Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HÁ MUITO ANOS NA ÍNDIA NUM DIA QUENTE E ENSOLARADO DE VERÃO, GODOFREDO, UM ELEFANTE FOI LEVADO PARA TOMAR UM BANHO REFRESCANTE EM UM TANQUE DE ÁGUA. GODOFREDO ERA ENORME E PESAVA UNS QUATRO MIL QUILOS.
DURANTE A CAMINHADA ATÉ O TANQUE DE ÁGUA ONDE ELE IRIA SE REFRESCAR DO CALOR FORTE QUE ESTAVA FAZENDO NAQUELE DIA, ALGUMAS MOSCAS SOBREVOANDO A SUA CABEÇA DEIXARAM O ELEFANTE AINDA MAIS INCOMODADO AINDA.
EM DETERMINADO PEDAÇO DO CAMINHO, GODOFREDO BASTANTE CANSADO E ESTRESSADO COM O CALOR INSUPORTÁVEL DAQUELA REGIÃO EM DIA DE VERÃO E COM AS MOSCAS LHE PERTURBANDO, ELE VIU UMA POÇA E RESOLVEU PARAR PARA BEBER UM POUCO DE ÁGUA FRESQUINHA.
DE REPENTE, PARTE DO TERRENO CEDEU POR CAUSA DO PESO DO GORDUCHO E ELE CAIU DENTRO DA LAMA, POIS, ESSE TERENO ERA UM VERDADEIRO LAMAÇAL, FICANDO ENCALHADO. GODOFREDO TENTOU DESESPERADAMENTE SAIR DAQUELA POCA POR DIVERSAS VEZES, MAS, SEU ESFORÇO ACABOU SENDO INÚTIL, POIS, NÃO CONSEGUIU SAIR DA POÇA  FAZENDO QUE QUE ELE AFUNDASSE CADA VEZ MAIS PARA DENTRO DO SOLO ENCHARCADO DE LAMA, POIS, A POÇA ERA  MUITO PROFUNDA E SÓ DAVA PARA VER SOMENTE A SUA CABEÇA PORQUE A LAMA JÁ HAVIA SUGADO O CORPO DE GODOFREDO PARA DENTRO.
GODOFREDO DEU UM LONGO BARRIDO, O SOM TÍPICO DOS ELEFANTES, QUANDO ESTÃO EM GRANDE
OS HOMENS QUE ESTAVAM O ACOMPANHANDO O ELEFANTE ATÉ O TANQUE PARA SE BANHAR TENTARAM SALVAR -LO DE TODAS AS FORMAS, MAS, TODAS AS TENTATIVAS NÃO TIVERAM SUCESSO.
O ELEFANTE CONTINUAVA BARRINDO DESESPERADAMENTE COMO SE ESTIVESSE IMPLORANDO POR UM PEDIDO DE SOCORRO. OS HOMENS NÃO SABIAM MAIS O QUE FAZER PARA DESENCALHAR O ELEFANTE DAQUELA POÇA DE LAMA E JÁ MOSTRAVAM GRANDE PREOCUPAÇÃO PORQUE A QUALQUER MOMENTO O  ELEFANTE PODERIA AFUNDAR DE VEZ E SE AFOGAR MAS, OS HOMENS QUE SEMPRE CUIDARAM DO ELEFANTE COM AMOR E CARINHO JAMAIS PERDERAM A FÉ DE QUE O ELEFANTE SERIA RESGATADO DAQUELA POÇA DE LAMA COM VIDA. ENTÃO, ESGOTADAS TODAS AS TENTATIVAS DE SALVAMENTO DO ELEFANTE PELAS MÃOS DOS HOMENS, ELES SE AJOELHARAM E COMEÇARAM A ORAR PEDINDO A DEUS PELA VIDA DO ELEFANTE E DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS QUE ESTAVAM AJOELHADOS ORANDO PELA SALVAÇÃO DO ELEFANTE QUE LUTAVA BRAVAMENTE PELA SUA SOBREVIVÊNCIA.
QUANDO ELES SE LENTARAM DO CHÃO, VIRAM UM CACHORRO SE APROXIMANDO DO TERRENO ENCHARCADO PELA LAMA. O CACHORRO VEIO ATÉ AQUELE TERRENO ENLAMEADO ATRAÍDO PELO BARRIDO FORTE DO ELEFANTE QUE ECOOU POR MUITOS QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA. O CACHORRO ERA UM VIRA- LATA PRETO COM MANCHAS BRANCAS. ELE GANHOU DOS HOMENS O NOME DE TUFÃO, POIS HAVIA CHEGADO ALI COMO UM VERDADEIRO TUFÃO, DE REPENTE E VELOZ.  TUFÃO ERA UM CACHORRO DE RUA E LOGO QUE CHEGOU NAQUELE LAMAÇAL PERCEBEU QUE ALGO ESTAVA ERRADO E COMEÇOU A LATIR SEM PARAR CHAMANDO A ATENÇÃO DOS CUIDADORES DO ENORME MAMÍFERO QUE CONTINUAVA ENCALHADO NA POÇA DE LAMA.
ENTÃO, ELES CONCLUÍRAM QUE O CACHORRO FOI O SINAL MANDADO POR DEUS PARA AJUDÁ-LOS A RESOLVER O RESGATE DO ELEFANTE. POIS, O CACHORRO COM SEU LATIDO PROLONGADO FEZ APARECER MUITAS PESSOAS DISPOSTAS A AJUDAR A TIRAR O ELEFANTE DAQUELA INCÔMODA SITUAÇÃO.
OS MORADORES DE UM VILAREJO DA REGIÃO FIZERAM DE TUDO PARA TENTAR TERMINAR COM A AGONIA DO ELEFANTE DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. ELES NUM GRANDE ESFORÇO ARRUMARAM UMA ESCAVADEIRA PARA PUXAR O PESADO ELEFANTE COM MAIS FACILIDADE,
TUFÃO SE APROXIMOU-SE DA POÇA DE LAMA EM QUE GODOFREDO ESTAVA E NUM ATO DE CORAGEM PULOU NA DIREÇÃO DO ELEFANTE JÁ QUASE SEM FORÇAS PARA LUTAR E COM SUAS PATAS SE AGARROU NA COMPRIDA TROMBA DE GODOFREDO E TENTAVA INCANSAVELMENTE PUXAR O MAMÍFERO GRANDALHÃO PARA FORA DA POÇA DE LAMA.
ENQUANTO ISSO, OS MORADORES DO VILAREJO, TENTAVAM COM A AJUDA DA ESCAVADEIRA, TIRAR GODOFREDO DAQUELA SITUAÇÃO QUE JÁ DURAVA MUITAS HORAS, PORÉM, AG ESCAVADEIRA ENCALHOU TAMBÉM NAQUELA GRANDE POÇA DE LAMA E NÃO PODERIA MAIS SER UTILIZADA NA OPERAÇÃO DE RESGATE DO ELEFANTE.
MAS, TUFÃO, O CACHORRO VALENTE E SOLIDÁRIO COMO UM VERDADEIRO HERÓI NÃO LARGAVA EM MOMENTO ALGUM DA TROMBA DO ELEFANTE.
GODOFREDO VENDO TODO O ESFORÇO DE TUFÃO PARA QUE ELE SAÍSSE SEM NENHUM FERIMENTO E COM VIDA DA POÇA DE LAMA DISSE QUASE SEM FÔLEGO.
- NÃO, ADIANTA MAIS TENTAR ME SALVAR, EU SOU GRATO PELO QUE ESTÁ FAZENDO POR MIM, MAS, NÃO É JUSTO, VOCÊ TAMBÉM PERDER A VIDA POR MINHA CAUSA.
E O CACHORRO COMOVIDO COM AS PALAVRAS DO ELEFANTE DISSE:
MEU CAMARADA, TENHA FÉ!  EU VOU TIRAR VOCÊ DESSA POÇA MESMO SABENDO QUE PODEREI PERDER A MINHA VIDA. SE ALGO RUIM ACONTECER, NÃO PARTIRÁ SOZINHO PORQUE EU IREI COM VOCÊ.
OS MORADORES DO VILAREJO CONSEGUIRAM MUITAS CORDAS E TROUXERAM UMA ESCAVADEIRA AINDA MAIOR PARA COMPLETAR O RESGATE DO ELEFANTE E DEPOIS DE MUITO INSISTIREM CONSEGUIRAM  RETIRAR O ELEFANTE DA POÇA DE LAMA E PARA O ESPANTO DOS CUIDADORES DE GODOFREDO, VIRAM O CACHORRO AGARRADO NA SUA TROMBA COMPRIDA.  DEPOIS DESSE ACIDENTE QUE TERMINOU COM FINAL FELIZ, GODOFREDO E TUFÃO SE TORNARAM AMIGOS PARA SEMPRE.  SEMPRE QUE O ELEFANTE SAÍA PARA PASSEAR O CACHORRO SUBIA EM CIMA DELE E OS DOIS BRINCAVAM CARINHOSAMENTE E CONVERSAVAM ANIMADAMENTE, POIS, CRIARAM VERDADEIROS LAÇOS DE CARINHO E AMIZADE.
ATÉ HOJE, OS MORADORES DAQUELE VILAREJO NA ÍNDIA RECONHECEM QUE O GRANDE HERÓI DESSA HISTÓRIA É O CACHORRO TUFÃO PELO ESFORÇO E DEDICAÇÃO QUE FEZ COM QUE A VIDA DAQUELE ELEFANTE FOSSE SALVA.
E TODOS OS QUE ENCONTRAM OS DOIS PELO CAMINHO FALAM QUE GODOFREDO, O ELEFANTE É UM “CARA GRANDE COM UM PEQUENO AMIGO, TUFÃO, O CACHORRO VALENTE.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 27/07/2019
Alterado em 22/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos