Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

NA FLORESTA JATUARANA ENCONTRAMOS DOIS BICHINHOS MUITO INTERESSANTES MAIS QUE CAMINHAVAM NA DIREÇÃO OPOSTA. O SENHOR TATU ERA SÁBIO E CONSELHEIRO. ELE USAVA ESSE DOM PARA PRATICAR O BEM JÁ DONA RAPOSA ERA INTELIGENTE MAS USAVA SEU DOM PARA LEVAR VANTAGEM E PRATICAR O MAL. DONA RAPOSA VIVIA PROVOCANDO A DISCÓRDIA COM SUAS INTRIGAS NA FRONDOSA FLORESTA JATUARANA FAZENDO COM QUE OS OUTROS BICHINHOS ENTRASSEM EM BRIGAS E DISCUSSÕES POR QUALQUER MOTIVO. O SENHOR TATU ESTAVA MUITO PREOCUPADO COM ESSA SITUAÇÃO E ANDAVA DE UM LADO PARA OUTRO. ELE ESTAVA COM A CARA FECHADA E PENSATIVO IMAGINANDO UMA SOLUÇÃO PARA ESSE SÉRIO PROBLEMA ENTRE OS BICHINHOS NA PACATA JATUARANA. E DEPOIS DE TANTO ESQUENTAR A CABEÇA O SÁBIO TATU JÁ DESCONFIADO DE QUE A CULPA DESSAS INTRIGAS NA JATUARANA ERA DA ASTUCIOSA RAPOSA. ENTÃO DECIDIU MARCAR UMA REUNIÃO COM TODOS OS BICHINHOS DA FLORESTA.
- MEUS CAROS AMIGOS! EU RESOLVI MARCAR ESSA REUNIÃO COM TODOS OS HABITANTES DESSA FLORESTA PARA SABER PORQUE VOCÊS ESTÃO BRIGANDO E DISCUTINDO TODA HORA TRANSFORMANDO NOSSA PACATA JATUARANA NUM BARRIL DE PÓLVORA. E DONA TARTARUGA FOI LOGO FALANDO:
- A CULPA É DESSA LEBRE FOFOQUEIRA QUE FICA NA JANELA ESCUTANDO A CONVERSA DOS OUTROS E ESPALHANDO E INVENTANDO HISTÓRIAS PELA FLORESTA INTEIRA.
DONA LEBRE MAIS QUE DEPRESSA COMEÇOU A SE DEFENDER DAQUELAS ACUSAÇÕES FALSAS.
- DONA TARTARUGA! VOCÊ ESTÁ ME ACUSANDO INJUSTAMENTE! VOCÊ SABE QUE NÃO TENHO TEMPO A PERDER FICANDO NA JANELA OUVINDO E DEPOIS FOFOCANDO SOBRE A VIDA DE QUALQUER CIDADÃO DESSA FLORESTA PORQUE PASSO OS MEUS DIAS FAZENDO CHOCOLATES.
A TARTARUGA RETRUCOU A LEBRE DIZENDO:
- ALGUNS DIAS ATRÁS EU VI E OUVI AQUELA VELHA RAPOSA CONVERSANDO COM A SENHORA PEDINDO APOIO PARA FAZER UMA REBELIÃO NESSA FLORESTA PARA DERRUBAR A PAZ E A HARMONIA DESSA DE SEUS HABITANTES.
NESSE MOMENTO A FINGIDA DONA RAPOSA ENTRA NA CONVERSA:
- ORA ESSA É BOA DONA TARTARUGA! PORQUE EU FARIA UMA REBELIÃO NA NOSSA FLORESTA QUE É TÃO BEM ADMINISTRADA PELO BRILHANTE E SÁBIO TATU DESDE QUE NOSSO REI LEÃO SE RETIROU DO COMANDO DA FLORESTA POR ESTAR VELHINHO E CANSADO.
- ORA SUA RAPOSA VELHA...VOCÊ É MUITO FALSA! VOCÊ MENTE TÃO BEM QUE TRANSFORMA AS SUAS MENTIRAS EM VERDADES.
- VOCÊ QUER É TOMAR O LUGAR DO SENHOR TATU NO COMANDO DA FLORESTA!
- POR ISSO FICA FAZENDO INTRIGAS E JOGANDO OS BICHINHOS CONTRA O BOM E SÁBIO SENHOR TATU.
- VOCÊ ESTÁ FICANDO LELÉ DA CABEÇA TARTARUGA! SUA FOFOQUEIRA DE MÃO CHEIA!
O SÁBIO SENHOR TATU FICOU ALGUNS INSTANTES OBSERVANDO AQUELA DISCUSSÃO QUE NÃO IRIA RESOLVER NADA. ENTÃO BATE O MARTELINHO EM CIMA DA MESINHA DE MADEIRA ONDE ESTAVA SENTADO E DISSE COM MUITA SEGURANÇA E SABEDORIA QUE GANHOU AO LONGO DOS ANOS DEPOIS DE ESTUDAR MUITO O COMPORTAMENTO DE TODOS OS BICHINHOS QUE HABITAM A LINDA JATUARANA.
- PAREM COM ESSA DISCUSSÃO AGORA! ISSO NÃO VAI LEVAR A NADA E MUITO MENOS RESOLVER O CASO AQUI EM QUESTÃO.
- SEJA QUEM FOR QUE PROVOCOU ESSAS INTRIGAS QUE MEXEU COM A VIDA DE TODOS AQUI E QUER ME TIRAR DO COMANDO DA FLORESTA COM UMA REBELIÃO INJUSTA E SEM SENTIDO. ELE OU ELA SOFRERÁ MUITAS DECEPÇÕES E AMARGURAS, POIS, O TEMPO NÃO PERDOA MAIS CEDO OU MAIS TARDE IRÁ COBRAR TUDO O QUE FEZ PARA PREJUDICAR O SEU PRÓXIMO PORQUE A VIDA NOS ENSINA QUE A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS E UM DIA SERÁ DESCOBERTA E JÁ A VERDADE TEM PERNAS LONGAS NOS REVELANDO UM CAMINHO CHEIO DE ESPERANÇAS E DE VITÓRIAS. POIS, SABEMOS QUE O BEM SEMPRE VENCE O MAL EM QUALQUER QUE SEJA A SITUAÇÃO. E DEPOIS DE TERMINAR SEU BELO DISCURSO O BOM E SÁBIO SENHOR TATU FOI MUITO APLAUDIDO POR TODOS OS BICHINHOS DA FLORESTA JATUARANA COM EXCEÇÃO DE DONA RAPOSA QUE SAIU CABISBAIXA E ENVERGONHADA DEPOIS DAS ALFINETADAS QUE OUVIU DO SÁBIO TATU.








 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 27/04/2017
Alterado em 12/01/2024
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos