Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos
NO INTERIOR DA REGIÃO DO RIO NHAMUNDÁ EXISTIA UMA TRIBO
COMPOSTA SÓ POR MULHERES QUE VIVIAM SOZINHAS. ELAS ERAM AS AMAZONAS. ESSAS MULHERES GUERREIRAS E CORAJOSAS VIVIAM SOZINHAS NESSE TERRITÓRIO AONDE ERA PROIBIDA A ENTRADA DE HOMENS.
ALI, ERAM REGIDAS POR SUAS PRÓPRIAS LEIS. A REGIÃO ONDE AS AMAZONAS FINCARAM SUAS RAÍZES ERA DENOMINADA DE PAÍS DAS PEDRAS VERDES. ERA UMA REGIÃO GUARDADA VIGIADA CONSTANTEMENTE PELAS GUERREIRAS AMAZONAS. ESSA REGIÃO RECEBEU O NOME DE PAÍS DAS PEDRAS VERDES POR CAUSA DA GRANDE QUANTIIDADE DE ESMERALDAS ENCONTRADAS NAS MARGEMS DO RIO NHAMUNDÁ. AS VALENTES AMAZONAS ALÉM DE GUERREIRAS E PODEROSAS ERAM TAMBÉM MUITO BONITAS E VAIDOSAS. ELAS VIVIAM DA CAÇA E DO PLANTIO DE DIVERSOS LEGUMES E FRUTAS PARA SE ALIMENTAREM.
ANUALMENTE ELAS REALIZAVAM UMA FESTA DEDICADA A LUA E DURANTE OS DIAS DESSA FESTA DAVAM PERMISSÃO AOS ÍNDIOS DA TRIBO DOS GUACARIS COM OS QUAIS REALIZAVAM A DANÇA DA FERTILIDADE PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DAS AMAZONAS. MAS,QUANDO NASCIA UM MENINO, ESTE ERA ENVIADO PARA A TRIBO DOS ÍNDIOS GUACARIS, ISSO, PORQUE SEGUNDO AS LEIS DAS AMAZONAS NÃO ERA PERMITIDA A CONVIVÊNCIA COM HOMENS EM PEDRA VERDE. DEPOIS DA DANÇA DA FERTILIDADE A JOVEM AMAZONAS MERGULHAVA EM UM LAGO CHAMADO DE ESPELHO DA LUA. E IAM A BUSCA DAS FAMOSAS PEDRINHAS VERDES, AS BRILHANTES ESMERALDAS. ESSAS PEDRINHAS AO SAÍREM DA ÁGUA ENDURECIAM. ENTÃO AS BELAS E PODEROSAS AMAZONAS PRESENTEAVAM OS COMPANHEIROS COM OS QUAIS TINHAM DANÇADO.  E OS GUERREIROS QUE RECEBIAM AS PEDRINHAS ESVERDEADAS, USAVAM OSTENTAVAM ORGULHOSAMENTEAS PEDRINHAS PRECIOSAS NO PESCOÇO. E ASSIM AS AMAZONAS COM SUAS PRÓPRIAS LEIS E INDEPENDÊNCIA AUMENTARAM SEU PRESTÍGIO E PODER NAQUELA REGIÃO DO PAÍS DA PEDRA VERDE.  A CADA ANO NA FESTA DA LUA A DESCÊNDENCIA DAS AMAZONAS SE MULTIPLICAVAM GRAÇAS AO ENCANTO E AO MISTÉRIO QUE ENVOLVIA O LAGO DO ESPELHO DA LUA.  E ALGUNS ANOS DEPOIS UMA NOVA GERAÇÃO DE AMAZONAS SE FORMOU NAS MARGENS DO RIO NHAMUNDÁ. E DEPOIS DE MAIS UMA FESTA EM HOMENAGEM A LUA, DEPOIS DE MAIS UMA DANÇA DA FERTILIDADE, NAS PROFUNDEZAS DO LADO DO ESPELHO DA LUA, NASCIA UMA MENINA QUE COM SABEDORIA E LIDERANÇA ENTRE TODAS AS AMAZONAS. SERIA A GRANDE LÍDER DAS MULHERES QUE NÃO PERDIAM UMA BATALHA. MUITOS HOMENS QUE OUSARAM ENFRENTÁ-LAS CAÍRAM AOS SEUS PÉS.  A MENINA GANHOU O NOME DE VELLA E LOGO FOI SE TORNANDO UMA MULHER CORAJOSA E DETERMINADA. ELA NÃO MEDIA ESFORÇOS PARA DEFENDER SUA TRIBO DA TIRANIA E MALDADE DE HOMENS SEM PIEDADE QUE A TODO CUSTO QUERIAM ENFRAQUECÊ-LAS E DOMINÁ-LAS.
TODAS AS MANHÃS A JOVEM VELLA REUNIIA UM PEQUENO GRUPO DE AMAZONAS PARA IREM CAÇAR SEUS ALIMENTOS PARA O DIA QUE ESTAVA APENAS COMEÇANDO. AS MULHERES AMAZONAS ESTAVAM FELIZES E DISPOSTAS, PORÉM UM ACONTECIMENTO INESPERADO ALTEROU O CLIMA NA TRIBO DAS GUERREIRAS AMAZONAS. ALGUNS HOMENS QUE NÃO PERTENCIAM A REGIÃO DO RIO NHAMUNDÁ APROVEITANDO-SE DA SAÍDA DO PEQUENO GRUPO DE AMAZONAS LIDERADAS PELA JOVEM VELLA INVADIRAM A TRIBO PEGANDO DE SURPRESA AS AMAZONAS QUE ACABAVAM DE ACORDAR. ESSES FORASTEIROS ERAM HOMENS MOVIDOS PELA GANÂNCIA E PELO DESEJO DE ENRIQUECER FACILMENTE.  ESSES HOMENS ERAM CONHECIDOS COMO USURPADORES DE TESOUROS. ELES FICARAM SABENDO ATRAVÉS DA TRIBO DOS GUACARIS QUE NO FUNDO DO LAGO DO ESPELHO DA LUA HAVIA MUITAS PEDRINHAS VERDES. MAS A ENORME CARAVANA DE HOMENS NÃO TINHA NOÇÃO DE QUE PARA CONSEGUIR ALGUMAS ESMERALDAS QUE SE ENCONTRAVAM NAS PROFUNDEZAS DO LAGO ESPELHO DA LUA ERA PRECISO DANÇAR COM UMA AMAZONAS A DANÇA DA FERTILIDADE. ELES PROVOCARAM MUITA AFLIÇÃO E DESESPERO ENTRE AS JOVENS GUERREIRAS. RAMÓN, O LÍDER DO GRUPO DE USURPADORES DE RIQUEZAS TENTAVA A TODO CUSTO SEM DÓ NEM PIEDADE OBTER AS INFORMAÇÕES DAS JOVENS DE COMO RETIRAR AS ESPERALDAS DE DENTRO DO LAGO DO ESPELHO DA LUA, MAS, AS VALENTES AMAZONAS RESISTIAM BRAVAMENTE PARA QUE O SEGREDO MILENAR DE SUA TRIPO JAMAIS FOSSE VIOLADO. E COM MUITA GARRA FORAM SUPORTANDO TODAS AS MALDADES COMETIDAS POR AQUELES HOMENS MAUS ATÉ QUE NUM MOMENTE DE DISTRAÇÃO DE ALGUNS DESSES HOMENS GABRIELE, A FILHA DA LÍDER VELLA CONSEGUIU SAIR DA TRIBO E AVISAR SUA MÃE DOS PERIGOS QUE AS JOVENS ESTAVAM ENFRENTANDO NAS MÃOS DAQUELES HOMENS MAUS.
E IMEDIATAMENTE A SOBERANA DAS AMAZONAS ORDENOU A MARCHA EM DIREÇÃO AO LAGO DO ESPELHO DA LUA E GALOPANDO SEUS CAVALOS BRANCOS RETORNARAM SEM DEMORA AO SEU LAR.
INICIANDO-SE ASSIM, UM PROLONGADO COMBATE EM ESTAVA EM JOGO A SOBREVIVÊNCIA E O LEGADO DAS GUERREIRAS AMAZONAS.
AS CORAJOSAS E SÁBIAS MULHERES AMAZONAS JÁ ENTRARAM EM COMBATE ASSIM QUE ENTRARAM NOS LIMITES DO LADO DO ESPELHO DA LUA ATIRANDO FLECHAS COM FOGOS NAS PONTAS PARA TODAS AS DIREÇÕES SOB A LIDERANÇA DE VELLA. E ASSIM MUITOS HOMENS TOMBARAM DIANTE DE SEUS PÉS. E OS POUCOS HOMENS QUE SOBRARAM IMPLORAVAM MISERICÓRDIA.  VELLA ERA UMA VALIOSA MULHER DE PRÍNCÍPIOS E DE MUITA FÉ. APESAR DE SER AINDA MUITO JOVEM, VELLA JÁ ERA MÃE E PROCURAVA NÃO DECEPCIONAR AS OUTRAS AMAZONAS. ELA MOSTRAVA PARA A NOVA GERAÇÃO DE AMAZONAS QUE SEGUIAM SEUS EXEMPLOS QUE JAMAIS DEVERIAM DESISTIR DE SEUS OBJETIVOS POR MAIS DIFÍCIES QUE FOSSE PARA CONQUISTÁ- LOS.  VELLA ORDENOU QUE OS POUCOS HOMENS FOSSEM EMBORA PARA BEM LONGE DAS FRONTEIRAS DO LAGO DO ESPELHO DA LUA MENOS RAMÓN, O LÍDER DOS FORASTEIROS, QUE FOI JULGADO E SENTENCIADO A PASSAR O RESTO DOS SEUS DIAS PRESO NAS PROFUNDEZAS DO LAGDO ESPELHO DA LUA. E SEGUNDO DIZ A LENDA DA AMAZONAS, ELE ENDURECEU DEPOIS DE FICAR TANTOS ANOS EM CONTATO COM O LÍQUIDO VERDE QUE SERVE DE MATÉRIA-PRIMA PARA A FABRICAÇÃO DAS PEDRINHAS VERDES NO FUNDO DO LADO DO ESPELHO DA LUA QUE ACABOU SE TRANSFORMANDO NA MAIOR ESMERALDA JÁ ENCONTRADA NO FUNDO DO BELÍSSIMO E ENCANTADOR LAGO DA LUA.
VELLA E SUAS GUERREIRAS AMAZONAS CONTINUARAM SEU LEGADO POR MUITAS GERAÇÕES A FIO DESBRAVANDO E CONQUISTANDO MUITOS TERRITÓRIOS. E GRAÇAS A VELLA, UMA INCANSÁVEL GUERREIRA E GENUÍNA MULHER MARAVILHA BRASILEIRA, DEU-SE ORIGEM AO ESTADO DO AMAZONAS EM UM TRIBUTO AOS FEITOS HEROICOS REALIZADOS PELAS VALENTES AMAZONAS NA REGIÃO ENTRE  O RIO NHAMUNDÁ E O GRANDE E MAJESTOSO LAGO DO ESPELHO DA LUA.
 
 
Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 03/07/2018
Alterado em 09/05/2020
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos