Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ UM MENINO CHAMADO TICO. ELE TINHA MUITA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE. DESDE PEQUENO AMAVA BRINCAR COM OS FANTOCHES QUE LHE FORAM APRESENTADOS QUANDO ELE AINDA FREQUENTAVA AS AULAS DE ARTES. ELE AMAVA COORDENAR OS MOVIMENTOS DOS FANTOCHES ATRÁS DO CENÁRIO QUE COMO UMA ESPÉCIE DE CASINHA QUE SERVIA COMO UM PALCO DE UM TEATRO.
TICO FOI CRESCENDO E TROUXE ESSA SUA PAIXÃO PELOS FANTOCHES ATÉ HOJE.
TICO AMA CONTAR AS HISTÓRIAS DA BÍBLIA PARA AS CRIANÇAS DA IGREJA DA QUAL ELE FAZ PARTE.
EM EVENTOS ESPECIAIS ELE SEMPRE CONTA UMA HISTÓRIA BÍBLICA PARA AS CRIANÇAS COM A AJUDA DE SEUS AMIGOS FANTOCHES.
OS FANTOCHES SÃO TÃO AMIGOS DO TICO QUE PARECEM GANHAR VIDA QUANDO ESTÃO SE APRESENTANDO SOB O SEU COMANDO, POIS, SÓ FALTAM FALAR COM ELE.
E FOI NUM DIA DO AMIGO, NA CASA DA AMIGA OLÍMPIA. QUE TICO E SEUS FANTOCHES NINO E JÚLIA ENTRARAM NA MÁQUINA DO TEMPO ENQUANTO ESTAVAM SE APRESENTANDO PARA A CRIANÇADA E DE REPENTE FOI TRANSPORTADOS PARA JERUSALÉM DA ÉPOCA DE JESUS VIVEREM MUITAS AVENTURAS E TRAZEREM MUITOS ENSINAMENTOS SÁBIOS E VALIOSOS DO NOSSO MESTRE JESUS.
TICO E SEUS FANTOCHES CAÍRAM BEM EM FRENTE A ÁRVORE EM QUE ZAQUEU, O COBRADOR DE IMPOSTOS HAVIA SUBIDO PARA VER A ENTRADA TRIUNFANTE DE JESUS EM JERUSALÉM.
- TICO! QUE LUGAR É ESSE? PERGUNTARAM NINO E JÚLIA
E TICO RESPONDEU:
- É JERUSALÉM! EXCLAMOU TICO
- E QUEM SÃO AQUELE HOMEM NO LOMBO DE UM BURRINHO E OUTRO SENTADO NO GALHO MAIS ALTO DE UMA ÁRVORE? PERGUNTARAM OS DOIS FANTOCHES CURIOSOS.
- SÃO JESUS E ZAQUEU. VOCÊS QUEREM SABER MAIS SOBRE ELES?
- SIM, QUEREMOS.
 TICO DISSE:
- ENTÃO, TODOS SENTADOS NO SOFÁ QUE LÁ VEM HISTÓRIA, AMIGUINHOS!
E ASSIM TICO COMEÇOU A CONTAR A HISTÓRIA DE ZAQUEU PARA NINO E JÚLIA E ELE COMPARTILHAVAM E INTERAGIAM COM AS CRIANÇAS O TEMPO TODO.
ZAQUEU ERA UM COBRADOR DE IMPOSTOS QUE SE CONVERTEU QUANDO JESUS PRECISOU SE HOSPEDAR EM SUA CASA. QUANDO ISSO ACONTECEU, ZAQUEU SE ARREPENDEU DE SEUS PECADOS E SE TORNOU UM HOMEM HONESTO.
ELE ERA UM HOMEM RICO E TINHA UM BOM CARGO, ELE ERA CHEFE DOS PUBLICANOS DE JERICÓ. PUBLICANOS ERAM COBRADORES DE IMPOSTOS DO IMPÉRIO ROMANO. OS JUDEUS NÃO GOSTAVAM DELES POIS ELES ERAM MAUS E ROUBAVAM DINHEIRO DO POVO.
JESUS ESTAVA A CAMINHO DE JERUSALÉM, MAS ANTES DECIDIU PASSAR EM JERICÓ.TODOS FICARAM SABENDO E FORAM CORRENDO PARA VER JESUS, ALGUNS SUBIAM EM PEDRAS OUTROS EM BANCOS E CADEIRAS, MAS COMO ZAQUEU ERA MUITO BAIXO ELE NÃO ENXERGAVA JESUS. ZAQUEU CORREU NA FRENTE DA MULTIDÃO E SUBIU EM UMA ÁRVORE PARA CONSEGUIR VER JESUS.
JÚLIA E NINO INTERROMPERAM A HISTORINHA POR ALGUNS INSTANTES E PERGUNTARAM PARA O TICO.
- E O QUE ACONTECEU DEPOIS DISSO?
ENTÃO, TICO RETOMOU A HISTÓRIA E AS CRIANÇAS CURIOSAS ASSISTIAM COM ATENÇÃO PARA SABER QUAL SERIA O FINAL DESSA AVENTURA EMOCIONANTE EM JERUSALÉM.
ASSIM JESUS FOI ATÉ A ÁRVORE QUE ZAQUEU ESTAVA, CHAMOU-LHE PELO NOME E MANDOU-O DESCER, POIS NAQUELA NOITE JESUS QUERIA SE HOSPEDAR EM SUA CASA. ZAQUEU DESCEU O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, FICOU MUITO FELIZ COM A NOTÍCIA E LEVOU JESUS ATÉ SUA CASA. A MULTIDÃO NÃO GOSTOU E NUNCA IMAGINARAM QUE JESUS IRIA SE HOSPEDAR NA CASA DE UM HOMEM QUE ROUBAVA O DINHEIRO DO POVO.
CHEGANDO EM SUA CASA, ZAQUEU E JESUS CONVERSARAM. ZAQUEU SE ARREPENDEU, CONFESSOU SEUS PECADOS E DISSE A JESUS QUE IRIA DAR METADE DE SEUS BENS AOS POBRES E QUE IRIA DEVOLVER QUATRO VEZES MAIS O VALOR QUE HAVIA ROUBADO DAS PESSOAS. JESUS FICOU MUITO FELIZ E DECLAROU QUE A SALVAÇÃO CHEGOU NAQUELE LAR.
ASSIM, TICO CHEGOU AO FINAL DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO DE ZAQUEU E AS CRIANÇAS APRENDERAM MUITOS ENSINAMENTOS VALIOSOS PARA A VIDA DELAS
COM ESSA HISTÓRIA TICO ENSINOU SOBRE A HUMILDADE, POIS, ZAQUEU TEVE AO DESCER DAQUELA ÁRVORE PARA RECEBER JESUS ATÉ SUA CASA.
E TICO MOSTROU PARA AS CRIANÇAS QUE ACOMPANHARAM A SAGA DE ZAQUEU E JESUS ATENTAMENTE QUE A MULTIDÃO JULGAVA OS PECADOS DE ZAQUEU, MAS NÃO VIAM QUE ELES TAMBÉM ERAM PECADORES. A VIDA COM JESUS É DIFERENTE, QUANDO JESUS CHEGA EM NOSSAS VIDAS, ELE FAZ A TRANSFORMAÇÃO DE ATITUDE, ELE PODE MUDAR A PESSOA MÁ E EGOÍSTA E TORNÁ-LA BOA E HUMILDE COMO FEZ COM ZAQUEU.
ENTÃO, TICO, NINO E JÚLIA, OS SEUS FANTOCHES, SE DESPEDIRAM E FORAM MUITO APLAUDIDOS PELAS CRIANÇAS QUE SE EMOCIONARAM COM A HISTÓRIA DE ZAQUEU E SUA SALVAÇÃO AOS PÉS DE JESUS.
E ASSIM O DIA DO AMIGO FOI ENCERRADO COM CHAVE DE OURO COM DEPOIS DO TEATRO DE FANTOCHES DE TICO E LOGO EM SEGUIDA FOI SERVIDO UM DELICIOSO CACHORRO QUENTE GOURMET PARA A ALEGRIA DA CRIANÇADA QUE ASSISTIRAM A BELÍSSIMA APRESENTAÇÃO TEATRAL DE TICO E SEUS FANTOCHES.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 28/08/2019
Alterado em 23/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos