Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE ZAZÁ SÓ QUERIA FICAR CONVERSANDO COM A ZUZU, A SUA CALOPSITA QUE PARECIA SER COMO UMA ESPÉCIE DE SUA MELHOR AMIGA, JÁ QUE ELA TINHA SE MUDADO DE BAIRRO HÁ MUITO POUCO TEMPO E AINDA NÃO TIVERA TEMPO SUFICIENTE PARA FAZER NOVAS AMIZADES PARA COLOCAR AS FOFOCAS EM DIA E CONTAR SEUS SEGREDOS MAIS SECRETOS COMO TODA ADOLESCENTE DE QUINZE ANOS NORMALMENTE FAZ. ENTÃO, CABIA NESSE MOMENTO A ZUZU, A CALOPSITA DE ESTIMAÇÃO DE ZAZÁ FAZER ESSA TAREFA. CERTA VEZ, ZAZÁ E ZUZU SAÍRAM JUNTAS E COMO DE COSTUME, ZUZU SUBIA NA CABEÇA DE ZAZÁ E COMEÇAVA A CANTAROLAR FAZENDO UMA GRITARIA DE DOR OS OUVIDOS E ENTRAR BEM FUNDO DO CÉREBRO DE ZAZÁ. ESSA ATITUDE DA CALOPSITA FAZIA COM QUE ZAZÁ FICASSE IRRITADA E ENVERGONHADA DIANTE DAS PESSOAS QUE PASSAVAM NA RUA. ZAZÁ ESTAVA INDO AO SUPERMERCADO COMPRAR ALGUNS INGREDIENTES QUE A SUA MÃE HAVIA PEDIDO PARA FAZER UM BOLO DE CHOCOLATE PARA COMEREM NO CAFÉ DA TARDE. QUANDO ZAZÁ ESTAVA CHEGANDO NO MERCADO NOTOU QUE DE REPENTE ZUZU, A CALOPSITA ESTABANADA ESTAVA QUIETA DEMAIS PARA O SEU GOSTO. ENTÃO, MAIS QUE DEPRESSA PASSOU A MÃO NA CABEÇA E NÃO SENTIU NADA NA SUA MÃO E A PRIMEIRA REAÇÃO DA GAROTA FOI SENTIR UM ARREPIO NA ESPINHA. ZAZÁ NÃO ESTAVA ACREDITANDO NO QUE ESTAVA ACONTECENDO E LOGO TREMIA FEITO UMA GELÉIA, POIS, ELA SÓ CONSEGUIA PENSAR NO PIOR PORQUE NEM ELA E NEM A CALOPSITA CONHECIA AINDA DIREITO AS RUAS DO BAIRRO. ZAZÁ TOMADA PELA ANGUSTIA E PELO DESESPERO, AFINAL DE CONTAS AQUELA CALOPSITA REPRESENTAVA MUITO PARA ELA.  ZUZU ERA O NORTE E O PORTO SEGURO DA GAROTA, POIS, ZAZÁ CONFIDENCIAVA A ZUZU TODOS OS SEUS PROBLEMAS MAIS, SECRETOS QUE ELA NÃO CONTAVA NEM PARA A MÃE E NEM AO PAI. ZAZÁ SENTOU-SE NA CALÇADA E CABISBAIXA COMEÇOU A CHORAR SÓ DE PENSAR QUE A SUA MELHOR AMIGA PODERIA NESSE MOMENTO ESTAR EM APUROS E LOGO, SENTIU –SE CULPADA PELO SUMIÇO  DE ZUZU, A CALOPSITA TAGARELA , IRRITANTE E TEIMOSA. ZAZÁ LEMBROU-SE DOS MOMENTOS MAIS MARCANTES VIVIDOS AO LADO DE ZUZU, COMO NO DIA QUE CONFIDENCIOU A ELA O NOME DO GAROTO POR QUE ELA HAVIA SE APAIXONADO E A FOFOQUEIRA ESPALHOU O NOME DELE EM ALTO E BOM SOM COM TODAS AS LETRAS. DEPOIS, DE ALGUNS MINUTOS, ELA LEVANTOU-SE DA CALÇADA ERGUENDO A CABEÇA E SEGUIU CAMINHO COM A CERTEZA DE QUE IRIA ENCONTRAR A SUA CALOPSITA A QUALQUER MOMENTO. ZAZÁ FOI PERGUNTANDO PARA QUEM SE APROXIMASSE DELA SOBRE ZUZU E NINGUÉM VIU A CALOPSTA DESCRITA POR ELA. ENTÃO, ZAZÁ PENSOU E REFLETIU:
- SERÁ QUE ELA VOOU PORQUE NÃO ESTAVA ACOSTUMADA COM TANTA LIBERDADE?
NOSSA! SERÁ QUE ALGUM CARRO A ATROPELOU?
-NÃO, EU PREFIRO PENSAR POSITIVAMENTE!
E PARA NÃO PENSAR MAIS BOBAGENS, ENTROU NO SUPERMERCADO, PEGOU OS INGREDIENTES QUE A SUA MÃE HAVI PEDIDO E LOGO EM SEGIDA SAIU PRA RUA NOVAMENTE A PROCURA DA SUA. NESSE MOMENTO, ZAZÁ ESBARRA NUM MENDIGO QUE ESTAVA USANDO UM PALETÓ TODO ESFARRADO E NOTOU QUE ALGO SE MEXIA NOS BOLSOS DO PALETÓ DO POBRE MENDIGO QUE PRONTAMENTE PEDIU-LHE DESCULPA PELO ESBARRÃO NELA E ZAZÁ CURIOSA COM OS MOVIMENTOS NO BOLSO DELE PERGUNTOU-LHE:
- TIO, O QUE VOCÊ CARREGA NOS SEUS BOLSOS?
ELE ARREGALOU OS SEUS OLHOS NA DIREÇÃO DE ZAZÁ E FOI LOGO DIZENDO:
- GAROTA, EU NÃO ROUBEI NADA! EU SOU HONESTO! SÃO APENAS AVES QUE EU ENCONTRO PERDIDAS POR AI E ELAS ME FAZEM ESQUECER UM POUCO DA MINHA SOLIDÃO.
NISSO, O POBRE HOMEM COLOCA A MÃO NO BOLSO DO PALETÓ SUJO E RASGADO E MOSTRA A ZÁZÁ ALGUNS SABIÁS, PARDAIS E NO MEIO DELES ESTAVA ZUZU PARA A FELICIDADE DE ZAZÁ.
E IMEDIATAMENTE, A GAROTA FICA CUROSA NOVAMENTE.
- TIO, ESSA CALOPSITA É MINHA!  COMO ELA FOI PARAR NO SEU BOLSO?
E QUANDO ELE FOI ABRIR A BOCA PARA RESPONDER A PERGUNTA DE ZAZÁ
A CALOPSITA TAGARELA E MEXERIQUEIRA INTERROMPEU O MENDIGO.
- QUANDO, EU PERCEBI QUE VOCÊ IRIA ENTRAR NO MERCADO, TRATEI LOGO DE DAR O FORA, POIS, NÃO GOSTO DE FAZER COMPRAR E AQUELE BARULHINHO DA CAIXA REGISTRADORA IRRITA-ME PROFUNDAMENTE, MINHA QUERIDA ZAZÁ, ENTÃO, EU VI ESSE SIMPÁTICO TIOZINHO CARREGANGO ESSAS FOFURINHAS NO BOLSO DE SEU PALETÓ QUE RESOLVI FAZER UM POUCO DE COMPANHIA A ELE E APROVEITEI PARA CAÇAR ALGUNS ALIMENTOS PARA SACIAR A FOME TANTO DESSES INDEFESOS SABIAZINHOS E PARDALZINHOS COMO DO TIOZINHO QUE NÃO COMIA HÁ VÁRIOS DIAS.
ZAZÁ FICOU COM O QUEIXO CAÍDO COM A LIÇÃO DE AMIZADE, COMPAIXÃO, CARIDADE E DE AMOR AO PRÓXIMO QUE AQUELA PEQUENINA SERVA DE DEUS HAVIA PRATICADO E ENSINADO A ELA NAQUELE DIA ABENÇOADO.
                                                             
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 07/11/2018
Alterado em 15/01/2024
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos