Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos
ERA UM DOS POUCOS DIAS DE FOLGA NA COLÔNIA DAS FORMIGAS CORTADEIRAS E O FORMIGUEIRO ESTAVA AGITADÍSSIMO TUDO POR CONTA DE UM PIQUENIQUE ORGANIZADO PELA RAINHA DAS FORMIGAS, SUA MAJESTADE TÁBATA. AS FORMIGAS OPERÁRIAS ESTAVAM NUM CORRE-CORRE PARA LÁ E PARA CÁ CARREGANDO CESTAS CHEIAS DE ALIMENTOS E FRUTAS DIVERSAS. ELAS ESTAVAM LEVANDO ESSAS CESTAS PARA UM BELO JARDIM COM UM GRAMADO BEM CUIDADO PELO DONA DA MANSÃO ONDE ELAS HAVIAM CONSTRUÍDO O FORMIGUEIRO E ESTABELECIDO SUA COLÔNIA. ENQUANTO UMAS DESCARREGAVAM OS ALIMENTOS OUTRAS ARRUMAVAM AS TOALHAS COM DETALHES EM VERMELHO E BRANCO.
- ESSE PIQUENIQUE VAI SER UM SHOW COM MUITA ANIMAÇÃO E DESCONTRAÇÃO, POIS JÁ ESTAMOS NO FINALZINHO DO VERÃO E ESTAMOS SUPER CANSADAS DE TANTO TRABALHAR PARA QUE NO INVERNO NÃO NOS FALTASSE ALIMENTOS E NÃO NOS OBRIGASSE A SAIR DO FORMIGUEIRO E CONGELAR DE FRIO. DISSE DOROTEIA UMA DAS MILHARES DE OPERÁRIAS DO FORMIGUEIRO.
- VOCÊ TEM TODA A RAZÃO MINHA CARA AMIGA DISSE UMA OUTRA QUE TINHA UM LAÇO DE FITA VERMELHA NA CABEÇA CARREGANDO SUA CESTA COM DIFICULTADA DEVIDO AO SEU ENORME E GORDINHO TRASEIRO CARREGANDO SUA CESTA COM DIFICULDADE DEVIDO AO SEU ENORME E GORDINHO TRASEIRO. SEU NOME ERA JOANA TANAJURA.
- CUIDADO JOANINHA! ASSIM VOCÊ VAI ACABAR CAINDO E SE ESPATIFANDO NO CHÃO. DISSE DOROTEIA, MAS JÁ ERA TARDE DEMAIS POIS A POBREZINHA NÃO AGUENTOU COM O PESO E SE ESBORRACHOU NO GRAMADO FAZENDO COM QUE VÁRIAS FRUTAS SE ESPALHASSEM PELO GRAMADO PARA A ALEGRIA DE ALGUNS PASSARINHOS QUE ALI SE ENCONTRAVAM. DOROTEIA IMEDIATAMENTE FOI AJUDAR JOANINHA A SE LEVANTAR APÓS ELA BATER A CABEÇA NUM TRONCO DE ÁRVORE E FICAR ZONZA.
JÁ ESTAVA QUASE TUDO PRONTO PARA O TÃO AGUARDADO PIQUENIQUE. O CLIMA ERA DE MUITA PAZ E HARMONIA. MAS UM FATO INESPERADO VEIO PARA ACABAR COM TRANQUILIDADE E TUMULTUAR O CENÁRIO FESTIVO DAS OPERÁRIAS FORMIGAS CORTADEIRAS QUE ESTAVAM CURTINDO O DIA DE FOLGA. ELE ESTAVA ALI BEM NA FRENTE DELAS, UM TAMANDUÁ COM SUA LÍNGUA GRANDE E ELÁSTICA QUERENDO DEVORÁ- LAS SEM DÓ E NEM PIEDADE.
- CUIDADO MENINAS! CORRAM ANTES QUE ESSE TAMANDUÁ ENGULA TODAS VOCÊS DE UMA DE SÓ VEZ! DISSE DOROTEIA OFEGANTE
E LÁ FORAM NOSSAS BRAVAS OPERÁRIAS GUERREIRAS MARCHANDO DE VOLTA AO FORMIGUEIRO PARA AVISAR A RAINHA TÁBATA DO PERIGO QUE ESTAVAM CORRENDO COM A CHEGADA DO INTRUSO TAMANDUÁ NO JARDIM DA MANSÃO E O TAMANDUÁ QUE ATENDIA PELO NOME DE VENCESLAU IA LOGO ATRÁS DAS FORMIGAS VALENTES. VENCESLAU ERA UM HÁBIL CAÇADOR DESDE PEQUENO E ESTAVA SE APROXIMANDO RAPIDAMENTE DA TROPA FORMADA PELAS FORMIGAS. A ÚLTIMA FORMIGA DO PELOTÃO ERA NADA MAIS NADA MENOS QUE JOANA TANAJURA QUE AINDA ESTAVA SE RECUPERANDO DA PANCADA NA CABEÇA E AINDA ENCONTRAVA-SE ZONZA. ELA JÁ ANDAVA LENTA ANTES DE RECEBER A PANCADA NA CABEÇA E AINDA MAIS LENTA FICOU ESTANDO ZONZA QUE ACABOU VIRANDO UMA PRESA FÁCIL PARA O LINGUARUDO VENCESLAU QUE A ENGOLIU RAPIDAMENTE E COM ISSO CONSEGUIU ATERRORIZAR AINDA MAIS A VIDA DAS NOSSAS QUERIDAS FORMIGUINHAS.
- ESSA NÃO! ERA SÓ O QUE FALTAVA! ELE ENGOLIU A JOANINHA TANAJURA! MENINAS O QUE FAREMOS AGORA? DISSE DOROTEIA
- NESSE MOMENTO A RAINHA TÁBATA SE APROXIMA DO PELOTÃO COMANDADO DE FORMIGAS COMANDADO POR DOROTEIA.
- O QUE ESTÁ ACONTECENDO MINHAS MENINAS? VOCÊS ESTÃO TÃO PÁLIDAS!PERGUNTOU TÁBATA APREENSIVA.
- MAJESTADE! QUANDO JÁ ESTÁVAMOS QUASE FINALIZANDO OS PREPARATIVOS PARA O NOSSO PIQUENIQUE APARECEU UM TAMANDUÁ E ENGOLIU A POBREZINHA DA JOANA TANAJURA. RESPONDEU O COMANDANTE DOROTEIA
E A RAINHA TÁBATA INDIGNADA GRITOU:
- QUEM ESSE LINGUARUDO PENSA QUE É PARA ENGOLIR UMA DAS MINHAS MENINAS? VAMOS AO ATAQUE MENINAS! NÓS TEMOS QUE SALVAR A JOANINHA ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.
- MEIA VOLTA VOLVER! ORDENOU A SÁBIA E EXPERIENTE RAINHA. ELE VERÁ COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA! VAMOS MOSTRAR A ESSE TAMANDUÁ A FORÇA DAS FORMIGAS FÊMEAS!
DEPOIS DE ENGOLIR A JOANINHA TANAJURA O TAMANDUÁ DEITOU-SE PARA DESCANSAR UM POUCO DEPOIS DO ALMOÇO.
ENTÃO APROVEITANDO ESSE MOMENTO DE DISTRAÇÃO DE VENCESLAU AS FORMIGUINHAS SUBIRAM UMA A UMA NAS COSTAS DELE E DEPOIS ENTRARAM EM SUA BOCA INVADINDO SEU ESTÔMAGO E ENCONTRARAM A INDEFESA TANAJURA SE AFOGANDO NO SUCO GÁSTRICO PRODUZIDO PELO ESTÔMAGO DO TAMANDUÁ. ELAS SE ORGANIZARAM E EXECUTARAM UMA OPERAÇÃO RESGATE SALVANDO A JOANINHA DAS GARRAS DE VENCESLAU. DEPOIS SAÍRAM PARA FORA NOVAMENTE E CONCLUÍRAM A OPERAÇÃO SALVA VIDAS DANDO UM NÓ NA TROMBA DO INIMIGO TAMANDUÁ E FORAM EMBORA SEM DEIXAR RASTROS.
QUANDO O CAÇADOR DE FORMIGAS ACORDOU NADA MAIS PÔDE FAZER. ELE ESTAVA COM A TROMPA CHEIA DE NÓS. O INIMIGO DAS FORMIGAS TENTAVA GRITAR POR SOCORRO MAS O SOM NEM SAIA DA SUA ENORME TROMBA.
COM A VITÓRIA DIANTE DO TAMANDUÁ AS VALENTES FORMIGAS LIDERADAS PELA SOBERANA RAINHA TÁBATA FINALMENTE PUDERAM TERMINAR OS PREPARATIVOS PARA O TÃO SONHADO PIQUENIQUE NO BELO GRAMADO NO JARDIM DA MANSÃO. ELAS CAPRICHARAM NA DECORAÇÃO E NA VARIEDADE DE ALIMENTOS E DE FRUTAS. AS FORMIGAS APROVEITARAM BASTANTE O SEU DIA DE FOLGA E SABOREARAM AS GULOSEIMAS FEITAS ESPECIALMENTE PARA O LUXUOSO PIQUENIQUE. E NAQUELA GLORIOSA MANHÃ ENSOLARADA DE VERÃO ELAS PROVARAM QUE COM AS FORMIGAS FÊMEAS NÃO SE PODE BRINCAR. O TAMANDUÁ QUE O DIGA, POIS, ELE SENTIU ISSO NA PRÓPRIA PELE FICANDO TOTALMENTE RENDIDO DIANTE DAS MENINAS DA RAINHA TÁBATA. E ASSIM NUNCA MAIS SE OUVIU FALAR DE VENCESLAU E AS NOSSAS GUERREIRAS FORMIGAS PUDERAM VIVER E TRABALHAR EM PAZ NUM AMBIENTE ALEGRE, SEM MEDOS E PERSEGUIÇÕES.
Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 02/06/2017
Alterado em 09/05/2020
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos