Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ  UM CACHORRINHO  QUE FOI ABANDONADO  E PASSOU A VIVER NA RUA ENFRENTANDO TODOS OS TIPOS DE DIFICULDADES.
LALO ERA UM CACHORRO QUE CHAMAVA A ATENÇÃO POR ONDE PASSAVA. E POR ESSE MOTIVO ACABAVA SENDO INVEJADO PELOS OUTROS CACHORROS DE RUA QUE NÃO TIVERAM A SORTE DE SEREM BEM CUIDADOS E DE RECEBEREM AMOR E CARINHO COMO LALO HAVIA RECEBIDO ATÉ O MOMENTO EM QUE FOI ABANDONADO PELO DONO.
LALO AINDA NÃO CONSEGUIA ENTENDER PORQUE O SEU DONO HAVIA O EXPULSADO DE CASA, POIS, ELE SEMPRE FOI UM BOM GUARDIÃO DA CASA, NÃO FAZIA BAGUNÇA E NEM QUEBRAVA OS OBJETOS QUE FAZIAM PARTE DA DECORAÇÃO DA CASA.
ENTÃO, LALO PEGOU SUA TROUXINHA E PARTIU COM O SEU CORAÇÃOZINHO PARTIDO, POIS, TINHA VIVIDO MUITOS MOMENTOS FELIZES NAQUELA CASA.
FOI ASSIM QUE COMEÇOU A SUA INCRÍVEL JORNADA PELAS RUAS PERIGOSAS DA CIDADE.
LALO QUE ERA UM CACHORRO CASEIRO TEVE QUE APRENDER RAPIDAMENTE A LIDAR COM A FOME, COM O DESPREZO, COM A MALVADEZA E COM A INVEJA POR PARTE DA SUA PRÓPRIA RAÇA.
MAS, ELE ERA UM CÃOZINHO MUITO ESPERTO E LOGO ENCONTROU UM CANTINHO PARA MORAR.
A SUA NOVA CASA ERA UMA VELHA OFICINA MECÂNICA QUE HAVIA SIDO FECHADA HÁ POUCO TEMPO.
ESSA NÃO ERA A CASA DOS SEUS SONHOS, POIS, HAVIA MUITAS GOTEIRAS NO TELHADO JÁ DESGASTADO PELA AÇÃO DO TEMPO E TAMBÉM TODAS AS JANELAS HAVIAM SIDO ARRANCADAS.
ENTÃO, ELE PASSAVA MUITO FRIO NAS NOITES CONGELANTES DA CIDADE GRANDE.
E FOI NUMA DESSAS NOITES FRIAS COM BAIXA TEMPERATURA QUE ELE PEGOU UMA BAITA DE UMA GRIPE CANINA POR CAUSA DAS GOTEIRAS. VINDAS DO TELHADO,E DO VENTO ÚMIDO E GELADO QUE ENTRAVA NO AMBIENTE PELA FALTA DAS JANELAS.
ENTÃO, LALO FICOU MUITO MAL, POIS A GRIPE LHE ATACOU OS SEUS PULMÕES E SUAS NARINAS ENTUPIAM COM MUITA FACILIDADE.
ELE ESTAVA COM FEBRE E SENTIA MUITAS DORES NO CORPO E TAMBÉM NA PARAVA DE TOSSIR UM MINUTO, POIS, ERA TAL DE COF! COF! COF! DURANTE TODA A NOITE FAZENDO COM ELE LATISSE MUITO FORTE.
O SOM DO SEU LATIDO ECOAVA NO SILÊNCIO DA NOITE POR TODA A VIZINHANÇA QUE NÃO CONSEGUIAM DORMIR EM PAZ, POIS, LATIDOS DE CACHORRO COSTUMAM SER UM ENORME PROBLEMA PARA OS VIZINHOS DA VELHA OFICINA MECÂNICA. AS RECLAMAÇÕES CONTRA O CÃOZINHO COMEÇARAM A SEREM FREQUENTES, POIS, ELE LATIA E CHORAVA AO MESMO TEMPO NA TENTATIVA DE QUE ALGUÉM VIESSE SOCORRÊ-LO.
MAS, UM DIA, UMA VIZINHA RESOLVEU IR VER O QUE ESTAVA ACONTECENDO COM AQUELE CÃOZINHO.
QUANDO CHEGOU À OFICINA MECÂNICA ABANDONADA, SORAIA PERCEBEU QUE A GRIPE CANINA O HAVIA DEIXADO Á BEIRA DA MORTE, POIS, ELE ESTAVA SEM SE ALIMENTAR FAZIA DIAS E ISSO COMOVEU O CORAÇÃO DAQUELA MOÇA.
- ENTÃO, SORAIA PEGOU O PEQUENO LALO NO COLO E DISSE.
- OLÁ, AMIGUINHO! EU TENHO PERCEBIDO QUE VOCÊ TEM CHORADO BASTANTE NESSES ÚLTIMOS DIAS.
E O CÃOZINHO SOLTOU UM LONGO E DEMORADO ATCHIM! E VÁRIOS COF! COF! COF! SEGUIDOS.
E A MOCINHA TORNOU A FALAR NOVAMENTE:
- VEJO QUE VOCÊ PEGOU UMA BAITA DE UMA GRIPE CANINA DAQUELAS QUE DERRUBA PRA VALER.
MAS, NÃO SE PREOCUPE, EU VOU CUIDAR DE VOCÊ COM AMOR E CARINHO E VOCÊ VAI SARAR LOGO, LOGO!
- VOU LEVÁ-LO AO VETERINÁRIO AGORA MESMO, POIS, ELE VAI MEDICÁ-LO E TUDO FICARÁ BEM.
ENTÃO, SORAIA LEVOU O CÃOZINHO AO VETERINÁRIO PARA QUE ELE PUDESSE TER OS PRIMEIROS SOCORROS E DEPOIS DE DOIS DIAS INTERNADO, A FEBRE PASSOU E ELE TEVE ALTA.
ENTÃO, SORAIA DISSE:
EU QUERO LHE FAZER UM CONVITE, POIS, EU JÁ FALEI COM A MAMÃE E ELA TOPOU. EU MORO SÓ COM A MAMÃE E, POR ISSO, TENHO UM QUARTO SÓ MEU PARA BAGUNÇAR O QUANTO EU QUISER, ENTÃO VOCÊ PODE PASSAR UM TEMPO AQUI COMIGO! NÓS FAREMOS MUITA FESTA JUNTOS!
DEPOIS QUE SORAIA FEZ O CONVITE, LALO FELIZ DA VIDA, ABANOU O SEU RABINHO ACEITANDO O CONVITE PARA IR MORAR NA CASA DELA.
LALO, AINDA PRECISOU DE ALGUNS DIAS PARA SE RECUPERAR DA GRIPE CANINA, POIS PRECISAVA TOMAR ALGUMAS DOSES DE VACINA.
MAS, O AMOR E CARINHO DADO A ELE POR SORAIA, FEZ UM EFEITO MAIS RÁPIDO DE QUE AS DOSES DOLORIDAS DA VACINA E ASSIM ELE SE LIVROU RAPIDAMENTE DA GRIPE CANINA QUE QUASE LHE TIROU A VIDA.
DEPOIS QUE LALO JÁ ESTAVA COMPLETAMENTE RECUPERADO DA GRIPE E DO COF! COP! COF! QUE INSISTIA EM NÃO DEIXÁ-LO EM PAZ.
SORAIA E A SUA MÃE DECIDIRAM ADOTÁ-LO E ASSIM, ELE FEZ PARTE DA VIDA DAQUELA FAMÍLIA QUE NUM GESTO BELÍSSIMO E MUITO FOFO, UM DIA SALVARAM A SUA VIDA.
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 10/08/2019
Alterado em 22/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish