HÁ MUITOS ANOS EXISTIU UM BOSQUE CHAMADO DE AQUIRAZ. QUE FICAVA NO REINO DE HALNAKER TUNNEL, INGLATERRA. ELE ERA CHEIO DE LABIRINTOS E TÚNEIS. ENTÃO, QUEM SE ATREVESSE A ENTRAR NELE DIFICILMENTE CONSEGUIA SAIR DALI SEM QUE ENFRENTASSE MUITOS PERIGOS.
MAS, A JOVEM BRUNEIDA, A PRINCESA DESSE REINO DESOBEDECENDO OS CONSELHOS DO REI E DA RAINHA, DECIDIU QUE IRIA VISITAR O BOSQUE.
ENTÃO, A PRINCESA SAIU MONTADA EM SEU CAVALO BRANCO E NO CAMINHO ENCONTROU UM JOVEM LENHADOR CHAMADO EUSTÁQUIO.
- NÃO VÁ MAIS ADIANTE, PRINCESA, É MELHOR DESISTIR DE PROSSEGUIR OU NUNCA MAIS VOLTARÁ AO CASTELO REAL.
MAS, COMO BRUNEIDA ERA MUITO CORAJOSA, ELA ESPOREOU SEU CAVALO E ENTROU NA MATA SOMBRIA E PERIGOSA DO BOSQUE.
ASSIM, OS DIAS SE PASSARAM SEM QUE NINGUÉM TIVESSE NOTÍCIAS DA JOVEM PRINCESA
ENTÃO, O REI MUITO PREOCUPADO COM O SUMIÇO DA SUA FILHA QUE HAVIA ENTRADO SOZINHA NO BOSQUE E DESAPARECIDO, RESOLVEU CONVOCAR OS MELHORES ARQUEIROS DO REINO PARA ENTRAR NO BOSQUE E RESGATAR A PRINCESA.
- EU DAREI A MÃO DE MINHA FILHA EM CASAMENTO E A CHEFIA DO GOVERNO DO REINO A QUEM DEVOLVÊ-LA SÃ E SALVA.
O JOVEM LENHADOR QUE TAMBÉM ERA UM ARQUEIRO EXCELENTE, PEGOU O SEU ARCO E FLECHA, O SEU MACHADO E A SUA FLAUTA E ADENTROU NO BOSQUE, CHAMANDO PELA PRINCESA.
A PRINCESA HAVIA SE PERDIDO NOS LABIRINTOS QUE HAVIA NO BOSQUE E ESTAVA COM MUITO MEDO, POIS, O BOSQUE ERA ASSUSTADOR.
ELA ESTAVA MUITO TRISTE E ARREPENDIDO DE TER DESOBEDECIDO O REI E A RAINHA, POIS, MUITOS DIAS SE PASSARAM E ELA AINDA NÃO HAVIA ENCONTRADO UMA SAÍDA QUE A TIRASSE DAQUELE LABIRINTO.
BRUNEIDA JÁ ESTAVA PERDENDO A ESPERANÇA DE QUE UM DIA PUDESSE VIR A SER ENCONTRADA, POIS, O BOSQUE ERA DESERTO E ESCURO.
ENTÃO, ELA COMEÇOU A CHORAR, POIS, O DESESPERO COMEÇOU A PERTURBAR OS SEUS PENSAMENTOS E O MEDO FAZIA COM QUE ELA ESCUTASSE A VOZ DAS ÁRVORES FALANDO E TAMBÉM SEUS OLHOS ARREGALADOS VIAM ELAS SE MEXEREM, TUDO PARECIA TÃO REAL E A JOVEM PRINCESA FOI APRISIONADA POR UM VELHO CARVALHO.
MAS, EUSTÁQUIO CONTINUAVA CHAMANDO POR SEU NOME E NUMA DESSAS TENTATIVAS, A PRINCESA FINALMENTE OUVIU OS GRITOS DO LENHADOR CHAMANDO POR ELA, ENTÃO, ELE SE LEMBROU DA CONVERSA QUE TEVE COM O JOVEM EUSTÁQUIO.
ENTÃO, ELA SE ENCHEU DE ESPERANÇA DE SER SALVA PELO JOVEM LENHADOR QUE ALERTOU SOBRE OS PERIGOS QUE O BOSQUE AQUIRAZ APRESENTAVA A QUEM LHE DESAFIASSE.
ASSIM, BRUNEIDA GRITOU COM TODAS AS FORÇAS QUE AINDA RESTAVA NOS SEUS PULMÕES.
- EU ESTOU PRISIONEIRA DO VELHO CARVALHO QUE FALA E SE MOVE.
O RAPAZ ESPANTADO COM O QUE ACABARA DE OUVIR CORREU ATÉ ONDE SE ENCONTRAVA O VELHO CARVALHO FALANTE E DISSE:
- O QUE FOI QUE VOCÊ FEZ COM A PRINCESA?
- EU A APRISIONEI DENTRO DO MEU TRONCO. AGORA SERÁ A MINHA PRINCESA PARA SEMBRE. EU SOU QUEM MANDA NESSE BOSQUE. VÁ EMBORA E ME DEIXE EM PAZ! SENÃO, EU VOU PERDER A MINHA PACIÊNCIA E AMARRÁ-LO COM AS MINHAS RAÍZES E FAZÊ-LO MEU ESCRAVO.
E O JOVEM LENHADOR DISSE:
VEREMOS, ENTÃO, SE VOCÊ SUPORTA O PESO DO MEU MACHADO, CARVALHO FALASTRÃO!
E LOGO EM SEGUIDA, O LENHADOR COMEÇOU A DAR MUITAS MACHADADAS NO TRONCO DO VELHO CARVALHO, MAS, SEUS POTENTES GOLPES NÃO ABALARAM A ÁRVORE ANCIÃ QUE COM A SUA VOZ CAVERNOSA DISSE:
- NUNCA CONSEGUIRÁ ME DERRUBAR! EU JÁ ESTAVA CANSADO DE TANTA SOLIDÃO E APODEREI-ME DA PRINCESA. AGORA VÁ EMBORA E NUNCA MAIS SE ATREVA A ME DESAFIAR.
E O LENHADOR DISSE:
VELHO CARVALHO, SE É COMPANHIA QUE VOCÊ PRECISA, EU CONSEGUIREI PARA VOCÊ.
E TIRANDO A SUA FLAUTA DO BOLSO DA CALÇA, ELE COMEÇOU A TOCAR UMA BELÍSSIMA MELODIA E OS PÁSSAROS ATRAÍDOS COM SOM DOCE E SUAVE DA MELODIOSA CANÇÃO COMEÇARAM A POUSAR NAQUELE LUGAR SOMBRIO QUE NUNCA HAVIAM POUSADO E INVADIRAM TODOS OS GALHOS DO VELHO CARVALHO E ASSIM, TODOS JUNTOS COMEÇARAM A CANTAR A ALEGRE MELODIA.
E NUMA EXPLOSÃO DE FELICIDADE, O VELHO CARVALHO DISSE:
- LENHADOR, VOCÊ ME TROUXE DE VOLTA A FELICIDADE E A ALEGRIA DE VIVER, POIS, ME DEU A COMPANHIA DESSES LINDOS PÁSSAROS. E COMO PROVA DA MINHA GRATIDÃO EU LHE DE DEVOLVEREI A PRINCESA.
ENTÃO, OUVIU-SE O SOM DE GALHOS PARTINDO E A PRINCESA COMOVIDA ESTENDEU A MÃO A EUSTÁQUIO.
PASSADOS ALGUNS DIAS, A PRINCESA E O LENHADOR SE CASARAM E O POVO DO REINO DE HALNAKER TUNNEL TEVE UM REI SÁBIO, JUSTO E HONRADO.
E O BOSQUE DE AQUIRAZ, ANTES SOMBRIO, AGORA ERA ILUMINADO COM A PRESENÇA DOS PASSARINHOS ACONCHEGADOS NOS GALHOS DO VELHO CARVALHO, CANTANDO JUNTOS AQUELA BELA CANÇÃO QUE UM DIA FOI SOPRADA PELO SOM ENCANTADO DA FLAUTA DOCE DE EUSTÁQUIO.