Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

ZIGFRIDA ERA UMA MENINA MUITO SOLITÁRIA. QUE PASSAVA A MAIOR PARTE DO DIA TRANCADA EM SEU QUARTO. POIS, HAVIA ACABADO DE CHEGAR AO BRASIL E AINDA NÃO TINHA FEITO MUITAS AMIZADES. ELA SÓ SAÍA DE CASA PARA IR AO COLÉGIO GIBRAN DE ORIGEM ALEMÃ EM SÃO PAULO E LOGO QUE TERMINAVA O PERÍODO DAS. MAS, UM DIA SUA SOLIDAÇÃO TERMINOU COM A CHEGADA DE LUDOVICO, UM PAPAGAIO TAGARELA E ABUSADO. MAS, QUE ERA ACIMA DE TUDO MUITO SIMPÁTICO E MUITO CARINHOSO COM TODOS. O PAI DE ZIGFRIDA TROUXE LUDOVICO DE PRESENTE NUMA DESSAS VIAGENS QUE FAZIA A TRABALHO EM MATO GROSSO. ASSIM, A VIDA DA MENINA ZIGFRIDA MUDOU COMPLETAMENTE. ELA PASSOU A SER MAIS ALEGRE E COMUNICATIVA. AGORA A MENINA VIVIA FALANDO MAIS QUE A BOCA SEMPRE NA COMPANHIA DE LUDOVICO, O PAPAGAIO BRINCALHÃO. ZIGFRIDA APEGOU-SE A LUDOVICO TÃO LOGO ELA O VIU PELA PRIMEIRA VEZ. E SEMPRE QUE CHEGAVA DA ESCOLA IA CORRENDO DE BRAÇOS ABERTOS AO ENCONTRO DO PAPAGAIO QUE ESTAVA NUMA GAIOLA PENDURADA NA PAREDE DA LAVANDERIA E ABRIA A PORTINHA E O COLOCAVA EM SEU BRAÇO E ACARICIAVA-O DEMORADAMENTE E O CUMPRIMENTAVA.
- BOA TARDE, LORO! TUDO BEM?
E LUDOVICO ABUSADAMENTE RESPONDIA.
- BOA TARDE, ZIGFRIDA. LORO QUER MAIS BEIJOS.
E A MENINA DANDO GARGALHADAS DA FALA DO ABUSADO LUDOVICO RESPONDIA.
- AH, VOCÊ QUER MAIS BEIJOS, SEU ABUSADO TAGARELA, POIS EU NÃO DOU MAIS NÃO, POIS VOCÊ É UM BOM DE BICO, ISSO SIM!
 E O PAPAGAIO ENCONTANDO A CABECINHA NO OMBRO DA MENINA EFAZENDO CARA DE COITADINHO E CARENTE, INSISTIA EM PEDIR.
- CURUPACO, PAPACO! LORO QUER MAIS BEIJINHOS, SÓ MAIS UM BEIJINHO, LORO AMA ZIG. ESSA DECLARAÇÃO DERRETIA O CORAÇÃOZINHO DA MENINA QUE O ENCHIA AINDA MAIS DE BEIJINHOS.
NOS DIAS QUE SE PASSARAM APÓS A CHEGADA DE LUDOVICO NA CASA DA MENINA, ELA E O PAPAGAIO FORAM CRIANDO UM LAÇO DE AMIZADE AINDA MAIS FORTE. TANTO QUE SÓ SE SEPARAVAM QUANDO A MENINA ZIGFRIDA SAÍA PARA IR AO COLÉGIO. PORÉM, QUANDO ELA CHEGAVA O PAPAGAIO TAGARELA FAZIA A MAIOR FESTA AO VÊ- LA ENTRAR NA LAVANDERIA.
- CURUPACO, LUDOVICO AMA ZIGFRIDA!
- E ZIGFRIDA RETRIBUIA AO GESTO DE CARINHO DO LORO.
- VEM CÁ LORO, DÁ O PÉ PARA A ZIG LORO!  E ASSIM LUDOVICO SUBIA NA MÃO DA MENINA, INDO PARA O BRAÇO ATÉ PARAR NO OMBRO DE ZIG, O LUGAR FAVORITO DELE DESDE SUA CHEGADA A CASA DELA. OS DOIS JÁ SE CONHECIAM PELO OLHAR, POIS, A AFINIDADE ENTRE ELES ERA FANTÁSTICA E DE UMA SINCERIDADE QUE DAVA GOSTO DE SE VER. ZIGFRIDA ESTAVA FELIZ COM SEU PAPAGAIO DE ESTIMAÇÃO, POIS A AMIZADE DA MENINA E O LORO ERA VERDADEIRA E COMOVENTE. UM COMPLETAVA A VIDA DO OUTRO. E AI DAQUELE QUE ABORRECESSE A MENINA PORQUE O PAPAGAIO VOAVA EM CIMA DA PESSOA E ENCHIA-LHE DE BICADAS. UM DIA QUANDO ZIGFRIDA FOI AO COLÉGIO ACONTECEU UM FATO INESPERADO. A MÃE DE ZIGFRIDA FOI DAR AS SEMENTES DE GIRASSOL PARA LUDOVICO COMO FAZIA TODAS AS MANHÃS.  PORÉM, NAQUELA MANHÃ ELA DEPOIS DE DAR A COMIDA AO PAPAGAIO, ESQUECEU A PORTINHA DA GAIOLA ABERTA E O LUDOVICO TAGARELA E ABUSADO COM SAUDADE DA MENINA BATEU SUAS ASAS COMPRIDAS E LÁ SE FOI A PROCURA DA MENINA, MAS COMO NUNCA HAVIA SAÍDO DE CASA, LUDOVICO ACABOU SE PERDENDO NA CIDADE GRANDE, UMA VEZ QUE SEMPRE HABITOU NAS MATAS E FLORESTAS.  ENTÃO, QUANDO ZIGFRIDA RETORNOU PARA A CASA E ENTROU COM SEUS BRACINHOS ABERTOS PARA SAUDAR O AMIGO LUDOVICO E ENCONTROU A GAIOLA VAZIA LEVOU UM CHOQUE E DESESPERADA COMEÇOU A CHORAR E A SOLUÇAR DE TANTA TRISTEZA E DOR DE PERDER O SEU MELHOR AMIGO.  O PAI DE ZIGFRIDA SAIU A PROCURA DE LUDOVICO E ATÉ OFERECEU UMA RECOMPENSA PARA QUEM ENCONTRASSE O PAPAGAIO, POIS ZIGFRIDA DESDE O SUMIÇO DO PAPAGAIO LUDOVICO NÃO SE ALIMENTAVA E NEM FALAVA COM MAIS COM NINGUÉM. E COM O PASSAR DOS DIAS A MENINA ZIGFRIDA FICOU MUITO DOENTE E FOI PARAR NO HOSPITAL.   SEU PAI JÁ NÃO SABIA MAIS O QUE FAZER PARA TIRAR A MENINA DAQUELA TRISTEZA EM QUE ELA SE ENCONTRAVA. MAS, CERTO DIA, O TELEFONE DA CASA DELES TOCOU E DO OUTRO LADO DA LINHA ESTAVA UM HOMEM QUE VIU O CARTAZ COM A FOTO DE LUDOVICO E QUE HAVIA LOCALIZADO O PAPAGAIO FUJÃO.  LUDOVICO HAVIA VOADO DE VOLTA AO LAR EM MATOGROSSO, POIS, FICOU ASSUSTADO COM TANTOS ARRANHA- CÉUS DA CIDADE QUE ACABOU INDO DE VOLTA PARA SUA FLORESTA NATAL. O PAI DE ZIGFRIDA PARTIU IMEDIATAMENTE PARA O MATO GROSSO E CHEGANDO LÁ, O RAPAZ DO TELEFONEMA LEVOU O PAI DA MENINA ATÉ A FLORESTAONDE LUDOVICO ESTAVA MORANDO AGORA.
- MEU DEUS! É ELE MESMO! ELE FUGIU HÁ DOIS ANOS.
- SIM, SENHOR! EU CUIDO DELE JÁ HÁ DOIS ANOS. ACHO QUE SENTIU SAUDADE DA FAMÍLIA E APROVEITOU A DISTRAÇÃO DA SUA ESPOSA E RESOLVEU DAR UMA ESCAPADA PARA REVER A SUA FAMÍLIA
QUANDO O PAPAGAIO VIU O PAI DE ZIGFRIDA FICOU NUMA ALEGRIA CONTAGIANTE.
- CURUPACO, PAPACO! LUDOVICO QUER VER ZIGFRIDA.
- É MESMO SEU LORO ABUSADO E FUJÃO! SABIA QUE A SUA ZIDFRIDA TÁ DOENTE?
 E O PAPAGAIO PARECENDO ENTENDER TUDO O QUE O PAI DA MENINA ESTAVA DIZENDO COMEÇOU A CHORAR E MUITAS LÁGRIMAS CAÍRAM DOS SEUS OLHINHOS TRISTES EM SABER QUE ZIGFRIDA ADOECERA.
ENTÃO, LUDOVICO QUE AGORA ERA UM PAI DE FAMÍLIA, REUNIU SUA COMPANHEIRA ADALGISA E SEUS DOIS FILHOTES.
E TAGARELOU A FALAR COM O PAI DA MENINA
 
 - LUDO AMA ZIG!
 
ENTÃO, O PAI DE ZIG, ACOMODOU TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA DE LUDOVICO NO PORTA- MALAS DO SEU CARRO E PARTIU NOVAMENTE PARA SÃO PAULO. E DEPOIS DE HORAS DE ENTRADA FINALMENTE CHEGOU À SUA CASA. E ABRIU O PORTA- MALAS TODOS OS PAPAGAIOS SAIRAM E DESTA VEZ FOI LUDOVICO QUEM FOI AO ENCONTRO DA MENINA NO QUARTO DELA. ELA ESTAVA PARALISADA DEITADA EM SUA CAMA. LUDOVICO DEU UM VOO RASANTE EM VOLTA DA MENINA ZIGFRIDA E TAGARELA E ABUSADO COMO SEMPRE FOI LOGO PEDINDO BEIJOS E POUSOU NO OMBRO DELA.  E ZIGFRIDA AOS POUCOS FOI VOLTANDO AO MUNDO REAL NOVAMENTE E A ALEGRIA VOLTOU A TOMAR CONTO DE SEU ROSTINHO PÁLIDO QUE AGORA COMEÇAVA A CORAR E DISSE
- VOCÊ NÃO SABE A FALTA QUE FAZ NA MINHA VIDA, SEU ABUSADO! EU QUASE MORRI DE TANTA SAUDADE.
- LORO QUER BEIJINHO! LUDO AMA ZIG!
- LORO FOI BUSCAR A FAMÍLIA! E O PAI ENTROU NO QUARTO INTERROMPENDO O DIÁLOGO ENTRE ZIGFRIDA E LUDOVICO.
- É MINHA FILHA, ESSE FUJÃO SAIU DAQUI DA NOSSA CASA, SE PERDEU E ACABOU VOLTANDO PARA O MATO GROSSO.
- ESSE TAGARELA ABUSADO TEM UMA LINDA FAMÍLIA AGORA.
E NESSE INSTANTE, ADALGISA COM SEUS DOIS FILHOTES ENTRA NO QUARTO E A MENINA SURPRESA COM A CHEGADA DE NOVOS INTEGRANTES DA FAMÍLIA, VIBRA DE FELICIDADE. 
E ASSIM, OS TRÊS PAPAGAIOS SE JUNTANDO A LUDOVICO POUSAM NO OMBRO DE ZIGFRIDA E DÃO UMAS BICADINHAS CARINHOSAS NA CABECINHA  DELA QUE RETRIBUI ACARICIANDO A CABEÇA  DOS QUATRO.
E ASSIM, LUDOVICO SENTINDO-SE TÃO AMADO POR ZIGFRIDA, FINALIZOU O REENCONTRO COM UM VELHO E SÁBIO DITADO.
- CURUPACO, PAPACO! FAMÍLIA QUE AMA UNIDA PERMANECERÁ UNIDA PARA SEMPRE!
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 13/08/2018
Alterado em 13/01/2024
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos