Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos
ACSA, FILHA DO GUERREIRO CALEBE, HOMEM QUE AJUDOU JOSUÉ A DERRUBAR AS MURALHAS DE JERICÓ. ELA ERA UMA MULHER BONITA E POR ISSO ATRAÍA A ATENÇÃO DE TODOS OS HOMENS DA TRIBO EFRAIM. MAS, ALÉM DISSO, ELA ERA UMA JOVEM DE FÉ E CORAGEM.  POR ESSA RAZÃO, CALEBE JÁ CANSADO DE LUTAR PARA CONQUISTAR A CIDADE DE QUIRIATE-ARBA RESOLVEU LANÇAR UM DESAFIO AOS HOMENS DE EFRAIM.
- ATENÇÃO GUERREIROS DE EFRAIM!  O HOMEM QUE CONSEGUIR CONQUISTAR QUIRIATE-ARBA PARA MIM RECEBERÁ COMO RECOMPENSA MINHA FILHA ACSA.
PORÉM, QUIRIATE-ARBA ERA UMA CIDADE HABITADA SÓ POR GIGANTES E ISSO DESANIMOU MUITOS HOMENS QUE ASSUSTADOS E COM MEDO DOS TEMIDOS GIGANTES ABANDONARAM A DISPUTA PELA MÃO DE ACSA. MAS, SEU SOBRINHO, O JOVEM OTONIEL QUE ATÉ ENTÃO ERA CONSIDERADO UM COVARDE QUE TODOS NA TRIBO DE EFRAIM CAÇOAVAM E ÁS VEZES, O HUMILHAVAM. ASSIM, POR AMOR A ACSA, ELE SE ENCORAJOU E SE DISPÔS A LUTAR E CONQUISTAR A TERRA DOS GIGANTES COM OUSADIA E DETERMINAÇÃO, POIS, VIA NAQUELA OPORTUNIDADE DE OURO, A ÚNICA CHANCE DE SE CASAR COM A BELA ACSA. ENTÃO, O JOVEM OTONIEL PARTIU EM DIREÇÃO A TERRA DOS GIGANTES COM FÉ EM DEUS E O CORAÇÃO CHEIO DE ESPERANÇAS QUE PODERIA VOLTAR DE LÁ VITORIOSO. E ASSIM FOI DERRUBANDO GIGANTE POR GIGANTE E AO FINAL DESSA BATALHA CONQUISTOU QUIRIATE-ARBA PARA E A ENTREGOU PARA CALEBE. ENTÃO, CALEBE CUMPRIU SUA PALAVRA E ACSA SE CASOU COM OTONIEL.
ACSA SEMPRE FOI UMA ESPOSA SUBIMISSA E FIEL A OTONIEL, POIS, NUNCA SE INTROMETEU NOS NEGÓCIOS DE SEU MARIDO. MAS, ELA ERA UMA MULHER MUITO SÁBIA E TINHA UM SONHO QUE ELA SABIA E TINHA CERTEZA ABSOLUTA QUE SERIA UMA BENÇÃO PARA ELA, OTONIEL E SEUS FILHOS. O SONHO DE ACSA ERA BEM SIMPLES. ELA QUERIA APENAS UM PEDAÇO DE TERRA. ENTÃO, INCENTIVOU SEU MARIDO OTONIEL QUE ERA O CABEÇA DA CASA QUE FOSSE ENCONTRAR-SE COM CALEBE E PEDISSE QUE LHE DESSE UM PEDAÇO DE TERRA.  MAS, SEU SOGRO LHE DEU UMA TERRA INFÉRTIL, ÁRIDA E SECA, SEM VIDA E SEM ÁGUA.
NO DIA SEGUINTE, QUANDO OTONIEL CONTOU PARA ACSA QUE SEU PAI HAVIA DADO A ELES UMA TERRA IMPRÓPRIA PARA O PLANTIO E SECA. A JOVEM E DETERMINADA NÃO FICOU EM CASA CHORANDO AS DIFICULDADES QUE A VIDA HAVIA IMPOSTO A SUA FAMÍLIA NAQUELE MOMENTO. E ASSIM MONTOU NUM JUMENTO E FOI DE ENCONTRO A SEU PAI RESOLVER ESSE IMPASSE. MAS, EM MOMENTO ALGUM, ELA SE REVOLTOU CONTRA O PAI E MUITO MENOS RECLAMOU DA VIDA. ELA SIMPLESMENTE FOI EM BUSCA DA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DA SUA FAMÍLIA. E CHEGANDO NA CASA DE SEU PAI, ELE PERGUNTA PARA A FILHA:
- O QUE VOCÊ DESEJA MINHA FILHA?
- MEU AMADO PAI, O SENHOR SABE QUE O MEU MAIOR SONHO É POSSUIR UM BOM PEDAÇO DE TERRA QUE DÊ PARA MINHA FAMÍLIA PLANTAR LEGUMES E FRUTAS PARA O NOSSO SUSTENTO E ÁGUA SUFICIENTE PARA SACIAR NOSSA SEDE. ENTÃO, MEU PAI VENHO DIANTE DE TI PEDIR UM PRESENTE. ELA PEDIU O PRESENTE AO PAI COM TANTA DOÇURA E COM TANTO CARINHO QUE ACABOU AMOLECENDO O CORAÇÃO ENDURECIDO DO PAI POR CONTA DAS INÚMERAS BATALHAS QUE JÁ HAVIA ENFRENTADO NA VIDA.
ENTÃO, DIANTE DA ATITUDE CORAJOSA, CORRETA E SÁBIA DA JOVEM E BELA ACSA, CALEBE SENSIBILIZADO DEU A ELA E A OTONIEL UMA GRANDE QUANTIDADE DE TERRAS FÉRTEIS E TAMBÉM UMA GRANDE PORÇÃO DE FONTES SUPERIORES E INFERIORES.
FINALMENTE, ACSA HAVIA CONQUISTADO O SONHO DE SUA VIDA. ELA CONQUISTOU SEU MAIOR SONHO NA VIDA QUE POR MAIS SIMPLES QUE PODERIA SER JÁ ERA O SUFICIENTE PARA ELA, SEU MARIDO E SEUS FILHOS TEREM UMA VIDA TRANQUILA E ABENÇOADA.
ACSA E OTONIEL FORAM MUITO ABENÇOADOS POR DEUS. COM AS NOVAS TERRAS FÉRTEIS, O PLANTIO E A COLHEITA DOS LEGUMES E DAS FRUTAS FOI UM SUCESSO E OS NEGÓCIOS DA SUA FAMÍLIA PROSPERARAM POR MUITOS ANOS. E ALGUNS ANOS DEPOIS, ACSA AINDA VIU SEU MARIDO OTONIEL SER O ESCOLHIDO DE DEUS PARA O CARGO DE PRIMEIRO JUIZ DE ISRAEL. E SOB A LIDERANÇA DE OTNIEL, O POVO DE ISRAEL EXPERIMENTOU UMA PAZ CIVIL DURANTE QUARENTA ANOS.  ELE FOI DENOMINADO PELO POVO DE “O LEÃO DIVINO”. E ACSA SEMPRE ESTEVE AO SEU LADO APOIANDO TODAS AS SUAS DECISÕES E COM SUA PERSEVERANÇA, FÉ, AMOR E RESIGNAÇÃO MOSTROU A TODA A TRIBO DE EFRAIM QUE ATRÁS DE UM GRANDE HOMEM HÁ SEMPRE UMA GRANDE E SÁBIA MULHER.


Inspirado em Juízes 1:9-15.
 
Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 15/07/2018
Alterado em 09/05/2020
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos