Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

NINA E TOM SE CONHECERAM QUANDO FORAM FAZER FISIOTERAPIA NA AACD E DESSE DIA EM DIANTE TORNARAM-SE GRANDES AMIGOS. NINA TEM NOVE ANOS E NASCEU COM PARALISIA CEREBRAL QUE AFETOU APENAS OS SEUS MOVIMENTOS. ELA USA MULETAS PARA SE LOCOMOVER. ELA É UMA MENINA MUITO ALEGRE, BEM – HUMORADA E FELIZ APESAR DE TER QUE MATAR UM “LEÃO POR DIA” PARA SUPERAR TODAS AS DIFICULDADES QUE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS ENFRENTA.  SEU AMIGO TOM TAMBÉM ENFRENTA UM “LEÃO POR DIA” PARA SUPERAR TODAS AS SUAS DIFICULDADES, POIS, ELE É PARAPLÉGICO E ANDA NUMA CADEIRA DE RODAS.  TOM TEM SETE ANOS E ASSIM COMO A NINA, É MUITO ALEGRE E CHEIO DE VIDA. NINA SEMPRE FALA QUE É A MENINA MAIS FELIZ DO MUNDO E FALA PARA OS QUATRO VENTOS QUE É MUITO A ABENÇOADA POR PAPAI DO CÉU, PORQUE ELE LHE DEU PERNAS EM DOBRO, SENDO QUE DUAS SÃO DE CARNE E OSSO E AS OUTRAS DUAS SÃO DE ALUMÍNIO. TOM TAMBÉM AGRADECE AO PAPAI DO CÉU E TAMBÉM SE SENTE UM ABENÇOADO, POIS, COM SUA CADEIRA DE RODAS NÃO PÁRA UM MINUTO INDO PARA TODOS OS CANTOS AONDE QUER QUE SEJA. NINA E TOM COMO TODA CRIANÇA FELIZ NUNCA DEIXA O DESÂNINO E A PREGUIÇA TOMAREM CONTA DELES. NINA E TOM TEM MANIAS TAMBÉM NINA VIVE FALANDO COM A SUA MULETINHA COMO SE ELA FOSSE SUA MELHOR AMIGUINHA. TOM TAMBÉM TRANSFORMA SUA CADEIRA DE RODAS NUM VERDADEIRO CARRO DE FÓRMULA 1, DANDO UM SHOW DE PILOTAGEM SE ESPELHANDO NO EXEMPLO DO NOSSO QUERIDO AYRTON SENNA. NINA JÁ FEZ MUITAS CIRURGIAS E HOJE FAZ SESSÕES DE FISIOTERAPIA, NATAÇÃO E EQUOTERAPIA E GRAÇAS A DEUS, FAZ PARTE DO TIME DE FUTEBOL ADAPTADO NA AACD. E TAMBÉM PASOU POR MUITAS CIRURGIAS E GRAÇAS A SUA FÉ NO SENHOR, HOJE, ELE TAMBÉM FAZ PARTE DO TIME DE BASQUETE DE CADEIRANTES DA AACD.
CERTO DIA NINA VIU UM GAROTO USANDO PATINS CAÍDOS NO CHÃO COM A CABEÇA ABAIXADA CHORANDO DE SOLUÇAR. ENTÃO, ANDANDO COM AS SUAS MULETAS FOI AO ENCONTRO DO GAROTO SABER O QUE SE PASSAVA COM ELE PARA ELE ESTAR TÃO TRISTONHO A PONTO DE SOLUÇAR.  NINA APROXIMOU DO GAROTO DE PATINS E CARINHOSAMENTE PERGUNTOU AO MENINO.
- COMO SE CHAMA MENINO BONITO?
- O MENINO RESPONDEU COM O ROSTO CHEIO DE REVOLTA E AMARGURA.
- ZÉZÉ! PORQUE SE APROXIMOU DE MIM, VOCÊ NUNCA VIU UM MENINO CHORAR?  PERGUNTOU O MENINO AOS BERROS.
NINA COM DELICADEZA E AMOR, COM TODA DIFICULDADE DO MUNDO, SENTOU-SE AO LADO DE ZEZÉ.
- SIM, EU JÁ VI MUITOS MENINOS CHORAREM! MAS, EU ESTOU PERCEBENDO QUE VOCÊ ESTÁ CHORANDO E SE REVOLTANDO SEM MOTIVO.
ZEZÉ OUVINDO NINA FALAR COM ELE DAQUELA MANEIRA SE ZANGOU AINDA MAIS ERETRUCOU COM MUITA RAIVA NO OLHAR.
- VÁ EMBORA DAQUI! EU TENHO TODOS OS MOTIVOS DO MUNDO PARA RECLAMAR E SE REVOLTAR. POIS, OS MEUS PATINS QUE ACABEI DE GANHAR DO MEU PAI QUEBRARAM QUANDO ENTALEI OS MÉUS PÉS NUM!BURACO ENORME.
 TOM QUE HAVIA ACABADO DE SAIR DA SESSÃO DE FISIOTERAPIA, ESCULTOU PARTE DA CONVERSA ENTRE NINA E ZEZÉ.
- AMIGO! NÃO SOFRA POR PERDER BRINQUEDOS, DINHEIRO E DOCES. NÃO VALE A PENA. A NINA SÓ ESTÁ QUERENDO CONSOLAR VOCÊ COM PALAVRAS DE INCENTIVO E DE AMOR.
- SIM, TOM! EU ESTOU TENTANDO FAZER O ZEZÉ ENTENDER QUE NA VIDA TEM COISAS MAIS IMPORTANTES DO QUE UM PATINS.
- OLHE PARA VOCÊ, ZEZÉ! VOCÊ TEM TUDO PERFEITO. E BONITO, PODE ANDAR PRA LÁ E PRA CÁ, TEM PERNAS E BRAÇOS SAUDÁVEIS. VOCÊ TEM LIBERDADE PARA FAZER O QUE QUIZER, JÁ EU E O TOM ESTAMOS MATANDO UM “LEÃO POR DIA PARA SUPERAR, OBSTÁCULOS, DIFICULDADES, PRECONCEITOS E A INDIFERENÇA DE ALGUMAS PESSOAS PARA PODER SOBREVIVER E LEVAR UMA VIDA DIGNA E SERMOS ÚTEIS A SOCIEDADE". NÓS SOMOS EXEMPLO QUE DEUS MANDOU PARA AQUELE QUE É SÃO APRENDER A VALORIZAR CADA DIA DA SUA VIDA.
 ZEZÉ, VOCÊ SABE POR QUE EU E O TOM SOMOS FELIZES APESAR DAS DIFICULDADES QUE ENFRENTAMOS TODOS OS DIAS?
PORQUE, NÓS TEMOS UM DEUS DE AMOR E MISERICÓRDIA QUE PROTEGE E NOS COBRE DE BENÇÃOS, POIS, EU EO TOM NUNCA PERDEMOS A FÉ E A ESPERANÇA NO SENHOR E NO SEU FILHO JESUS. POIS NÓS CREMOS QUE MUITO EM BREVE JESUS NOS ABENÇOARÁ COM O MILAGRE DA CURA NAS NOSSAS VIDAS.
OUVINDO ESSA MENSAGEM LINDA, EMOCIONANTE E INCENTIVADORA, O MENINO ZEZÉ ENVERGONHADO LEVANTOU-SE DA CALÇADA E APROXIMOU-SE DE NINA E TOM ABRAÇANDO-OS CARINHOSAMENTE. ENFIM, ZEZÉ RECONHECENDO-SE MUITO MAIS LIMITADO DO QUE NINA E TOM PEDIU HUMILDEMENTE PERDÃO A DEUS E PROMETEU QUE NUNCA MAIS IRIA SE REVOLTAR CONTRA A VIDA QUE DEUS AMOROSAMENTE LHE DEU, DEPOIS DE CONHECER A VITÓRIA DA SUPERAÇÃO DE NINA E TOM.
 
                                 
 
 
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 30/10/2018
Alterado em 14/01/2024
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos