Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

CERTA VEZ SALMA MUDOU-SE COM SUA FAMÍLIA PARA UMA NOVA CASA. A MÃE DE SALMA DECIDIU COMPRAR UMA CASA NOVA, POIS, A CASA EM QUE ELAS MORAVAM JÁ ERA BEM ANTIGA.
SALMA GANHOU UM QUARTO SÓ PARA ELA, POIS A CASA NOVA TINHA MUITOS QUARTOS. DA JANELA DO SEU QUARTO DAVA PARA VER UMA BELÍSSIMA PAISAGEM.
TODOS OS DIAS SALMA SE DEBRUÇAVA NO PARAPEITO DA JANELA PARA VER A BELA FLORESTA NEGRA.
SALMA FICARA HORAS E MAIS HORAS ADMIRANDO AQUELA IMENSA FLORESTA FAZENDO COM QUE ELA LEMBRASSE DAS INESQUECÍVEIS HISTORINHAS INFANTIS QUE TINHAM COMO CENÁRIO AQUELA FLORESTA QUE AGORA ESTAVA AO SEU ALCANCE.
CERTA NOITE SALMA FOI PARA O SEU QUARTO E DEPOIS DE OUVIR UMA LINDA HISTORINHA CONTADA POR SUA MÃE, ELA ADORMECEU TRANQUILA.
MAS DURANTE A MADRUGADA UM SOM ESTRANHO A ACORDOU DEIXANDO A MENINA MUITO ASSUSTADA E A CURIOSIDADE EM SABER DE ONDE VINHA AQUELE BARULHO ESTRANHO FEZ A MENINA IR ATRÁS DO SOM QUE A FEZ ACORDAR COM O CORAÇÃO NA BOCA, .AO  CHEGAR NA SALA, ELA ENCONTROU SUA MÃE SENTADA NO SOFÁ E UM PEQUENO PÁSSARO SAINDO DE DENTRO DE UMA CASINHA DO RELÓRIO QUE FICAVA PENDURADO NA PAREDE E QUE SOLTAVA UM SOM QUE SE REPETIA POR VÁRIAS VEZES.DE HORA EM HORA.
O PÁSSARO SAÍA NA PORTINHA DA CASINHA QUE ENFEITAVA O RELÓGIO DE MADEIRA E CANTAVA UM SOM ENDOIDECIDO QUE MAIS PARECIA UM ANTIGO DISCO RISCADO NA VITROLA. O PASSARO CANTAVA UM SOM MUITO PROLONGADO QUE ERA MAIS OU MENOS ASSIM CUU-COO “, “CUU-COO “, “CUU-COO
A MÃE VENDO QUE A FILHA ESTAVA MUITO ASSUSTADA E AGITADA COM O ENDOIDECIDO CANTO DO CUCO, COLOCOU ELA NO SEU COLO E COMEÇOU A LHE CONTAR UMA LENDA MUITO ANTIGA SOBRE O CUCO E SEU ESTRANHO CANTO.
- NAS ESCURAS MATAS DA FLORESTA NEGRA VIVIA UM PÁSSARO, QUE RECEBEU O NOME DE CUCO, POIS SEU CANTO ERA MUITO FORTE E ECOAVA ALÉM DA FLORESTA PARECENDO UM CANTO DE DESESPERO.
O PÁSSARO CANTAVA NUM RITMO ALUCINANTE O SOM DE CUU-COO “, “CUU-COO “, “CUU-COO
 “, POIS, DIZ A LENDA QUE O CUCO ERA O PÁSSARO PROTETOR DA FLORESTA, POIS, USAVA SEU CANTO ENDOIDADO PARA ALERTAR SOBRE OS PERIGOS QUE PUDESSE SURGIR NOS ARREDORES DA FLORESTA, AVISANDO OS OUTROS ANIMAIS QUE VIVIAM LÁ.
A MÃE FOI INTERROMPIDA PELA FILHA QUE DISSE:
- MAMÃE, O CUCO ENDOIDOU!
- NÃO, SALMA! ELE SÓ ESTAVA QUERENDO ALERTAR OS SEUS COMPANHEIROS DA FLORESTA SOBRE OS PERIGOS QUE ELES PODERIAM SOFRER, POIS, FLORESTA NEGRA TINHA UMA BRUXA MUITO MÁ QUE VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NAS HISTÓRIAS DA CAROCHINHA.
ESSA BRUXA ERA TERRÍVEL E NÃO DEIXAVA NINGUÉM EM PAZ, POIS, ELA SE ACHAVA A RAINHA DA FLORESTA E NÃO GOSTAVA NEM UM POUCO DOS AVISOS DO CUCO ALERTANDO OS OUTROS BICHO DA PRESENÇA DELA NA REGIÃO, POIS, O SOM REPETIDO DO CUCO POR VÁRIAS E VÁRIAS VEZES, ATRAPALHAVA A VELHA BRUXA NAS SUAS CAPTURAS.
ENTÃO, A MALVADA BRUXA SE IRRITOU COM O CANTO ENDOIDADO DO CUCO E CAPTUROU O POBRE PÁSSARO E O PRENDEU NUMA GAIOLA NA ESPERANÇA QUE ELE PARASSE DE CANTAR FALICITANDO ASSIM QUE A FEIOSA BRUXA PUDESSE CAPTURAR OS OUTROS BICHOS COM MAIS FACILIDADE.
MAS, O PLANO DA BRUXA MÁ ACABOU INDO POR ÁGUA ABAIXO, POIS, MESMO PRESO NA GAIOLA E VIGIADO POR ELA, O CUCO CONTINUAVA COM A MISSÃO QUE ERA DE ALERTAR ATRÁVES DE SEU CANTO FIRME E FORTE TODOS OS BICHOS DA FLORESTA CONTRA AS MALDADES DA VELHA BRUXA.
QUANDO A BRUXA PLANEJAVA ALGUMA MALDADE CONTRA OS BICHOS DA FLORESTA, O CUCO ENTUFAVA O PEITO E SOLTAVA UM SONORO CUU-COO “,“CUU-COO “, “CUU-COODEIXANDO A BRUXA E ENLOUQUECIDA E COM OS SEUS OUVIDOS DOENDO PROVOCADO PELO CANTO REPETITIVO DO CUCO.
CONTA AINDA LENDA QUE INSPIRADO PELO CANTO REPETITIVO DO CUCO, UM RELOJOEIRO QUE MORAVA NA VILA DE SCHÖNWALD NA FLORESTA NEGRA, É CONHECIDO POR TER INVENTADO A TECNOLOGIA UTILIZADA PARA CRIAR O SOM DO CUCO CANTANDO.
QUANDO A MÃE DE SALVA TERMINOU DE CONTAR ESSA BELÍSSIMO HISTÓRIA DO CUCO JÁ ESTAVA AMANHECENDO O DIA NA FLORESTA NEGRA E  NESSE MOMENTO O CUCO SAIU DA CASINHA DO RELÓGIO DA PAREDE DA SALA E DESANDOU A BERRAR UM LONGO E DEMORADO CUU-COO“,“CUU-COO“, “CUU-COO
E SALMA ADMIRADA OLHOU PARA O CUCO NA CASINHA E VOLTANDO -SE PARA A SUA MÃE E NOVAMENTE DISSE:
MAMÃE, O CUCO ENDOIDOU!
E SUA MÃE RESPONDEU:
NÃO, MINHA FILHA! É QUE ALGUM BICHO DEVE ESTAR EM APUROS, POIS, A BRUXA DEVE ESTAR PLANEJANDO CAPTURÁ-LO.
 ENTÃO, A MENINA FICOU ENCUCADA E VOLTOU PARA O SEU QUARTO E SE DEBRUÇOU NO PARAPEITO DA JANELA E VIU A VELHA BRUXA VOANDO MONTADA NA SUA VASSOURA PERSEGUINDO O CUCO QUE HAVIA ESCAPADO DA GAIOLA E VOAVA GRITANDO AOS BERROS   CUU-COO“,“CUU-COO“, “CUU-COO“  PARA DESESPERO DA BRUXA MÁ ALERTANDO PARA QUE TODOS OS BICHOS DA FLORESTA TIVESSEM TEMPO PARA ESCAPAR DAS MALVADEZAS DAQUELA VELHA BRUXA QUE HÁ MUITO TEMPO ASSOMBRAVA A LINDA FLORESTA NEGRA.
 
 
 
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 24/07/2019
Alterado em 22/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos