Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE A CIDADE DE SILVES EM PORTUGAL ESTAVA CERCADA PELOS INIMIGOS VINDOS DA REGIÃO AFRICANA. OS INIMIGOS QUERIAM TOMAR A CIDADE DE SILVES PORQUE O MAR DAQUELA REGIÃO TINHA UMA GRANDE QUANTIDADE DE SARDINHAS. AS SARDINHAS DAQUELA REGIÃO ERAM AS MAIS SABOROSAS DE TODA A EUROPA E DAVAM MUITO LUCRO AOS COMERCIANTES E GARANTIAM A SOBREVIVÊNCIA DE TODA A POPULAÇÃO DA CIDADE.
MAS A CHEGADA DOS INIMIGOS NÃO ERA VISTA COM BONS OLHOS PELOS HABITANTES DAQUELA PEQUENA CIDADE PORTUGUESA, POIS, O EXÉRCITO AFRICANO ERA MUITO MAIS NUMEROSO DO QUE O EXÉRCITO DE SILVES.
OS MOUROS COMO ERAM CHAMADOS INVADIRAM AS TRÊS MURALHAS DA CIDADE PARA A TRISTEZA DA POPULAÇÃO DA CIDADEZINHA QUE POR CONTA DA INVASÃO DAS TROPAS INIMIGAS, A CIDADE FICOU QUASE QUE SEM ÁGUA PASSANDO POR UMA GRANDE TORMENTA, POIS, MUITOS ESTAVAM MORRENDO POR NÃO TEREM ÁGUA SUFICIENTE PARA BEBER.
MAS, NO DECORRER DA BATALHA UM FATO CURIOSO ACONTECEU PARA UM GRANDE ALÍVIO DOS HABITANTES DA CIDADELA. TUDO COMEÇOU A MUDAR, QUANDO SABINE, UMA GAIVOTA- REAL SOBREVOAVA O CÉU DE SILVES COM UMA SARDINHA PENDURADA NO SEU BICO RISCADO.
A COITADINHA DA MIANA, A SARDINHA, SE DEBATIA TODA, JÁ FRACA E QUASE PERDENDO AS FORÇAS NUMA TENTATIVA DESESPERADA DE SE LIVRAR DAS GARRAS, ALIÁS DO BICO RISCADO DE SABINE, A GAIVOTA.
MAS, DE TANTO INSISTIR, MIANA CONSEGUIU SE SOLTAR DO BICO AFIADO DA GAIVOTA BRANQUINHA COMO A NEVE, ELA ATÉ QUE TENTOU MIRAR NA DIREÇÃO DO MAR, MAS ACABOU ERRANDO A MIRA E FOI CAIR DENTRO DAS MURALHAS DA CIDADE CERCADA PELOS INIMIGOS.
BEN-AFAN QUE JÁ REINAVA NA CIDADE COMPLETAMENTE TOMADA PELO SEU EXÉRCITO PODEROSO, DECIDIU DESCANSAR UM POUCO, POIS, A BATALHA NÃO FOI NADA FÁCIL, APESAR DE CONTAR COM O DOBRO DE SOLDADOS DE QUE POSSUÍA O EXÉRCITO DE SILVES.
ELE SE DEITOU CONFORTAVELMENTE EM UM DOS APOSENTOS DO LUXUOSO PALÁCIO E RAPIDAMENTE O CANSAÇO O FEZ PEGAR NO SONO.
ENTÃO, O  AGORA REI DE SILVES, TEVE UM SONHO MARAVILHOSO QUE NA VERDADE COMEÇOU POR SER UM PESADELO, QUE PASSOU POR TEMPESTADES E MONSTROS DO MAR, MAS QUE DE REPENTE SE TRANSFORMOU NUMA VISÃO DE ANJOS TOCANDO HARPAS E EXALANDO UM AROMA  MUITO AGRADÁVEL E QUE TERMINOU COM ROSTO DE UMA BELA SEREIA, POIS O SONHO LINDO DE BEM-AFAN FOI INTERROMPIDO PORQUE MIANA, A SARDINHA SE ESTATELOU BEM NA TESTA DO SONOLENTO REI DE SILVES.
- QUEM OUSA ATRAPALHAR O MEU MARAVILHOSO SONHO COM MINHA BELÍSSIMA SEREIA?
- EU AQUI TODA MOÍDA, COM A MINHA ESPINHA CAÍDA. PARECENDO QUE FUI ATROPELADA POR UM CARDUME DE PIRANHAS E VOCÊ PREOCUPADO PORQUE INTERROMPI O SEU SONHO
COM UMA SEREIA, QUE NÃO PASSA DE UM SER MITOLÓGICO, UMA LENDA.  ORA ESSA, VOCÊ JÁ É BEM CRESCIDINHA E COM BARBA NA CARA.
VOCÊ DEVERIA RECLAMAR, COM A SABINE, AQUELA GAIVOTA FOLGADA QUE ME TIROU DO MAR PARA ME JANTAR NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE.
- ORA, CALE-SE, SUA SARDINHA MALCRIADA! AGORA EU MANDO AQUI E VOCÊ E TODAS AS OUTRAS SARDINHAS VÃO PARA DENTRO DE UMA LATA COM MUITO ÓLEO, TODAS FICARÃO ENFILEIRADAS DENTRO DE UMA LATA E SERÃO VENDIDAS A PREÇO DE OURO, AUMENTANDO AINDA MAIS A MINHA RIQUEZA E O MEU PODER POR TODA A REGIÃO PRÓXIMA DE SILVES.
ENTÃO, BEN- AFAN MANDOU PRENDER, MIANA, A SARDINHA ATÉ QUE A PRODUÇÃO DE SARDINHA EM LATA FOSSE INICIADA.
NO DIA SEGUINTE, O REI AFAN PROCUROU ALINA, SUA CONSELHEIRA PARA QUE ELA LHE REVELASSE O SIGNIFICADO DO SONHO MARAVILHOSO QUE ELE HAVIA SONHADO NO DIA ANTERIOR.
ENTÃO, ALINA LHE REVELOU QUE A VIDA DO NOVO REI DE SILVES IRIA MUDAR, ASSIM, ELA DEU AO REI DOIS RAMOS, UM COM FLOR DE MURTA E OUTRO COM UMA COROA DE LOUROS, QUE SIGNIFICAVAM O AMOR E A GLÓRIA. E AVISOU AO REI QUE SE ELES MURCHASSEM SERIA O FIM DE SEU REINADO, MAS, SE ELES FLORISSEM, SERIA REI DE SILVES ATÉ O FIM DE SEUS DIAS.
ENTÃO, O REI AFAN QUE ERA MUITO AMBICIOSO NÃO PERDEU MAIS TEMPO E LIBEROU A PESCA DA SARDINHA PARA FAZER COMÉRCIO DE SARDINHA EM LATA COM AS CIDADES VIZINHAS DO REINO DE SILVES E ASSIM FOI FEITO. MUITAS TONELADAS DE SARDINHAS FORAM APERTADAS DENTRO DE LATAS E VENDIDAS A PREÇO DE OURO.
PASSADOS, ALGUNS DIAS, SABINE, A GAIVOTA, NOVAMENTE SOBREVOAVA O CÉU DE SILVES, QUANDO SENTIU UMA FOME FEROZ E RESOLVEU POUSAR NAS ÁGUAS DO MAR PARA PESCAR ALGUMAS SARDINHAS PARA SACIAR A SUA FOME, MAS PARA O SEU ESPANTO, NÃO HAVIA MAIS NENHUMA SARDINHA NO MAR, POIS, AFAN HAVIA ACABADO COM A POPULAÇÃO  DE SARDINHA, QUE NA FÁBRICA REAL FORAM ENLATADAS E ENVIADAS PARA FORA DA CIDADE GERANDO MUITOS LUCROS AOS COFRES DO REINO..
QUANDO, OS PELICANOS E AS GARÇAS CONTARAM PARA A GAIVOTA QUE O REI HAVIA CONTRIBUÍDO PARA A EXTINÇÃO DAS SARDINHAS NO MAR DA REGIÃO DE SILVES, ELA FICOU FURIOSA E FOI ATÉ O PALÁCIO DISPOSTA A TIRAR AFAN DO TRONO.
QUANDO LÁ CHEGOU, ESCUTOU UMAS LAMENTAÇÕES VINDAS DO CALABOUÇO E PARA SUA SURPRESA DEU DE CARA, COM MIANA.
- OLÁ, SARDINHA! PEÇO DESCULPA POR QUASE TÊ-LA JANTADO. PODE FICAR TRANQUILA QUE EU NÃO VOU LHE FAZER MAL, PELO CONTRÁRIO, VIM TE LIBERTAR PAR A JUNTAS COM A AJUDAS DE DIVERSOS ANIMAIS MARINHOS TIRARMOS O REI DO TRONO DESTE REINO, POIS, O MALVADO DEU FIM A TODAS AS SARDINHAS QUE HABITAVAM ESSE MAR DE MEU DEUS.
E COM A AJUDA DOS SEUS AMIGOS MARINHOS, ENTRE ELES. OS PELICANOS, GRARÇAS E ATÉ AS PIRANHAS ENTRARAM NESSA GUERRA CONTRA O AMBICIOSO AFAN E COMANDADOS POR SABINE, MIANA E A TURMINHA MARINHA INVADIRAM A FÁBRICA REAL DE SARDINHAS E LIBERTARAM AS QUE AINDA ESTAVAM ENLATADAS.
NESSE MESMO DIA, O REI RESOLVEU TOMAR UM BANHO NO MAR ENTÃO, SABINE, A GAIVOTA, MIANA, A SARDINHA, AS GARÇAS, AS PIRANHAS E OS PELICANOS APROVEITARAM O BANHO REAL PARA DAR UMA LIÇÃO NO MALVADO REI. ENQUANTO ELEI SE BANHAVA AS PIRANHAS ATACARAM SEM DÓ O BUMBUM DO REI COM MUITAS MORDIDAS, E AS GARÇAS E OS  PELICANOS BICARAM SUA CABEÇA SEM TRÉGUA, ENQUANTO, A GAIVOTA E A SARDINHA, IAM RECOLOCANDO AS SARDINHAS LIBERTAS NOVAMENTE NO MAR.E POR FIM SABINE PUXOU O REI PELO COLARINHO E O LEVOU NO BICO PARA BEM LONGE DAS MURALHAS DA CIDADE DE SILVES E O ATIROU NAS PROFUNDEZAS DO MAR MEDITERRÂNEO, ONDE ACABOU VIRANDO COMIDA DOS FAMINTOS TUBARÕES.
FINALMENTE, MIANA E TODA A POPULAÇÃO DE SARDINHAS DO MAR QUE BANHAVA A CIDADE DE SILVES PUDERAM VIVER EM PAZ E HARMONIA COM SEUS AMIGOS MARINHOS E COMO SABINE, A GAIVOTA DE BICO RISCADO HAVIA PROMETIDO A MIANA QUE NUNCA MAIS SE ALIMENTARIA DE SARDINHAS.ELA TEVE QUE SE CONTENTAR EM CAÇAR OSTRAS GRUDADAS NAS ROCHAS QUE FICAVAM ENCRAVADAS  DENTRO DO MAR.
 
 
 
 
                                                                                                                                                                                  
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 16/07/2019
Alterado em 19/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos