Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

 HÁ QUEM DIGA QUE O MELHOR AMIGO DO HOMEM É O CACHORRO, MAS DEPOIS QUE EU CONHECI A MANUELA NÃO POSSO MAIS AFIRMAR QUE O CACHORRO É MESMO O MELHOR AMIGO PORQUE AO LONGO DOS ANOS ESSA MENININHA VEM ME PROVANDO COM A SUA SEDE DO SABER E COM SUA CURIOSIDADE EM PROCURAR ENTENDER O MUNDO E COMO FUNCIONAM AS COISAS A SUA VOLTA, ME CONVENCEU QUE O NOSSO MELHOR AMIGO É O LIVRO, POIS, QUANDO ABRIMOS AS PÁGINAS DE UM LIVRO VIAJAMOS E LIBERTAMOS A NOSSA IMAGINAÇÃO. O NOSSO AMIGO LIVRO NOS LEVA A SONHAR FAZENDO COM QUE FAÇAMOS PARTE DA HISTÓRIA QUE ESTAMOS LENDO E VIVENDO AS MAIS EMOCIONANTES AVENTURAS EM LUGARES QUE JAMAIS SONHAMOS ESTAR UM DIA NA VIDA. MANUELA TÃO PEQUENA, MAS, AO MESMO TEMPO TÃO SÁBIA, POIS, ELA NA SUA BUSCA INCANSÁVEL A PROCURA DE CONHECIMENTO E CULTURA COMEÇOU UM LINDO RELACIONAMENTO DE AMOR E AMIZADE COM O LIVRO. DEPOIS, QUE ELA E O LIVRO SE TORNARAM AMIGOS INSEPARÁVEIS, ELA DESCOBRIU MUITOS SEGREDOS QUE UM LIVRO GUARDA DENTRO DE SUAS PÁGINAS. ELA DESCOBRIU QUE UM LIVRO NOS DIVERTE E NOS ENSINA. ELE É O AMIGO QUE NOS LEMBRA DAS COISAS E QUE NOS FAZ ESQUECER-SE DAS TRISTEZAS E DOS PROBLEMAS QUE FAZ A NOSSA CABEÇA ESQUENTAR. ENQUANTO, ESTAMOS NA COMPANHIA DELE NOS ESQUECEMOS DE TUDO, POIS, ELE NOS RELAXA E NOS ACALMA. O AMOR DA PEQUENA MANU PELO LIVRO FOI LOGO A PRIMEIRA VISTA, POIS, O LIVRO LEVOU ELE A CONHECER O INFINITO MUNDO DAS LETRAS E FOI COM ESSE FIEL E VERDADEIRO AMIGO QUE MANU APRENDEU A ENRIQUECER SEU VOCABULÁRIO E A SE INTERESSAR MAIS PELO GOSTO DA LEITURA. O LIVRO SE TORNOU O MELHOR AMIGO DELA PORQUE COM A SUA SEDE EM BUSCAR O SABER, ELA TEVE A CERTEZA ABSOLUTA DE QUE ELE NOS ACOMPANHA NA SAÚDE E NA DOENÇA, NA ALEGRIA E NA TRISTEZA. MANU E O LIVRO ANDAM DE MÃOS DADAS SE ABRAÇAM E ATÉ DORMEM JUNTOS PORQUE ATÉ QUE O SONO NÃO VENHA, ELA O SEGURA FIRME EM SUAS MÃOS E QUANDO O SONO CHEGA, ELA ADORMECE ABRAÇADA COM O SEU MELHOR AMIGO. O LIVRO AMIGO É FIEL A ELA ATÉ QUANDO ELA ESTÁ DODÓI, POIS, ELE O ACOMPANHA AO MÉDICO E A CONSOLA COM SUAS LINDAS HISTÓRIAS NA FILA DE ESPERA. O LIVRO SEMPRE ESTÁ PRONTO A FAZÊ-LA FELIZ, POIS, EMBARCA NA PRIMEIRA FILA DO AVIÃO NAS MÃOS DA MENINA OU ATÉ NO CHACOALHAR DE UM ÔNIBUS OU TAMBÉM NO CORRE- CORRE DIÁRIO DAS RUAS. ELES GOSTAM MESMO É DO ACONCHEGO DO LAR PORQUE É NELE QUE MANUELA TEM SEU QUARTO TODO DECORADO COM CORTINAS DE ESTAMPAS ROSA E COM BICHINHOS DE PELÚCIA POR TODOS OS CANTOS E LÁ MANU ENCOSTA A CABECINHA NO TRAVESSEIRO E JUNTO COM O SEU MELHOR AMIGO COMEÇA UMA VIAGEM COM COMEÇO, MEIO E FIM PELO MUNDO DA IMAGINAÇÃO E DO SABER. QUANDO ELA ESTÁ CONFIDENCIANDO SEUS SEGREDOS PARA ELE, ELA ABANDONA O CELULAR, O COMPUTADOR E A TV. A MENINA SE DESLIGA COMPLETAMENTE DO MUNDO REAL PARA SE CONECTAR COM O MUNDO DA LEITURA COM SUAS HISTÓRIAS RECHEADAS COM MUITAS AVENTURAS DE MISTÉRIOS E SEUS SUSPENSES, OU NAS AVENTURAS REPLETAS DE HUMOR E MUITAS CENAS ENGRAÇADAS. ESSAS AVENTURAS QUE NOS LEVAM AOS CONTOS DE FADA OU NOS FAZEM CHORAR DE EMOÇÃO QUANDO FICAMOS TORCENDO PELOS PRÍNCIPES E AS PRINCESAS TERMINAREM COM UM FINAL FELIZ E VER OS VILÕES PERCEBEREM QUE O BEM SEMPRE VENCERÁ O MAL. A MENINA E O LIVRO FORMAM UM PAR PERFEITO NA ESCOLA. LÁ O AMIGO LIVRO A AJUDA NAS AULAS, POIS, É LÁ QUE ELA CONHECE VERDADEIRAMENTE A FONTE DO CONHECIMENTO E DA SABEDORIA PARA UM DIA MAIS TARDE COLOCAR SEUS ENSINAMENTOS CONQUISTADOS ATRAVÉS DO CONTATO COM O AMIGO LIVRO QUE ÁS VEZES ACABAVA COM ORELHAS E RABISCOS DE TANTO QUE A PEQUENA MANU O FOLHEAVA DURANTE AS AULAS. MANU E O SEU AMIGO LIVRO SÃO MAIS QUE AMIGOS, ELES SE COMPLETAM, POIS, ELA NUNCA O DEIXOU DE LADO, JOGANDO NUM CANTO QUALQUER OU O ABANDONANDO NUMA ESTANTE PARA QUE ELE FICASSE EMPOEIRADO E CHEIRANDO A MOFO. ELA APRENDEU DESDE CEDO A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UMA LINDA E RESPEITADA AMIZADE COM O LIVRO, POIS. UM LIVRO NUNCA ENVELHECERÁ, PELO CONTRÁRIO, ENQUANTO, ESTIVER ALGUÉM O FOLHEANDO, ELE SEMPRE SERA NOVO, POIS, O LEREMOS, COM MAIS ATENÇÃO E APRENDEREMOS NOVOS CONHECIMENTOS VALIOSOS.
 QUEM LÊ TODOS OS DIAS E FAZ DO LIVRO, O SEU MELHOR AMIGO ENXERGA MAIS LONGE E TEM A CHANCE DE ENCONTRAR AS MELHORES SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS QUE A VIDA NOS APRESENTA. QUEM NÃO APRENDEU A GOSTAR DE LIVROS E DE LEITURA DESCONHECE UM RICO E INCRÍVEL MUNDO ONDE TUDO PODE ACONTECER, O SEU AMOR E AMIZADE PELO LIVRO FEZ A MENINA SABER QUE CONTEÚDO E FORMA SÃO TUDO DE BOM, MAS O QUE ELA APRECIA NO SEU MELHOR AMIGO É O FORMATO, A TEXTURA E A COR DO PAPEL, O CHEIRO, O SOM DA PÁGINA VIRANDO, A FONTE DAS LETRAS, A MANCHA DA PÁGINA, E TUDO O MAIS. MUITAS DESSAS SENSAÇÕES SÃO IMAGINADAS, COMO A TEXTURA, A VIRAÇÃO DA PÁGINA E O CHEIRO DO PAPEL. ENTÃO, MEUS QUERIDOS CACHORRINHOS, DEPOIS QUE EU CONHECI A MANUELA E A SUA PAIXÃO PELO LIVRO, EU ME CONVENCI QUE REALMENTE O LIVRO E O MELHOR AMIGO DO HOMEM, POIS, O LIVRO E SUA LEITURA ADOÇA A VIDA E TORNA A PESSOA TÃO SÁBIA E ESPECIAL QUE ELA APRENDE ATÉ SE A TORNAR UMA PESSOA MODESTA E MAIS DISPOSTA A PASSAR OS SEUS DIAS NA COMPANHIA DO NOSSO MELHOR AMIGO, O LIVRO, QUE ESTARÁ SEMPRE AO NOSSO LADO NOS ENRIQUECENDO COM SEUS VALIOSOS ENSINAMENTOS QUE NÓS IREMOS GUARDAR SEMPRE NOS NOSSOS CORAÇÕES, DEBAIXO DE SETE CHAVES. 
 
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 27/01/2019
Alterado em 17/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos