Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos
ERA UMA VEZ QUATRO MULHERES INGLESAS QUE MORAVAM NUMA FAZENDA NA CIDADE DE CASTLE COMBE. ELAS SÃO KIMBERLY, DORIS, NICOLE E SUSAN. KIMBERLY SOU EU, DORIS É MINHA IRMÃ, NICOLE É MAMÃE E SUSAN É A VOVÓ. A NOSSA VIDA NA FAZENDA É MUITO DURA , POIS, NOSSO QUERIDO E AMADO PAI FOI PARA O CÉU NO ANO PASSADO. ENTÃO, MAMÃE E VÓVO PASSARAM A MORAR AQUI NA FAZENDA.  A VOVÓ ACORDAVA BEM CEDO PARA TIRAR O LEITE DAS VAQUINHAS, ENQUANTO, A MINHA MÃE ACORDAVA EU E MINHA IRMÃ PARA NOS ARRURMAMOS E DEPOIS DO CAFÉ DA MANHÃ DELICIOSO PREPARADO PELA MINHA VOVÓ , EU E MINHA IRMÃ ÍAMOS ATÉ A ESCOLA DE CHARRETE NA COMPANHIA DA MAMÃE E DA VOVÓ. ALIÁS, ANDAR DE CHARRETE ERA O NOSSO PASSEIO FAVORITO .DEPOIS QUE A MAMÃE NOS DEIXAVA NA ESCOLA, ELA E VOVÓ PARAVAM NA QUITANDA PARA FAZER AS COMPRAS DO DIA, UMA VEZ QUE A NOSSA FAZENDA FICAVA MUITO BEM AFASTADA DO CENTRO DA CIDADE. NA HORA DO ALMOÇO FAZÍAMOS O CAMINHO DE VOLTA PARA A FAZENDA. EU E MINHA IRMÃ IAMOS OLHANDO AS LINDAS PAISAGENS DE CASTLE COMBE E RÍAMOS MUITO COM O NOSSO CAVALO PÉ DE PANO E COM O NOSSO CACHORRINHO TOBI QUE IAM LADO A LADO PARECENDO ESTAR NUMA ANIMADA E DIVERTIDA CONVERSA, POIS, A DUPLA DE QUATROS PATAS , NÃO SE SEPARAVA POR NADA NESSE MUNDO. ERA UMA AMIZADE MUITO BONITA DE SE VER. BEM, DE VOLTA AO LAR, A MAMÃE E A VOVÓ PREPARAVAM O ALMOÇO, ENQUANTO, EU E MINHA IRMÃ ÍAMOS ALIMENTAR OS ANIMAIS. DEPOIS DE COMEREM O CAVALO ABAIXAVA-SE PARA QUE O CACHORRO SUBISSE EM CIMA DELE PARA TIRAR UMA SONECA DELICIOSA. EU E DORIS, DEPOIS DE ALIMENTÁ-LOS, PARTÍAMOS PARA AS BRINCADEIRAS PRÓPRIAS DE CRIANÇAS DA NOSSA IDADE. ENTÃO,NÓS ÍAMOS PARA DEBAIXO DA GOIABEIRA COMER AS GOIABAS MADURAS QUE ESTAVAM CAÍDAS NO CHÃO .QUANDO O RELÓGIO MARCAVA DUAS DA TARDE EM PONTO MAMÃE TOCAVA UMA SINETA QUE ECOAVA BEM LONGE, ERA O SINAL PARA AVISAR QUE O DELICIOSO ALMOÇO PREPARADO COM MUITO AMOR E CARNHO JÁ ESTAVA SOBRE A MESA AOS DOMINGOS DE MANHÃ, EU, MINHA IRMÃ, MAMÃE E VÓVÓ ÍAMOS AO CULTO NA IGREJINHA DE CASTLE COMBE. NÓS ÍAMOS A IGREJA DE CHARRETE MESMO, UMA VEZ QUE NÃO TÍNHAMOS AUTOMÓVEL , AH, COMO ERA GOSTOSO ANDAR DE CHARRETE PELAS ESTRADAS DE TERRA E DEIXAR A POEIRA PARA TRÁS.E LÁ ESTAVAM, O CAVALO E O CACHORRO A CONVERSAR DURANTE O CAMINHO ATÉ A IGREJINHA, ONDE O NOSSO PASTOR RECEBÍAMOS DE BRAÇOS ABERTOS E COM ALEGRIA. NÓS,OUVÍAMOS ATENTAMENTE A PREGAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR E CANTÁVAMOS LOUVORES AO SENHOR.QUANDO O CULTO TERMINOU, NOS DESPEDIMOS DO PASTOR E SUBIMOS AS QUATRO NA CHARRETE NOVAMENTE E COM A GRAÇAS DE DEUS RETORNAMOS EM PAZ PARA O NOSSO LAR, DOCE LAR. O ALMOÇO DE DOMINGO FOI TRANQUILO E ESTAVA DELICIOSO COMO SEMPRE, DEPOIS DO ALMOÇO, MAMÃE RESOLVEU IR VISITAR SUA IRMÃ, POIS, ELA RECEBEU UM TELEGRAMA QUE DZIA QUE A SUA IRMÃ ESTAVA PASSANDO MUITO MAL. E NOVAMENTE SAÍMOS COM A CHARRETE. O DIA ESTAVA ENSOLARADO, MAS, DE REPENTE O TEMPO MUDOU E COMEÇOU A FECHAR, COM NUVENS NEGRAS NO CÉU, RAIOS E TROVOADAS E NUM PISCAR DE OLHOS, COMEÇOU A CAIR UMA TESPESTADE EM TODA A REGIÃO DE CASTLE COMBE, MAS, A NOSSA VIAGEM ESTAVA APENAS COMEÇANDO, POIS, A CASA DA MINHA TIA FICAVA BEM LONGE DE CASTLE COMBE, POIS, ELA MORAVA EM BRISTOL. DAÍ, A ESTRADA DE TERRA FOI VIRANDO UM GRANDE LAMAÇAL COM POÇAS E MAIS POÇAS POR TODO O CAMINHO E PRA PIORAR A SITUAÇÃO, A CHARRETE ATOLOU NA TERRA ENCHARCADA PELA LAMA. NÓS, LOGO ENTRAMOS EM PÂNICO, POIS, A CHUVA E O VENTO NÃO DAVAM UMA TRÉGUA. A ESSA ALTURA O DIA JÁ TINHA SE TRANSFORMADO EM NOITE E NÃO VÍAMOS NINGUÉM MAIS NA ESTRADA QUE PUDESSE AJUDAR A GENTE A SAIR DESSA SITUAÇÃO COMPLICADA. PÉ DE PANO,O NOSSO CAVALO ,AINDA TENTOU IMPULSIONAR A CHARRETE PARA FRENTE NUM INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA DELE E TAMBÉM NA TENTATIVA DE SALVAR A NOSSA FAMÍLIA E O CACHORRINHO FIEL ESTAVA ALI, TENTANDO AJUDAR COMO PODIA. MAS, O PESO ERA TANTO QUE O POBRE CAVALINHO NÃO AQUENTOU. COM ISSO, NO BALANÇO DA CHARRETE CAÍMOS NA LAMA. EU E MINHA IRMÃ COMEÇAMOS IMEDIATAMENTE A CONVERSAR COM O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA. MAMÃE TENTAVA NUM ESFORÇO IMENSO LEVANTAR A VOVÓ DO CHÃO, MAS TAMBÉM NÃO RESISTIU E AS DUAS FORAM LEVADAS PELA FORÇA DAS AGUAS. EU E MINHA IRMÃ CONTINUAMOS A ORAR COM UMA FÉ INABALÁVEL E COMO AS CRIANÇAS TEM O CORAÇÃO LIMPO, JESUS, OUVINDO SEUS PEDIDOS PARA QUE SUA FAMÍLIA FOSSE SALVA ORDENOU A TEMPESTADE QUE PARASSE IMEDIATAMENTE E ASSIM FOI FEITO. A TEMPESTADE FOI EMBORA E DEU LUGAR A UM LINDO ARCO –ÍRIS.   E COMO PARA O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA NADA É IMPOSSÍVEL, ELE CONTINUOU REALIZANDO MARAVILHAS NAQUELA ESTRADA DEIXANDO-A SECA NOVAMENTE FAZENDO A LAMA DESAPARECER COMPLETAMENTE.  ELE AINDA CUROU AS PATAS DO NOSSO CAVALINHO QUE AGORA RESTABELECIDO ERGUEU A CHARRETE QUE HAVIA TOMBADO COM A FORÇA DAS ÁGUAS. E DEUS VENDO A NOSSA ORAÇÃO DE FÉ PEDINDO BENÇÃOS E CLAMANDO PELA VIDA DA MAMÃE E DA VOVÓ. ENTÃO,DEUS, NA SUA MISERICÓRDIA INFINITA FEZ COM QUE O CACHORINHO TOBI ENCONTRASSE ELAS, SEGUINDO SEU FARO. ELAS ESTAVAM AGARRADAS NUM TRONCO DE ÁRVORE QUE O VENTO ARRANCOU E QUE ELAS SE AGARRARAM NA HORA EM QUE FORAM LEVADAS PELAS ÁGUIAS. GRAÇAS A AÇÃO DO SENHOR, MAMÃE E VOVÓ LEVANTARAM-SE E FORAM GUIADAS PELO CACHORRINHO AO LUGAR ONDE A CHARRETE ESTAVA ESTACIONADA.  QUANDO EU E MINHA IRMÃ VIMOS A CHEGADA DELAS, ERGUEMOS A CABEÇA AOS CÉUS E AGRADECEMOS A DEUS PELO MILAGRE QUE ELE HAVIA FEITO NAS NOSSAS VIDAS NAQUELA TARDE. DEPOIS,CORREMOS NA DIREÇÃO DA MAMÃE E DA VOVÓ E DEMOS UM LONGO E CARINHOSO ABRAÇO NAS DUAS PESSOAS QUE MARCARAM AS NOSSAS VIDAS E RETORNAMOS DE VOLTA A FAZENDA. EU GUARDO ATÉ HOJE AS LEMBRANÇAS E AS LIÇÕES DE AMOR E UNIÃO QUE EU APRENDI COM MINHA IRMÃ, MAMÃE E A VOVÓ.
 
Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 28/11/2018
Alterado em 10/05/2020
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos