Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE NA TRIBO DOS BORORÓS VIVIA UM PAJÉ MUITO SÁBIO. 
ELE ESTAVA SEMPRE TRISTE POR SER GORDO E PORQUE OS ÍNDIOS DA SUA TRIBO DEBOCHAVAM DELE  CHAMANDO-O DE O CAIRARA GORDUCHO. 
ELE SOFRIA MUITO QUANDO OS ÍNDIOS CAÇOAVAM DELE. 
POR ISSO O PAJÉ RESOLVEU ABANDONAR A TRIBO DOS BORORÓS E SE ESCONDER NA MATA PARA QUE NUNCA MAIS FOSSE PERTURBADO PELOS ÍNDIOS DA SUA TRIBO. 
CERTO DIA, O CAIRARA GORDUCHO SAIU PARA COLHER ALGUMAS HORTALIÇAS E FRUTAS PARA SACIAR A FOME. 
ENTÃO, QUANDO ELE FAZIA A SUA COLHEITA DIÁRIA, ELE DESCOBRIU QUE NAQUELA MATA HAVIA UMA ERVA MUITO PODEROSA QUE NORMALMENTE ERA COMIDA PELOS MACACOS.
ASSIM, O CAIRARA FICOU OBSERVANDO OS MACACOS QUE SE ALIMENTAVAM DESSA ERVA E REPAROU QUE ESSES MACACOS ESTAVAM FICANDO CADA DIA MAIS MAGROS, BELOS E ÁGEIS. 
ENTÃO, O CAIRARA VIU NAQUELA ERVA A CHANCE DE SEU SONHO DE EMAGRECER E SE TRANSFORMAR NUM UM BELO RAPAZ SE TORNAR POSSÍVEL. 
DAÍ ELE RESOLVEU PREPARAR UM CHÁ COM A TAL ERVA, MAS SEM QUERER, EXAGEROU NA DOSE DA PORÇÃO. 
APÓS PREPARAR O CHÁ, O CAIRARA GORDUCHO O BEBEU DURANTE SETE DIAS. 
PASSADOS ALGUNS DIAS DEPOIS QUE HAVIA TOMADO O CHÁ, ELE PERCEBEU QUE ESTAVA FICANDO MAIS MAGRO E COM SEUS CABELOS ALONGADOS E FINOS. 
MAS NEM TUDO SAIU PERFEITO COMO O CAIRARA HAVIA SONHADO, POIS, SUAS PERNAS ENCOLHERAM E ATÉ UM RABINHO IGUAL AO DOS MACACOS ENTRE O SEU BUMBUM. 
DIANTE DESSA TRANSFORMAÇÃO, O CAIRARA SE ASSUSTOU E PAROU DE TOMAR O CHÃO NA ESPERANÇA DE VOLTAR A TER A SUA APARÊNCIA GORDUCHA DE SEMPRE. 
MAS INFELIZMENTE ISSO NÃO HAVIA ACONTECIDO COMO ELE QUERIA. 
A SITUAÇÃO DELE SÓ PIORAVA A CADA DIA QUE PASSAVA, POIS, A TRANSFORMAÇÃO DE SEU CORPO CONTINUAVA BEM MAIS ACELERADA E FAZENDO COM QUE ELE SE TRANSFORMASSE DEFINITIVAMENTE NUM MACACO BEM MAGRINHO, INTELIGENTE E TALENTOSO. 
ENTÃO, O CAIRARA MUITO ENVERGONHADO E COM MEDO QUE OS ÍNDIOS DA SUA TRIBO CAÇASSEM AINDA MAIS DELE SE O VISSEM COM A SUA NOVA APARÊNCIA DECIDIU MORAR NAS MATAS DA FLORESTA AMAZÔNICA. 
O CACIQUE DA TRIBO ADOECEU E PRECISOU DOS CUIDADOS DO PAJÉ E MANDOU ALGUNS ÍNDIOS O TRAZEREM A SUA PRESENÇA. 
MAS, OS ÍNDIOS DISSERAM AO CACIQUE QUE O CAIRARA GORDUCHO HAVIA SUMIDO A ALGUNS DIAS E TINHAM OUVIDO FALAR QUE ELE TINHA SE TRANSFORMADO EM UM MACACO E IDO MORAR NAS MATAS. 
O CACIQUE QUE JÁ ESTAVA MUITO VELHO FICOU DESESPERADO, POIS, SE O CAIRARA NÃO RETORNASSE A TRIPO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, SUAS CHANCES DE SOBREVIVER NÃO PASSARIAM DAQUELA NOITE. 
ENTÃO, OS ÍNDIOS BORORÓS RESOLVERAM SE DIVIDIR EM PEQUENOS GRUPOS E SE ESPALHAREM PELA MATA A PROCURA DO CAIRARA QUE AGORA ERA UM SÁBIO MACACO.   
DEPOIS DE MUITO CAMINHAREM NA MATA, OS ÍNDIOS ENCONTRARAM O MACACO SÁBIO SENTADO NUMA ROCHA, POIS ELES O RECONHECERAM PORQUE ELE ESTAVA USANDO UM COLAR NO PESCOÇO E UM COCAR NA CABEÇA.  
ENTÃO, O SÁBIO MACACO PERGUNTOU: 
- O QUE VIERAM FAZER AQUI NAS MINHAS MATAS? JÁ SEI, VIERAM CAÇOAR E RIR DA MINHA CARA MAIS UM POUQUINHO. 
 E OS ÍNDIOS ASSUSTADOS COM A NOVA APARÊNCIA DO PAJÉ CAIRARA LHE RESPONDERAM: 
- NÓS PEDIMOS HUMILDEMENTE EM NOME DO NOSSO GRANDE CACIQUE QUE PERDOE SEU POVO PELAS OFENSAS QUE COMETEMOS CONTRA NOSSO GRANDE PAJÉ 
O MACACO COÇOU A CABEÇA E DEPOIS DE MUITO PENSAR, DISSE: 
- EU ACEITO O PEDIDO DE DESCULPAS.  
OS ÍNDIOS FICARAM AGRADECIDOS E ALIVIADOS, POIS, ESTAVAM ENVERGONHADOS DO QUE HAVIAM FEITO. 
E O MACACO DISSE: 
  - O QUE FEZ VOCÊS SAÍREM DA NOSSA TRIBO E VIREM ME PROCURAR? 
E OS ÍNDIOS DISSERAM: 
 
- É QUE O NOSSO GRANDE CACIQUE FICOU DOENTE E COMO A NOSSA TRIBO ESTÁ SEM O NOSSO GRANDE PAJÉ, ELE PEDIU QUE LEVASSE VOCÊ DE VOLTA PARA CUIDAR DELE, POIS, SÓ VOCÊ QUE PODE CURÁ-LO ATRAVÉS DAS ERVAS MEDICINAIS. 
E O MACACO COMOVIDO E COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, PULOU NO OMBRO DE UM GUERREIRO DA TRIBO E VOLTOU PARA A TRIBO. 
ASSIM QUE CHEGOU, O MACACO CORREU PARA A OCA EM QUE  O CACIQUE ESTAVA.
O CACIQUE SE ENCONTRAVA MUITO FRACO, MAS QUANDO VIU O MACACO, ELE SE ENCHEU DE ESPERANÇA DE VOLTAR A VIVER. 
O MACACO FEZ TUDO O QUE ESTAVA AO SEU ALCANCE PARA SALVAR A VIDA DO GRANDE CACIQUE DOS BORORÓS, MAS, NENHUMA ERVA FEZ O EFEITO ESPERADO PELO SÁBIO MACACO. 
ENTÃO, NUMA ÚLTIMA TENTATIVA DE CURÁ-LO, O MACACO SE LEMBROU DO CHÁ QUE HAVIA BEBIDO QUANDO ERA O CAIRARA GORDUCHO DA TRIBO. 
ENTÃO, ELE PEGOU A PODEROSA ERVA PREPAROU O CHÁ. MAS, DESSA VEZ ELE COLOCOU A DOSE CERTA. 
E LOGO EM SEGUIDA, O MACACO FOI ATÉ A OCA DO GRANDE CACIQUE E DEU O CHÁ PARA ELE BEBER E TAMBÉM RESOLVEU BEBER UM POUCO PARA ENCORAJÁ-LO A BEBER COM FÉ. 
ENTÃO, NAQUELA NOITE, O CACIQUE QUE ESTAVA MUITO DOENTE COMEÇOU A APRESENTAR SINAIS DE CURA, JÁ O MACACO NOTOU QUE SUAS PERNAS ESTICARAM NOVAMENTE E QUE ELE HAVIA ENGORDADO, VOLTANDO A TER A APARÊNCIA DE UM GRANDE CAIRARA. 
ASSIM, O CAIRARA GORDUCHO APRENDEU A SE ACEITAR COMO SEMPRE FOI E QUE NÃO DEVERIA SE IMPORTAR COM O QUE OS OUTROS PENSAVAM A RESPEITO DA SUA APARÊNCIA. 
ENTÃO, O CAIRARA PASSOU A SER RESPEITADO PELOS ÍNDIOS DA SUA TRIBO, POIS, DAQUELE DIA EM DIANTE, O MAIS IMPORTANTE PARA ELE PASSOU A SER A SUA COMPETÊNCIA E NÃO MAIS A SUA APARÊNCIA, POIS, TODOS OS GUERREIROS DA TRIBO  PASSARAM A VER QUE AS APARÊNCIAS ENGANAM E ASSIM NUNCA MAIS CAÇOARAM DO GRANDE CAIRARA GORDUCHO. 
 
 
 
 
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 24/08/2019
Alterado em 23/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos