Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos
O CAPITÃO MARTIM AFONSO, POR ORDEM DO REI DE PORTUGAL FOI O ESCOLHIDO PARA COMANDAR A PRIMEIRA EXPEDIÇÃO DE COLONIZAÇÃO DO BRASIL. ELE ERA UM MILITAR COM BASTANTE EXPERIÊNCIA EM COMANDAR GRANDES EXPEDIÇÕES E TAMBÉM TINHA UM GRANDE CONHECIMENTO SOBRE NAVEGAÇÕES EM ALTO MAR. MARTIM, SABIA QUE NO MAR EXISTIAM MUITAS SITUAÇÕES DE PERIGO. ENTÃO ORGANIZOU UMA ESQUADRA COM CINCO CARAVELAS E QUATROCENTOS TRIPULANTES. E NO MÊS DE DEZEMBRO DO ANO DA GRAÇA DE 1530, O CAPITÃO MARTIM E SEUS HOMENS PARTIRAM EM DIREÇÃO AO TERRITÓRIO BRASILEIRO COM O OBJETIVO DE EXPLORAR, RECONHECER E DEFENDER A COSTA BRASILEIRA DE POSSÍVEIS INVASÕES DE OUTROS PAÍSES DA EUROPA. O CAPITÃO MARTIM LEVOU SUA ESPOSA DONA ANA E MARIANA, SUA NETA. NESSA VIAGEM QUE DUROU EXATAMENTE DOIS ANOS, MARTIM PASSOU POR VÁRIOS LUGARES ATÉ QUE EM 1532 CHEGOU EM TERRAS BRASILEIRAS. E ASSIM COMERAM AS SUAS AVENTURAS EM SOLO BRASILEIRO. LOGO, ELE ENCONTROU AQUI NO BRASIL DUAS TRIBOS DE ÍNDIOS. AS TRIBOS DOS TUPI-GUARANIS E A DOS TAMOIOS. NOS PRIMEIROS ANOS A CONVIVÊNCIA COM ESSES ÍNDIOS FOI MUITO DIFÍCIL, MAS NA TRIPULAÇÃO VIERAM ALGUNS PADRES COM A MISSÃO DE CATEQUIZAR ESSES ÍNDIOS PARA QUE SE TORNASSEM CRISTÃOS. E ASSIM MUITOS DELES, FORAM BATIZADOS E DOMESTICADOS MELHORANDO A CONVIVÊNCIA ENTRE ELES E OS PORTUGUESES. MARTIM E SEUS HOMENS TINHAM SEDE DE CONQUISTAS E QUERIAM CADA VEZ MAIS AUMENTAR SEUS DOMÍNIOS EM TERRAS BRASILEIRAS E FREAR AS TENTATIVAS DOS POVOS INIMIGOS DE ENTRAR NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. PASSADOS ALGUNS MESES DE SUA CHEGADA AO BRASIL. MARTIM NOVAMENTE ENTROU NO MAR COM SUAS CINCO CARAVELAS E PARTIU DECIDIDO A ENCONTRAR NOVAS REGIÕES DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E NUMA DESSAS EXPEDIÇÕES CHEGOU AO LITORAL DE SÃO PAULO, ONDE FUNDOU A CAPITANIA DE SÃO VICENTE. PORÉM, SUA SEDE DE CONQUISTA E DE PODER, FEZ, ELE CONTINUAR NAVEGANDO COM SEUS QUATROCENTOS HOMENS DE CONFIANÇA. MAS, COMO NAVEGADOR E MILITAR COM MUITA SABEDORIA E INTELIGÊNCIA, MARTIM SABIA QUE COM O MAR NÃO SE BRINCAVA. MESMO TOMANDO TODAS AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA NÃO SER SURPREENDIDO PELO IMPONENTE E AGITADO MAR SALGADO, O ASTUTO CAPITÃO MARTIM CAIU EM PERIGOSA TORMENTA MARÍTIMA. UMA TEMPESTADE SE FORMOU E OMAR LOGO SE REVOLTOU BATENDO FORTE CONTRA AS CARAVELAS COM ONDAS GIGANTESCAS QUE PROVOCARAM PÂNICO ENTRE OS TRIPULANTES QUE ALÉM DAS ONDAS QUE CHICOTEAVAM AS CARAVELAS SEM DÓ E NEM PIEDADE ENFRENTAVAM TAMBÉM UMA GRANDE SARAIVADA DE RAIOS E TROVÕES QUE CAÍAM AO MESMO TEMPO DO CÉU. NESSE MOMENTO DE MEDO E AFLIÇÃO TODOS OS TRIPULANTES COMEÇARAM A ORAR A DEUS PARA QUE A TEMPESTADE, A REVOLTA DO MAR E OS RAIOS E TROVÕES PARASSEM. DE REPENTE, UM DOS HOMENS GRITOU A PLENOS PULMÕES, ERA O COMANDANTE DA SEGUNDA CARAVELA, O COMANDANTE PEDRO NAMORADO.
- CAPITÃO MARTIM! ESSA TORMENTA PELA QUAL ESTAMOS PASSANDO É POR CAUSA DO CHORO DA PEDRA LÁ NO BERÇO DO MAR!
- ORA, POIS, ESTÁ LOUCO COMANDANTE NAMORADO! DESDE QUANDO PEDRA CHORA!
- NÃO, CAPITÃO MARTIM! É QUE OUTRO DIA UM ÍNDIO QUE FOI CATEQUIZADO PELO PADRE ANCHIETA ME CONTOU QUE BEM PRÓXIMO AO BERÇO DESSE MAR SEM FIM EXISTE UMA PEDRO QUE CHORA DIA E NOITE.
- AGORA, TU ME DEIXASTES INTRIGADO COMANDANTE NAMORADO.
A TEMPESTADE TERMINOU LOGO APÓS O ENCERRAMENTO DA ORAÇÃO E O MAR VOLTOU A FICAR TRANQUILO E A VIAGEM PROSSEGUIU SEM MAIORES SUSTOS. MAS, A HISTÓRIA DA LENDÁRIA PEDRA QUE CHORA NO BERÇO DO MAR NÃO SAIU DA CABEÇA DO NOBRE CAPITÃO MARTIM. ELE FICOU MARTELANDO ESSA HISTÓRIA A NOITE INTEIRA. QUE CHEGOU ATÉ A SONHAR COM A LENDÁRIA PEDRA QUE CHORA. A PEDRA EMITIA UM CANTO DE LAMENTO, AGONIA E DOR PARECENDO UM CHORO SENTIDO E SEM INTERRUPÇÕES. E NA MANHÃ SEGUINTE AO SONHO DE MARTIM AMANHECEU UM DIA ASSIM TODO BANHADO DE SOL, E ELE ANCOROU AS CARAVELAS E AVISTOU UMA LINDA TERRA COM SERRAS, CÉU AZUL E A BELEZA DO ARCO-ÍRIS A BRILHAR COM SUAS CORES MULTICOLORIDAS. E ASSIM QUE DESCEU E PISOU NESTA TERRA, DEU-LHE O NOVE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM. HOMENAGEANDO A SANTA DE DEVOÇÃO DO REI DE PORTUGAL DOM JOÃO E DA MAIORIA DOS PORTUGUESES E AGREGOU A PALAVRA ITANHAÉM AO NOME DA VILA QUE EM TUPI- GUARANI SIGNIFICA PEDRA QUE CHORA. DIZ A LENDA CONTADA PELOS ÍNDIOS E CAIÇARAS QUE HABITAVAM A REGIÃO AONDE A LENDÁRIA PEDRA SE ENCONTRAVA ELA EMITIA ESSE LAMENTO CHOROSO SIMPLESMENTE PORQUE O BATER DAS FORTES ONDAS SOBRE ELA FAZIA COM QUE EMITISSE UM SOM SEMELHANTE A UM CHORO DE LAMENTAÇÃO. E SEGUNDO DIZ A LENDA O DESCOBRIMENTO DA LENDÁRIA PEDRA QUE CHORA ATÉ HOJE NO BERÇO DO MAR PELO CAPITÃO MARTIM ACONTECEU NO DIA 22 DE ABRIL DO ANO DA GRAÇA DE 1532.
ALGUNS ANOS DEPOIS DESSA EXPEDIÇÃO GLORIOSA O CAPITAL MARTIM AFONSO DE SOUSA E SUA ESPOSA DONA ANA PIMENTEL DE SOUZA PARTINDO DE VOLTA A PORTUGAL, ENTREGANDO ITANHAÉM AOS CUIDADOS DE SUA NETA MARIANA DE SOUSA GUERRA QUE ANOS MAIS TARDE RECEBERIA O TÍTULO DE CONDESSA DE VIMIEIRO QUE NO ANO DA GRAÇA DE 1624, A VILA DE CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM TORNA-SE “CABEÇA DE CAPITANIA” DA CASA DE VIMIEIROS.
E QUANDO SEU AVÔ, O CAPITÃO MARTIM PERCORREU A VILA DE ITANHAÉM PELA ÚLTIMA VEZ COM LÁGRIMAS ESCORRENDO PELO ROSTO JÁ COM ARES DE SAUDADE DISSE AOS SEUS QUATROCENTOS HOMENS QUE ALI IRIAM PERMANECER E POVOAR A AINDA PEQUENA VILA.
- O SOM DA PEDRA E DO MAR,
TEM NOVO CANTO, UM DEUS DE ENCANTO,
ANCHIETA A ENSINAR,
O QUE NASCE DE GLÓRIA SÓ TEM
POR DESTINO ILUMINAR,
NA RAIZ DE TEU POVO, RAZÃO PRA SONHAR.
ITANHAÉM, ILHA DO TEMPO,
A FOZ DO RIO DE ABRAÇO AO MAR
LIÇÃO DA VIDA QUERIDA,
NÃO PARAM DE CHEGAR
OS TEUS FILHOS DO LESTE,
DO NORTE, NORDESTE, DE TODO LUGAR,
O CAMINHO DA HISTÓRIA, NO BERÇO DO MAR.
 
Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 13/07/2018
Alterado em 06/10/2020
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos