Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ DOIS PALHAÇOS QUE FAZIAM PARTE DA COMPANHIA CIRCENSE ETEROVIC. MINGAU E MAISENA ERA A PRINCIPAL ATRAÇÃO DO GRAN CIRCO ETEROVIC. ELES ERAM MUITO ENGRAÇADOS E QUANDO A CARAVANA DO CIRCO CHEGAVA A CIDADE QUE FOSSE OS PALHAÇOS MINGAU E MAISENA ESTAVAM LÁ EM CIMA DA CARROCERIA DO CAMINHÃO QUE FAZIA A APRESENTAÇÃO DAS ATRAÇÕES DO GRAN CIRCO ETEROVIC COM UM MEGAFONE NAS MÃOS FAZENDO CARETAS, CARAS E BOCAS MUITO ENGRAÇADAS E ANUNCIANDO UM POR UM DOS ARTISTAS E O QUE CADA UM FAZIA DURANTE O ESPETÁCULO. OS IRMÃOS MINGAU E MAISENA ERAM PALHAÇOS DESDE QUANDO ERAM CRIANÇAS. ELES FAZIAM O PÚBLICO DAR GARGALHADAS COM AS SUAS PALHAÇADAS NO PICADEIRO. MINGAU E MAISENA DAVAM CAMBALHOTAS E PIRUETAS E EM CERTOS MOMENTOS DO SHOW DE PALHAÇADAS, ELES ARRUMAVAM ALGUMA ENCRENCA E  OS TAPAS NA CARA SAÍAM NATURALMENTE. SUAS CALÇAS ERAM BEM LARGAS E VIRA E MEXE, ELES DEIXAVAM CAIR MOSTRANDO SUA SAMBA- CANÇÃO DE BOLINHAS VERMELHAS E QUANDO LEVANTAVAM AS SUAS CALÇAS NOVAMENTE ELAS CAIAM. AS CRIANÇAS QUE ESTAVAM NA PLATEIA RIAM A BEÇA NESSE MOMENTO. AFINAL, A GRANDE MAIORIA VAI AO CIRCO PARA VER O SHOW DOS PALHAÇOS. MINGAU E MAISENA ENTRAVAM NO PICADEIRO MUITO BEM MAQUIADO E VESTINDO ROUPAS MULTICOLORIDAS E COM A TRADICIONAL GRAVATINHA BORBOLETA. MINGAU E MAISENA CARREGAVAM NAS MÃOS UM PIRULITO NO FORMATO DE CORAÇÃO E UM CHAPÉU AZUL COM UMA MARGARIDA NA CABEÇA. EM ALGUNS MOMENTOS DO ESPETÁCULO, MINGAU E MAISENA ENTRAVAM NO PICADEIRO DIRIGINDO UM CARRO QUE VIRA E MEXE ACABAVA SEMPRE EXPLODINDO O MOTOR E O CARRO DESMONTAVA E A DUPLA DE PALHAÇOS FICANDO COM OS CABELOS EM PÉ E CHAMUSCADOS PELO FOGARÉU QUE SAÍA DO MOTOR NA HORA DA EXPLOSÃO. AS CRIANÇAS E ATÉ OS ADULTOS RIAM DE PERDER O FÔLEGO. .MINGAU E MAISENA SEMPRE NOS SEUS CONVIDAVAM ALGUÉM DA PLATEIA PARA PARTICIPAR DE UM NÚMERO COM ELES. OS PALAÇOS TIRAVAM UMA MOEDA DO BOLSO E FAZIAM COM QUE ELA APARECESSE DENTRO DO OUVIDO DO PARTICIPANTE ESCOLHIDO PARA MAIS GARGALHADAS DAS PESSOAS QUE ESTAVAM NA PLATEIA. EM DETERMINADO MOMENTO, MINGAU E MAISENA APERTAVAM SEUS NARIZES VERMELHOS E ELES FAZIAM SONS IGUAIS A UMA BUZINA E EM SEGUIDA, A DUPLA DE PALHAÇOS DO GRAN CIRCO ETEROVIC PERGUNTAVA AO PÚBLICO.
- HOJE TEM MARMELADA? E DAVAM UMA ENGRAÇADA E DIVERTIDA CAMBALHOTA.
E O PÚBLICO COM ENTUSIASMO RESPONDIA EM ALTO E BOM SOM.
- TEM SIM, SENHOR!
DEPOIS DA RESPOSTA DO PÚBLICO, ELES DAVAM OUTRAS CAMBALHOTAS SEGUIDAS POR UMAS PIRUETAS.
E VOLTAM A PERGUNTAR NOVAMENTE AO PÚBLICO FAZENDO AS CARAS E BOCAS MAIS ESTRANHAS E ENGRAÇADAS QUE SE POSSA IMAGINAR.
- É O PALHAÇO, O QUE ELE É?
E O PÚBLICO DANDO GARGALHADAS RESPONDIA.
- É LADRÃO DE MULHER!
E MINGAU E MAISENA NOVAMENTE FALAVAM APROVEITANDO A DEIXA DA PLATEIA.
- CUIDADO! LADRÃO QUE ROUBA MULHER ACABA VIRANDO UM JACARÉ!
E NOVAMENTE OUVIA-SE GARGALHADAS NA PLATÉIA.
 
MINGAU E MAISENA COM SUAS PALHAÇADAS FAZIA O PÚBLICO ESQUECER OS PROBLEMAS DO DIA A DIA E ENCANTAVA AS CRIANÇAS COM SUAS ROUPAS DESENGONÇADAS, SEMPRE COM AS CALÇAS LARGAS CAINDO, SAPATOS DE NADADOR E CARAS PINTADAS. SUAS CABELEIRAS ESTRANHAS E SEUS NARIZES É PARECENDO UMA BOLA VERMELHA.
E ELES INCANSAVELMENTE CONTINUAVAM A DAR PIRUETAS POR TODOS OS LADOS; CAINDO, LEVANTANDO, PULANDO, SOBINDO, DESCENDO, ANIMANDO OS ESPECTADORES COM SUAS ARTES E PIADAS ENGRAÇADÍSSIMAS. AFINAL, OS PALHAÇOS MINGAU E MAISENA REPRESENTAVAM PARA AS CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES, A ALEGRIA, POIS, ESTAVAM SEMPRE SORRINDO. SUAS BOCAS CHEGAVAM BEM PERTO DAS ORELHAS E MUITAS E MUITAS VEZES DAVAM AQUELA GOSTOSA GARGALHADA LEVANDO AO PÚBLICO UM POUCO MAIS DE ESPERANÇA MESMO EM DIAS EM QUE SEUS CORAÇÕES ESTAVAM ENTRISTECIDOS, POIS, O TRABALHO DE MINGAU E MAISENA ERA LEVAR A ALEGRIA E DIMINUIR O SOFRIMENTO PELOS QUAIS, A MAIORIA DAS PESSOAS PASSAM NA VIDA. MINGAU E MAISENA, OS IRMÃOS PALHAÇOS SEMPRE CARREGAVAM A MISSÃO DE NÃO DEIXAR A MAGIA E O ENCANTO DO CIRCO SER ESQUECIDA PARA SEMPRE HOJE EM DIA. AFINAL, RESPEITÁVEL PÚBLICO, O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR.
MINGAU E MAISENA SAUDANDO A PLATEIA E ENCERRANDO O SHOW DE PALHAÇADAS SAIRAM DO PICADEIRO CANTANDO ALEGREMENTE..

VAI, VAI, VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA
TEM CHARANGA TOCANDO A NOITE INTEIRA
VEM, VEM, VEM VER O CIRCO DE VERDADE

TEM, TEM, TEM PICADEIRO E QUALIDADE”


“VAI, VAI, VAI TERMINAR A BRINCADEIRA
QUE A CHARANGA TOCOU A NOITE INTEIRA
MORRE O CIRCO, RENASCE NA LEMBRANÇA

FOI-SE EMBORA E EU AINDA ERA CRIANÇA
”.
 
 
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 05/01/2019
Alterado em 16/01/2024
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos