Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ UMA MINHOCA QUE NÃO QUERIA SER AMIGA DE UMA FORMIGA.  NOCA ERA UMA MINHOCA MUITO CHATA.  ELA VIVIA ENTERRADA DEBAIXO DA TERRA. JÁ, LARISSA, A FORMIGA ERA MUITO SIMPÁTICA E AO MESMO TEMPO ERA MUITO DESANIMADA PORQUE TINHA AS PERNINHAS BEM FININHAS E AO CONTRÁRIO DE NOCA QUERIA SE APROXIMAR DELA PARA TENTAR CRIAR UMA RELAÇÃO DE AMIZADE VERDADEIRA. MAS, LARISSA TINHA MEDO DE CHEGAR BEM PERTINHO DE NOCA PORQUE ELA ERA MUITO COMPRIDA. ENTÃO, POR CAUSA DISSO, UMA NÃO FALAVA COM A OUTRA.  LARI, A FORMIGA QUASE NÃO SAÍA DO FORMIGUEIRO, POIS, TINHA UM SENTIMENTO DE INFERIORIDADE EM RELAÇÃO A MINHOCA. LARISSA, ALÉM DE TER AS PERNINHAS FINAS TAMBÉM SE ACHAVA MUITO FEIA E NOCA POR SUA VEZ ERA MUITO RESMUNGONA, POIS, VIVIA RECLAMANDO DA VIDA. ELA NÃO ACHAVA GRAÇA EM NADA NESSE MUNDO E NÃO SE CONFORMAVA DE TER QUE FICAR ENTERRADA DEBAIXO DA TERRA, A MAIOR PARTE DO TEMPO. ESSA SITUAÇÃO ESTAVA DEIXANDO TANTO A FAMÍLIA DA MINHOCA QUANTO A FAMÍLIA DA FORMIGA PREOCUPADA.
ENTÃO, A MAMÃE DE NOCA, A MINHOCA E A MAMÃE DE LARISSA, A FORMIGA MARCARAM UMA REUNIÃO PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA QUE AMEAÇAVA COLOCAR O MEIO AMBIENTE EM DESEQUILÍBRIO E ACABAR DE VEZ COM A TERRÍVEL DEPRESSÃO EM QUE AS DUAS SE ENCONTRAVAM. AFINAL, ELAS ERAM BICHINHOS QUE HABITAVAM DEBAIXO DA TERRAS E AS SUAS MÃES ACREDITAVAM QUE AS SUAS FILHOTAS DEVERIAM ESTABELECER UMA BOA RELAÇÃO DE CONVIVÊNCIA E AMIZADE ENTRE AS DUAS. ENTÃO, AS SÁBIAS MAMÃES RESOLVERAM COLOCAR EM PRÁTICA UM PLANO PARA QUE A MINHOCA E A FORMIGA SE REAPROXIMAREM NOVAMENTE.
NO DIA SEGUINTE , A MAMÃE MINHOCA, CHAMOU A NOCA PARA QUE ELA ATÉ  O FORMIGUEIRO PEGAR ALGUNS ALIMENTOS QUE DONA FORMIGA TÃO GENEROSAMENTE HAVIA LHE DOADO, POIS, O INVERNO ESTAVA CHEGANDO E COM ELE VINHA A DIFICULDADE DE SE ENCONTRAR ALIMENTOS POR CAUSA DA NEVASCA QUE DEIXAVA A TERRA COBERTA PELA NEVE FORMANDO ENORMES PLACAS DE GELO.
- NOCA COM A PREGUIÇA E O DESÂNIMO DE SEMPRE COMEÇOU IMEDIATAMENTE A RESMUNGAR E PROTESTOU CONTRA O PEDIDO DE DONA MINHOCA.
- EU NÃO QUERO IR NA CASA DAQUELA TANAJURA DAS PERNAS FINAS. EU NÃO QUERO CONVERSA COM FORMIGUINHA SEM SAL E SEM AÇÚCAR.
- NOCA, MINHA FILHA, NÃO FOI ISSO QUE O NOSSO CRIADOR E SENHOR NOS ENSINOU QUANDO ELE PASSOU POR ESSE MUNDO. ELE NOS ENSINOU APENAS A AMAR O PRÓXIMO E A PERDOAR SEMPRE.
- MÃE, EU NÃO ENTENDO, PORQUE VOCÊ QUER QUE EU ME TORNE AMIGA DAQUELA FORMIGUINHA DA PERNINHA FININHA.
- JÁ CHEGA, NOCA! NÃO FOI ESSA A EDUCAÇÃO QUE EU LHE DEI. VOCÊ ESTÁ SENDO MUITO INDELICADA COM A LARISSA. VOCÊ IRIA GOSTAR SE ELA LHE CHAMASSE DE NOCA, A MOLEZINHA, POR CAUSA DA SUA LENTIDÃO PARA CAMINHAR?
- NÃO, EU IRIA ME SENTAR EM CIMA DELA E ESMAGÁ -LA.
- MINHA FILHA, ISSO SÃO MODOS DE FALAR DE NOSSAS IRMÃS DA TERRA! AGORA CHEGA DE RECLAMAR E FICAR FALANDO MAL DOS OUTROS E VÁ DEPRESSA PEGAR OS ALIMENTOS LÁ NO FORMIGUEIRO ANTES QUE O INVERNO BATA NA NOSSA PORTA.
E LÁ FOI A MINHOCA CAMINHADO LENTAMENTE PELAS CAMADAS MAIS PROFUNDAS DA TERRA ATÉ O FORMIGUEIRO ONDE MORAVA, LARISSA, A FORMIGA.
E CHEGANDO LÁ NOCA FOI RECEBIDA COM MUITA ALEGRIA PELA MAMÃE FORMIGA.
BOM DIA, DONA FORMIGA! RESPONDEU SECAMENTE A MINHOCA.
BOM DIA, NOCA! EU JÁ SEPAREI UMA CESTA COM VÁRIOS ALIMENTOS QUE ARRECADEI DURANTE TODO O VERÃO. AQUI ESTÁ, PODE LEVAR QUE É DADO DE CORAÇÃO.
QUANDO A MINHOCA OUVIU AS PALAVRAS TÃO CARINHOSAS QUE SAÍRAM TÃO SINCERAS E CHEIAS DE AMOR, A MINHOCA TOCADA PELO AMOR DE DEUS, SE TRANSFORMOU NUMA NOVA MINHOCA E AGRADECEU A ELA PELA CESTA TÃO FARTA DE ALIMENTOS E PEDIU PERMISSÃO PARA CONVERSAR COM A LARISSA.
- CLARO, VÁ CONVERSAR COM ELA! TUDO O QUE EU MAIS QUERO É QUE VOCÊS SE TORNEM AMIGAS E SE DEEM BEM NOVAMENTE.
ENTÃO, A MINHOCA CAMINHANDO LENTAMENTE CHEGOU AO QUARTO ONDE A FORMIGA SE ENCONTRAVA. LARISSA ESTAVA TRISTE E INFELIZ E CHORAVA MUITO FAZENDO COM QUE O SEU ROSTINHO SE TRANSFORMASSE EM UM MAR DE LÁGRIMAS.
A MINHOCA FOI SE APROXIMANDO DA BEIRADA DA CAMINHA DA FORMIGA E HUMILDEMENTE, SE AJOELHOU DIANTE DA FORMIGUINHA QUE ESTAVA MUITO ABATIDA E SE SENTINDO MUITO MAIS PEQUENINA DO QUE ERA.
 A MINHOCA ENVERGONHADA COM AS SUAS ATITUDES PARA COM A FORMIGA SE APROXIMA AINDA MAIS DA FORMIGA E SUSSURRA NOS SEUS OUVIDOS.
- EU VIM AQUI PARA CLAMAR PELO SEU PERDÃO. PORQUE EU PERCEBI QUE DURANTE TODOS ESSES ANOS QUE FICAMOS SEM FALAR UMA COM A OUTRA. EU FUI MUITO CRUEL COM VOCÊ E ÀS VEZES ATÉ LHE HUMILHANDO SÓ PARA TER O PRAZER   DE VÊ-LA CAIR NUM ABISMO SEM FIM.  MAS, FELIZMENTE SUA MÃE FEZ COM QUE EU ABRISSE MEUS OLHOS E DEIXASSE O AMOR QUE VEM DE DEUS TRANSBORDAR DE DENTRO DO MEU CORAÇÃO E CONSEGUIR ENXERGAR QUE CADA UMA DE NÓS, TEMOS UM JEITO DIFERENTE DE SER E AGIR PORQUE NINGUÉM É TÃO PERFEITO. MAS AINDA HÁ TEMPO DE APRENDER A RESPEITARMOS UNS AOS OUTROS.
A PARTIR DAQUELE DIA EM DIANTE A MINHOCA E A FORMIGA SE TORNARAM AMIGAS INSEPARÁVEIS PELOS LAÇOS DO CORAÇÃO DEIXANDO DE LADO TODAS AS DIFERENÇAS QUE EXISTIA NAS APARÊNCIAS DAS DUAS IRMÃS DA TERRA.
A MINHOCA E A FORMIGA FINALMENTE ENXERGARAM QUE O QUE REALMENTE IMPORTA NESSA VIDA QUE DEUS NOS DEU, É A BELEZA QUE CULTIVAMOS DENTRO DE NÓS E NÃO A  BELEZA  APARENTE QUE SE DESGASTA COM O TIC-TAC DO RELÓGIO DO TEMPO.
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 21/05/2019
Alterado em 19/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos