Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

MIGUELZINHO VIVE NUM MUNDO SÓ DELE. É NESSE MUNDO QUE ELE É FELIZ, POIS, O SEU MUNDO É COLORIDO E DIVERTIDO. AFINAL, NELE ENCONTRAMOS RITMOS E SONS, NOTAS E CANÇÕES. É UM MUNDO ONDE SEUS HABITANTES SÃO OS INSTRUMENTOS MUSICAIS QUE FAZEM AS SUAS PRÓPRIAS LEIS, ONDE SE MISTURAM A DANÇA E A MÚSICA. É SÓ ALEGRIA NESSE MUNDO VIBRANTE E SUPER ANIMADO. CERTO DIA, MIGUEL CRIOU UMA BANDA COM OS MAIS VARIADOS INSTRUMENTOS E OS DOMINAVA MUITO BEM COMO UM VERDADEIRO MAESTRO COMANDA SUA ORQUESTRA. MIGUELZINHO SAIU CANTAROLANDO SEGURANDO EM SUAS MÃOS UMA PEQUENA GUITARRINHA QUE EMITIA UM SOM BEM FORTE E AO MESMO TEMPO BEM ACELERADO. ALÉM DA GUITARRINHA, TINHA UM PIANINHO QUE ELE DEDILHAVA SUAVE QUE FAZIA MIGUELZINHO RODOPIAR NA PONTA DOS PÉS POR HORAS A FIO SEM SE DESEQUILIBRAR OU CAIR TAMANHA ERA A SUA CONCENTRAÇÃO E PAZ DE ESPÍRITO FAZENDO O MENINO SE DESLIGAR DO MUNDO LÁ DE FORA E ENTRAR NO SEU MUNDO INTERIOR. O MUNDO INTERIOR QUE ELE CRIOU CHEIO DE SONHOS E AVENTURAS QUE SÓ AS CRIANÇAS TÊM CAPACIDADE DE CRIAR. NESSE MUNDO NÃO EXISTE GUERRA, NEM VIOLÊNCIA E NEM PRECONCEITO E SIM MUITO AMOR E BRINCADEIRAS SEM FIM, NO MUNDO CRIADO PELO MENINO MIGUEL É ASSIM QUE A BANDA TOCA.  DEPOIS DE TOCAR COM A GUITARRINHA E DEDILHAR AO PIANO. AGORA, ELE PASSA PELA FLAUTA DOCE E CARINHOSAMENTE A ASSOPRA A PLENOS PULMÕES FAZENDO VIBRAR UM DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI FAZENDO COM QUE OS PASSARINHOS QUE ESTÃO VOANDO NO CÉU AZUL DESÇAM ATÉ ELE E COMECEM A CANTAR UMA LINDA E EMOCIONANTE CANÇÃO E O MENINO MIGUEL CAMINHA DE UM LADO PARA O OUTRO FELIZ DA VIDA COM A FLAUTA EM SEUS LÁBIOS.  ASSIM A FLAUTA DOCE SE DESPEDE DO MENINO QUE IMEDIATAMENTE PEGA UM PANDEIRINHO E SAI SAMBANDO ALEGREMENTE COM O ROSTO ILUMINADO COMO AS ESTRELAS NUMA NOITE DE LUAR. O SOM DO PANDEIRINHO É CONTAGIANTE QUE ATÉ OS CACHORRINHOS E GATINHOS DO SEU MUNDO IMAGIMÁRIO NÃO RESISTEM AO RITMO GOSTOSO E CAEM NO SAMBA NO COMPASSO DO MENINO MAESTRO. MIGUEL TERMINA SUA CAMINHADA PELA RUA DO SAMBA E AVANÇA RUMO AO VIOLÃO E ENTRA EM UM BELO CAMPO ESVERDEADO E CHEIO DE ÁRVORES E FLORES DAS MAIS VARIADAS ESPÉCIES. E DEDILHANDO ALGUMAS NOTAS MUSICAIS, SOLTA UM SOM SERTANEJO FAZENDO COM QUE AS VAQUINHAS, OS GALOS, OS PORQUINHOS, AS GALINHAS, OS PATOS E OS MARRECOS DANCEM SEM PARAR AO SOM DE UMA BOA E RITMADA MODA DE VIOLA FAZENDO UM GRANDE BAILÃO MISTURANDO, O VIOLÃO, A VIOLA E O BANJO E PASSA PELO CAMPO AGRADANDO TODOS OS CORAÇÕES. EITA MUNDO BÃO ESSE MUNDO DO PEQUENO MIGUELZINHO QUE NUTRE UM VERDADEIRO E PURO AMOR PELA MÚSICA E PELOS INSTRUMENTOS QUE A FAZ EXISTIR. O MENINO CONTINUA SEU PASSEIO PELO MUNDO DA MÚSICA COM MUITA DESCONTRAÇÃO E FELIZ COM OS INSTRUMENTOS QUE APRENDEU A GOSTAR NA ESCOLA. ELE CONTINUA COMANDANDO A BANDA, POIS O QUE ELE SONHA E DESEJA NESSA SUA LONGA CAMINHADA NA ESTRADA DA VIDA, É VER A BANDA PASSAR TOCANDO COISAS DE AMOR E CANTAR EM ATO E BOM SOM. É A VIDA, É BONITA. E É BONITA. VIVER E NÃO TER A VERGONHA. DE SER FELIZ.  NO MUNDO SONHADO E IMAGINADO PELO MENINO QUE FAZ DO SEU GOSTO PELA MÚSICA NÃO TEM VEZ PARA A TRISTEZA E ELE A ESPANTA CANTANDO ASSIM: TRISTEZA, POR FAVOR, VAI EMBORA E SEM DEMORA PORQUE O AMOR É FEITO DE CHOCOLATE. MIGUELZINHO, O MAESTRINHO DE ALMA PURA E CORAÇÃO SOLIDÁRIO VAI TERMINANDO SUA VIAGEM ACOMPANHADO DOS SEUS INSEPARÁVEIS AMIGUINHOS, OS INSTRUMENTOS MUSICAIS E SEUS INÚMEROS SONS, RITMOS E CANÇÕES. NO MUNDO QUE É SÓ DELE, ELE SABE QUE A FELICIDADE BRILHA NO AR PORQUE APESAR DE TER APENAS CINCO ANOS, O MENINO TEM UMA SABEDORIA FORA DO CUMUM. COISA QUE POUCOS ADULTOS POSSUEM. MIGUELZINHO VAI VIAJANDO PELO MUNDO DA MÚSICA PULANDO, RODOPIANDO, CANTANDO E ACIMA DE TUDO AMANDO E REVERENCIANDO A VIDA E AGRADECENDO A DEUS ATRAVÉS DA MELODIA DA MÚSICA E DAS NOTAS MUSICAIS. MIGUELZINHO SABE LÁ NO FUNDO, BEM LÁ DENTRO DELE QUE ELE NASCEU PARA SER GRANDE E ESPECIAL. E ASSIM CAMINHANDO E CANTANDO VAI SUBINDO E DESCENDO A LADEIRA SUPERANDO LIMITES E DANDO O MELHOR DE SI A CADA DIA. E QUASE NO FIM DESSA VIAGEM PELO MUNDO FASCINANTE DOS RITMOS E SONS MIGUEL OLHA ATENTAMENTE CADA DETALHE A SUA VOLTA E BEM AO LONGE AVISTA O HORIZONTE A BRILHAR NO CÉU E VAI GIRANDO, GIRANDO PARA FRENTE E PARA TRÁS SAUDANDO O PAPAI DO CÉU PELA OPORTUNIDADE QUE LHE DEU DE PODER MOSTAR SEUS TALENTOS E HABILIDADES COM SEUS INSTRUMENTOS MUSICAIS.  E ASSIM COM A FELICIDADE IRRADIANDO NO ROSTO REUNIU TODOS OS SEUS AMIGUINHOS INSTRUMENTOS E FEZ UMA FOLIA MISTURANDO TODOS OS SONS DE UMA SÓ VEZ E SAIU CANTANDO UMA ALEGRE CANÇÃO.
- SE VOCÊ É FELIZ COMO EU SOU BATA PALMAS PARA VIDA!      
-SE VOCÊ ESTÁ CONTENTE COMO EU ESTOU   E QUER MOSTRAR PRA TODO MUNDO AGRADEÇA A PAPAI DO CÉU PELA VIDA QUE ELE LHE DEU!
- E SE VOCÊ AINDA ESTIVER CONTENTE SORRIA PARA A VIDA E GRITE BEM ALTO. EU TE AMO VIDA DO JEITINHO QUE VOCÊ SE APRESENTA PARA MIM.
- POIS, A VIDA É UM PRESENTE DO PAPAI DO CÉU E DIANTE DELE TODOS NÓS SOMOS IGUAIS.
E ASSIM, LÁ FOI MIGUELZINHO TOCANDO OS SEUS INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA ALEGRAR E SUAVIZAR AINDA MAIS SUA VIDA E EU SÓ POSSO IMAGINAR PEQUENO GRANDE SÁBIO QUE SUA VIDA SERÁ REPLETA DE GLÓRIAS E BENÇÃOS AO SOM DE RITMOS E CANÇÕES.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 09/10/2018
Alterado em 14/01/2024
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos