Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos
HÁ QUARENTA E SETE ANOS ATRÁS NASCIA O NOSSO VELHO E QUERIDO TIO-AVÔ. HOJE, EU E UMA TURMINHA MUITO ESPECIAL VAMOS ORGANIZAR UMA FESTA SURPRESA INESQUECÍVEL PARA ESSE CARA QUE DESDE PEQUENINO NA MAIORIA DAS VEZES FALA SOZINHO COMO SE ESTIVESSE CONVERSANDO COM ELE MESMO. BEM, DEIXA EU ME APRESENTAR. EU SOU O MIGUEL. EU SOU O SOBRINHO NETO QUE MAIS CONVIVO COM ELE. JÁ QUE OS OUTROS SOBRINHOS NETOS NÃO MORAM EM ITANHAÉM. EU VIVO BRINCANDO COM ELE E ÀS VEZES IMITO O JEITO DELE ANDAR. MAS, SEM QUERER DESMERECÊ-LO. EU FAÇO ISSO PORQUE EU O AMO E MEU VELHO E QUERIDO TIO-AVÔ SABE QUE É DE MINHA PARTE UM AMOR VERDADEIRO. ENTÃO, NESSE DIA TÃO ESPECIAL PARA ELE, EU RESOLVI REUNIR UMA TURMINHA DO BARULHO PRA LÁ DE ESPECIAL PARA JUNTAMENTE COM ELE FESTEJARMOS OS SEUS QUARENTA E SETE ANOS DE VIDA. EU CONVOQUEI PARA ESSA MISSÃO DE FAZER A FESTA SURPRESA OS MEU PRIMOS MIGUELZINHO E AS MINHAS PRIMAS ALICE E MELINA E MAIS TRÊS SOBRINHOS -NETOS QUE ELE ADOTOU DE CORAÇÃO, A LAÍS, A MONIQUE E A BIA. E NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO NOSSO QUERIDO TITIO-VOVÔ VAI TER SÓ GENTE DE BEM COM A VIDA. EU PEGUEI O TELEFONE NAS MÃOS E FUI CONVIDANDO TODAS AS PESSOAS QUE AMAM NOSSO VELHINHO TEIMOSO E ÀS VEZES TURRÃO PARA VIREM CELEBRAR ESSA ANIMADA E ABENÇOADA FESTA. EU FUI TELEFONANDO SEM PARAR E DO OUTRO LADO DA LINHA O TELEFONE TOCAVA TRIRIM TRIRIMRIM, TRIRIM TRIMRIMRIMRIMRIM E LOGO ALGUÉM ATENDIA E A RESPOSTA AO MEU CONVITE ERA:
- AH, CONTA COMIGO, EU VOU!
E O SÁBIO MIGUEL RESPONDIA:
- VEM SIM. PORQUE ESSA FESTA SERÁ INESQUECÍVEL E FICARÁ NA MEMÓRIA DE TODOS PARA SEMPRE, POIS, ELA ESTÁ SENDO PREPARADA COM MUITO AMOR, POIS NESSA FESTA VAI TER BOLO, BEXIGA, BRINCADEIRA
DOCE, REFRI E SURPRESA!
VAMOS CURTIR COM CERTEZA
- OBRIGADO POR NOS CONVIDAR. NÓS IREMOS! NÓS IREMOS NESSA FESTA CHEIA DE ANIMAÇÃO. QUE NÃO TEM LUGAR PRA TRISTEZA, NÃO!
É DIA DE COMEMORAÇÃO! ENQUANTO ISSO, MINHA PRIMA ALICE PREPARAVA OS CUPCAKES DELICIOSOS QUE SUA MÃE HAVIA LHE ENSINADO.MIGUELZINHO VEIO ABRILHANTAR A FESTA COM TODOS OS SEUS INSTRUMENTOS MUSICAIS FAVORITOS E COM UMA FLAUTA DOCE NOS LÁBIOS FAZIA UM DÓ-RÉ-MI- FÁ-SOL- LÁ-SI E RODOPIAVA NO AR TRANSMITINDO A MAIS PURA ALEGRIA. JÁ A LAÍS QUE HAVIA DESENHO UM RETRATO DO VELHO TIO- AVÔ CHEGOU A FESTA ACOMPANHADA DE SUA GRACIOSA LEOA MANSA E A BIA DECORAVA A MESA COM OS DOCES, OS SALGADINHOS E O BOLO E OS CONVIDADOS FICARAM SURPRESOS AO VER A LAÍS COM UMA LEOA NA FESTA, MAS A NOSSA TURMINHA ACHOU O MÁXIMO A PRESENÇA DA LEOA, AFINAL, NOS CONTOS QUE O TIO- AVÔ ESCREVE TUDO PODE ACONTECER SE VOCÊ DER ASAS A IMAGINAÇÃO. AH, SABE, O QUE A MONIQUE TROUXE PARA A FESTA DE ANIVERSÁRIO DO TIO- AVÔ?
- EU SÓ POSSO IMAGINAR ISSO QUE EU ESTOU PENSANDO?
E A PRINCESA MONIQUE RESPONDEU:
- MIGUEL, VOCÊ ACERTOU! AQUI ESTÁ A CADEIRA DE BALANÇO DO TIO- AVÔ. LEMBRA, AQUELE QUE ELE SENTAVA PARA CONTAR AS HISTORINHAS PARA OS IRMÃOS, OLIVIER, OLÍVIA E OLÍMPIA. E TAMBÉM TROUXE OS MEUS FANTOCHES PARA ENCENAR ALGUNS CONTOS DO TIO- AVO. ALICE TAMBÉM TROUXE SUA CACHORRINHA LUNA PARA COMEMORAR O INESQUECÍVEL ANIVERSÁRIO DO QUERIDO TIO- AVÔ. AH, EU IA ME ESQUECENDO DE FALAR, A FILÓ, A MASCOTE DA NOSSA CASA, VEIO TODA POMPOSA, DE FITA VERMELHO NO PESCOÇO E DE LACINHO NA CABEÇA. TUDO ESTAVA PRONTO. MAS AONDE ESTAVA O GRANDE HOMENAGEADO DO DIA?
- E EIS QUE PARA A SURPRESA DE TODOS, ELE ENTRA NA FESTA GALOPANDO MONTADO NO CAVALINHO USEIRO. E ASSIM COMEÇA A FESTA PRA VALER E MIGUELZINHO COM SEUS INSTRUMENTOS SOLTA O SOM.
- JOGA A MÃO PRO ALTO, DÁ UM SALTO
JOGA A MÃO PRO ALTO, DÁ UM SALTO
É DIA DE FESTEJAR, OH!
SAI DO CHÃO, SAI DO CHÃO
BATE NA PALMA, NA PALMA DA MÃO
QUEM TEM JESUS NO CORAÇÃO!
O TIO -AVÔ DESCE DO SEU CAVALINHO E AS LUZES SE APAGAM.
E A MELINA BAILAVA NA PONTA DOS PÉS AO SOM QUE SAÍA DA SUA PEQUENA CAIXINHA DE MÚSICA RECITANDO ALGUNS VERSINHOS ESCRITOS POR TODA A TURMINHA DOS SEUS SOBRINHOS NETOS ALI PRESENTES.
E TODOS EM UMA SÓ VOZ CANTAM O PARABÉNS PRA VOCÊ!
E O VELHO E QUERIDO TO- AVÔ AGRADECE A DEUS PELAS CRIANÇAS QUE ELE ENCONTRA AONDE QUER QUE ELE VÁ O AMAREM Á PRIMEIRA VISTA.
E NÃO TEM LUGAR PARA TRISTEZA, NÃO!
PORQUE É DIA DE COMEMORAÇÃO!
PARABÉNS PRA VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA!
 
 
Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 09/03/2019
Alterado em 10/05/2020
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Copyright © 2017-2020. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  
 
* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC