Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HÁ MUITO TEMPO, NUMA CIDADEZINHA DO INTERIOR DO SÃO PAULO LOCALIZAVA-SE UMA FAZENDA QUE CONTINHA UMA LAGOA MUITO BELA E MUITO BOA PARA SE REFRESCAR NOS DIAS QUENTES DE VERÃO.
NA FAZENDA SOL DA MANHÃ, DE PROPRIEDADE DO SENHOR FORTUNATO VENTURA, VIVIAM ALÉM DE SEU FORTUNATO, SUA ESPOSA MARIA VIRGÍINIA E SEUS FILHOS JOSÉ E CARMEM. O PEQUENO JOSÉ GOSTAVA MUITO DE CORRER PELOS ARREDORES DA FAZENDA DE SEU PAI.
UM DIA O MENINO ESTAVA CAMINHANDO E PAROU EM FRENTE A LAGOA PARA SE REFRESCAR DO FORTE CALOR QUE FAZIA JÁ NAQUELA HORA DA MANHÃ, MAS JOSÉ REPAROU QUE A LAGOA ESTAVA CHEIA DE SAPOS, O QUE AGUÇOU AINDA MAIS A CURIOSIDADE DELE EM SABER PORQUE AQUELA LAGOA TÃO LINDA ESTAVA COM UMA POPULAÇÃO DE ANFÍBIOS TÃO NUMEROSA. NESSE MOMENTO VINHA PASSANDO POR ALI SERAFIM, UM EMPREGADO DA FAZENDA E O CURIOSO MENINO FOI LOGO PERGUNTANDO A SERAFIM.
- BOM DIA, SEU SERAFIM! O SENHOR POR ACASO SABE ME DIZER, POR QUÊ TEM TANTO SAPO HABITANDO NOSSA LAGOA?
- BOM DIA MENINO JOSÉ! SABER AO CERTO, EU NÃO SEI NÃO! MAS DIZ A LENDA CONTADA PELOS ANTIGOS COLONOS DA FAZENDA SOL DA MANHÃ QUE ESSA LAGOA É ENCANTADA E QUEM OLHA O SEU REFLEXO NAS ÁGUAS DA LAGOA INFELIZMENTE VIRA SAPO E FICA ESCRAVIZADO DENTRO DA LAGOA PARA SEMPRE.
DEPOIS DA CONVERSA, SERAFIM VOLTOU AOS SEUS SERVIÇOS E O MENINO VOLTOU A CASA GRANDE AINDA MAIS CURIOSO E PENSATIVO.
E CARMEM A IRMÃ MAIS VELHA PERCEBENDO ISSO, PERGUNTOU A JOSÉ.
- POR QUÊ VOCÊ ESTÁ TÃO PENSATIVO HOJE IRMÃO?
- É POR CAUSA DA NOSSA LAGOA.
- E O QUE TEM ESSA LAGOA QUE TE DEIXOU DESSE JEITO?
- ELA ESTÁ INFESTADA DE SAPOS MINHA IRMÃ.
NESSE INSTANTE CHEGARAM DONA MARIA VIRGÌNIA E SEU FORTUNATO E OUVIRAM A PROSA DOS IRMÃOS.
SEU FORTUNATO FOI LOGO DIZENDO: - É MELHOR JOSÉ NEM CHEGAR PERTO DESSA LAGOA, POIS NO PASSADO SEGUNDO A LENDA CONTADA PELOS VELHOS COLONOS DAQUI. ESSA LAGOA FOI ENCANTADA POR UM FEITIÇO FEITO POR UMA ESCRAVA QUE QUERIA SE VINGAR DAS MALDADES PRATICADAS PELOS DONOS DESSA FAZENDA. POR ISSO O ENCANTAMENTO FAZ COM QUE TODO HOMEM QUE OLHAR SUA IMAGEM REFLETIDA NAS ÁGUAS DESSA LAGOA ACABE VIRANDO UM SAPO E FIQUE APRISIONADO NA LAGOA PARA SEMPRE.
E O MENINO ESPANTADO PERGUNTOU AO PAI.
E NÃO TEM UM JEITO DE SE REVERTER ESSE ENCANTAMENTO FEITO POR ESSE ESCRAVA MEU PAI?
E SEU FORTUNATO COM TODA A PACIÊNCIA DESSE MUNDÃO DE MEU DEUS RESPONDEU AO MENINO JOSÉ.
- DIZ A LENDA QUE SIM, MEU QUERIDO FILHO!
- SOMENTE UMA MULHER DE CORAÇÃO PURO E BONDOSO PODERÁ LIBERTAR ESSES HOMENS QUE ESTÃO PRESOS EM PELES DE SAPO PARA SEMPRE.
- MAS PAPAI... COMO ELA PODERÁ QUEBRAR ESSE TERRÍVEL ENCANTO?
- POIS ISSO É FEITIÇARIA DAS BRAVAS!
- SIMPLES MEU FILHO, DANDO -LHES UM INOCENTE BEIJO CHEIO DE AMOR E CARINHO QUEBRANDO ASSIM TODO SENTIMENTO DE RAIVA CONTIDO NO CORAÇÃO DAQUELA ESCRAVA E QUE FOI LANÇADO NAQUELA FORMOSA LAGOA, LIBERTANDO ESSES HOMENS DESSE TERRÍVEL DESTINO.





 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 06/04/2017
Alterado em 12/01/2024
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos