Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ UMA BARRINHA DE CHOCOLATE MUITO DOCE QUE NASCEU DAS MÃOS DA MINHA VOVÓ.  A VOVÓ ERA UMA EXCELENTE DOCEIRA. ELA FAZIA TRUFAS E BARRAS DE CHOCOLATE PARA SE SUSTENTAR. MAS, AS VENDAS COMEÇARAM A AUMENTAR E LOGO, ELA ABRIU UMA FÁBRICA DE CHOCOLATES. ELA FAZIA AS BARRAS DE CHOCOLATE E AS COLOCAVA EM LINDAS EMBALAGENS E DEPOIS DISTRIBUIA  PARA OS SUPERMERCADOS. CHOCOLITA NASCEU NUM DIA EM QUE MINHA VOVÓ ESTAVA MUITO FELIZ. ELA MISTUROU O CACAU AO LENTE COM UMA PITADA DE AÇUCAR . DEPOIS FEZ TODO UM PROCESSO DE ENDURECIMENTO DA BARRA. E ASSIM,CHOCOLITA FOI GANHANDO FORMA. ELA FICOU NA FÁBRICA DA VOVÓ POR MUITO TEMPO SEM QUE NINGUÉM A ESCOLHESSE PARA COMÊ-LA. ENTÃO, CHOCOLITA VIU MUITAS OUTRAS BARRAS NASCEREM DAS MÃOS DA MINHA VOVÓ. ELA CRIOU TAMBÉM UM CHOCOLATE MEIO AMARGO MUITO CREMOSO. SÓ QUE O MEIO AMARGO SE SENTIA DIFERENTE DOS OUTROS CHOCOLATES. E COM O PASSAR DO TEMPO COMEÇOU A SE SENTIR REJEITADO PELAS CRIANÇAS QUE VISITAVAM A FÁBRICA DA VOVÓ TODOS OS DIAS. AS CRIANÇAS SEMPRE DAVAM MAIS ATENÇÃO PARA A CHOCOLITA, POIS, ELA ERA UMA BARRA DOCE E AO MESMO TEMPO ATRAENTE. ELA FAZIA COM QUE AS CRIANÇAS FICASSEM COM ÁGUA NA BOCA, POIS, ELA TINHA UM AROMA MUITO BOM, E UM SABOR DELICIOSO. E ISSO ACABOU FAZENDO COM QUE O CHOCOLATE MEIO AMARGO FICASSE COM CIÚME E INVEJA DA DOCE, CREMOSA E CHARMOSA CHOCOLITA, POIS, TODOS SABEM QUE AS CRIANÇAS NÃO SÃO MUITO ATRAÍDAS POR COISAS AMARGAS. ENTÃO, O CHOCOLATE MEIO AMARGO SE JUNTOU AS OUTROS DOCES QUE AS CRIANÇAS NÃO DAVAM TANTA IMPORTÂNCIA. ENTÃO, ELE RESOLVEU TORNAR A VIDA DA CHOCOLITA AMARGA TAMBÉM, ASSIM COMO ERA A DELE TAMBÉM. O MEIO AMARGO PASSOU A SE TORNAR O MAIOR VILÃO DAQUELA FÁBRICA DE CHOCOLATES. ELE ORGANIZOU UM GRANDE EXÉRCITO FORMADO PELOS MAIS VARIADOS TIPOS DE DOCES COMO PÉS DE MOLEQUE, MARIAS- MOLES JUJUBAS COM PINGOS DE CHOCOLATE, BOLACHAS RECHEADAS E OS CHOCOTONES. O MEIO AMARGO COM SUA FALÁCIA LOGO  SE TORNOU O CAPITÃO DO EXÉRCITO DOS DOCES E DOS CHOCOLATES E PASSOU A SER CHAMADO DE SENHOR MEIO AMARGO PELOS SOLDADOS REBELDES. O SENHOR MEIO AMARGO ORGANIZOU UM PLANO TERRÍVEL PARA ACABAR COM O REINADO DA DOCE E CREMOSA CHOCOLITA NO CORAÇÃO DAS CRIANÇAS. O PLANO DELE ERA DERRETER AOS POUCOS A DELICIOSA BARRINHA DE CHOCOLATE AO LEITE FEITA COM TANTO AMOR E CARINHO. CHOCOLITA SEM SABER DO PLANO QUE O SENHOR. MEIO AMARGO ESTAVA ORGANIZANDO PARA DERRETER ELA E SEUS SEMELHANTES E TIRÁ-LOS DE UMA VEZ POR TODAS DAS PRATELEIRAS DA FÁBRICA DE CHOCOLATES ONDE VIVIAM, ELA BRINCAVA ALEGREMENTE COM UNS CONFETES DE CHOCOLATES JOGANDO-OS PARA CIMA,  SEM SABER QUE PASSARIA POR GRANDES APUROS QUANDO, DE REPENTE, O CHOCOLATE MEIO AMARGO FOI AO ENCONTRO DELA E FINGINDO SER SEU AMIGUINHO FOI LOGO PUXANDO UMA CONVERSA COM CHOCOLITA.
- OLÁ, MINHA QUERIDA ACHO QUE AINDA NÃO TIVEMOS A CHANCE DE NOS CONHECERMOS, NÃO É?
 - OLÁ, SENHOR MEIO AMARGO!  SIM, É VERDADE! EU ME CHAMO CHOCOLITA E SOU NOVINHA AQUI NESSA FÁBRICA DE CHOCOLATE, POIS, FUI FEITA HÁ ALGUNS MESES APENAS.
- EU SOU O SENHOR MEIO AMARGO. EU SOU CHAMADO ASSIM, PORQUE FUI FEITO HÁ MUITOS MESES E JÁ ESTOU FICANDO MOFADO DE TANTO FICAR GUARDADO NESSA PRATELEIRA.
- EU SINTO MUITO SENHOR MEIO AMARGO! MAS, ME DIGA UMA COISA, PORQUE TEM TANTO PRESA DE SAIR DESSA PRATELEIRA? AFINAL, NOSSA VIDA QUANDO SAIRMOS DAQUI. A PARTIR DO MOMENTO EM QUE SOMOS ESCOLHIDOS E COMPRADOS POR UMA CRIANÇA, UM JOVEM OU UM VELHINHO JÁ SABEMOS QUE NOSSO DESTINO É SER MANDADO PARA DENTRO DE UMA BOCA E SER LENTAMENTE SABOREADO E DERRETIDO RAPIDAMENTE AO MESMO TEMPO. ESSE É O NOSSO DESTINO, PORTANTO TEMOS QUE NOS CONFORMAR.
- MAS, PELO MENOS, VOCÊ É AMADA PELAS CRIANÇAS, POIS, É DOCE, CREMOSA E SUAVE.
JÁ EU SOU AMARGO E QUANDO AS CRIANÇAS ME COLOCAM NA BOCA, LOGO FAZEM UMA CARRETA DE ARREPIAR, ALGUMAS AINDA ME ENGOLEM, MAS A MAIORIA ME REJEITA E ACABA ME JOGANDO FORA.
CHOCOLITA FICOU COM MUITA PENA DO MEIO AMARGO E ACABOU NÃO PERCEBENDO A CHEGADA DO EXÉRCITO DOS CHOCOLATES E DOCES REBELDES E REJEITADOS.
UMA MARIA-MOLE GRITOU ANTES QUE CHOCOLITA PUDESSE ESCAPAR DALI COM FACILIDADE.
- DAQUI VOCÊ NÃO SAI. VOCÊ ESTÁ PRESA, NÃO É, SENHOR MEIO AMARGO?
E LOGO O SENHOR MEIO AMARGO TIROU A SUA PELE DE CORDEIRO MOSTRANDO A SUA CARA DE LOBO FAMINTO.
- É VERDADE, EU E MEU EXÉRCITO DE DOCES E CHOCOLATES REJEITADOS VAMOS TORNÁ-LA TÃO AMARGA QUANTO NÓS, QUE NENHUMA CRIANÇA VAI CONSEGUIR TE ENGOLIR, SUA BARRINHA AO LEITE. SEM GRAÇA.
 E A POBRE CHOCOLITA FALOU:
- MAS, O QUE VOCÊS IRÃO GANHAR ME TORNANDO AMARGA TAMBÉM?
- NÓS QUEREMOS A SUA COROA PARA QUE OS ADULTOS E CRIANÇAS NOS AMEM E SINTAM PRAZER EM NOS SABOREAR COM FAZEM COM VOCÊ. EM BREVE VOCÊ PERDERÁ SEU TRONO NO CORAÇÃO DAS CRIANÇAS.
- VAMOS MEUS QUERIDOS SOLDADOS!  NÃO A DEIXE ESCAPAR DAS NOSSAS VISTAS. ELA É BEM ESPERTA PARA QUEM TEM POUCOS MESES, SOLDADOS MARCHEM NA DIREÇÃO DA PANELA QUE ESTÁ NO FOGÃO ALI ADIANTE E JOGUEM ESSA TAL DE CHOCOLITA NUM PANELA E COMECEM O AQUECIMENTO PARA DERRETÊ-LA DE UMA VEZ POR TODAS.
E O SENHOR MEIO AMARGO SOLTOU UMA LONGA E AMEAÇADORA GARGALHADA.
- HÁ HÁ- HÁ HÁ- HÁ. MUITO EM BREVE EU SEREI O SENHOR DE TODOS OS CHOCOLATES QUANDO ESSA BARRINHA SEM GRAÇA NÃO ESTIVER MAIS AQUI PARA ATRAVESSAR O MEU CAMINHO.
CHOCOLITA ESTAVA POR UM FIO, POIS SEU DESTINO QUE JÁ ERA CURTO SERIA AINDA MAIS ENCURTADO.
O SENHOR MEIO AMARGO ORDENOU QUE PRIMEIRO FOSSE RETIRADO TODO O AÇÚCAR QUE HAVIA NELA DEIXANDO-A BEM AMARGA E SEM GRAÇA.
ENQUANTO ISSO, NOSSA CORAJOSA BARRINHA DE CHOCOLATE TENTAVA DE TODAS AS FORMAS ESCAPAR DAS GARRAS DAQUELES SOLDADOS REJEITADOS, MAS, ELA ERA PEQUENA, ENTÃO, ELA ESTUFOU O PEITO E CORAJOSAMENTE COMEÇOU A GRITAR COM TODAS AS FORÇAS QUE AINDA LHE RESTAVAM, POIS, O CALOR DO FOGO ESTAVA SUFOCANTE.
E ASSIM COMO EM TODOS OS CONTOS DE FADAS, ALGO DE BOM ACONTECEU PARA SALVAR A VIDA DA CHOCOLITA. MAIS QUE DEPRESSA, SURGIU UM DELICIOSO EXÉRCITO DE BRIGADEIROS, E BEIJINHOS QUE COMBATERAM BRAVAMENTE COM O EXÉRCITO DO MALVADO SENHOR MEIO AMARGO. ENQUANTO OS BEIJINHOS AÇUCARADOS INVADIAM A PANELA PARA RESGATAR CHOCOLITA. OS BRIGADEIROS COM SUA LONGA EXPERIÊNCIA EM ENTRAR EM CONTADO COM PANELAS AO FOGO E QUE ESTAVAM REVESTIDOS COM SEUS GRANULADOS IAM TOMBANDO MARIAS- MOLES PÉS DE MOLEQUE E JUJUBAS GELATINOSAS. OS VALENTES BRIGADEIROS LEVARAM AO CHÃO TODOS OS SOLDADOS REBELDES. OS BEIJINHOS AÇUCARADOS COM MUITO ESFORÇO E CORAGEM CONSEGUIRAM TIRAR A DOCE CHOCOLITA DA PANELA. AGORA, OS BEIJINHOS E BRIGADEIROS CORRIAM ATRÁS DO VILÃO DA HISTÓRIA, O SENHOR MEIO AMARGO QUE LOGO NÃO RESISTIU E FOI CAPTURADO PELOS VALENTES BRIGADEIROS E BEIJINHOS QUE TAMBÉM FORAM FEITOS DAS MÃOS DE MINHA VOVÓ.
- ENTÃO, VOCÊ QUERIA AMARGAR A VIDA DESTA SIMPÁTICA E MEIGA BARRINHA DE CHOCOLATE, NÃO È?
- VOCÊ NÃO SE ENVERGONHA DE JUDIAR DE UMA PEQUENINA BARRA DE CHOCOLATE!
ENTÃO, É POR ISSO QUE VOCÊ JÁ NASCEU AMARGO. VOCÊ NUNCA OUVIU FALAR QUE O AMOR É FEITO DE CHOCOLATE.
ASSIM, O CAPITÃO DOS BRIGADEIROS QUE ESTAVA MUITO ZANGADO COM O SENHOR MEIO AMARGO. GRITOU PARA SEU COMANDADO, O BRIGADEIRÃO QUE ERA O MAIOR SOLDADO DO SEU EXÉRCITO E DEU A ORDEM PARA QUE ELE COLOCASSE O MEIO AMARGO DENTRO DA PANELA.  ENTÃO, QUANDO ELE ESTAVA COMEÇANDO A DERRETER, CHOCOLITA PEDIU AO CAPITÃO DOS BRIGADEIROS PARA QUE NÃO TIRASSE A VIDA DELE.
CHOCOLITA DISSE:
EU ACHO QUE DEPOIS DE TUDO ISSO, O SENHOR MEIO AMARGO APRENDEU A LICÃO. ENTÃO, OS BRIGADEIROS E OS BEIJINHOS TIRARAM O CHOCOLATE MEIO AMARGO DA PANELA. E ASSIM QUE SAIU DA PANELA AO FOGO. O SENHOR MEIO AMARGO ABAIXOU-SE E PEDIU PERDÃO PARA A DOCE CHOCOLITA QUE ACEITOU IMEDIATAMENTE,
 E DISSE AO SENHOR MEIO AMARGO.
AO INVÉS DE FICARMOS DISPUTANDO A PREFERÊNCIA DO GOSTO DAS CRIANÇAS, DOS JOVENS E DOS VELHINHOS, POR QUE NÃO NOS JUNTAMOS ASSIM A NOSSA VIDA NÃO SERÁ NEM TÃO DOCE E NEM TÃO AMARGA. ELA SERÁ UM ABENÇOADO APRENDIZADO PARA A CONQUISTA DE UM LUGAR NO REINO DOS CÉUS.
                                                                                             
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 24/01/2019
Alterado em 17/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos