISTEZA DE NÃO CONSEGUIR TER UM FILHO.
CERTO DIA, O CASAL RESOLVEU SE ACONSELHAR COM O PAJÉ DA TRIBO QUE OS ORIENTOU A PEDIR AJUDA AO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA. O PAJÉ DA TRIBO QUE OS ORIENTOU A PEDIR AJUDA AO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.
ENTÃO, ELES ORARAM PARA O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA PARA PEDINDO A GRAÇA PARA CONSEGUIREM TER UM FILHO.
MESES DEPOIS, A ÍNDIA DEU A LUA A UM MENINO.
O CURUMIM CRESCEU SAUDÁVEL E ALEGRE. ELE ERA ESPERTO E MUITO CRIATIVO E ALÉM DISSO, ERA MUITO QUERIDO PELA TRIBO.
ARARÊ GOSTAVA MUITO DE SE ALIMENTAR SOMENTE COM FRUTAS. POR ISSO, TODOS OS DIAS, ELE SAÍA PELA FLORESTA A PROCURA DE FRUTAS.
ELE VOLTAVA PARA A TRIBO COM A SUA CESTA DE BAMBU CHEIA DE FRUTAS E AS DISTRIBUÍA ENTRE OS SEUS AMIGOS DA TRIBO.
POR ISSO, ELE ERA O MAIS ADMIRADO E PROTEGIDO DA TRIBO, MAS PESCARIAS E NAS CAÇAS. TODOS FICAVAM EM VOLTA DELE PARA AJUDÁ-LO NO CASO DE PERIGO.
A FAMA DO CURUMIM AUMENTOU E CHEGOU AOS OUVIDOS DE JURUPARÍ, UMA CRIATURA DAS TREVAS QUE VAGAVA PELA FLORESTA. ELE TINHA O CORPO DE MORCEGO E BICO DE CORUJA E TAMBÉM SE ALIMENTAVA DE FRUTAS.
ENTÃO, JURUPARÍ DECIDIU SEGUIR A VIDA DO CURUMIM PORQUE ERA MUITO INVEJOSO E NÃO ADMITIA QUE NINGUÉM NAQUELA FLORESTA FOSSE MAIS FAMOSO DO QUE ELE.
JURUPARÍ PODIA FICAR INVISÍVEL, ASSIM O CURUMIM E OS OUTROS ÍNDIOS DA SUA TRIBO NÃO O VIAM.
CERTO DIA, QUANDO O CURUMIM SAÍA PARA COLHER FRUTAS, SE PERDEU NA MATA PORQUE HAVIA SE AFASTADO DEMAIS DA SUA ALDEIA.
ENTÃO, JURUPARÍ SE APROVEITANDO DA DISTRAÇÃO DO CURUMIM , SE TRANSFORMOU NUMA SERPENTE VENENOSA E DEU UMA PICADA MORTAL NO CURUMIM QUE NÃO RESISTINDO, ACABOU PERDENDO A VIDA, POIS, O VENENO ERA PODEROSO.
COMO ARARÊ ESTAVA DEMORANDO MUITO PARA VOLTAR PARA A ALDEIA, OS ÍNDIOS PREOCUPADOS PARTIRAM PARA A FLORESTA PARA PROCURÁ-LO, MAS JÁ O ENCONTRARAM SEM VIDA. AO LADO DA CESTINHA VAZIA. ENTÃO, NESSE MOMENTO, RAIOS E TROVÕES CAÍRAM DO CÉU.
OS ÍNDIOS DIZIAM QUE ERA A REPOSTA DO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA REPROVANDO O PECADO COMETIDO PELO MALVADO JURUPARÍ.
NESSE MESMO DIA, A MÃE DO CURUMIM TEVE UMA VISÃO EM QUE O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA LHE DIZIA:
- JUREMA, TIRE OS OLHOS DO CURUMIM E OS PLANTEM NA TERRA FIRME, REGUEM-NO COM LÁGRIMAS DURANTE QUATRO LUAS E ALI NASCERÁ A “PLANTA DA VIDA”, ELA DARÁ FORÇA AOS JOVENS E SABEDORIA AOS VELHOS.
ASSIM, A MÃE DO CURUMIM CONTOU AO PAJÉ, O PEDIDO QUE O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA TINHA FEITO PARA ELA.
ENTÃO, O PAJÉ NÃO TEVE MAIS DÚVIDAS. ELE IMEDIATAMENTE ARRANCOU E PLANTOU OS OLHOS DO CURUMIM NO MESMO LUGAR ONDE ELE FOI ENCONTRADO JÁ SEM VIDA E OS REGOU COM AS LÁGRIMAS DA SUA MÃE, DURANTE QUATRO LUAS.
COM O PASSAR DO TEMPO, NASCEU, ALI, UMA ÁRVORE QUE MAIS TARDE GANHARIA O NOME DE GUARANAZEIRO, TRAVESSO COMO UMA CRIANÇA E COM TRONCOS ESCUROS E ENRUGADOS COMO OS MÚSCULOS DOS GUERREIROS DA TRIBO SATERÉ-MAWE
OS ÍNDIOS SEMPRE FALAVAM PARA OS MAIS JOVENS DA TRIBO QUE A MULTIPLICAÇÃO DOS OLHOS DE ARARÊ, O CURUMIM MAIS FAMOSO DA TRIBO FOI MAIS UM MILAGRE REALIZADO PELO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.
ASSIM, O PEQUENO GUARANÁZEIRO CRESCEU E COMEÇOU A BROTAR UMA LINDA SEMENTINHA QUE LOGO SE TORNOU UMA FRUTA VERMELHA, O GUARANÁ QUE TINHA AS SEMENTES NEGRAS RODEADAS POR UMA PELÍCULA BRANCA, LEMBRANDO OS OLHOS DO QUERIDO E AMADO CURUMIM DA TRIBO SATERÊ-MAWE.








 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 27/09/2019
Alterado em 24/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos