Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos
ERA UMA VEZ UM ESQUIMÓ QUE VIVIA NA REGIÃO GELADA DO ALASCA.
AKIAK MORAVA NUMA CASINHA CONSTRUÍDA COM BLOCOS DE GELO NA COMPANHIA DE DOZE PINGUINS.
AKIAK SE VESTIA COM PELES DE ANIMAIS PARA SE AQUECER DO FRIO RIGOROSO DO ALASCA.
OS SEUS PINGUINS JÁ ESTAVAM HABITUADOS COM AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DAQUELA REGIÃO, POIS, HAVIAM NASCIDOS ALI.
GLASCIUS, JUANITO, AMENDOIM, GELATO, PICOLÉ, PÉ FRIO, POLAR, FLOR, CAROL, MANJUBA, SARDINHA E NEVASCA ERAM BRINCALHÕES, INTELIGENTES E FIÉIS A AKIAK, POIS, O VELHO ESQUIMÓ HAVIA SALVADO A VIDA DELES DURANTE UMA TERRÍVEL AVALANCHE QUE ATINGIU DURAMENTE A REGIÃO DO ALASCA.
AKIAK ERA UM EXCELENTE PESCADOR E UM CAÇADOR COM GRANDES HABILIDADES NO ARCO E FLECHA, POIS, SUA PONTARIA ERA CERTEIRA.
O VELHO AKIAK GOSTAVA DE PESCAR BALEIAS E CAÇAR URSOS PARA QUE ELE E SEUS PINGUINS TIVESSEM UMA BOA ALIMENTAÇÃO.
MAS, MESMO COM A COMPANHIA DOS DIVERTIDOS PINGUINS, O VELHO ESQUIMÓ SE SENTIA MUITO SOLITÁRIO E OS PINGUINS QUE ERAM ANIMAIS MUITO ESPERTOS SENTIRAM A TRISTEZA DENTRO DO CORAÇÃO DE AKIAK.
CERTA MANHÃ, O VELHO ESQUIMÓ DECIDIU SAIR PARA PESCAR E CAÇAR PARA TENTAR ALIVIAR UM POUCO A SOLIDÃO E A TRISTEZA QUE INSISTIA EM MACHUCAR O SEU CORAÇÃO.
ENTÃO, QUANDO ELE ESTAVA NA BEIRA DO MAR COBERTO DE GELO SE PREPARANDO PARA A PESCA DAS BALEIAS, AKIAK AVISTOU UMA MULHER BELÍSSIMA QUE ESTAVA ENCALHADA NUM DOS BLOCOS DE GELO QUE HAVIA SE PARTIDO.
TIKAANI ESTAVA ENFRENTANDO SÉRIAS DIFICULDADES, POIS UM URSO POLAR QUE NÃO SE ALIMENTAVA HAVIA ALGUNS DIAS ESTAVA PRESTES A DEVORÁ-LA.
O ESQUIMÓ, ASSIM QUE OLHOU PARA ELA, SENTIU SEU CORAÇÃO BATER MAIS FORTE.
TIKAANI GRITAVA POR SOCORRO E ORAVA OLHANDO NA DIREÇÃO DO CÉU PEDINDO A DEUS QUE A LIVRASSE DAS GARRAS AFIADAS DO URSO FEROZ.
SUAS ORAÇÕES FORAM OUVIDAS PELO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA QUE NAQUELE INSTANTE COLOCOU O VELHO ESQUIMÓ NO SEU CAMINHO PARA QUE A SALVASSE DAQUELA FERA.
AKIAK VENDO AQUELA CENA TERRÍVEL NÃO PENSOU DUAS VEZES, IMEDIATAMENTE PEGOU SUA LANÇA E SEU ARCO E FLECHA E FOI AO ENCONTRO DO URSO.
LÁ NO IGLU, OS DOZE PINGUINS ENTRANHANDO A DEMORA DO ESQUIMÓ PARA VOLTAR COM OS ALIMENTOS PARA O ALMOÇO RESOLVERAM SAIR A PROCURA DELE.
AKIAK COMEÇOU UM COMBATE COM O URSO, TENTANDO ACERTAR UMA FLECHADA CERTEIRA NO URSO, MAS, O URSO DEU UM TAPA COM A PATA FAZENDO COM QUE O ARCO E A LANÇA CAÍSSEM NO CHÃO.
ENTÃO, O URSO FAMINTO ACABOU ENGOLINDO A BELA MULHER PARA A TRISTEZA DO VELHO ESQUIMÓ.
QUANDO, A TURMINHA DOS PINGUINS CHEGOU ENCONTRARAM O SEU AMADO AMIGO QUE MAL ENXERGAVA, POIS, SEUS OLHOS ESTAVAM EMBASADOS DE TANTAS LÁGRIMAS.
GLASCIUS QUE ERA O LÍDER DOS PINGUINS TENTOU CONSOLÁ-LO COM PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO, MAS, DE NADA ADIANTOU.
PARA ELE ERA COMO SE OS DIAS E AS NOITES NÃO MAIS EXISTISSEM, POIS, ELE NÃO SE ALIMENTAVA E NEM DESCANSAVA MAIS.
ENTÃO, O VELHO ESQUIMÓ RESOLVEU PARTIR ABANDONANDO OS PINGUINS E CAMINHOU DURANTE VÁRIOS DIAS ATÉ CHEGAR NAS TERRAS DA GROENLÂNDIA.
AKIAK SABIA QUE UM DIA REENCONTRARIA AQUELA MULHER QUE HAVIA FEITO O SEU CORAÇÃO BATER MAIS FORTE, POIS SEGUNDO DIZ A LENDA ESQUIMÓ, QUANDO A PESSOA SOBE AO CÉU, ELA SE TRANSFORMA NUMA ESTRELA. ENTÃO, O ESQUIMÓ CAMINHAVA SEM DESCANSO NA ESPERANÇA DE UM DIA ENCONTRAR O CAMINHO QUE O LEVARIA ATÉ AS ESTRELAS.
ENQUANTO ISSO, NO ALASCA, OS DOZE PINGUINS CANSADOS DE TANTA SOLIDÃO E SAUDADE DO VELHO AMIGO ESQUIMÓ RESOLVERAM MIGRAR PARA A GROENLÂNDIA NA ESPERANÇA DE REENCONTRÁ- LO.
 DEPOIS DE CAMINHAR POR MUITOS DIAS SEGUIDOS, DE REPENTE AKIAK AVISTOU UM LONGO CAMINHO TODO PRATEADO.
ERA UMA ESTRADA MARAVILHOSA QUE BRILHAVA CONTRA O CÉU AZUL CELESTE.
ASSIM, O ESQUIMÓ, DEPOIS DE MUITOS DIAS, CONSEGUIU VER NITIDAMENTE QUE O CAMINHO QUE ELE HAVIA PERCORRIDO SE ESTENDIA ATÉ AS ESTRELAS.
ENTÃO, AKIAK EXPERIMENTOU UMA GRANDE ALEGRIA E COMEÇOU A CORRER POR AQUELE SOLO PRATEADO, E AOS POUCOS FOI SE SENTINDO CADA VEZ MAIS LEVE.
E NESSE EXATO MOMENTO, OS SEUS DOZE PINGUINS O ALCANÇARAM E O VELHO ESQUIMÓ RECUPEROU O BRILHO NOS SEUS OLHOS E AQUELE RENCONTRO ACABOU VIRANDO UMA GRANDE FESTA NAQUELE SOLO PRATEADO FAZENDO COM QUE AKIAK E OS DOZE PINGUINS SENTISSEM VONTADE DE OLHAR PARA AS ESTRELAS NO CÉU E O VELHO AKIAK FIXOU SEUS OLHOS NUMA ESTRELA EM ESPECIAL.
E GRITOU COM ENTUSIASMO PARA OS SEUS DOZE PINGUINS DE ESTIMAÇÃO:
- VEJAM DISSE AOS SEUS PINGUINS:
- É A TIKAANI, A BELÍSSIMA MULHER PELA QUAL ME APAIXONEI A ALGUNS ANOS ATRÁS, MAS QUE INFELIMENTE O URSO A LEVOU EMBORA ANTES QUE EU PUDESSE CONHECÊ -LA.
ELA ESTÁ CORRENDO NO MEIO DAS ESTRELAS!
ASSIM, GLASCIUS, JUANITO, AMENDOIM, SARDINHA, FLOR, CAROL, MANJUBA, GELATO, NEVASCA, PICOLÉ E POLAR SE JUNTARAM AO AMIGO ESQUIMÓ PARA ASSIM  VEREM AQUELE ESPETÁCULO MARAVILHOSO, MENOS PÉ FRIO QUE FICOU AFASTADO PARA NÃO ATRAPALHAR O ESPETÁCULO DEVIDO A SUA FAMA, COMO O SEU PRÓPRIO NOME JÁ DIZ.
TIKAANI, COMO UMA BAILARINA, CORRIA, CORRIA, SALTANDO AS ESTRELAS E BAILANDO NO CÉU CONTAGIANDO ATÉ OS DOZE PINGUINS QUE COMEÇARAM A DANÇAR UMA LINDA E ANIMADA DANÇA COREOGRAFADA.
DEPOIS DESSE ESPETÁCULO DE RARA BELEZA, A BELA TIKAANI NUNCA MAIS APARECEU E O VELHO ESQUIMÓ JÁ BASTANTE FRACO DEVIDO A VELHICE PARTIU RUMO AS ESTRELA COMO DIZ A LENDA ESQUIMÓ.
COM A PARTIDA DE AKIAK, OS DOZE PINGUINS RETORNARAM AO ALASCA GUARDADO NA MEMÓRIA OS BONS MOMENTOS QUE VIVERAM AO LADO DO AMIGO QUE UM DIA OS LIVROU DA MORTE.
A LENDA ESQUIMÓ  CONTA AINDA QUE ATÉ HOJE, DURANTE A SUA CORRIDA, SALTANDO PELAS ESTRELAS E BAILANDO  PELO CÉU, TIKAANI BALANÇOU A GROSSA PELAGEM QUE SE ENCHEU DE LUZ E DELA  RESPINGARAM AS BELAS E CHARMOSAS ESTRELAS QUE HOJE FORMAM A VIA LÁCTEA E QUE  AKIAK DEPOIS DE SUA SUBIDA AO CÉU  SE TORNOU UM LINDO COMETA QUE DE UM PERÍODO A OUTRO SEMPRE VOLTAVA A PASSAR PELO CÉU PARA REVER TIKAANI, A BELA MULHER QUE HOJE É UMA LINDA ESTRELA A ENFEITARAR O CÉU COM A SUA LUZ PRATEADA E BRILHANTE.
 
,
Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 21/06/2019
Alterado em 10/05/2020
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Copyright © 2017-2020. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  
 
* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC