Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ UM GALO, UMA GALINHA E UM PINTINHO QUE VIVIAM NUM GALINHEIRO DA FAZENDINHA RIACHO DOCE. TOBIAS ERA O REI DO GALINHEIRO. ELE HAVIA CASADO COM JOAQUINA, A GALINHA MAIS CHARMOSA DO GALINHEIRO. JOAQUINA ERA MUITO BRAVA E MANDONA. TOBIAS, O GALO SE ACHAVA O REI DO PEDAÇO, ALI DENTRO DO GALINHEIRO, MAS, NA VERDADE QUEM DAVA AS ORDENS ERA DONA JOAQUINA E TOBIAS OBEDECIA FIELMENTE AS ORDENS DELA. QUANDO ELA FALAVA, ELE BAIXA ABAIXAVA A CRISTA E FICAVA QUIETINHO, AFINAL DE CONTAS, GALO QUE CANTA NÃO BICA. TOBIAS FAZIA TODAS AS VONTADES DE JOAQUINA, POIS, ERA LOUCO POR ELA E NÃO IMAGINAVA SUA VIDA SEM A SUA COMPANHIA. DEPOIS DE ALGUNS ANOS DE CASADOS TIVERAM UM LINDO PINTINHO QUE GANHOU O NOME DE PENINHA. PENINHA ERA UM PINTINHO ESPERTO E LEVADO. ELE GOSTAVA MUITO DE CAÇAR MINHOCAS E SUA BRINCADEIRA PREFERIDA ERA DAR SUSTOS NAS GALINHAS MAIS VELAS DO GALINHEIRO. MAS, O TEMPO NA FAZENDINHA RIACHO DOCE PASSOU MUITO RAPIDAMENTE E LOGO, PENINHA CRESCEU E TORNOU-SE UM BELO FRANGO. PENINHA JÁ SE ACHAVA DONO DO  PRÓPRIO BICO E RESOLVEU PARTIR PARA VIVER NOVAS AVENTURAS DEIXANDO SEUS PAIS COM O CORAÇÃO PARTIDO. QUANDO ELE ERA PEQUENA SEMPRE OUVIU A SUA MÃE CONTAR A HISTÓRIA DA GALINHA DOS OVOS DE OURO. ENTÃO, PENINHA DECIDIU IR ATRÁS DESSA GALINHA JÁ PENSANDO EM MELHORAR SUA VIDA E A DE SEUS PAIS. ENQUANTO ISSO, TOBIAS E JOAQUINATENTAVAM SUPERAR A DOR DA SEPARAÇÃO, POIS, NUNCA SE SEPARARAM DO FILHO POR TANTO TEMPO. A VIDA DE TOBIAS FICOU AINDA MAIS COMPLICADA, POIS, AS BRONCAS E ORDENS DE JOAQUINA AUMENTARAM PARA CIMA DELE POR CAUSA DA SAUDADE QUE ELA SENTIA DEPOIS DA PARTIDA DO FILHO. PENINHA, POR SUA VEZ, SÓ ESTAVA PREOCUPADO EM ENCONTRAR A TÃO SONHADA GALINHA DOS OVOS DE OURO E PARA ISSO, ELE NÃO MEDIRIA ESFORÇOS, POIS HAVIA PUXADO A MÃE NA DETERMINAÇÃO E NA TEIMOSIA. PENINHA PERCORREU O MUNDO NA ESPERANÇA DE ENCOMTRAR A GALINHA QUE SUA MÃE TANTO FALAVA NAS HISTÓRIAS PARA ELE DORMIR. MUITO TEMPO JÁ HAVIA SE PASSADO E PENINHA JÁ SE TORNARA UM BELO GALO. CERTO DIA, ELE ESTAVA PASSANDO POR UMA ESTRADINHA DE TERRA QUANDO AVISTOU UM DUENDE DE VIVIA NO TRONCO DE UMA ÁRVORE E PERGUNTOU AO DUENDE SE ELE CONHECIA A TAL GALINHA DOS OVOS DE OURO. O DUENDE PERCENENDO A INOCÊNCIA DO JOVEM GALINHO, DEU MUITAS GARGALHADAS E DISSE:
- SIM, EU A CONHEÇO!
E O GALINHO SORRIDENTE RESPOMDEU:
- FINALMENTE, EU VOU PODER ENRIQUECER E MELHORAR A MINHA VIDA E DE MEUS PAIS.
ENTÃO, O DUENDE JOGOU UM POZINHO DOURADO PARA O ALTO E NUM PISCAR DE OLHOS, A FAMOSA GALINHA APARECEU PARA A FELICIDADE DO INGÊNUO GALINHO E LOGO A GALINHA BOTOU UM OVO DE OURO E O GALINHO VIBROU.
- ESTOU RICO!  VOU PODER TER TUDO O QUE EU QUISER!
ENTÃO, PENINHA PEGOU A GALINHA E PARTIU DE VOLTA PARA A FAZENDINHA RIACHO DOCE E CONTOU A NOVIDADE A TOBIAS E A JOAQUINA.
ELES FICARAM DE BICO ABERTO QUANDO VIERAM O OVO DOURADO BRINLHANDO DIANTE DOS OLHOS.
- ESTAMOS RICOS MAMÃE!
- VEJAM ELA VAI BOTAR OUTRO OVO!
MAS, PARA A SURPRESA DOS TRÊS, A GALINHA BOTOU UM OVO COM CASCA BRANCA.
ENTÃO, PENINHA FICOU MUITO IRRITADO COM A POBREZINHA DA GALINHA QUE ASSUSTADA SAIU DALI CACAREJANDO E DEU NO PÉ O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. DEIXANDO OS TRÊS A VER NAVIOS. PENINHA CONCLUIU QUE FORA ENGANADO PELO DUENDE DA ÁRVORE.
- ENTÃO, FOI POR ISSO, QUE AQUELE DUENDE SAIU ÁS GARGALHADAS QUANDO ME PRESENTEOU COM ESSA GALINHA. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, MEUS PAIS, FOMOS ENGANADOS NA CASCA DO OVO.
 E O DUENDE QUE ESTAVA ESPIANDO A CONVERSA DO GALINHO COM OS PAIS NA PORTA DO GALINHEIRO RIA E ABANAVA A SUA CABEÇA, PENSANDO QUE A VERDADEIRA RIQUEZA NÃO ESTÁ EM POSSUIR OURO, MAS, SIM ESTÁ DENTRO DO CORAÇÃO DE CADA UM DE NÓS.
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 08/11/2018
Alterado em 15/03/2022
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos