Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA VEZ UM ROUXINOL QUE ALEGRAVA AS PESSOAS COM SEU BELO CANTO. MAS, ELE CANTAVA. SÓ CANTAVA DE NOITE QUANDO A LUA COMEÇAVA A BRILHAR NO CÉU.  SEU CANTO ERA CONTAGIANTE E AO MESMO TEMPO APAIXONANTE. ESSE ENTUSIASMO PELO CANTO DO ROUXINOL CHEGOU AOS OUVIDOS DE UM VELHO IMPERADOR. ENTÃO, O IMPERADOR ORDENOU AOS SEUS SOLDADOS QUE TROUXESSEM O ROUXINOL ATÉ O PALÁCIO E ASSIM FOI FEITO. O ROUXINOL VEIO MORAR NO PALÁCIO. O IMPERADOR COLOCOU O ROUXINOL NUMA GAIOLA DOURADA. O ROUXINOL PASSOU A SER CHAMADO DE GALILEU. ELE ERA MUITO MIMADO PELO IMPERADOR, POIS, SEU CANTO ANIMAVA MUITO AQUELE IMPERADOR VELHO E CANSADO. O IMPERADOR RESOLVEU DAR UMA FESTA PARA APRESENTAR GALILEU PARA TODAS AS PESSOAS QUE VIVIAM NO REINO. ENTRE OS CONVIDADOS ESTAVA UM NOBRE CAVALEIRO QUE PRESENTEOU O IMPERADOR DANDO-LHE UMA COTOVIA QUE ERA BEM PEQUENINA. O IMPERADOR AGRADECEU AO NOBRE CAVALEIRO. A COTOVIA PASSOU A SER CHAMADA DE MARIETA.  O IMPERADOR QUE MARIETA FOSSE COLOCADA NA MESMA GAIOLA EM QUE ESTAVA O GALILEU. ASSIM QUE GALILEU, O ROUXINOL VIU MARIETA, A COTOVIA E FICOU APAIXONADO POR ELA. MARIETA TAMBÉM CORRESPONDEU AO AMOR DE GALILEU. MAS, ELA SABIA QUE ESSE AMOR SERIA CHEIO DE PEDRAS E ESPINHOS PELO CAMINHO, JÁ QUE OS DOIS ERAM DE ESPÉCIES DIFERENTES NO MUNDO DAS AVES. ENTÃO, GALILEU E MARIETA FICARAM MUITO TRISTE QUANDO SE LEMBRARAM DESTE FATO E AINDA PARA PIORAR, O IMPERADOR DO REINO VIZINHO DEU PARA O VELHO AMIGO OUTRO ROUXINOL, MAS, ELE ERA UMA IMITAÇÃO FEITA DE OURO E ENFEITADO COM PEDRAS PRECIOSAS. ELE TINHA UM CANTO FORÇADO. ASSIM, AS PESSOAS ESQUECERAM DE GALILEU E O DEIXARAM DE LADO, POIS, AGORA SÓ TINHAM OLHOS PARA O ROUXINOL FEITO DE OURO. ENTÃO, GALILEU SE SENTIU REJEITADO E RESOLVEU SAIR DO PALÁCIO E VOLTAR PARA A FLORESTA. ELE ESTAVA TÃO TRISTE QUE NEM SE LEMBROU DO SEU AMOR POR MARIETA. ELA TAMBÉM FICOU MUITO TRISTE COM A PARTIDA DE GALILEU, POIS, MARIETA PENSOU QUE ELE HAVIA PARTIDO E DESISTIDO DE SE CASAR COM ELA POR CAUSA DAS DIFERENÇAS ENTRE AS ESPÉCIES. MARIETA CANTAVA TODAS AS MANHÃS, UM CANTO TRISTE, POIS, SEU CORAÇÃO ESTAVA APERTADINHO, POIS, ELA SENTIA MUITA FALTA DA COMPANHIA DE GALILEU, ELA TINHA A ESPERANÇA DE QUE UM DIA, O ROUXINOL QUE TANTO AMAVA OUVISSE SEU CANTO DE LAMENTO E VOLTASSE PARA JUNTO DELA. GALILEU, POR SUA VEZ, CONTINUAVA SE SENTINDO ESQUECIDO POR TODOS PENSANDO QUE NINGUÉM MAIS DAVA IMPORTÂNCIA PARA ELE E SEU MARAVILHOSO CANTO.  PORÉM QUANDO A LUA COMEÇAVA A BRILHAR NO CÉU O ROUXINOL TAMBÉM COMEÇAVA A CANTAR UMA MELODIA QUE ERA UMA LINDA CANÇÃO E AO MESMO TEMPO UMA TRISTE LAMENTAÇÃO. ENTRETANTO, COMO A COTOVIA CANTAVA SÓ PELAS MANHÃS E O ROUXINOL SÓ ERA OUVIDO CANTANDO TODAS AS NOITES, UM NÃO OUVIA O CANTO DO OUTRO. E COM O PASSAR DOS ANOS O VELHO IMPERADOR FICOU MUITO DOENTE, POIS, ELE SENTIA MUITA FALTA DO ROUXINOL E MARIETA TAMBÉM ACABOU ADOECENDO TAMBÉM POR DIVIDIR A MESMA DOR COM O VELHO IMPERADOR. QUANDO O IMPERADOR ESTAVA QUASE MORRENDO, ELE OUVIU O CANTO DO ROUXINOL. GALILEU RESOLVEU VOLTAR AO PALÁCIO PARA SALVAR O IMPERADOR DAS GARRAS DA MORTE COM A ALEGRIA CONTAGIANTE DO SEU CANTO. O REI ASSIM QUE VIU GALILEU VOANDO A SUA VOLTA SE ANIMOU E RECUPEROU A VONTADE DE VIVER. GALILEU PERGUNTOU AO IMPERADOR SE MARIETA AINDA ESTAVA VIVENDO NO PALÁCIO. E O IMPERADOR COM MUITA TRISTEZA DISSE PARA ELE QUE A COTOVIA TAMBÉM ESTAVA DOENTE POR CAUSA DA FALTA QUE ELE FAZIA NA VIDA DELA. ENTÃO, ELE SAIU VOANDO NA DIREÇÃO DA GAIOLA DOURADA ONDE ELES VIVERAM MUITOS MOMENTOS FELIZES. MAS, QUANDO ELE ENTROU NA GAIOLA VIU MARIETA JÁ QUASE SEM VIDA. ENTÃO, GALILEU NÃO AGUENTOU VÊ-LA DAQUELE JEITO. ENTÃO, A NOITE ESCURECEU O CÉU E A LUA COMEÇOU A BRILHAR FAZENDO COM QUE GALILEU CANTASSE UM CANTO CHOROSO LAMENTANDO O TRISTE FIM DE MARIETA, A COTOVIA QUE SEMEOU O AMOR NO SEU CORAÇÃO. AS LÁGRIMAS DE GALILEU FORAM CAINDO DEVAGARINHO SOBRE O CORPO DA COTOVIA E À MEDIDA QUE O ROUXINOL AUMENTAVA O SOM DO SEU CANTO, A PEQUENINA MARIETA FOI NOVAMENTE DESPERTANDO PARA A VIDA. GALILEU AINDA COM OS OLHINHOS EMBASADOS PELAS LÁGRIMAS,ELE PEGOU MARIETA PELO BICO E SAIU VOANDO NA DIREÇÃO DA LUA BRILHANTE.
E A LUA DISSE:
- GALILEU, É O SEU CANTO QUE ME TORNA AINDA MAIS BRILHANTE TODAS AS NOITES.
- MARIETA É O SEU CANTO QUE TORNA A LUZ DO MEU AMADO SOL MAIS FORTE.
GALILEU E MARIETA, VOCÊS CANTAM O MILAGRE DA VIDA TODOS OS DIAS. VOCÊ, PEQUENINA COTOVIA CANTA O MILAGRE DA VIDA NO DESPERTAR DAS MANHÃS E VOCÊ, MAESTRO ROUXINOL DÁ UM TOQUE ESPECIAL NA MINHA LUZ FAZENDO COM HAJA MAIS BRILHO E SUAVIDADE NA ESCURIDÃO DAS NOITES.
DEPOIS DAS BELAS PALAVRAS DA LUA, GALILEU E MARIETA TEVE A CERTEZA DE QUE HAVIAM SIDO FEITOS UM PARA O OUTRO.
E SOB O OLHAR DA LUA, O ROUXINOL E A COTOVIA SE CASARAM E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE UMA LINDA FÁBULA DE AMOR.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 26/01/2019
Alterado em 17/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos