Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ERA UMA VEZ UM PICA-PAU QUE MORAVA NUMA CASINHA BEM NO TOPO DE UMA ÁRVORE. ELE TINHA UM BICO BEM FORTE QUE USAVA PARA MARTELAR E FURAR O TRONCO DELA. ELE ERA TOPETUDO E TINHA AS PERNAS CURTAS E OS PÉS QUE SE FIXAM PERFEITAMENTE AOS CAULES E GALHOS MAIS FINOS DA VELHA ÁRVORE. O TOPETUDO ERA PREGUIÇOSO E GOSTAVA DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO. SEU PASSATEMPO PREFERIDO ERA PROVOCAR E ATORMENTAR OS SEUS VIZINHOS. O PICA- PAU GANHOU DOS SEUS VIZINHOS O NOME DE BATUCADA PORQUE ELE BUTUCAVA NO TRONCO DAS ÁRVORES PARA DEMARCAR SEU TERRITÓRIO E PARA CONSEGUIR ALIMENTOS. ERA UM TOQUE- TOQUE PRA LÁ E PRA CÁ DIA E NOITE QUE SEUS VIZINHOS NÃO CONSEGUIAM MAIS VER TELEVISÃO E NEM OUVIR UMA MÚSICA NO RÁDIO E ALÉM DISSO, TUDO NÃO ESTAVAM CONSEGUINDO PREGAR O OLHO DURANTE A NOITE. BATUCADA NÃO ESTAVA NEM AI PARA O DESCANSO DE SEUS VIZINHOS, POIS, SÓ PENSAVA EM SI MESMO. O TAMBORILAR DO PICA-PAU ERA INSUPORTÁVEL PARA AQUELES VIZINHOS QUE TRABALHAVAM O DIA TODO.  O CASAL DE ESQUILOS QUE MORAVAM AO LADO DA CASA DELE ERAM OS QUE MAIS SENTIAM NA PELE ESSE TOQUE- TOQUE, POIS, POR CAUSA DESSE SOM, JÁ ESTAVAM SOFRENDO DE ESTRESSE E INSÔNIA. ENTÃO, O CASAL DE ESQUILO RESOLVEU SE QUEIXAR PARA O GUARDA FLORESTAL, POIS, ALEGAVAM QUE O TERRÍVEL E PROVOCADOR ESTAVA PERTURBANDO A ORDEM E A PAZ DAQUELE CONJUNTO HABITACIONAL PROVOCANDO A DESORDEM E O CAOS ENTRE OS SEUS VIZINHOS.  TODAS AS VEZES QUE O GUARDA FLORESTAL APLICAVA-LHE MULTAS PELA PERTURBAÇÃO DO DESCANSO ALHEIO, ELE SE FAZIA DE VÍTIMA, DIZENDO-SE QUE ERA INOCENTE E QUE ISSO ERA CALÚNIA E INTRIGA DE QUEM NÃO TEM O QUE FAZER. E QUANDO O GUARDA FLORESTAL VIRAVA AS COSTAS, A PROVOCAÇÃO VOLTAVA COM MAIS FORÇA AINDA, POIS, O PICA-PAU COMEÇAVA A MARTELAR E A FURAR AS ÁRVORES DOS VIZINHOS BATUCANDO O TOQUE- TOQUE IRRITANTE TOMANDO POSSE DE ALIMENTOS DAS GELADEIRAS DOS VIZINHOS E ÁS VEZES, QUEBRANDO AS TELHAS E ANTENAS DAS CASAS VIZINHAS. GERANDO A REVOLTA DOS ESQUILOS, MINHOCAS E DE OUTRAS AVES. MAS, O TOPETUDO QUERIA MESMO SOMBRA E ÁGUA FRESCA. O OBJETIVO DELE ERA CAÇOAR DA CARA DOS VIZINHOS SEM DÓ E NEM PIEDADE. MAS, DEPOIS DE TANTO DESDENHAR DOS POBRES ESQUILOS, SUA SORTE COMEÇOU A MUDAR, POIS, O INVERNO HAVIA CHEGADO E O INSOLENTE PICA- PAU NÃO HAVIA ESTOCADO ALIMENTOS SUFICIENTES EM SUA DISPENSA PARA ENFRENTAR O RIGOROSO INVERNO QUE VINHA PELA FRENTE E PARA PIORAR AINDA MAIS A SUA SITUAÇÃO, OS ESQUILOS, AS OUTRAS AVES E AS MINHOCAS SERRARAM SUA ARVORE QUE DESABOU AO CHÃO. ENTÃO, DESSE MOMENTO, O PICA- PAU FICOU SEM UM TETO PARA MORAR E ASSIM, PASSOU A PERAMBULAR PARA BAIXO E PRA CIMA EM BUSCA DE ALIMENTOS PARA SACIAR A FOME E AGASALHOS PARA SE AQUECER DO FRIO. PASSARAM –SE VÁRIOS DIAS E A BUSCA DO TOPETUDO PICA PAU POR ALIMENTOS E AGASALHOS FORAM EM VÃO FAZENDO COM QUE O PREGUIÇOSO E ARROGANTE PICA- PAU CONGELASSE DE FRIO E EMAGRECESSE DE NÃO TER O QUE COMER. SUA BARRIGA RONCAVA MAIS QUE ESCAPAMENTO DE CARRO.  ASSIM, ELE NÃO SUPORTANDO MAIS A FOME E O FRIO DESMAIOU E A NEVE O FEZ CONGELAR.  E DURANTE TODO O RESTO DO INVERNO NINGUÉM MAIS OUVIU O TOQUE- TOQUE IRRITANTE DO PICA-PAU ZOMBADOR E TIVERAM DIAS DE TRANQUILIDADE E SOSSEGO.  E ASSIM , QUANDO O INVERNO CHEGOU AO FIM E A PRIMAVERA DEU O AR DA GRAÇA, OS VIZINHOS DO PICA-PAU BARULHENTO ESTRANHARAM O SUMIÇO DELE E TOMADOS DE COMPAIXÃO E PIEDADE COMEÇARAM A PROCURAR A AVE DE TOPETE POR TODA A REDONDEZA E PARA A SURPRESA E ESPANTOS DE TODOS O ENCONTRARAM PETRIFICADO DENTRO DE UM BLOCO DE GELO E, MAS QUE DEPRESSA OS ESQUILOS, AS AVES DE TODAS AS ESPÉCIES E AS MINHOCAS ACENDERAM UMA GRANDE FOGUEIRA E AOS POUCOS O BLOCO DE GELO FOI DERRETENDO E O PICA PAU FOI SENDO AQUECIDO E ACORDANDO DE UM GRANDE SONO PROFUNDO E OS SEUS PIEDOSOS VIZINHOS OFERECERAM-LHE UM SUCULENTO E QUENTINHO PRATO DE SOPA. E ASSIM, O PICA-PAU AOS POUCOS FOI FICANDO TOTALMENTE RESTABELECIDO. E COMO FORMA DE AGRADECIMENTO BATUCADA PEDIU PERDÃO PELOS DANOS QUE HAVIA CAUSADO AOS SEUS VIZINHOS E TAMBÉM POR PROVOCAR MUITAS NOITES DE INSÔNIA A TODOS DO CONJUNTO HABITACIONAL. A PARTIR DESSE DIA, O PICA-PAU BATUCADA SE TORNOU UM CIDADÃO MELHOR E USOU O DOM DO TOQUE-TOQUE QUE DEUS HAVIA DADO A ELE PARA CONSTRUIR MUITAS MORADIAS PARA OS MENOS FAVORECIDOS AO INVÉS DE FICAR PERTURBANDO O SOSSEGO DE SEUS VIZINHOS.  AGORA, ELE HUMILDEMENTE MARTELAVA E FURAVA ÁRVORES POR UM MOTIVO NOBRE E NÃO MAIS PARA CAÇOAR E HUMILHAR SEUS VIZINHOS QUE NUNCA LHE FIZERAM MAL DE ESPÉCIE ALGUMA.
E ASSIM TODOS OS VIZINHOS PASSARAM A OLHAR O PICA – PAU E SEU TOQUE-TOQUE COM OUTROS OLHOS. 
E POR SUA VEZ, O PICA-PAU QUE EM TEMPOS PASSADOS ERA ARROGANTE TEVE QUE PASSAR POR UMA SITUAÇÃO DOLOROSA PARA APRENDER A SER HUMILDE E NÃO DESDENHAR DE MAIS NINGUÉM.
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 01/10/2018
Alterado em 14/01/2024
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos