Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ JAEBÉ, UM JOVEM ÍNDIO QUE SE APAIXONOU POR UMA MOÇA BELÍSSIMA.  O RAPAZ SONHAVA COM A MOÇA TODOS OS DIAS.
CERTO DIA, ELE RESOLVEU PEDIR A MÃO DA MOÇA EM CASAMENTO.
MAS, O PAI DELA NÃO VIA COM BONS OLHOS ESSE CASAMENTO COM A SUA FILHA, A ÍNDIA MAIS BELA DA SUA TRIBO.
ENTÃO, O PAI QUE ERA O CACIQUE DA TRIBO LHE FEZ UM DESAFIO.
- JAEBÉ, QUE PROVAS PODE DAR DA SUA FORÇA PARA CONQUISTAR A MÃO DA MOÇA MAIS BELA DA NOSSA TRIBO? POIS, VOCÊ SABE MUITO BEM QUE O SEU PAI DESEJA TOMAR O MEU LUGAR COMO CACIQUE DA TRIBO.
- MEU NOBRE CACIQUE, O QUE EU POSSO DAR COMO PROVA É A FORÇA DO MEU AMOR POR AMANA, POIS, MEU CORAÇÃO SE ALEGRA TODA VEZ QUE A VEJO!
- O VELHO CACIQUE GOSTOU DA RESPOSTA DO JOVEM GUERREIRO, MAS NÃO QUIS DAR O BRAÇO A TORCER E DISSE A ELE QUE ERA MUITO ATREVIMENTO DA SUA PARTE QUER TOMAR A SUA FILHA COMO ESPOSA, POIS, O ÚLTIMO QUE HAVIA PEDIDO A MÃO DE AMANA EM CASAMENTO HAVIA FALADO QUE FICARIA CINCO DIAS EM JEJUM COMO PROVA DE SEU AMOR POR ELA  E O GUERREIRO NÃO RESISTIU AO DESAFIO E MORREU NO QUARTO DIA.
 E O JOVEM MUITO APAIXONADO PELA FILHA DO CACIQUE DA TRIBO SE ENCORAJOU E DISSE QUE POR AMOR A AMANA FICARIA NOVE DIAS EM JEJUM E NÃO MORRERIA.
ENTÃO, TODA A TRIBO SE ADMIROU E AO MESMO TEMPO INVEJOU A CORAGEM DO JOVEM APAIXONADO.
O VELHO CACIQUE ERA MUITO APEGADO A SUA FILHA E NÃO DARIA A MÃO DELA PARA QUALQUER GUERREIRO SEM QUE ESTE LHE MOSTRASSE A SUA FORÇA E DETERMINAÇÃO.
ENTÃO, ELE ORDENOU QUE COMEÇASSE O DESAFIO. OS ÍNDIOS DA TRIBO ENROLARAM JAEBÉ NUM COURO DE ANTA MUITO PESADO E FICARAM VIGIANDO DIA E NOITE PARA GARANTIR QUE ELE NÃO CONSEGUISSE SAIR DALI E NEM FOSSE ALIMENTADO.
AMANA QUE A ESSA ALTURA TAMBÉM JÁ ESTAVA APAIXONADA PELO JOVEM GUERREIRO DA SUA TRIBO CHORAVA E IMPLORAVA AO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA QUE O DEIXASSE VIVO.
O TEMPO FOI PASSANDO E A BELA ÍNDIA SUPLICAVA AO SEU PAI PARA QUE NÃO DEIXASSE O SEU GRANDE AMOR MORRER.
- MEU PAI, JÁ SE PASSARAM CINCO DIAS. POR FAVOR, NÃO O DEIXE MORRER!
E O VELHO CACIQUE RESPONDEU:
- ELE É ARROGANTE, FALOU NAS FORÇAS DO AMOR. VAMOS VER SE AMOR QUE ELE DIZ SENTIR POR VOCÊ É REALMENTE VERDADEIRO.
ENFIM, A ÚLTIMA HORA DO NONO DIA CHEGOU, ENTÃO, O CACIQUE QUE ESTAVA MUITO CURIOSO PARA VER O QUE TINHA ACONTECIDO COM JAEBÉ DISSE:
- VAMOS VER O QUE ACONTECEU AO ARROGANTE GUERREIRO QUE PRETENDE SE CASAR COM A MINHA FILHA.
E PARA O ESPANTO DE TODA A TRIBO, QUANDO OS ÍNDIOS ABRIRAM O COURO DA ANTA, JAEBÉ SALTOU LIGEIRO E FELIZ.
SEUS OLHOS ESTAVAM BRILHANDO COMO SE FOSSE NOITE DE LUA CHEIA E SEU SORRISO ESTAVA ILUMINADO COMO OS RAIOS DE SOL A BRILHAR NUM DIA QUENTE DE VERÃO.
SUA PELE ESTAVA LIMPA E TINHA CHEIRO DE PERFUME.
DIANTE DISSO, TODOS SE ADMIRARAM E FICARAM MAIS ADMIRADOS AINDA QUANDO O GUERREIRO JAEBÉ, AO VER A SUA AMADA, COMEÇOU A CANTAR COMO UM PÁSSARO ENQUANTO SEU CORPO, AOS POUCOS, IA SE TORNANDO UMA PEQUENA AVE.
E NESSE MOMENTO OS BRILHANTES RAIOS DA NOITE ENLUARADA TOCARAM SUAVEMENTE O ROSTO DE AMANA, A ÍNDIA APAIXONADA QUE AO MESMO TEMPO QUE O SEU AMADO JAEBÉ, AOS POUCOS TAMBÉM FOI SE TORNANDO UMA PEQUENA AVE.
ENTÃO, ELA SAIU VOANDO ATRÁS DE JAEBÉ, QUE A CHAMAVA PARA A FLORESTA NO MEIO DA MATA E ASSIM DESAPARECERAM PARA SEMPRE.
ASSIM, O GUERREIRO JAEBÉ FICOU CONHECIDO PELO NOME DE JOÃO DE BARRO, O PÁSSARO CONSTRUTOR, POIS, PASSOU A CONSTRUIR SEU NINHO COM GALHOS DAS ÁRVORES ALÉM DO BARRO UMEDECIDO QUE RETIRAVA DO SOLO E MISTURAVA COM PALHAS, TUDO PARA ABRIGAR A SUA COMPANHEIRA E SEUS FILHOTES COM TODO O CONFORTO. JAEBÉ, AGORA, JOÃO- DE- BARRO SE TORNOU UM GRANDE ENGENHEIRO DA NATUREZA, POIS, SUA CASA ERA UMA VERDADEIRA PERFEIÇÃO. ELA ERA DIVIDIDA EM DOIS CÔMODOS E O ACESSO AO PRIMEIRO SE DAVA PELA PORTA, FEITA NA MEDIDA PARA QUE A AVE ENTRASE SEM PRECISAR SE ABAIXAR. A CÂMARA MAIS INTERNA ERA FORRADA COM PENAS, PELOS E MUSGOS, QUE SERVIAM PARA DEPOSITAR OS OVOS E ACOMODAÇÃO DOS FILHOTES, QUE FICAVAM A SALVO DE PREDADORES.
E FOI ASSIM QUE JAEBÉ E AMANA, SOB A FORMA DE UMA PEQUENINA AVE VIVERAM  O GRANDE AMOR QUE UNIU OS DOIS APAIXONADOS PARA SEMPRE, POIS, SÓ O AMOR PODERIA FAZER COM QUE O PEQUENINO JOÃO-DE-BARRO CONSTRUÍSSE SUA CASINHA COM TANTO PERFEIÇÃO PARA P PROTEÇÃO E O CUIDADO PARA QUE OS SEUS FILHOTES NÃO SOFRESSEM NENHUMA AMEAÇA.
NA TRIBO TODOS ADMIRAVAM O PÁSSARO JOÃO -DE -BARRO PORQUE O PEQUENO PÁSSARO FAZIA COM QUE OS ÍNDIOS GUERREIROS SE LEMBRASSEM DA FORÇA DE JAEBÉ, UMA FORÇA QUE NASCEU DO AMOR DELE PELA BELÍSSIMA AMANA E NUMA DAS RARAS VEZES EM QUE OS ÍNDIOS AVISTARAM UM JOÃO- DE- BARRO  CONSTRUINDO UM NINHO COM TANTA PERFEIÇÃO MAS NUM RITMO BEM DEVAGAR. OS ÍNDIOS LHE PERGUNTARAM:
- PORQUE VOCÊ LEVA UM GRANDE ESPAÇO DE TEMPO PARA CONSTRUIR UM NINHO QUE É FEITO APENAS COM BARRO UMEDECIDO?
E O SÁBIO PASSARINHO CONSTRUTOR, OLHOU BEM NO FUNDO DOS OLHOS DELES E RESPONDEU:
- PORQUE A PRESSA É A INIMIGA DA PERFEIÇÃO, POIS, DEVAGAR SE VAI AO LONGE...
PORTANTO MEUS AMIGOS GUERREIROS, MUITA CALMA NESSA HORA PORQUE AQUI NA FLORESTA, O JOÃO É DE BARRO!
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 29/07/2019
Alterado em 22/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos