Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

CORALINA ERA UMA RAPOSA MUITO ESPERTA E FELIZ. ELA GOSTAVA DE CORRER ATRÁS DAS LAGARTIXAS.  CERTA VEZ, ELA ESTAVA NA MATA E AVISTOU UM RIO BEM PRÓXIMO DE ONDE HABITAVAM MILHARES DE LAGARTIXAS. ENTÃO, BEM DE MANSINHO E SILENCIOSAMENTE FOI APROXIMANDO-SE DELAS E EM POUCOS MINUTOS COMEU TODAS QUE ESTAVAM AO SEU ALCANCE. MAS, CONTINUANDO A SUA CAMINHADA PELA MATA, A ROPOSA LEMBROU-SE QUE DO OUTRO LADO DO RIO TINHA MUITAS OUTRAS PARA COMER TAMBÉM. O ÚNICO PROBLEMA ERA QUE ELA NÃO SABIA NADAR. CORALINA PENSOU, PENSOU E NENHUMA SOLUÇÃO ENCONTROU ATÉ QUE VIU AO LONGE SEU AMIGO CAMELO E QUANDO ELE APROXIMOU-SE DELA, ELA PERGUNTOU AO CAMELO SE ELE PODERIA LEVÁ-LA ATÉ O OUTRO LADO DO RIO E O CAMELO ACENOU QUE SIM COM A CABEÇA. CORALINA MAIS QUE DEPRESSA SUBIU NA CORCOVA DE LABIB.  E LÁ FORAM PARA O OUTRO LADO DO RIO. E QUANDO LÁ CHEGARAM PARA A SURPRESA DOS DOIS, ELES ENCONTRARAM UM BELO E ENORME CAMPO DE CEVADA. E ASSIM QUE CORALINA AVISTOU MAIS LAGARTIXAS NAQUELA PLANTAÇÃO DE CEVADA, SALTOU COM GRANDE ENTUSIASMO DA CORCOVA DO SENSATO E INTELIGENTE CAMELO E SAIU CORRENDO PARA CAÇAR MAIS LAGARTIXAS PARA SACIAR COMPLETAMENTE A SUA FOME. QUANDO CORALINA TERMINOU DE FAZER A SUA REFEIÇÃO COMEÇOU A GRITAR E O CORRER DEIXANDO O SOSSEGADO LABIB COM OS SEUS OUVIDOS DOENDO.  OS GRITOS DA RAPOSA ERAM TÃO FORTES QUE OS DONOS DO CAMPO DE CEVADA, QUE TINHAM UM RANCHO ALI POR PERTO FICARAM ASUSTADOS E CORRERAM PARA LÁ PARA VERIFICAR O QUE ESTAVA ACONTECENDO. ELES CHEGARAM AO CAMPO COM PAUS E PEDRAS NAS MÃOS E VIRAM QUE Os CAMELOS DESFUTAVA TRANGUILAMENTE DE UNS GRÃOS DE CEVADA E NÃO PENSARAM DUAS VEZES, DERAM UMA FORTE PAULADA NELE E PENSANDO QUE ELE ESTIVESSE MORTO FORAM EMBORA.
DEPOIS DE ALGUMAS HORAS, CORALINA QUE HAVIA ACABADO DE ALMOÇAR AS LAGARTIXAS REGRESSOU AO CAMPO E VIU SEU AMIGO LABIB NO CHÃO DISSE:
- VAMOS VOLTAR PARA CASA ANTES DE ANOITECER.
E O CAMELO AINDA TONTO DA PANCADA QUE HAVIA SOFRIDO NA CABEÇA RESPONDEU:
- PORQUE VOCE FEZ ISSO, CORALINA? PORQUE GRITOU COMO UMA LOUCA? EU QUASE PERDI A VIDA POR SUA CULPA!
E A RAPOSA SENSIBILIZADA E SENTINDO-SE CULPADA PELA AGRESSÃO AO CAMELO RESPONDEU:
- É QUE EU TENHO A MANIA DE GRITAR E CORRER DEPOIS QUE FAÇO MINHAS REFEIÇÕES.
DEPOIS DAS EXPLICAÇÕES DE CORALINA, O CAMELO SE LEVANTOU AINDA SENTINDO DOR E TONTURA DISSE:
- MUITO BEM! VAMOS PARA CASA, ENTÃO!
- VAMOS SIM. MAS, VOCÊ ME PERDOA PELO QUE EU FIZ A VOCÊ?
-SIM, AMIGOS NÃO DEVEM GUARDAR MÁGOAS UM DO OUTRO.
ENTÃO, CORALINA SUBIU NOVAMENTE NA CORCOVA DE LABIB QUE ESTAVA TONTO E DOLORIDO.  E QUANDO ENTROU NO RIO, O CAMELO COMEÇOU A DANÇAR E A RAPOSA MORRENDO DE MEDO GRITOU:
- O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO, LABIB? NÃO FAÇA ISSO, POIS, EU NÃO SEI NADAR!
E O CAMELO AINDA TONTO E DOLORIDO POR CAUSA DA PANCADA NA CABEÇA, NÃO SE CONTEVE E COMEÇOU A GARGALHAR E RESPONDEU COMO MUITO BOM HUMOR.
- É QUE EU TENHO A MANIA DE DANÇAR, DEPOIS DE COMER GRÃOS DE CEVADA.
ASSIM, CORALINA CAIU NA ÁGUA E A CORRENTEZA A LEVOU E O SENSATO E INTELIGENTE LABIB ATRAVESSOU O RIO TRANQUILAMENTE. 
COM ESSA ATITUDE SÁBIA E SENSATA, O CAMELO APLICOU UMA BOA LIÇÃO NA RAPOSA REVELANDO A ELA QUE NÃO DEVEMOS FAZER AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO QUEREMOS QUE FAÇAM CONOSCO.
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 29/10/2018
Alterado em 14/01/2024
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos