Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HÁ MUITOS ANOS EXISTIU UM BOSQUE CHAMADO DE AQUIRAZ. QUE FICAVA NO REINO DE HALNAKER TUNNEL, INGLATERRA. ELE ERA CHEIO DE LABIRINTOS E TÚNEIS. ENTÃO, QUEM SE ATREVESSE A ENTRAR NELE DIFICILMENTE CONSEGUIA SAIR DALI SEM QUE ENFRENTASSE MUITOS PERIGOS.
MAS, A JOVEM BRUNEIDA, A PRINCESA DESSE REINO DESOBEDECENDO OS CONSELHOS DO REI E DA RAINHA, DECIDIU QUE IRIA VISITAR O BOSQUE.
ENTÃO, A PRINCESA SAIU MONTADA EM SEU CAVALO BRANCO E NO CAMINHO ENCONTROU UM JOVEM LENHADOR CHAMADO EUSTÁQUIO.
- NÃO VÁ MAIS ADIANTE, PRINCESA, É MELHOR DESISTIR DE PROSSEGUIR OU NUNCA MAIS VOLTARÁ AO CASTELO REAL.
MAS, COMO BRUNEIDA ERA MUITO CORAJOSA, ELA ESPOREOU SEU CAVALO E ENTROU NA MATA SOMBRIA E PERIGOSA DO BOSQUE.
ASSIM, OS DIAS SE PASSARAM SEM QUE NINGUÉM TIVESSE NOTÍCIAS DA JOVEM PRINCESA
ENTÃO, O REI MUITO PREOCUPADO COM O SUMIÇO DA SUA FILHA QUE HAVIA ENTRADO SOZINHA NO BOSQUE E DESAPARECIDO, RESOLVEU CONVOCAR OS MELHORES ARQUEIROS DO REINO PARA ENTRAR NO BOSQUE E RESGATAR A PRINCESA.
- EU DAREI A MÃO DE MINHA FILHA EM CASAMENTO E A CHEFIA DO GOVERNO DO REINO A QUEM DEVOLVÊ-LA SÃ E SALVA.
O JOVEM LENHADOR QUE TAMBÉM ERA UM ARQUEIRO EXCELENTE, PEGOU O SEU ARCO E FLECHA, O SEU MACHADO E A SUA FLAUTA E ADENTROU NO BOSQUE, CHAMANDO PELA PRINCESA.
A PRINCESA HAVIA SE PERDIDO NOS LABIRINTOS QUE HAVIA NO BOSQUE E ESTAVA COM MUITO MEDO, POIS, O BOSQUE ERA ASSUSTADOR.
ELA ESTAVA MUITO TRISTE E ARREPENDIDO DE TER DESOBEDECIDO O REI E A RAINHA, POIS, MUITOS DIAS SE PASSARAM E ELA AINDA NÃO HAVIA ENCONTRADO UMA SAÍDA QUE A TIRASSE DAQUELE LABIRINTO.
BRUNEIDA JÁ ESTAVA PERDENDO A ESPERANÇA DE QUE UM DIA PUDESSE VIR A SER ENCONTRADA, POIS, O BOSQUE ERA DESERTO E ESCURO.
ENTÃO, ELA COMEÇOU A CHORAR, POIS, O DESESPERO COMEÇOU A PERTURBAR OS SEUS PENSAMENTOS E O MEDO FAZIA COM QUE ELA ESCUTASSE A VOZ DAS ÁRVORES FALANDO E TAMBÉM SEUS OLHOS ARREGALADOS VIAM ELAS SE MEXEREM, TUDO PARECIA TÃO REAL E A JOVEM PRINCESA FOI APRISIONADA POR UM VELHO CARVALHO.
MAS, EUSTÁQUIO CONTINUAVA CHAMANDO POR SEU NOME E NUMA DESSAS TENTATIVAS, A PRINCESA FINALMENTE OUVIU OS GRITOS DO LENHADOR CHAMANDO POR ELA, ENTÃO, ELE SE LEMBROU DA CONVERSA QUE TEVE COM O JOVEM EUSTÁQUIO.
ENTÃO, ELA SE ENCHEU DE ESPERANÇA DE SER SALVA PELO JOVEM LENHADOR QUE ALERTOU SOBRE OS PERIGOS QUE O BOSQUE AQUIRAZ APRESENTAVA A QUEM LHE DESAFIASSE.
ASSIM, BRUNEIDA GRITOU COM TODAS AS FORÇAS QUE AINDA RESTAVA NOS SEUS PULMÕES.
- EU ESTOU PRISIONEIRA DO VELHO CARVALHO QUE FALA E SE MOVE.
O RAPAZ ESPANTADO COM O QUE ACABARA DE OUVIR CORREU ATÉ ONDE SE ENCONTRAVA O VELHO CARVALHO FALANTE E DISSE:
- O QUE FOI QUE VOCÊ FEZ COM A PRINCESA?
- EU A APRISIONEI DENTRO DO MEU TRONCO. AGORA SERÁ A MINHA PRINCESA PARA SEMBRE. EU SOU QUEM MANDA NESSE BOSQUE. VÁ EMBORA E ME DEIXE EM PAZ! SENÃO, EU VOU PERDER A MINHA PACIÊNCIA E AMARRÁ-LO COM AS MINHAS RAÍZES E FAZÊ-LO MEU ESCRAVO.
 E O JOVEM LENHADOR DISSE:
VEREMOS, ENTÃO, SE VOCÊ SUPORTA O PESO DO MEU MACHADO, CARVALHO FALASTRÃO!
E LOGO EM SEGUIDA, O LENHADOR COMEÇOU A DAR MUITAS MACHADADAS NO TRONCO DO VELHO CARVALHO, MAS, SEUS POTENTES GOLPES NÃO ABALARAM A ÁRVORE ANCIÃ QUE COM A SUA VOZ CAVERNOSA DISSE:
- NUNCA CONSEGUIRÁ ME DERRUBAR! EU JÁ ESTAVA CANSADO DE TANTA SOLIDÃO E APODEREI-ME DA PRINCESA.  AGORA VÁ EMBORA E NUNCA MAIS SE ATREVA A ME DESAFIAR.
 E O LENHADOR DISSE:
VELHO CARVALHO, SE É COMPANHIA QUE VOCÊ PRECISA, EU CONSEGUIREI PARA VOCÊ.
E TIRANDO A SUA FLAUTA DO BOLSO DA CALÇA, ELE COMEÇOU A TOCAR UMA BELÍSSIMA MELODIA E OS PÁSSAROS ATRAÍDOS COM  SOM  DOCE E SUAVE DA MELODIOSA CANÇÃO COMEÇARAM A POUSAR NAQUELE LUGAR SOMBRIO QUE NUNCA HAVIAM POUSADO  E INVADIRAM TODOS OS GALHOS DO VELHO CARVALHO E ASSIM, TODOS JUNTOS COMEÇARAM A CANTAR A ALEGRE MELODIA.
E NUMA EXPLOSÃO DE FELICIDADE, O VELHO CARVALHO DISSE:
- LENHADOR, VOCÊ ME TROUXE DE VOLTA A FELICIDADE E A ALEGRIA DE VIVER, POIS, ME DEU A COMPANHIA DESSES LINDOS PÁSSAROS.  E COMO PROVA DA MINHA GRATIDÃO EU LHE DE DEVOLVEREI A PRINCESA.
ENTÃO, OUVIU-SE O SOM DE GALHOS PARTINDO E A PRINCESA COMOVIDA ESTENDEU A MÃO A EUSTÁQUIO.
PASSADOS ALGUNS DIAS, A PRINCESA E O LENHADOR SE CASARAM E O POVO DO REINO DE HALNAKER TUNNEL TEVE UM REI SÁBIO, JUSTO E HONRADO.
E O BOSQUE DE AQUIRAZ, ANTES SOMBRIO, AGORA ERA ILUMINADO COM A PRESENÇA DOS PASSARINHOS ACONCHEGADOS NOS GALHOS DO VELHO CARVALHO, CANTANDO JUNTOS AQUELA BELA CANÇÃO QUE UM DIA FOI SOPRADA PELO SOM ENCANTADO DA FLAUTA DOCE DE EUSTÁQUIO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 03/08/2019
Alterado em 22/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos