Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos
HÁ MUITOS ANOS, UM RATINHO CHAMADO BÓRIS VIVIA NUM CASTELO TODO DE PEDRA E QUE SEGUNDO CONTA A LENDA IMAGINADA PELO POVO DA CIDADE AONDE AQUELE CASTELO FOI CONTRUÍDO, ERA ASSOMBRADO POR FANTASMINHAS. BÓRIS ERA UMA ESPÉCIE DE ZELADOR DO CASTELO, POIS NÃO HAVIA NENHUM MORADOR HABITANDO ESSES CASTELOS HÁ SÉCULOS APENAS BORIS, SUA ESPOSA FIFINHA E SEUS FILHOS LILICA E DENTUCINHO. BÓRIS E SUA FAMÍLIA CIRCULAVAM PELO CASTELO LIVREMENTE MESMO TENDO FAMA DE ASSOMBRADO ERA MUITO BONITO E ESPAÇOSO. ELE ERA CERCADO DE UM MAR DE ÁGUAS POR TODOS OS LADOS. SENDO ASSIM, ERA MUITO DIFÍCIL ALGUÉM CHEGAR PERTO DE SEUS PORTÕES. MAS, A PAZ E A TRANQUILIDADE DA ALEGRE FAMÍLIA DE CAMUNDONGOS ESTAVA COM OS DIAS CONTADOS, POIS UM REIZINHO DE UM REINO VIZINHO DALI HAVIA COMPRADO O ASSOMBRADO CASTELO E ESTAVA SE MUDANDO PARA LÁ. BÓRIS FICOU MUITO PREOCUPADO QUANDO RECEBEU A NOTÍCIA DA COMPRA DO VELHO CASTELO ASSOMBRADO ATRAVÉS DE UM POMBO QUE DE VEZ EM QUANDO O INFORMAVA DE TUDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO NA CIDADE. ENTÃO, O RATINHO BRANCO ACINZENTADO SUBIU ATÉ A TORRE MAIS ALTA DESSE CASTELO PARA PENSAR NO QUE FAZER PARA PROTEGER SUA ESPOSA E SEUS FILHOS AINDA PEQUENINOS. QUANDO, BÓRIS CHEGOU LÁ A NOITE JÁ HAVIA TOMADO O CÉU POR COMPLETO E UM GRANDE LUA CHEIA ILUMINAVA O CASTELO COM SUA LUZ AMARELINHA BEM BRILHANTE. DAÍ O RATINHO QUE ESTAVA SEM APETITE POR CAUSA DA PREOCUPAÇÃO COM A CHEGADA DO NOVO DONO DO CASTELO COMEÇOU A FOME E COMO ALI NÃO HAVIA NADA PARA COMER, O RATINHO COMEÇOU A TER ALUCINAÇÕES E QUANDO OLHOU PARA A ENORME LUA AMARELINHA BRILHANDO NO CÉU ELE LOGO IMAGINOU ESTAR VENDO A LUA, COMO SE ELA FOSSE UM ENORME E SABOROSÍSSIMO QUEIJO SUIÇO TODO ESBURACADO. ENTÃO, COM MUITA VONTADE DE PEGAR AQUELE APETITOSO QUEIJO ATÉ ESQUECEU QUE O CASTELO LOGO SERIA INVADIDO POR UM REI E SABE-SE LÁ O QUE ELE PODERIA FAZER COM SUA FAMÍLIA. ELE SÓ PENSAVA EM CAPTURAR A LUA LÁ NO CÉU QUE NA IMAGINAÇÃO DELE ERA SÓ UM DELICIOSO PEDAÇO DE QUEIJO. MAS, BORIS ACABOU ADORMECENDO E ACABOU DESPERTANDO JÁ NO DIA SEGUINTE COM A CHEGADA DO REIZINHO E SUA CARAVANA. E ESCUTOU O REI ORDENAR AOS EMPREGADOS QUE FIZESSEM UMA BOA LIMPEZA EM TODO O CASTELO E QUE NÃO SOBRASSE NENHUM RATO PARA CONTAR HISTÓRIAS. O POBRE RATINHO OUVINDO ESSA ORDEM FICOU TÃO ASSUSTADO, PÁLIDO E TREMENDO QUE NEM VARAVERDE QUE POR HORA ESQUECEU COMPLETAMENTE DO SEU DESEJO DE ABOCANHAR O QUEIJO APETITOSA QUE HAVIA SURGIDO NO CÉU NA NOITE PASSADA E DESCEU QUASE SEM FÔLEGO AS ESCADAS QUE PARECIAM INFINITAS. QUANDO BÓRIS SE APROXIMOU –SE DE FIFINHA, SUA VOZ NÃO SAIA DE SUA GARGANTA TAMANHO ERA O PÂNICO DO POBRE RATINHO.
- CALMA HOMEM, RESPIRA! VOCÊ PARECE QUE VIU O FANTASMA ASSOMBRADO DO CASTELO?
-NÃOOO! EU OUVI O REI QUE É O NOVO DONO DESSE CASTELO FALAR PARA OS EMPREGADOS DELE QUE ERA PARA ACABAR COM TODOS OS RATOS.
- FIQUE TRANQUILO, MEU AMOR! ELES NUNCA CONSEGUIRÃO ACABAR COM A NOSSA RAÇA POR MAIS QUE TENTEM, POIS SOMOS MUITOS E NOSSOS FILHOTES SÃO MUITO ESPERTOS APESAR DA POUCA IDADE E FALTA DE EXPERIÊNCIA, PORTANTO, ACALME-SE MEU BEM.
E NAQUELA TARDE, O REIZINHO QUE MORRIA DE MEDO DE RATINHOS, ANDAVA PRA LÁ E PRA CÁ IMPACIENTE COM A DEMORA DA LIMPEZA COMPLETA DO CASTELO VIU BORIS PASSAR NA SUA FRENTE E FURIOSO COMEÇOU A PERSEGUIR O RATINHO SÉM DAR UMA TRÉGUA IGUAL A UM GATO ATRÁS DE SUA PRESA. O REIZINHO ESTAVA COM UMA VASSOUR A NAS MÃOS E DAVA MUITAS VASSOURADAS NO CORPINHO GORDUCINHO DE BÓRIS E ASSIM FOI UM CORRE-CORRE DESESPERADO ATÉ QUE O REI ACERTOU UMA VIOLENTA VASOURADAEM BORIS, QUE ARREMESSADO VOOU CAINDO DE UMA DAS JANELAS QUE ESTAVAM ABERTAS PARA FORA DO CASTELO SENDO LEVADO PELA CORRENTEZA FORTE DO MAR QUE CIRCUNDA O CASTELO ROCHOSO DE PEDRA. E ALÉM DISSE BÓRIS NÃO SABIA NADAR E PENSOU SER ESSE O SEU FIM, NADAR, NADAR E MORRER NA PRAIA. ELE TENTAVA DESESPERADAMENTE LEVANTAR A CABEÇA PARA RESPIRAR, JÁ QUASE SEM FORÇAS E DE REPENTE VEM UMA GIGANTESCA ONDA SOBRE O ENCRENCADO RATINHO QUE SÓ TEVE TEMPO DE GRITAR MEU DEUS, AJUDE-ME, POR FAVOR, TENHO FILHOS PEQUENOS PARA CUIDAR E TAMBÉM NÃO POSSO DEIXAR MINHA ESPOSA VIÚVA E DESAMPARADA. E QUANDO A ONDA ENCOBRIU BÓRIS, COMO POR MILAGRE JUNTO COM A ONDA A PARECEU UMA XÍCARA BOIANDO E BÓRIS CAIU SUAVEMENTE DENTRO DA XÍCARA SALVADORA E ASSIM BÓRIS NAVEGOU TRANQUILAMENTE PELAS ÁGUAS NO FUNDO DA XÍCARA ORNAMENTADA COM JOANINHAS. MAS, NEM TUDO ERA UM MAR DE ROSAS NA VIDA DE BÓRIS, O RATINHO ENCRENCADO, POIS, AGORA CONFORTAVELMENTE INSTALADO DENTRO DAQUELA XÍCARA, ENCONTRAVA-SE PENSATIVO E ANGUSTIADO POR NÃO SABER COMO ESTARIAM SUA ESPOSA FIFINHA E SEUS FILHOS DENTUCINHO E LILICA. ENTÃO, ELE PEGOU UM GALHO DE ÁRVORE QUE ESTAVA BOIANDO BEM EM SUA DIREÇÃO E REMOU A XÍCARA PARA TENTAR VOLTAR E RESGATAR SUA FAMÍLIA DAS GARRAS DO REIZINHO MALVADO. MAS, TODO SEU ESFORÇO FOI EM VÃO, POIS, A GIGANTESCA ONDA O HAVIA ARRASTADO PARA BEM LONGE DO VELHO CASTELO DE PEDRA E TALVEZ, O POBRE RATINHO NUNCA MAIS VISSES SEU FAMILIARES QUE TANTO AMAVA. ELE FOI TOMADO PELO DESESPERO E COMEÇOU A CHORAR DE SOLUÇAR, POIS TERIA QUE ACOSTUMAR-SE A VIVER SEM A PRESENÇA DE SEUS AMORES PELO RESTO DA SUA VIDA.  E SEM MAIS TER O QUE FAZER, AJOELHOU-SE DENTRO DA XÍCARA ORANDO NA BUSCA DE UM NOVO MILAGRE E DEUS QUE TAMBÉM CRIOU TODOS OS ANIMALZINHOS DESSA TERRA NOVAMENTE ATENDEU AS SÚPLICAS DE BÓRIS. DEPOIS DE FALAR COM DEUS LEVANTOU A CABEÇA PARA O CÉU E AVISTOU O SEU VELHO AMIGO POMBO TRAZENDO NO BICO OS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA SÃOS E SALVOS PARA SUA IMENSA ALEGRIA, ALÍVIO DE PODER VER NOVAMENTE SUA QUERIDA ESPOSA E SEUS FILHINHOS. O POMPO ATERRISOU CUIDADOSAMENTE NO MAR E DEPOSITOU OS TRÊS RATINHOS DENTRO DA XÍCARA. BORIS DEU UM LONGO ABRAÇO DE AGRADECIMENTO NO AMIGO. ELE SUBIU AO CÉU E PARTIU BATENDO AS ASAS E LOGO DESAPARECEU ENTRE TANTAS NUVENS.
 E ASSIM A NOITE CAIU SOBRE O CÉU NOVAMENTE E TROUXE CONSIGO AQUELA ENORME LUA AMARELINHA E CHEIA DE BURAÇOS.
E OS QUATROS RATINHOS FICARAM FASCINADOS COM A BELEZA DAQUELE BRILHANTE ESPETÁCULO LÁ NO CÉU QUE ILUMINAVA A FRIA NOITE DE INVERNO, MAS QUE TAMBÉM AQUECIA OS CORAÇÕES CHEIOS DE AMOR.
E FOI ASSIM VISUALIZANDO O BRILHO DA LUA DOMINANDO A NOITE E RELEMBRANDO O SEU SONHO QUANDO ESTAVA NA TORRE MAIS ALTA DO CASTELO GRITOU EMOCIONADO:
- OLHEM, OLHEM!  LÁ EM CIMA NO CÉU!
- TEM UM ENORNE E DELICIOSO QUEIJO SUIÇO ESPERANDO POR NÓS.
- HUM! ESSE SUPER QUEIJO ME DEIXOU COM ÁGUA NA BOCA E ME DEU UMA BAITA FOME!
 SUA ESPOSA E SEUS FILHOS GARGALHARAM COM A CRIATIVA IMAGINAÇÃO E O BOM HUMOR DO AVENTUREIRO RATINHO.
E BÓRIS CONTINUOU BOIANDO COM SUA FAMÍLIA NO MAR DENTRO DA XÍCARA ATÉ ATRACAREM NUM PORTO SEGURO E RECOMEÇAREM SUA VIDA COM MUITA PAZ E HARMONIA.
 
Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 01/08/2018
Alterado em 09/05/2020
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos