Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

NO VELHO OESTE SEMPRE HOUVE MUITA DESORDEM E CONFUSÃO. MAS, NO CONDADO DE SANTA FÉ ERA AINDA PIOR.
OS MORADORES, OS SOLDADOS E OS ÍNDIOS NÃO SE ENTENDIAM DE JEITO NENHUM. ELES VIVIAM CAÇOANDO UNS DOS OUTROS, POIS, NÃO PENSAVAM NO BEM DE TODOS QUE HABITAVAM O CONDADO E SIM NOS PRÓPRIOS INTERESSES.
O XERIFE JÁ ESTAVA BEM VELHINHO E CANSADO DE TANTA CONFUSÃO, DUELOS DESLEAIS E DE CAÇAR COWBOYS FORA DA LEI. BILLY JOE ERA UM HOMEM DA PAZ E DO BEM. ELE FAZIA DE TUDO PARA MANTER A PAZ E A ORDEM NO CONDADO DE SANTA FÉ. ENQUANTO, SOLDADOS E ÍNDIOS GUERREAVAM PARA CONQUISTAR NOVOS TERRITÓRIOS. O BOM XERIFE SÓ PENSAVA NO BEM ESTAR E NA UNIÃO ENTRE PESSOAS DO CONDADO. MAS, AS PESSOAS ESTAVAM CADA VEZ MAIS EGOÍSTAS E NÃO ESTAVAM NEM AÍ PARA AS LEIS E MUITO MENOS PARA AS ORDENS DO VELHO XERIFE DE SANTA FÉ. 
BILLY JOE ESTAVA TIRANDO UMA SONECA, POIS JÁ HAVIA ALMOÇADO E A TARDE ESTAVA MUITO QUENTE O SOL BRILHAVA NO CÉU, PORÉM, DE REPENTE, COMEÇOU UM VENTO MUITO FORTE TRAZENDO UMA TEMPESTADE COM RAIOS E TROVÕES TRANSFORMANDO O DIA EM NOITE. AS PESSOAS ASSUSTADAS COM A TEMPESTADE E A POSSIBILIDADE DE VIR TAMBÉM UM FURACÃO FORAM PARA AS SUAS CASAS DEPOIS DO TOQUE DE RECOLHER.
ENTÃO, O VELHO JOE QUE ESTAVA COCHILANDO NA SUA CADEIRA DE BALANÇOO, DEU UM PULO E LEVANTOU DEPRESSA A TEMPO DE ENXERGAR UM ENORME REDEMOINHO FORMAR –SE NO CÉU E SUGAR OBJETOS DAS CASAS DO CONDADO. A REAÇÃO DO VELHO XERIFE FOI DOBRAR OS SEUS JOELHOS E COMEÇAR A ORAR.  ASSIM, ALGUNS INSTANTES DEPOIS DE ORAR, VIU QUE A TEMPESTADE HAVIA PASSADO MAS O FURAÇÃO ANTES DE IR EMPORA DESPEJOU EM CIMA DO TELHADO DA DELEGACIA, ALGO TÃO INESPERADO QUE JAMAIS ENCONTRARÍAMOS NO VELHO OESTE, POIS, A CRIATURA ERA TÃO GRANDE QUE TRANSPASSOU O TELHADO E CAIU COM TUDO EM CIMA DO XERIFE QUE POR SORTE DO DESTINO, NÃO VIROU UMA FOLHA DE PAPEL AMASSADO. QUANDO BILY JOE CONSEGUIU DESVENCILHAR-SE DA ESTRANHA CRIATURA JAMAIS VISTA NO VELHO OESTE DEU UM GRITO DE PAVOR, POIS, ALI NA SUA FRENTE ESTAVA UM DINOSSAURO DO PERÍODO JURÁSSICO.
BILLY JOE NÃO ACREDITAVA NO QUE ESTAVA VENDO E SUA PRIMEIRA REAÇÃO FOI TENTAR TIRAR A ARMA DA CINTURA E O DINOSSAURO FOI LOGO AVISANDO.
-HEI, VOVÔ! O QUE ESTÁ PENSANDO?  LARGA ESSA GERINGONÇA!
-EU SOU UM DINOSSAURO DO BEM! MINHA ÚNICA ARMA PARA ME DEFENDER DOS PERIGOS É O FOGO! EU NÃO VIM AQUI PARA TRAZER O MAL E SIM TRAZER A PAZ!
BILLY JOE ESTAVA TREMENDO DOS PÉS A CABEÇA. ELE ESTAVA PENSANDO E CHEGOU A SEGUINTE CONCLUSÃO.
-ESTOU VELHO DEMAIS! NÃO AGUENTO MAIS!
O ENTÃO, XERIFE PEGOU SUA ESTRELA DA LAPELA DO SEU PALETÓ E COLOCOU NO PEITO DO DINOSSAURO.
O DINOSSAURO SÓ TEVE TEMPO PARA FALAR SEU NOME.
-SOU DINIO CACTUS KID, MUITO PRAZER
-E EU SOU BILLY JOE. BOA SORTE! EU NÃO FICO MAIS NENHUM MINUTO AQUI NESSA CONDADO!
E ASSIM, BILLY JOE VIROU AS COSTAS E FOI EMBORA DE SANTA FÉ.
O EX- XERIFE SAIU PELA PORTA DA DELEGACIA E DEU NO PÉ.
DEPOIS QUE BILLY JOE FOI EMBORA, SANTA FÉ FOI INVADIDA POR UMA LEGIÃO DE FORAS DA LEI E O CONDADO FICOU AMEDRONTADO, PRINCIPALMENTE QUANDO VIRAM QUE O LÍDER DOS FORAS DA LEI ERA O MAIS PROCURADO DE TODO O OESTE, O FAMOSO, WESLEY CAOLHO.
AS PESSOAS ACHARAM QUE NÃO TINHAM MAIS A QUEM RECORRER, MAS, QUANDO VIERAM DINO CACTUS KID COM A ESTRELA NO PEITO E COM AQUELE TAMANHO E SALTANDO FOGO PELA BOCA, MESMO, NÃO ENTENDENDO DIREITO A SITUAÇÃO FICARAM MAIS TRANQUILOS.
O NOVO XERIFE, CACTUS DID, GANHOU ESSE APELIDO POR CAUSA DO SEU CORPO QUE ERA TODO ESVERDEADO.
-DINO COM AQUELE TAMANHÃO TODO ENCAROU WESLEI CAOLHO E DISSE SAIA DESSE CONDADO AGORA SEU FORA DA LEI SENÃO VOCÊ VAI SENTIR O PESO DA MINHA RAJADA DE FOGO, POIS, AQUI NESSE CONDADO MANDO EU. NESSE LUGAR NÃO HÁ ESPACO- PARA ARMAS OU MUNIÇÕES, POIS SOMOS PESSOAS DO BEM, ONDE NOSSA ARMA É A PALAVRA AMIGA E A UNIÃO DA COMUNIDADE DESSE CONDADO.
WESLEI CAOLHO DISSE:

-EU PAGO PARA VER. EU NÃO TENHO MEDO DE VOCÊ! JÁ ENFRENTEI XERIFES PIORES DO QUE VOCÊ.
O XERIFE PARTIU NA DIREÇÃO DE WESLEI CAOLHO DISPAROU DEZENAS DE RAJADAS DE FOGO QUE SAIAM DE SUA GARGANTA, FAZENDO COM QUE WESLEY, O CAOLHO FICASSE COM O CORPO TODO CHAMUSCADO E OS CABELOS DELE FICARAM IGUAIS UMA PALHA DE AÇO. ELE NUMA ÚLTIMA TENTATIVA SACOU SUA ARMA, MAS, A RAJADA DE FOGO ENVIADA PELO DINOSSAURO ACABOU POR DERRETÊ-LA.
 E O VITORIOSO XERIFE AINDA DISSE UMAS VERDADES A WESLEI, O CAOLHO.
-VÁ EMBORA AGORA E NÃO VOLTE A PERTURBAR A VIDA DAS PESSOAS DE SANTA FÉ. NÃO TOME O QUE NÃO É DE SUA PROPRIEDADE E TAMBÉM NÃO ATENTE MAIS CONTRA A VIDA DAS PESSOAS E APRENDA QUE NÃO CONQUISTAMOS NADA ATRAVÉS DA FORÇA COM O PESO DA MÃO, POIS, QUEM COM FERRO FERE, SERÁ FERIDO. E SE DEIXAR O AMOR INVADIR SEU ESPÍRITO E DISTRIBUÍ LO PARA O PRÓXIMO SERÁ IGUALGUENTE RECOMPENSADO. POIS, AMOR COM AMOR SE PAGA
 
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 31/10/2018
Alterado em 14/01/2024
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos